Capa - 10 dicas para a organização de cozinha perfeita
Publicado em 08/03/2022 Por Fernanda Correa

10 dicas para a organização de cozinha perfeita

Manter a organização da cozinha não é uma tarefa fácil. Na correria do dia a dia, normalmente a gente acaba deixando tudo bagunçado e, consequentemente, isso atrapalha nas próximas vezes que alguém for usá-la.

Então, que tal algumas dicas para deixar sua cozinha muito mais funcional e organizada para facilitar a sua rotina?

Mas antes, não deixe de dar uma conferida no Instagram da LIV Decora! Lá você fica por dentro das tendências do mundo da decoração e ainda confere todas as novidades e promoções imperdíveis da nossa loja!

Utilize porta temperos

O primeiro passo é separar potinhos iguais. É possível comprar alguns específicos para temperos ou reutilizar algum que você tenha em casa, lavando e retirando o rótulo. Potes de geleia, por exemplo, são ótimos para esta finalidade.

Uma dica interessante é ter etiquetas para identificar os temperos e não acabar se confundindo na hora de colocá-los na comida. Existem alguns modelos que já vêm prontos ou você pode usar uma etiqueta e escrever o nome de cada um deles manualmente.

organizacao de cozinha temperos

Outra coisa é definir um espaço em seu armário, gaveta ou prateleira para deixar esses temperos. Você pode ter uma caixa com divisórias em seu armário de mantimentos, montar prateleiras para deixar um ao lado do outro ou esses modelos giratórios em inox. Existe uma infinidade de modelos e o importante é escolher o que você achar que fica mais bonito e adequado com a decoração da cozinha.

Neste caso, os temperos estão organizados em uma gaveta estreita projetada especialmente para guardar os potinhos.

ddd7c079c92e1d04b0cd2da9c93804ad

Não se esqueça das louças

Uma das partes mais importantes na organização da cozinha são as louças. Por isso, comece setorizando esses itens em seu armário, colocando copos em um espaço, pratos em outro e assim por diante. No caso de taças, por exemplo, depois de agrupar por categoria, deixe-as em ordem de tamanho para que fique mais bonito visualmente e facilite na hora de utilizá-las.

Para as louças que você não usa muito ou que são para uma ocasião especial, faça a mesma coisa, mas deixando separadamente em relação àquelas do dia a dia. Também deixe essas peças em um lugar muito mais alto ou muito mais baixo, já você não irá utilizá-las a todo momento.

organizacao de cozinha armario

Uma boa dica é usar prateleiras e ganchos para ajudar na organização da cozinha, deixando tudo o que você precisa sempre ao seu alcance.

Por isso, opte por escolher prateleiras de material resistente para conseguir colocar praticamente qualquer item, inclusive panelas. Se quiser utilizar ganchos, coloque xícaras e outros utensílios leves. Já nas prateleiras, coloque as canecas.

Especificamente para os pratos, existem algumas dicas que farão total diferença na organização:

  1. É importante separar  pratos rasos e os fundos, assim como os de sobremesa;
  2. Divida as louças de chá e café;
  3. Empilhe suas travessas de louça de acordo com o tamanho (é claro, começando da maior para a menor);
  4. Se você tiver um aparelho de jantar ou cristaleira, uma dica bacana é organizar as louças de acordo com os desenhos e formas, mantendo um padrão;
  5. Tenha um único armário para guardar toda a louça;

Como organizar as gavetas?

Ninguém merece cozinhar e não encontrar nada que procura. Esse problema de ficar por alguns minutos buscando algo pode ser resolvido se você mantiver seus utensílios sempre no lugar.

Primeiramente, pense na organização com base no número de gavetas. Caso você tenha apenas uma, será necessário dispor todos os utensílios (sejam eles grandes ou pequenos) de forma que caibam todos nesse espaço. Apesar disso, o ideal é ter pelo menos outras duas gavetas para separar talheres e panos.

Na primeira gaveta, é mais comum colocar talheres e itens menores, já que esses utensílios são muito utilizados e essa é a gaveta mais utilizada e a que tem um manuseio mais facilitado, por estar mais próximo de nossas mãos. Esse item pode ser feito de plástico, inox ou sob medida, em que você pode colocar quando for confeccionar seus móveis.

organizacao de cozinha gaveta

Na divisão desta primeira gaveta, separe as colheres de sopa, sobremesa e aquelas maiores, assim como garfos e facas. Muito provavelmente irá sobrar algum espaço, então é possível colocar utensílios como abridores de lata ou garrafa e a tesoura que você usa para abrir embalagens.

na segunda gaveta, utilize divisórias maiores e mais verticais para organizar aqueles utensílios de maior tamanho e compridos, como por exemplo conchas, facas de corte, escumadeiras ou espátulas.

Inclusive, essas divisórias são muito importantes para suas facas, pois elas fazem com que esse item não fique batendo na gaveta quando você abrir ou fechar, evitando que ela perca o fio.

nos gavetões, o ideal é colocar potes ou panelas. Para otimizar o espaço, dê uma geral e deixe só o que você realmente usa, doando ou descartando o restante. Depois, separe esses itens e deixe na parte menos acessível do gavetão.

Para encontrar tudo facilmente, organize por tamanho e utilidade e, sempre que possível, opte pelos formatos quadrados e retangulares ao invés de redondos, já que eles ocupam mais espaço.

Porta facas é uma opção multifuncional

Não quer guardar suas facas na gaveta? Uma boa opção é colocá-las em suportes. Existem vários modelos que vão desde os de parede, como as barras magnéticas, até as opções em madeira para deixar sob a bancada. Se você tiver um belo conjunto de facas, esta opção vai além de sua funcionalidade a acaba se tornando uma forma de compor a decoração da cozinha.

organizacao de cozinha facas

Dica para armazenar os alimentos

Uma organização de cozinha precisa de uma armazenagem completa dos alimentos. Por isso, o principal ponto é ter uma parte do armário específica para eles. Como espaço nunca é de mais, a dica é utilizar potes transparentes substituindo aqueles que os alimentos vem de fábrica. Desta forma, além de otimizar o armário, facilita no momento que você precisar pegar cada alimento.

Além disso, é possível colocar etiquetas de identificação, assim como ensinamos a fazer com os temperos. Isso facilita bastante na correria do dia a dia.

oraganizacao de cozinha alimentos

É importante que, no momento da organização, você sempre facilite a visualização desses mantimentos. Então, coloque as embalagens maiores atrás e as menores na frente para que seja possível enxergar tudo que tem no armário.

Se ainda assim faltar espaço, utilize organizadores que deixam os pacotes do fundo mais altos. Para aqueles alimentos que você não usa a todo o momento, deixe nos nichos da parte superior.

Ah! Para facilitar ainda mais, categorize os alimentos, separando salgados, doces, líquidos e assim vai. Não se esqueça de colocar os líquidos na parte inferior, já que eles são mais pesados e você distribui melhor o peso. Também é sempre bom deixar tudo organizado com a data de validade virada para frente para que os alimentos não acabem estragando sem você ver.

Como organizar a pia?

Uma pia bagunçada deixa a cozinha toda com uma má impressão, por isso, sempre mantenha-a em ordem.

A principal dica é não deixar a louça acumular e sempre manter a pia limpa, guardando o escorredor e lixinho sempre que não estiver usando.

Já na parte debaixo da pia, tenha caixas organizadora e cestos de plástico ou metal para deixar os itens todos separados, ajudando na organização.

Para este local da pia, o ideal é guardar itens como detergente, esponja, luvas, palha de aço, produtos de limpeza e itens deste tipo. Mas atenção, pois é importante não misturar esses materiais com suas panelas, por exemplo.

organizacao de cozinha pia

Organizando as panelas

Não há muito segredo para organização das panelas na cozinha. Se optar por colocá-las em um gavetão ou armário, é preciso que uma fique dentro da outra, da maior para a menor e colocar as tampas em pé, dentro de um cesto ou caixa.

Uma outra possibilidade é pendurar as panelas em suportes apropriados. Essa é uma excelente opção caso você não tenha muito espaço nos armários e ainda queira complementar a decoração.

oraganizacao de cozinha panelas

Como organizar a geladeira

Antes de tudo, higienize bem sua geladeira. Para começar, passe um pano úmido com detergente, outro seco para retirar o produto e termine a limpeza com álcool 70%.

Para iniciar a organização, coloque alimentos como queijos, iogurtes, frios e embutidos na parte superior. Isso porque esses alimentos precisam de uma temperatura constante e essa área é a que sofre menos oscilação.

A primeira prateleira é ideal para armazenar alimentos que já estão prontos e guardados em potes, margarina e ovos, que não devem ficar na porta, já que esta área tem uma variação muito grande de temperatura por conta do abre e fecha e pode acabar estragando.

Já a parte intermediária deve receber leites, enlatados e refrigerantes. Lembre-se que você não pode guardar as latas abertas já que o metal oxida e contamina o alimento.

Na parte mais baixa, opte por colocar suas frutas, verduras e legumes, já que é o local menos refrigerado e esses alimentos são mais sensíveis ao frio. Se o seu modelo de refrigerador tiver gavetas melhor ainda, mas tenha cuidado, pois os vegetais folhosos como alface e rúcula precisam estar dentro de saquinhos plásticos para não estragar as folhas.

Na porta, tenha temperos, água, condimentos e alimentos em conserva. Isso porque essa área sofre com a alteração da temperatura e está mais sujeita à contaminação de bactérias.

oraganizacao de cozinha geladeira

Por fim, o congelador deve receber sorvetes, carnes, frangos e alimentos que precisam ficar armazenados por muito tempo. A dica é identificá-los com etiquetas e organizá-los por categoria.

E como manter tudo organizado?

Depois de passar tanto tempo na organização da cozinha, deve ser difícil manter tudo arrumado, certo? Na realidade não e, a principal dica é manter a bancada sempre em ordem, evitando deixar muitos itens.

O ideal é permanecer somente com os eletrodomésticos mais usados em sua bancada, como torradeira, cafeteira e airfryer, por exemplo. Já nos armários e gavetas é preciso guardar todos os itens e alimentos logo depois de usar ou consumir para que tudo esteja sempre organizado.

organizacao cozinha bancada

E aí, aprendeu a manter a organização da cozinha? Então que tal complementar a decoração deste ambiente com a LIV Decora? Em nosso site você encontra móveis de alto padrão para toda a casa e ainda itens decorativos. Ah! Ainda temos um super desconto pra você com o código “primeiracompra”.

Ah! Antes de organizar sua cozinha, que tal algumas dicas para decorá-la? Confira nosso texto clicando aqui. 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito