Casa colorida: acertando em cheio a combinação de cores para casa
Várias pessoas morrem de medo de investir em cores na decoração. Muita gente ainda tem pavor de arriscar quando o assunto é combinação de cores para casa. Na hora H, prefere-se manter uma zona segura ao escolher tons em bege, marrom e cinza.
Porém, a consequência para quem não se arrisca é se manter básico demais, deixando tudo meio “sem sal”. As cores são itens indispensáveis para quem quer deixar a casa mais confortável, alegre, leve, aconchegante e, sobretudo, harmônica.
Todos os ambientes, mesmo que discretamente, podem receber uma dose de cor, já que cada tom tem uma função que vai muito além de simplesmente colorir a casa. Os pigmentos espelham a personalidade dos moradores e influenciam diretamente no humor deles!
Se você é da turma que sempre quis se aventurar no campo das cores, mas não sabe por onde começar, saiba que não existem regras. É o seu gosto pessoal que ditará suas escolhas! Para facilitar sua vida, listamos algumas dicas que farão você querer colorir seu lar.
Cores para casa
Sabemos que as cores afetam diretamente os ambientes, por isso há cartelas com tons que combinam melhor com cada cômodo. Saiba harmonizá-los de acordo com o clima que quer criar em cada cantinho da sua casa. Pensando nisso, fizemos um esquema simples com as principais cores indicadas na decoração para que você saiba onde e porque usá-las:
Azul
Representa segurança, tranquilidade e harmonia. Além disso, tem efeito positivo sobre a criatividade. Geralmente é usada nas paredes dos quartos.
Laranja
Energia e alegria! Um ambiente com fortes aplicações de laranja dá uma impressão convidativa. É ideal para ser usado em cozinhas e áreas de lazer.
Verde
Sinônimo de saúde e bem-estar. É a cor que sempre trará equilíbrio, suavidade e frescor ao ambiente. Principalmente se aplicada em salas de estar e espaços abertos.
Amarelo
A cor da vivacidade e da luminosidade. O amarelo aquece e ilumina o ambiente, por isso é largamente utilizado na pintura ou na decoração de áreas de alimentação, como sala de jantar e espaços gourmet.
Vermelho
Confiança e animação! O vermelho é uma cor estimulante e não deve ser usada indiscriminadamente. É ótima em escritórios.
Pink
Por incrível que pareça, está associada à elegância e à modernidade. É uma cor marcante e ousada e deve ser usada em móveis ou objetos de decoração.
Lilás
Está ligada à espiritualidade e à busca por novas perspectivas. A melhor aposta é em ambientes de convivência como varandas, salas de estar e espaços de diversão.
Rosa
Amor, gentileza e aconchego. É uma cor que atrai ternura, conforto e hospitalidade. Ideal para estar presente em quartos de casal, corredores e hall de entrada.
Vinho
Paixão! É uma cor de que desperta libido e proporciona desbloqueio emocional. Ótimo para ser aplicada em sofás, poltronas e camas.
Começando a arriscar
Truque infalível de decoração: pintar uma única parede de uma cor diferente do resto do ambiente. É uma opção segura para quem pretende dar um charme discreto a um ambiente neutro demais. Se é o seu caso, tente criar contrastes investindo em obras de arte para criar outros nichos de cor nas demais paredes.
Hoje em dia existem vários aplicativos que ajudam a visualizar as mudanças. Por isso, se quiser se atrever um pouco mais, use um deles para entender como ficará o ambiente se pintá-lo inteiro de uma mesma cor! Tudo dará certo se imprimir sua personalidade e for agradável aos seus olhos.
Colocando cor nos móveis
Outra forma de acertar na combinação de cores da casa é investir em móveis coloridos, em vez de pintar as paredes. Sabe aquele seu sonho de ter uma belíssima poltrona personalizada? Será realidade se você colocá-lo como o centro das atenções de sua sala, complementando o ambiente com cores básicas ou neutras.
Se você quer um decór com contrastes, aproveitando seus móveis em tons neutros, vale a pena investir em cortinas, luminárias, almofadas e tapetes em cores vibrantes como pink, laranja e roxo.
Ganhando espaço
As combinações de cores são aliadas incríveis quando o seu desejo é trabalhar o espaço do ambiente. Por exemplo: cores mais quentes, como o amarelo e o laranja, causam a sensação de aconchego e devem ser utilizadas em ambientes mais amplos.
De uma forma geral, o oposto acontece com os tons mais frios como os das famílias dos azuis, verdes e lilás. Quando usados em espaços menores, criam uma agradável sensação de amplitude e espaços abertos.
Usando elementos decorativos
Se sua veia colorida não é das mais pulsantes, busque combinar as cores nas peças e elementos decorativos de sua casa. Invista em texturas também, porque elas ampliam a possibilidade de combinações, como listras, estampas e padrões geométricos. Tudo junto e misturado mesmo! Por que não?
Se seus móveis são todos neutros, em tons claros, aproveite a oportunidade para decorar o ambiente com peças como vasos, abajures e quadros que se transformem no centro das atenções e diminuam a monotonia. Cores em neon, brilhantes, em tons de pink, verde e amarelo fazem esse papel de forma bem-sucedida.
Não se apegue
Não é porque você decidiu colorir sua casa que esse deve ser o veredito final. As cores não precisam ser as mesmas para sempre. Se meses depois da mudança você se cansar de suas escolhas, troque tudo outra vez. Não tenha medo de abusar da sua criatividade!
O que não pode é viver numa casa séria e sem graça em 50 tons de branco. Encha-se de coragem e se permita brincar com as cores. Mesmo que sua personalidade seja mais discreta, explore cores que irão refletir isso, sem perder de vista a alegria, seja nas paredes, na decoração ou em móveis customizados.
Ao imaginar como ficariam as cores aplicadas em sua casa, lembre-se de que muito mais que decorar, elas são também uma forma de comunicação. Elas resgatam memórias, ativam o olfato, inspiram mudanças, remetem a outras culturas. As cores criam conexões com as emoções.
E agora que você já sabe como criar as melhores combinações de cores para a casa, compartilhe esse post nas redes sociais e inspire seus amigos a colorirem também as suas vidas!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário