Capa - Área gourmet pequena: dicas e + 15 inspirações!

Área gourmet pequena: dicas e + 15 inspirações!

A área gourmet já é uma tendência em projetos e tem sido cada vez mais valorizada em nossas casas. Ter um espaço gourmet aconchegante, favorece momentos gostosos com a família e amigos.

Espaços que propiciam o relaxamento e descontração são fundamentais para equilibrar nossa rotina intensa de trabalho.

Mas, você sabe qual é a melhor maneira de aproveitar esse ambiente de forma funcional e super aconchegante em espaços gourmet pequenos? 

Na área gourmet é preciso otimizar ao máximo o espaço e selecionar os itens corretos para não deixar o local muito pesado e carregado. Por isso, dê só uma olhada nas dicas que separamos para você ter a varanda gourmet dos sonhos, seja qual for o seu estilo de decoração. 

Mas antes, dá uma passada no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas e inspirações diariamente para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis decorativos de alto padrão!

E se você é novo por aqui, aproveite nosso cupom para sua primeira compra no valor de R$ 100,00. Basta digitar no carrinho de compras PRIMEIRACOMPRA e aproveitar. 

Agora, olha só as dicas que separamos para você não errar na hora de decorar sua área gourmet pequena.

área gourmet iluminada com bancos e mesa com cadeiras

1. Analise o espaço que você tem para sua área gourmet pequena

É muito comum ficar confuso sobre como começar a decorar o seu espaço. Mas, sair colocando qualquer tipo de móvel não é a melhor opção.

Isso porque quando o assunto é ambiente pequeno, o local não pode ser muito carregado para que não tenha a impressão de que é ainda menor.

É preciso planejar a decoração com muito cuidado e entender qual é o estilo que mais lhe agrada e combina com o restante da casa.

Definindo a estética que deseja, fica mais simples escolher os móveis, revestimentos, detalhes decorativos e itens, como eletrodomésticos.

área gourmet com mesa e cadeiras

2. Tenha móveis compatíveis com o tamanho da área gourmet

É importante definir suas necessidades de mobiliário, principalmente porque uma área gourmet pequena deve ser extremamente funcional.

Então, tenha eletrodomésticos e móveis compatíveis com o tamanho do ambiente. Fazer uma bancada com banquetas, poderá otimizar consideravelmente o espaço, sem ter a necessidade de uma mesa. 

 

3. Churrasqueira é indispensável 

A churrasqueira é um elemento praticamente indispensável em sua área gourmet, mas quando estamos falando de um ambiente pequeno, é preciso pensar em opções que otimizem o espaço.

churrasqueira a gas em área gourmet

  • A gás: é um modelo ecológico, bem fácil de limpar e não produz tanta fumaça. A vantagem é que ela permite controlar a temperatura, sendo uma opção bem prática e ágil na hora de assar a carne;
  • Elétrica: com diversos modelos e tamanhos é fácil de ser instalada e transportada. Além disso, essa opção não gera tanta fumaça e é perfeita para os espaços menores;
  • A bafo: com uma tampa junto à sua estrutura, esse tipo de churrasqueira utiliza uma menor quantidade de carvão e é uma boa pedida para quem também gosta de peixes e frango. É uma boa opção para defumar as carnes;

Mas tem um item indispensável caso você opte por colocar uma churrasqueira, a chaminé. Sua churrasqueira precisa de um elemento que ajude a diminuir a fumaça.

Caso não seja possível instalar uma chaminé, opte por adquirir um exaustor, coifa ou depurador.

Assim, é importante para evitar que a fumaça se espalhe pela casa ou entre na janela da vizinhança.

Diferença entre exaustor, coifa e depurador

Que é possível algo para controlar a fumaça em sua casa você já sabe, mas existem algumas opções para isso. Então dá uma olhada nessas dicas para saber se você deve escolher um exaustor, coifa ou depurador:

  • Exaustor: o exaustor é bem parecido com um ventilador. Isso significa que ele “evacua” a fumaça ou o vapor e também dispersa o odor de comida no ambiente. O bacana do exaustor é que existem modelos para outros ambientes da casa, como para a garagem, para o closet e até mesmo para o banheiro!
  • Coifa: entre os três produtos, a coifa é a mais completa, já que, além de depurar o ar, ela também o filtra e devolve ao ambiente sem as partículas de fumaça ou gordura. No mercado, você pode encontrar três modelos diferentes: a coifa de embutir, a coifa de parede e a coifa de ilha, super estilosa!
  • Depurador: o depurador é o item que faz o ar circular novamente pelo ambiente. Ou seja, ele puxa o ar com gordura ou fumaça, filtra e devolve ao ambiente limpo. A grande questão do depurador é que, por ele puxar a gordura, ele possui um filtro que exige uma certa manutenção.

Para saber mais sobre os tipos e melhores modelos de exaustor, coifa e depurador, clique aqui. 

4. Qual mesa colocar?

Esse é um dos móveis que mais pode ocupar espaço em sua área gourmet, portanto fique atento às dicas. 

A primeira delas é prefira mesas redondas. As mesas de jantar neste formato otimizam melhor o espaço, acomodando um maior número de pessoas. Isso porque elas se destacam por comportar uma maior quantidade de cadeiras que os modelos com linhas retas.

Já que estamos falando de um círculo perfeito, o móvel com esse formato aproxima todas as pessoas no momento da refeição. Basicamente existe uma extremidade para que seu convidado não fique isolado das demais pessoas.

area gourmet mesa redonda

Mesa de Jantar Redonda Saarinen | Cadeira Maya

Outra dica interessante é optar por modelos dobráveis, em que você pode mantê-las fechadas nos momentos em que não tiver usando, como por exemplo as mesas de madeira utilizadas em bares.

mesa de madeira dobravel

Outra sugestão é fazer um banco sob medida compondo uma mesa com cadeiras compactas.

Area Gourmet pequena_1

 

5. Balcão com banquetas

Se você não tem espaço para uma mesa em sua área gourmet, uma alternativa é a utilização do balcão com banquetas. Neste caso, esse elemento cumpre muito bem o papel da mesa.

area gourmet banqueta

Caso seu espaço seja em uma área que pode sofrer com as ações do tempo, escolha por um móvel que seja feito com madeira tratada ou fibras artificiais que podem molhar e pegar sol.

Aliás, se você quiser saber como escolher a melhor banqueta para a sua casa, confira nosso artigo que publicamos no blog da LIV Decora! Lá você encontra dicas e inspirações, além do gabarito de medidas para este móvel. Aproveite para conferir todos os modelos de nosso site clicando aqui.

6. Escolha o revestimento ideal

É importante pensar no revestimento com muito carinho. Já que a área gourmet tem grande tendência a sujar, por conta de que você provavelmente terá uma churrasqueira ou cooktop, é preciso utilizar o revestimento. Aconselhamos que seja colocado em toda a parede e também nas laterais, se houver.

A dica aqui é ter o mínimo de espaçamento entre as peças escolhidas para que não haja o acúmulo de sujeira e gordura

Uma boa pedida para áreas gourmets pequenas são aqueles modelos que possuem poucos desenhos e cores mais leves para que não deixem o ambiente carregado, deixando a impressão de que o espaço é ainda menor.

Mas, não se esqueça que essas características dependem do seu gosto e do restante do ambiente, tudo precisa ser harmônico!

area gourmet clean

Outro detalhe interessante é usar o mesmo piso interno na varanda para dar a ideia de continuidade aos ambientes e sensação de amplitude.

7. Não se esqueça da iluminação

A iluminação é um dos detalhes mais importantes para gerar amplitude em sua área gourmet, mas que muitas pessoas acabam deixando de lado.

Ainda mais quando o ambiente é pequeno, é fundamental usar o teto como refletor para que o local pareça maior, alterando a percepção de tamanho que você terá do ambiente. Este efeito contrário acontece com os pendentes, que diminuem a sensação de pé direito do local. 

A grande dica é explorar tanto a iluminação natural, por meio de pendentes, arandelas, plafons quanto a artificial, principalmente através de portas e janelas de vidro.

área gourmet com móveis em madeira

8. Abuse da verticalidade

Já que o grande problema é o espaço, cada cantinho é muito importante, não é mesmo? Por isso, a dica aqui é utilizar muito bem suas paredes. Sim, as paredes!

Nelas, você pode ter prateleiras, nichos, eletrodomésticos, montar um jardim vertical, aproveitando ao máximo a verticalidade para poupar espaço no restante do ambiente.

Inclusive, como as varandas gourmets têm uma boa iluminação, o ideal é que você utilize as plantas naturais. As artificiais são mais recomendadas onde não há luz.

Ah! Confira o nosso guia completo sobre plantas na decoração para escolher as melhores opções para sua casa!

churrasqueira em área gourmet

Quer saber como decorar outros ambientes de sua área externa além do espaço gourmet? Então dá só uma olhada no artigo muito especial para quem quer dar aquela incrementada na área externa mas não sabe muito bem por onde começar. Além disso, confira todos os nossos produtos para este ambiente clicando aqui.

Leia outros artigos sobre o espaço gourmet:

Decoração do espaço gourmet: as melhores dicas para você se inspirar!

Confira, a seguir, algumas inspirações para decorar a sua área gourmet pequena!

área gourmet com bancada para fora área gourmet branca com bancada e mesa com cadeiras área gourmet com bancada e mesa com cadeiras área gourmet com bancada e mesa amarela com cadeiras área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 2 área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 3 área gourmet com bancada e sofá área gourmet com bancada preta e prateleiras área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 4 área gourmet com bancada preta área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 5 área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 6 área gourmet com bancada e mesa com cadeiras coloridas área gourmet com bancada e mesa com cadeiras 7

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito