Como as Cores influenciam um Ambiente
As cores podem dizer muito, elas influenciam o estado emocional das pessoas e também transformam visualmente um ambiente, por isso é preciso prestar atenção na hora de escolher as cores para pintar ou decorar determinado lugar. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas simples sobre esse universo.
Verde: essa cor simboliza saúde, esperança, bem-estar, equilíbrio e suavidade. normalmente é bastante utilizada em ambientes devido a sua variedade de tonalidades e sua versatilidade. Os tons mais claros são indicados para quartos e escritórios, pois são mais tranquilizantes, já os tons mais escuros remetem a seriedade e segurança.
Amarelo: é preciso ter cuidados com os tons fortes, pois podem provocar estímulos exagerados da mente e da comunicação. Em geral, essa cor ajuda a estimular o intelecto e a comunicação e também desperta o apetite, sendo assim pode ser utilizada em áreas de estudo como também em áreas de alimentação. Devido ao seu grau de luminosidade, deve ser usada com cautela para não causar desconforto.
Azul: de forma geral quando se utiliza a cor azul em um ambiente ela causa um efeito tranquilizante, pois essa tonalidade diminui a frequência cardíaca, respiratória e a pressão arterial. O azul também pode ser usado para aumentar a frieza e para aumentar a sensação de privacidade. É preciso ter cuidado, pois o excesso de azul pode causar sono e angústia em algumas pessoas.
Vermelho: o vermelho é uma cor forte, estimulante e dinâmica, sendo assim deve ser usada com cautela. Recomendamos que o uso seja feito através de tapetes, móveis ou em pequenas áreas. As diferentes tonalidades passam impressões diferentes, como, por exemplo o vermelho escuro causa impressão de seriedade, autoridade e respeito e também de ostentação, já o vermelho forte é uma cor provocante e pode causar ainda a impressão de afeto e estima. Quando em áreas como cozinha, sala de jantar e copa, a cor estimula a fala e o apetite. Se utilizada com sabedoria em um quarto de casal, pode ativar a paixão.
Rosa: essa cor é associada ao amor e a ternura e em geral é utilizada em quartos de casais ou meninas. O rosa vai bem com diversos ambientes, pois existem muitas variáveis de combinações, mas normalmente é aquela cor que as pessoas amam ou odeiam. Os tons mais claros ou chamados rosa antigo, combinam super bem com a cor cinza.
Laranja: essa cor tem as mesmas propriedades do amarelo, mas em um grau mais elevado. O laranja representa energia e calor e dessa forma proporciona o dinamismo e eleva o ânimo. Os tons de laranja estimulam a criatividade e o diálogo, sendo assim são indicadas para salas de estudos, escritórios e sala de jantar, por exemplo. Também é uma cor que desperta o apetite, dessa forma combina bem com cozinhas.
Preto: é uma cor que requer cuidados na hora de utilizar em ambientes, pois quando usada em excesso pode remeter a angústia, tristeza e depressão. Quando usada com sabedoria e combinada com outras cores, o preto dá um ar de sofisticação e imponência, também transmite a sensação de seriedade e prudência.
Violeta: é considerada uma cor fria que estimula um lado mais espiritual e psíquico, de equilíbrio nas atitudes. Os tons de roxo estão ligados à ideia de saudade, ciúmes e misticismo. Essa cor pode ser utilizada em ambientes mais tranquilos, como o quarto, por exemplo.
Cinza: a cor cinza é o resultado da mistura entre o preto e o branco, sendo assim é considerada uma cor passiva que não interfere nas sensações. Atualmente é uma tonalidade que está bem em alta na decoração, principalmente em função dos estilos industrial e escandinavo. O cinza combina bem com móveis de madeira rústica e plantas.
Branco: é uma cor fria e neutra, combina com diversos ambientes, mas recomenda-se utilizá-la com outras cores, pois quando usada sozinha pode remeter a frieza e hostilidade. Uma sugestão é utilizar o branco com objetos e móveis coloridos.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário