Capa - Aprenda como escolher a Sala de Jantar perfeita pra você!
Publicado em junho 25, 2018

Aprenda como escolher a Sala de Jantar perfeita pra você!

Receber pessoas é um hábito de praticamente todos os brasileiros. É na mesa de jantar que dividimos momentos especiais com a família e amigos, E para que esses momentos sejam gostosos, nada melhor que uma boa sala de jantar. Mas como escolher a sala de jantar perfeita pra você? A gente te ajuda! 

Pode ser muito lindo olhar dezenas de mesas para escolhê-la, mas é bom ter alguns pontos em mente antes de comprar. Chegar em casa uma peça que não se encaixe em sua decoração ou que seja maior do que o espaço que você tem disponível, não seria muito bom.

Para que isso não aconteça, vamos destacar o que você deve fazer antes de adquirir o ponto central de suas próximas reuniões de família e com os amigos.

A escolha do modelo depende do conceito proposto para a residência como um todo, do estilo, layout, tamanho, formato, acessos e circulação. A seguir vamos dar todas as dicas para que você possa ter a sala de jantar perfeita!

Identifique o estilo da sua Sala de Jantar

A decoração da casa é um assunto que causa dúvidas e questionamentos em todo mundo. Mas com as nossas dicas vamos ajudar você a deixar o seu cantinho com a sua cara. Uma boa maneira para ter ideias é contar com o auxílio de revistas de decoração, separando imagens de casas que agradem. Também use ferramentas como o Pinterest, para salvar todas as fotos que tenham elementos que possam lhe inspirar, como móveis, pinturas e objetos de decoração.

Rústico

Se a graça das casas do campo chama sua atenção, então você é o tipo de pessoa que gosta do estilo rústico!

Para ter uma casa com esse tipo de decoração, basta investir em peças grandes de madeira, como mesas e armários que tenham um ar de casa da fazenda, móveis de madeira de demolição, poltronas com mantas de crochê dão o ar da pegada rústica no Décor e aquela sensação de conforto.

A Mesa de Jantar Melbourne acomoda com muito conforto até 6 pessoas. Sua base tem um design diferenciado em madeira maciça de Jequitibá.

Mesa de Jantar Melbourne

Mesa de Jantar Melbourne

Retrô

As décadas de 60 e 70 são grandes influências quando o assunto é a decoração de ambientes, e inspirado nesses anos surgem os móveis retrô como opções de trazer tais décadas para o décor. A decoração com móveis retrô é caracterizada pelos móveis e releituras de peças que decoravam as casas durante essas décadas, traz muita cor e algumas peças em madeira natural. Além disso, ainda há os móveis com pé palito e mesas ao estilo tulipa, características marcantes do estilo retrô.

Sala de Jantar Estilo Retro

Sala de Jantar Estilo Retro

E o que não faltam são inspirações para fazer uma decoração retrô com móveis de diferentes estilos e designs. Abaixo uma combinação lindíssima da famosa e atemporal Mesa de Jantar Saarinen compondo com cadeiras em pé palito.

Sala de Jantar Retro com Saarinen

Sala de Jantar Retro com Saarinen

 

Moderno

O décor moderno é um dos mais escolhidos por ser um estilo prático e funcional, onde se distingue a ordem e a limpeza visual. Uma mistura de comodidade e inovação, que procura manter os ambientes organizados. Predominam as linhas retas e as superfícies lisas.

O preto e o branco são as cores básicas neste estilo, se admite o uso de diferentes cores mas deverá ser no máximo três gamas de cores por ambiente, incluindo a cor base. A mobília é simples, podem ser em tons escuros de madeira, laqueados pretos, ou em branco brilhante, que darão muito requinte ao ambiente. Vasos pretos, paredes brancas, luminárias prateadas e mesas de vidro são excelentes peças para uma casa moderna.

Para os móveis laqueados uma dica importante é sobrepor um tampo de vidro sobre a peça, para protegê-la de incidentes e garantir uma durabilidade ainda maior.

Essa última composição está simplesmente linda com as Poltronas Berlim, que você encontra aqui na LIV Decora!

Uma mesa de jantar espaçosa e elegante é perfeita para uma decoração contemporânea e moderna. Conheça a Mesa de Jantar Marselha da foto acima, ela possui traços limpos e extremamente modernos.
Pode receber grandes famílias e convidados para um jantar mais formal ou apenas para um coquetel.

Você se identificou com o estilo moderno? Clique aqui e veja as peças lindas da LIV Decora para compor a sua sala de jantar moderna perfeita!

 Clássica

A sala de jantar clássica possui cadeiras, poltronas e mesas elegantes, normalmente com peças vintage e antigas. Os materiais mais usados na decoração clássica são: mármore e madeira. Um dos elementos mais tradicionais do estilo é mobília em tonalidades escuras.

As cores predominantes no décor são o preto, vinho, azul-marinho, verde-escuro, dourado, prateado e também rosa claro. Porém, cores mais neutras e claras podem aparecer também e dão sofisticação e leveza aos ambientes. Assim, vale apostar nas cores branco, creme, bege e diferentes tonalidades de castanho.

Se você se identificou no estilo clássico, clique aqui e veja algumas sugestões que separamos pra você!

Industrial

O estilo industrial está cada vez mais presente no décor contemporâneo, trazendo um pouco do charme urbano para dentro das nossas casas. A inspiração surgiu entre os anos 50 e 70 na cidade Nova York. Entre as principais características deste estilo estão os espaços amplos e rudimentares, com suas estruturas expostas em contraste com uma decoração sofisticada.

Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios. Invista em lâmpadas e bancos de metal, acabamento em materiais rudimentares e uma combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes. Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.

Nas duas composições as banquetas e cadeiras Iron dão um charme todo especial ao Décor Industrial. Móveis de ferro ou metálicos são definitivamente a cereja do bolo no décor Industrial.

Clique aqui e encontre todos os itens para compor a sala de jantar perfeita no estilo industrial.

Escandinavo

Para criar uma atmosfera inspirada no estilo escandinavo de decorar comece pela base neutra, abusando de cores como branco, cinza e bege, combinando com elementos levemente envelhecidos. O estilo nórdico é essencialmente minimalista. Os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas.

Essa composição ficou maravilhosa com a Mesa Akashi e as Cadeiras Allegra.

Dica: Móveis laqueados em branco compõem o visual clean, mas as peças em madeira natural são as principais responsáveis pelo aconchego do ambiente.

Nesse Décor as estrelas são sem dúvidas as Cadeiras Eames Wood, combinadas com uma pele para dar um charme especial de aconchego no ambiente, e a mesa aço carbono   fecham a composição perfeita.

Gostou do Estilo Escandinavo? Vem ver na Liv Decora moveis incríveis para compor esse estilo na sua sala de jantar perfeita.

Medidas ideais

Para começar, avalie o espaço que tem disponível para executar o seu projeto. Salas mais estreitas pedem mesas retangulares, as quadradas caem bem em espaços pequenos, melhor ainda se um dos lados for encostado à parede, já as redondas são bastante versáteis, podem comportar de 2 a 10 cadeiras.

Veja abaixo as medidas mínimas para cada tipo de mesa com cadeiras para 4, 6, 8 e 10 pessoas:

Todos concordam que comer esbarrando o cotovelo na pessoa ao lado é bastante desagradável. Portanto, é importante lembrar que cada pessoa na sua cadeira deve ter um espaço exclusivo de, no mínimo, 60 cm.

Circulação ao redor da mesa

É essencial que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90 cm, porém a medida ideal é de 1,20 m. Ambas são medidas padrões que convém na disposição da mesa e cadeiras, permitindo que a circulação de pessoas flua sem que precise arrastar uma cadeira ou pedir uma “licencinha”.

Escolha do Material

As mesas podem ser de variados materiais: madeira,  vidro, pedras e outros materiais, sendo importante analisar a durabilidade e os cuidados que se deve ter em cada tipo de material. Veja nossas dicas para alguns deles:

Vidro – As mesas de vidro e policarbonato, por exemplo, são elegantes, indicadas para oferecer a sensação de amplitude, reduzindo a percepção do volume da mesa de jantar, por outro lado é estritamente proibido colocar utensílios quentes diretamente sobre a sua superfície, já que as mesas podem quebrar ou rachar, além de serem propensas a riscos.

Madeira – Podem ser personalizadas. Com diferentes acabamentos, existem em diversos tamanhos, cores e estilos de decoração. Dão um pouco de formalidade ao ambiente, sendo que as brancas deixam o ambiente mais leve.

Carecem de uma atenção maior na parte de manutenção e limpeza. Você pode passar um verniz de poliuretano ou colocar um vidro temperado sobre a sua superfície.

Pedras – As mesas de pedras (mármore, granito, quartzo, etc.) são super pesadas, mesmo quando somente a base é de pedra, sendo quase impossível move-las de lugar. Mas, na maioria das vezes são fáceis de limpar e duram bastante.

Na sua conservação, é muito importante passar um selador anualmente em sua superfície. Ajuda a manter a impermeabilidade do granito, aumentando a sua durabilidade e evitando manchas na pedra.

Quer mais dicas sobre a mesa de jantar perfeita? Clique aqui e saiba mais.

Cadeiras ou Poltronas

Elas dão o toque especial à mesa, mas fique atento às proporções. Cadeiras com braço ou poltronas pedem mais espaço, então, use com moderação, reserve esse modelo para as cabeceiras, assim corre-se menos risco de comprometer a mobilidade das pessoas.

Ao definir o número de cadeiras e lugares disponíveis pense sempre somando. No caso de uma família de quatro pessoas, o ideal é que a mesa tenha seis lugares, pensando na possibilidade de convidados. Havendo espaço, claro. E passou a época em que as cadeiras deveriam ser todas da mesma cor e modelo. As cadeiras ou Poltronas podem ser mescladas, com ou sem braços, de acrílico, coloridas, diferentes do acabamento das mesas, criando um cenário mais moderno e contemporâneo.

Veja abaixo um gráfico para ajudá-los a encontrar a combinação perfeita:

Quer mais dicas sobre poltronas? Clique Aqui.

Iluminação

Para conseguir esse resultado é fundamental pensar na iluminação adequada, que pode ser feita com pendentes, spots e muitos outros itens. Se você tem dúvidas sobre a luz mais indicada para a sala de jantar, veja as informações importantes que selecionamos e aprenda a escolher as luminárias para a sala de jantar.

Vem ver no site da LIV Decora essa Luminária Linda.

  • Conforto térmico: lembre-se que as lâmpadas como as incandescentes emitem calor e por isso é necessário considerar o tipo de lâmpada que você terá de usar nesse ambiente.
  • Cor do ambiente: dependendo da cor das paredes e do teto, a intensidade da luz pode ser reduzida ou intensificada. Ambientes com cores escuras, tendem a absorver mais a luz e com isso necessitam de lâmpadas com potências maiores. Já os espaços pintados com cores mais claras tendem a refletir a luz – e por isso necessitam de lâmpadas menos potentes.

O Lustre High 5 promete ser o protagonista da sua decoração. Cada cúpula é composta por uma bola de vidro branca para lâmpadas G-9 LED e um cone de metal para lâmpadas do tipo GU-10 LED de foco. Clique aqui e saiba mais em nosso site.

  • Material do tampo da mesa: dependendo do que o tampo da sua mesa é feito, pode ser que a luz da lâmpada seja refletida e cause desconforto visual, com reflexos e outros problemas. Por isso, na hora de escolher sua luminária e o posicionamento das mesas, considere se o tampo da sua mesa irá ou não refletir a luz. Se você tiver uma mesa de vidro ou de espelho, opte por luminárias que emitam a luz para cima e com uma altura mínima de 90 cm.
  • Quantidade de lâmpadas: para conseguir uma iluminação adequada é fundamental que você analise o tamanho do espaço que será iluminado e assim pense quantas lâmpadas (e de qual potência) terá de contar. Não se esqueça que os cantos da mesa também precisam ter uma boa iluminação, por isso, em alguns casos, pode ser interessante contar com mais de uma luminária, de modo a distribuir igualmente a intensidade de luz por todo o ambiente.
Tapetes

O ideal é cada borda ter 1 metro a mais do que a área ocupada pela mesa. É preciso ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem no tapete. Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m, em tempos de espaços mínimos nem sempre é possível atender a essa medida. O mínimo seria 70 cm de sobra.

Clique aqui e veja em nosso site o tapete retangular ladrilho.

Quanto aos contornos do modelo, os profissionais levam em conta o formato da mesa. Alguns arquitetos preferem tapetes quadrados combinados com tampos redondos e quadrados. Já os retangulares se harmonizam melhor com móveis retangulares e ovais. Outro detalhe importante: para se prevenir contra manchas, prefira materiais resistentes a lavagens frequentes, como os de pura lã e o 100% náilon.

Espelhos decorativos

Existem muitos tipos de espelhos e muitas também são suas funcionalidades dentro de um ambiente. Quando uma parede de um apartamento pequeno é toda coberta por um espelho contínuo, por exemplo, ele pode ajudar a dar aquela sensação de amplitude no espaço. Já um elemento único, mas com uma bela moldura, pode ser o toque especial necessário de qualquer décor. E tem também a parede que já é clássica no universo decorativo: aquela revestida por diversos espelhos diferentes!

Seja qual for a sua necessidade e seu gosto, a sala de jantar decorada com espelho certamente é especial. Confira abaixo e inspire-se!

Veja no site da Liv Decora ótimas opções de espelhos decorativos para a sua sala de jantar perfeita!

Esperamos ter ajudado a encontrar a sua sala de jantar perfeita mostrando alguns estilos de décor, diferenças entre materiais, espaços e tamanhos necessários, tipos de iluminação, tapetes, espelhos. Encontre outras inspirações em nossas redes sociais. E até o próximo post!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito