Espaço Gourmet: Como decorar?
Ele já virou moda! Afinal, estar com os amigos e familiares em um espaço dedicado ao bate-papo e a bons drinks é sempre bom.
O espaço gourmet chegou de fininho com a finalidade de receber a churrasqueira da casa ou do apartamento, mas aos poucos foi ganhando novos ares e hoje é um dos ambientes mais amado dos nossos lares.
Decorá-lo não é tarefa difícil, pelo contrário! É uma delícia pesquisar e montar essa área externa. Vamos ver como?
Gourmet e sua funcionalidade
Tudo no universo da decoração muda muito rápido e vai de acordo com o hábito das pessoas. Por exemplo, não se vê mais ambientes tão separados por paredes. Hoje os ambientes integrados ganham vida. O mesmo aconteceu com a cozinha, que passou a ser um dos lugares mais amados e mais frequentados da casa.
Como, principalmente nos apartamentos, as cozinhas são muito pequenas, se tornou cada vez mais importante termos aquele espaço onde podemos receber amigos para uma cerveja, um churrasco ou simplesmente para colocar a conversa em dia. Daí veio a necessidade do espaço gourmet.
Estes espaços se popularizaram nos últimos anos, principalmente por ter um apelo de integração e convivência dos moradores com amigos, familiares e convidados.
Hoje ele ocupa a posição mais privilegiada dos terraços e áreas externas das residências. E é aí que a criatividade entra em ação, pois estes são ambientes mais despojados, mais divertidos e exclusos da formalidade.
Os espaços gourmet também reforçam a convivência e proporcionam um conforto maior, comportando um número grande de convidados, devido ao seu espaço mais amplo.
Normalmente contam com utensílios de cozinha e eletrodomésticos tradicionais, Além de forno à lenha, churrasqueira, forno de pizza, e qualquer outro equipamento útil ao bom desempenho da culinária e ao convívio, de acordo com o tamanho deste espaço.
Uma lista infinita de vantagens
Então, como vimos, o espaço gourmet nada mais é do que uma área de convivência integrada a casa, ideal para realizar refeições informais.
Dentre as principais vantagens, podemos destacar a união, pois morar em uma residência com uma área gourmet permite o encontro com amigos e familiares com uma regularidade maior. O espaço gourmet também é garantia de intimidade. Hoje, boa parte dos condomínios modernos já possuem a própria área gourmet, como um salão de festas. Mas ter o seu espaço não tem preço!
Você fica longe dos vizinhos, evita regras específicas, taxas para a utilização e tem mais privacidade.
O espaço extra na casa também é um ponto a se comemorar, afinal, a área gourmet é complementar e não elimina a atuação de outros cômodos da casa que também são usados para receber, como a sala e a cozinha.
Não são todas as casas que possuem espaço suficiente para uma festa de aniversário, um jantar de final de ano e tantas outras ocasiões. Mas o espaço gourmet permite tudo isso e sem que você precise sequer abrir as portas da sua casa ou mover um móvel do lugar para abrir espaço aos convidados.
Você tem acesso a tudo o que precisa para fazer as suas reuniões com amigos e família sem se preocupar com a estrutura.
Esse local é feito e pensado em aproximar os convidados e manter o relacionamento com quem está preparando os alimentos. Como já mencionado, o maior interesse desse local é a interação das pessoas envolvidas.
Como decorar
Nós sabemos que, na verdade, a decoração do espaço gourmet vai depender do perfil, da verba e do espaço disponível que o morador tem.
Então antes de qualquer passo, defina o espaço que pode ser usado. Tem gente que anseia muito por um espaço gourmet grande, mas dispõe de uma varanda pequena. A saída é tentar integrar a varanda na sala e ver se dá certo.
Depois de separar o espaço que pode ser utilizado, é hora de pensar no estilo do seu ambiente gourmet. Muitas pessoas acabam optando pelo conceito mais rústico, com muita madeira e tijolos aparentes.
Você ama áreas coloridas? Vá em frente! O colorido pode estar presente nos móveis, nas paredes, revestimentos e pisos. Se a proposta é criar um clima de fazenda antiga, lance mão da enorme variedade de estampas e cores dos ladrilhos hidráulicos. Mas se você se identifica mais com uma atmosfera retrô, tem um leque enorme no mercado de azulejos decorados que fazem um contraponto muito interessante com os materiais naturais.
Abuse do verde! Aproveite que o espaço gourmet é considerado uma área externa e conte com a ajuda das plantas para deixar o ambiente ainda mais bonito.
Entretanto, a decoração da varanda gourmet é algo muito pessoal, assim como a escolha de decoração de outros ambientes.
Já a composição não muda muito e vai depender da funcionalidade que você quer. Vai parecer com uma cozinha, mas precisa de uma televisão? Vai ficar perto da piscina? Vai ter churrasqueira ou só uma mesa para petiscos e drinks? Vai ter cervejeira?
Por exemplo: a churrasqueira é um elemento que não pode faltar na decoração da varanda e precisa ser apropriado para as condições do ambiente. Ao fazer a instalação, deve-se levar em conta a ventilação e a harmonia com os demais itens, como é o caso da pia e bancada. Uma churrasqueira a gás é bem-vinda, mas é recomendado criar um sistema de duto de exaustão que leve a fumaça até o último andar.
O revestimento próximo a churrasqueira precisa ser lavável e durável para resistir por bastante tempo.
Enfim, é uma dimensão gigantesca de opções. Mas a maioria das pessoas não abre mão de um espaço externo com churrasqueira, afinal brasileiro é apaixonado por churrasco.
É óbvio que quem tem mais espaço pode ousar um pouco mais, entretanto, os espaços menores também podem desfrutar desse mimo.
O que costuma ter no espaço gourmet:
– Churrasqueira;
– Balcão;
– Forno;
– Geladeira;
– Mesa;
– Bistrô;
– Bancos;
– Banquetas;
– Pia;
– Freezer.
Se você quer que este cantinho seja um espaço para conversa e descontração, também vale a pena pensar nos sofás e puffs. Neste caso, opte por tecidos de fácil limpeza e, impermeáveis caso seu espaço seja aberto.
Aqui tem dicas super bacanas pra escolher o seu tecido ideal.
Se sua área gourmet for espaçosa, instale armários e prateleiras no local para guardar louças, panelas e talheres e garantir mais agilidade e comodidade durante as refeições. Caso o ambiente seja pequeno, utilize a varanda apenas para finalizar o preparo da comida ou para os convidados saborearem os pratos.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário