Como escolher o papel de parede perfeito? Guia completo +15 inspirações
Se você quer dar uma repaginada na sua casa ou mora em um apartamento alugado e tem medo de fazer grandes mudanças, o papel de parede pode ser a sua melhor alternativa! No artigo de hoje, você vai saber tudo sobre como escolher o papel de parede perfeito!
A utilização de papéis de parede está se tornando cada vez mais comum para os proprietários de imóveis residenciais e até mesmo comerciais.
Mas se você é novo no mundo do papel de parede, provavelmente está se perguntando: vale a pena usar papel de parede? Como escolher o melhor?
E depois de ter encontrado os rolos perfeitos na mão, vem mais perguntas: o que eu faço a partir daí?
Papel de parede precisa combinar com o estilo do seu ambiente
Primeiro, considere o estilo do ambiente que você está decorando:
Se for romântico, experimente algo na cor damasco e flores delicadas com linhas finas. Outra opção é utilizar um papel de parede em tons mais suaves.
Se for casual, acabamentos falsos são opções simples e casuais. A combinação do papel de parede com os desenhos florais orgânicos e fluidos também contribui para uma sensação descontraída em casa.
Para um estilo contemporâneo ou moderno, considere detalhes geométricos com alto brilho e detalhes metálicos. Florais em grande escala e ousados também fazem uma declaração de alta moda este ano.
Os amantes do estilo mais tradicional não precisam ficar de fora. Basta procurar papéis de parede com listras, que combinam perfeitamente com o mobiliário e a decoração tradicionais.
Como você pode usar o papel de parede
Agora que você já sabe mais ou menos qual tipo de papel de parede escolher, descubra como você planeja usar o papel de parede. Confira, a seguir, várias opções:
Um design clássico e simples de faixa pendurado horizontalmente nas quatro paredes oferece uma aparência contemporânea fresca.
Projetos simples e em larga escala não sobrecarregam uma sala, mas adicionam um toque moderno.
Caracterize uma parede.
Escolha um padrão dramático, forte ou arrojado para destacar apenas uma parede do seu ambiente, seja ele uma sala ou um quarto, por exemplo. Aproveite a parede atrás de um sofá ou cama.
Projetos com uma pitada de metálico ou brilho darão um toque elegante e muito charmoso, sem exagero.
Papel de parede no teto
Wow! Esse parece novidade, mas se você foi um leitor do blog da LIV Decora sabe que essa é uma das tendências de decoração em 2020!
Tetos com outras cores que não o branco, deixam o ambiente muito mais sofisticado, dá uma sensação maior ao ambiente e, certamente, causarão ótimas impressões em seus convidados.
Você pode optar por um papel de parede mais simples ou algo nesse estilo:
Tipos de papel de parede
Depois de determinar a cor e o estilo do padrão desejado, é melhor entender que tipo de suporte o papel de parede você irá utilizar.
Como eles estão se tornando mais comuns, é normal que as opções acabem crescendo também!
Confira, a seguir, alguns tipos de papéis de parede:
- Vinílico: ele é impresso com a tinta vinílica e também possui uma camada de PVC. Isso significa que ele pode ser lavado, mas nunca esfregado, ok? Eles são mais grossos e podem possuir texturas.
- Tecido: Ele pode ser lavável mas, em geral, não tem tanta durabilidade quanto os outros.
- Vinilizado: bem parecido com o vinílico, a diferença é que ele é um pouco mais frágil e não pode ser lavado. Para limpar, você pode utilizar um espanador ou pano seco. Além disso, eles são sempre lisos.
- Adesivo: é um produto revolucionário e de fácil aplicação. Ele não possui textura, mas pode ser lavado, sem esfregar, como o papel de parede vinílico. A vantagem dele é que não é necessário utilizar cola, já que ele é como um adesivo mesmo.
Algumas dicas para o seu papel de parede
Evite pequenos padrões
Se você estiver usando o papel de parede pela primeira vez, evite padrões muito pequenos. Eles podem ser um pouco difíceis de combinar repetidamente.
Padrões planos vs. texturizados
Escolher um design plano ou texturizado tem tudo a ver com estilo pessoal.
Em geral, os padrões de textura dão uma aparência mais casual a uma sala, enquanto os designs planos podem tornar a parede mais refinada.
Os papéis de parede texturizados podem dar uma dimensão à parede e também fazer um excelente trabalho de cobertura de imperfeições.
Alguns papéis de parede texturizados trabalham com uma aparência mais monocromática.
Os padrões reais de papéis de parede texturizados, em geral, são menos detalhados do que aqueles que possuem um padrão mais plano.
Com papéis de parede planos, você tem as opções de detalhes finos no design e enfeites, como efeitos metálicos ou brilhantes.
Se você possui imperfeições nas paredes, mas prefere a aparência de papel de parede plano, usar um revestimento de parede como camada base pode fornecer a cobertura adicional necessária para resolver isso.
Como saber a quantidade certa de papel de parede que eu preciso comprar?
Parece difícil, mas não é tanto assim. Para calcular a quantidade exata, siga este passo a passo:
- Meça todas as paredes e multiplique a largura pela altura de cada parede.
- Adicione todas as medidas para gerar a metragem quadrada total.
- Exclua, certamente, as janelas, portas e outras grandes aberturas.
- Verifique a etiqueta com a medida da cobertura do metro quadrado que o rolo oferece e verifique se a cobertura do rolo é superior à metragem quadrada total da parede.
Em geral, a regra é acabar pedindo mais rolos que o necessário. Isso porque você garante que seja o mesmo produto caso precise substituir. Muitas vezes, apesar de ser o mesmo padrão e marca, há algumas diferenças entre um lote e outro.
Quer algumas inspirações de papéis de parede na decoração? Então confira essa seleção apaixonante que preparamos para você!
Não deixe, também, se assinar a nossa newsletter para receber em primeira mão, diretamente no seu e-mail, todos os artigos que preparamos com muito carinho para você.
Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe seu comentário ou mande um inbox no Instagram! Conte com a gente e boa decoração!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário