Banquetas: como escolher as queridinhas da vida moderna
Saiba como escolher a melhor banqueta para sua casa!
Sinônimo de versatilidade, as banquetas vem se consolidando com um importante elemento no dia-a-dia. Elas se adaptam facilmente a qualquer ambiente, tornando sua decoração confortável, charmosa e funcional.
Seja para lanches rápidos, um bate-papo no balcão enquanto a refeição esta sendo preparada ou até mesmo como opção de alguns lugares extras para seus convidados, as banquetas cumprem inúmeros papéis.
Na hora de escolher banquetas para o seu ambiente, a estética é apenas um dos fatores que influenciarão sua compra. Aspectos funcionais, como conforto de quem senta, o espaço que elas ocuparão, regulagem de altura, entre outros, devem ser analisados. Os bancos simples, por exemplo, podem ser muito charmosos, mas lembre-se que banquetas com encosto oferecem muito mais conforto.
O custo-benefício também deve influenciar sua decisão. Lembre-se que banquetas podem ser facilmente levadas para outros ambientes da casa e acompanhar você em mudanças de endereço.
Com certeza há um tipo ideal para o seu estilo! Existem banquetas com pés palito, redondas, metálicas, transparentes, rústicas, vintage, altas, baixas, coloridas…
Nesse artigo preparamos um roteiro com inspirações, dicas super bacanas e informações indispensáveis para que você sinta-se confiante para levar a banqueta ideal para seu ambiente.
O que considerar ao escolher banquetas para seu ambiente
Como existem muitas possibilidades, a primeira coisa que você deve fazer é analisar o ambiente como um todo. O roteiro abaixo guiará você pela escolha perfeita.
Conforto
Para determinar quanto conforto sua banqueta deve oferecer, você precisa saber quanto tempo as pessoas passarão sentadas nela e com que finalidade. Lembre-se que uma refeição dura em média 30 minutos, conversas no balcão podem não ter hora para acabar e durante estes períodos o usuário deve sentir-se confortável e seguro, sem risco de escorregar facilmente da banqueta.
O que torna uma banqueta mais confortável?
Temos alguns itens que deixam a banqueta mais confortável, mas o primeiro deles é o encosto. Uma banqueta com encosto deixará sua coluna alinhada e descansada, o que fará toda diferença na hora do lanche ou bate-papo no balcão. Outros itens importantes são: assento e encosto estofados, braços, apoio para os pés, regulagem de altura e assento giratório.
Distância entre as banquetas e altura
A distância entre uma banqueta e outra é fator fundamental para seu conforto. É bastante incômodo ficar batendo os braços na pessoa ao lado, por isso, evite colocar banquetas em número desproporcional ao tamanho da sua bancada.
A regra aqui é simples: você deve calcular o tamanho da bancada dividido por 60cm ou 70cm, que são medidas padrão que cada pessoa ocupa. Assim, se a bancada tem 140cm, você poderá colocar 2 banquetas lado-a-lado.
Se você está em dúvida com relação a este padrão, sente-se no sofá e com uma fita métrica meça o espaço que seu quadril ocupa e quanto mais é necessário para você se movimentar com certo conforto.
A altura das banquetas também está relacionada à sua bancada. Basicamente, temos bancadas baixas, com o tampo a 75cm do piso e bancadas altas, acima desta altura. Para determinar a altura ideal das banquetas, meça a altura da bancada e diminua 25cm. Com esta medida seus braços conseguem ficar apoiados confortavelmente na bancada, seja ela de refeições, estudo ou lazer.
Mas se você pretende aproveitar toda a versatilidade que as banquetas são capazes de oferecer, opte por modelos com altura regulável. Além de multifuncional, se adaptando à mesa de jantar e até mesmo como cadeira de aproximação na sala de estar, ainda é certeza de que se ajustará perfeitamente à sua bancada.
Material das banquetas
O material dependerá do ambiente e do uso das banquetas. Na cozinha ou espaços gourmet, por questões higiênicas, dê preferência para modelos em aço, ferro cromado, policarbonato, polipropileno ou revestidas com material de fácil limpeza, como o couro ecológico.
Para salas de estar, o ideal é que o acabamento e a cor das banquetas complementem a decoração já existente no ambiente, seja por contraste – quando a ênfase é justamente a diferença -, seja por proximidade, – quando um vínculo entre os móveis e objetos já existentes no ambiente e as banquetas é criado.
Nas áreas de lazer, como pátios e churrasqueiras e especialmente no litoral, evite modelos que contenham metal. Isso se aplica tanto ao acabamento externo, como à sua estrutura interna. Opte por materiais resistentes às intempéries, como madeira tratada ou alumínio. Na LIV Decora você encontra diversos modelos de banquetas com estrutura especial para área externa, confira aqui.
Características das banquetas
Com relação às características, antes de pensar na estética do móvel, você deve ficar atento a funcionalidade.
Banquetas com encosto e apoio para braços são normalmente associados a ambientes mais formais, mas isto não é regra. Nada impede que ambientes despojados tenham banquetas bem estruturadas, basta para tanto, fazer um contraponto com acabamentos mais informais e descontraídos.
Há, porém, o inconveniente de que modelos com encosto e apoio para os braços tendem a ocupar mais espaço. Por isso, fique atento às sugestões de medidas que mencionamos acima.
Para espaços pequenos, escolha peças sem encosto e assento pequeno para o quadril. Certamente modelos como a Banqueta Merlim são perfeitas para essa proposta.
As banquetas sem encosto transmitem a sensação de que a bancada é geralmente usada por curtos espaços de tempo, como o café da manhã do dia-a-dia. Em geral, modelos sem encosto são menores, mais leves e ocupam menos espaço no ambiente e podem ser encaixadas sob a bancada quando não estiverem sendo usadas, otimizando o espaço livre.
O apoio para pés é fator fundamental para sentir-se seguro sentado na baqueta alta, ou em modelos utilizados por pessoas mais baixas, que não alcancem o chão com os pés quando sentadas.
Já o sistema giratório permitirá que você sente e saia da banqueta com mais facilidade, sem ter que arrastar a peça.
Como escolher o estilo das banquetas
Para decidir o estilo que suas banquetas terão, imagine a sensação que você pretende transmitir. Se o objetivo é deixar a sala mais bonita, o foco deve ser no design e materiais nobres.
Se o seu estilo é contemporâneo e o que você pretende é uma decoração moderna, até mesmo com uma pegada industrial, materiais com brilho, são ótimas escolhas. Banquetas em metal, por exemplo, deixarão seu ambiente mais atrativo e interessante.
Se o ambiente pede uma decoração rústica, a combinação da madeira com a tela natural pode ser a escolha perfeita.
De qualquer forma, você pode simplesmente não obedecer regra alguma! Siga seu instinto e use banquetas de madeira em cozinhas modernas, ou banquetas transparentes em ambientes rústicos, para criar um interessante contrataste.
Combinação de cores das banquetas
Se sua decoração é monocromática, evite criar um grande contraste pois as banquetas poderão tirar o charme do restante da decoração. Abaixo uma inspiração de um ambiente monocromático perfeito.
Ambientes em tons de preto, branco e escala de cinzas, podem receber modelos nestas cores. A chance de combinar é de 100%!
Banquetas com com tecidos florais normalmente remetem a decoração romântica, mas podem funcionar muito bem em ambientes rústicos ou clássicos.
Agora, se você não tem medo de arriscar e gosta do estilo pop, utilizar peças de cores e até mesmo estilos diferentes pode ser uma boa ideia.
Melhores escolhas para cada ambiente
Independente de onde você pretende colocar suas banquetas, estes verdadeiros coringas da decoração esbanjam versatilidade e variedade!
Banquetas para a cozinha
Na cozinha, banquetas são peças chave. Com elas, aproximar seus familiares e amigos durante o preparo das refeições fica muito mais fácil.
Nas cozinhas tipo americana elas podem ficar na área da cozinha, ou do outro lado da bancada, já na área social. Mais uma vez, a escolha deverá ser feita com base no espaço disponível. Se a cozinha é espaçosa, as baquetas podem ficar por ali. Caso contrário, a sala pode ser o melhor lugar para acomodar esses móveis.
Em muitos apartamentos pequenos a bancada se torna a mesa de jantar, então o design destas peças deve ser valorizado, pois contribuirá muito para o resultado final da decoração.
Para as ilhas, opções sem encosto são fundamentais, garantindo uma área de refeição extra na cozinha.
Mas não é só nas cozinhas tipo americanas que a banqueta pode aparecer. Atualmente é muito comum encontrarmos cozinhas estreitas, chamadas de “cozinha corredor”. Bem planejado, este espaço pode contar com uma mesa ou uma mini bancada para lanches rápidos. Esses locais ficam perfeitos com modelos sem encosto e estreitos porque ocupam menos espaço.
Banquetas para a sala
Seu objetivo é deixar a sala mais bonita? Aposte no design das banquetas e na harmonia delas com o restante da decoração.
Uma dica: escolha modelos que conversem com os outros móveis da sala. Busque alguma referência, ainda que sutil para a composição.
Banquetas para áreas externas e varandas gourmet
Áreas externas e varandas gourmet requerem modelos resistentes ao calor e umidade. Invista em banquetas com acabamento em fibra sintética, policarbonato, polipropileno, ou madeira que tenha sido tratada para este fim.
Banquetas no home office
Especialmente se você trabalha levantando toda hora, uma ótima opção para seu home office é usar uma banqueta. Nesse caso, opte por modelos que oferecem ao mesmo tempo conforto e ergonomia, com encosto e apoio para braços.
Agora que você já sabe como escolher a melhor banqueta para seu ambiente, quem sabe escolher a melhor cadeira para sua sala de jantar? Clique aqui e confira!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário