Banquetas: dicas para comprar o modelo ideal!
Se você está querendo mobiliar e decorar a sua cozinha integrada ou área gourmet, com certeza já se perguntou sobre qual é a melhor banqueta para o ambiente, certo? Se a resposta for sim, esse é o artigo ideal para você!
Aqui, vamos te ensinar como escolher banquetas com foco em conforto, durabilidade, estilo e altura ideal.
É possível utilizar esse móvel em muitos cômodos e sua função principal é servir como assento. Mesmo assim, é preciso ficar atento, pois em alguns casos, elas funcionam apenas como um acessório, mas em outros, ela pode ser o elemento principal do espaço!
Antes de começarmos as dicas, aproveite para conferir o perfil da LIV Decora no Instagram. Lá você acompanha todas as tendências e dicas sobre o mundo do design e ainda fica ligado em nossos produtos e promoções.
Quais estilos de banqueta posso encontrar?
Existem vários modelos de banquetas e você deve pensar muito bem no local onde irá colocá-las.
Por exemplo, em uma cozinha pequena, o ideal é utilizar modelos mais estreitos, sem braços e compactas para não atrapalhar a circulação no local.
Já no caso de uma cozinha espaçosa, é possível usar o modelo que preferir: com braços, mais larga ou com um encosto alto.
Mas fique atento, pois as banquetas sem encosto não devem ser usadas por períodos muito longos, já que não fazem bem para a sua postura. Utilize esse modelo em curtos espaços de tempo, como no café da manhã ou outras refeições rápidas.
Cozinhas
No caso das cozinhas, existem muitas opções e modelos, mas tudo depende do seu estilo.
Se for uma pegada mais industrial, escolha por modelos de ferro.
Já se for mais clássico e moderno, prefira aquelas banquetas que possuem couro ou tecido para dar um ar mais luxuoso ao seu ambiente!
Ah! Você pode combinar tudo isso com outros detalhes. Algumas banquetas também são giratórias e facilitam a utilização, podendo descer do móvel com mais tranquilidade.
Essa é uma ótima opção para quem tem ambientes integrados que são simultaneamente utilizados, como a cozinha e a sala de estar. A Banqueta Alta Giratória Bermus combina exatamente essas características que citamos acima.
Área gourmet
Já para um ambiente externo, como as áreas gourmets, é aconselhável outro tipo de banqueta. Como é o caso da Banqueta Alta Roy, que é a aposta perfeita para compor bancadas, áreas gourmet, bares, espaços de lazer com churrasqueira ou uma mesa bistrô.
Este modelo possui design simples e a qualidade do móvel marca presença no ambiente, tornando o espaço acolhedor, perfeito para relaxar, bater papo, comer refeições rápidas ou somente passar o tempo com familiares e amigos.
Apesar de não ser estofada, este móvel possui curvas que adaptam bem o corpo, tornando qualquer momento especial.
Ou seja: a regra aqui é saber escolher a banqueta de acordo com a decoração do restante do ambiente e sua funcionalidade!
Já para áreas externas, por exemplo, existem tecidos que podem molhar e sujar. Afinal de contas, ninguém quer ter dor de cabeça estragando os móveis, não é mesmo?
Para esses ambientes , lembre-se de procurar por banquetas que também possam ficar no tempo. Neste caso, escolha por um móvel que seja feito com madeira tratada ou fibras artificiais que podem molhar e pegar sol.
Uma boa pedida para essas áreas é a Banqueta Young. Com estrutura em alumínio e assento em fibra sintética, ela se torna um móvel resistente e duradouro. Um investimento para seu bem-estar, essa é uma peça que certamente ficará muito tempo com você.
Como combinar as banquetas com o resto da decoração?
É fundamental combinar as cores da sua banqueta com os outros elementos do ambiente. Se sua cozinha tem duas cores, por exemplo, use uma delas como cor para as suas banquetas, criando uma harmonia no espaço.
Também evite criar um contraste muito grande para que elas não fiquem muito em foco e não tirem o charme do restante da decoração.
Como é o caso da escolha de um ambiente todo preto e branco e suas banquetas em vermelho. Neste caso, prefira o móvel da mesma cor ou semelhante.
No caso das cozinhas integradas, uma dica importante é escolher as cadeiras da mesa de jantar com um estilo e cor semelhante ao das banquetas. Lembre-se sempre de harmonizar!
E as cores e estampas?
Para que você não fique com nenhuma dúvida, aí vai algumas dicas de combinação de cores e estampas:
- Por serem mais neutras, as cozinhas branco e preto podem receber banquetas destas mesmas cores.
- Decorações rústicas ou mais clássicas podem ser muito bem acompanhadas por banquetas com estofados florais, transmitindo um ar mais romântico. Caso a sua cozinha seja de uma única cor, como por exemplo a branca, essa estampa floral será um destaque e trará mais vida para a sua sala ou cozinha.
- Gosta de um estilo mais alternativo? As banquetas com cores diferentes podem ser uma boa para você criar um local único e despojado.
- Caso seja um pouco mais tradicional, tenha cuidado! Aí recomendamos que utilize uma peça mais diferenciada, porém com algum detalhe que seja “em comum” com o restante do ambiente, criando a mesma linguagem. Caso contrário, sua decoração poderá ficar poluída e com muita informação, tornando-se cansativa.
Como calcular as medidas?
Um dos pontos mais importantes na hora de colocar banquetas em seu ambiente são as medidas. Afinal, ninguém aqui gosta de ficar em um espaço apertado, não é mesmo?
Para as banquetas baixas, sem regulagem de altura, o ideal é que tenham cerca de 60 a 65cm do chão, enquanto a mesa ou bancada deve ter de 90 a 92cm de altura.
Enquanto isso, as banquetas médias (essas que normalmente usamos em bancadas), devem ter cerca de 1m de altura.
Para permanecer com a coluna ereta e uma boa ergonomia, deixe a banqueta a uma altura de 70 a 75cm do chão.
Já para a composição de bancadas altas (com cerca de 1,15m de altura), escolha por banquetas que fiquem de 83 a 85cm do chão. Dessa forma, você ficará super confortável!
Uma dica bem importante é que, além da banqueta estar confortável para você, ela precisa bater na altura do final do seu abdômen. Dessa forma, o conforto e inclinação para relaxar e fazer as suas refeições está garantido!
E qual a quantidade ideal?
Essa também é outra dúvida bem frequente na hora de comprar banquetas. A resposta para esse questionamento é: depende!
A quantidade de banquetas varia de acordo com o tamanho da sua bancada, então não tem um número que deve ser seguido à risca. Apesar disso, uma boa maneira de calcular é pensar em um espaço de pelo menos 70 cm entre as pessoas que estão sentadas.
Dessa forma o espaço fica confortável para que as pessoas sentadas não batam os braços e pernas uma nas outras e também possam subir e descer da banqueta com facilidade. Além disso, você consegue encaixá-la, retirando e colocando no lugar com facilidade.
Exemplificando: uma bancada com 1,20 m de comprimento acomoda bem duas banquetas, já com 1,80 m cabem três com tranquilamente.
Dicas extras da LIV Decora 🙂
Existem vários tipos de banquetas e não há uma que seja melhor que a outra. É preciso analisar qual é o seu estilo favorito e harmonizar com o restante do ambiente e da casa.
Por exemplo, a Banqueta Alta Esmeralda da LIV Decora possui um design moderno e sofisticado. Sua base dourada ouro é produzida com pintura automotiva de alta qualidade, deixando o móvel com acabamento perfeito e moderno. Além disso, seu assento e encosto estofado com espuma de alta densidade proporcionam um maior aconchego ao móvel. Neste caso, o modelo é ideal para quem possui um ambiente moderno, minimalista e sofisticado!
Deixe a banqueta com a sua cara!
Conte com a LIV Decora para ter uma banqueta com a sua cara! Através do nosso atendimento via WhatsApp você pode personalizar acabamentos como tecido, tons de madeira, tons de metais, para deixar sua peça exatamente do seu jeitinho!
É possível escolher os acabamentos do móvel, como tecido, tons de madeira e de metais, sempre colocando a sua personalidade na peça. Afinal, o objetivo é que você seja o artista, mesmo que apenas por um dia!
Resumo de como escolher a banqueta ideal
Para que você não fique com nenhuma dúvida, aqui vão os principais pontos que você deve considerar na hora de escolher a sua banqueta:
- Qual o estilo do ambiente? Respondendo esse questionamento, você já terá ideia se a banqueta deve ser de ferro, madeira, acrílico ou qualquer que seja o material;
- O uso da banqueta será interno ou externo? Se for para uma área gourmet, os materiais precisam ser mais duradouros e resistentes;
- Lembre-se sempre das medidas e especificações!;
- Use e abuse das cores, mas com moderação! Não se esqueça que o tipo de estofado ou cor deve respeitar o restante do ambiente;
- Lembre-se que uma refeição deve durar um tempo médio de 30 minutos e durante este tempo, quem estiver na banqueta deve se sentir bem confortável. Por isso, o conforto também é fundamental!
Agora que você já sabe como deve ser a banqueta ideal, acesse o site da LIV Decora para garantir a sua! Temos peças com as mais variadas cores, modelos e tamanhos que com certeza irão se encaixar perfeitamente em sua casa!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário