Capa - Banquetas: como escolher as queridinhas da vida moderna
Publicado em outubro 24, 2016

Banquetas: como escolher as queridinhas da vida moderna

Que tal apostar na funcionalidade das banquetas e renovar sua casa?

Sinônimo de versatilidade, as banquetas vem se consolidando com um importante elemento no dia-a-dia. Elas se adaptam facilmente a qualquer ambiente, tornando, ao mesmo tempo, sua decoração confortável, charmosa e funcional.

Cozinha gourmet em tons de vermelho e areia. O piso de madeira combina perfeitamente com as pedras naturais que dão acabamento à bancada da cozinha, que tem armários vermelhos no mesmo tom da mesa de jantar. Tanto as banquetas quanto as cadeiras são de madeira e tornam o ambiente muito aconchegante.

Seja para lanches rápidos, um bate-papo no balcão enquanto a refeição esta sendo preparada ou até mesmo como opção de alguns lugares extras para seus convidados, as banquetas cumprem inúmeros papéis.

Na hora de escolher banquetas para o seu ambiente, a estética é apenas um dos fatores que influenciarão sua compra. Aspectos funcionais, como conforto de quem senta, o espaço que elas ocuparão, regulagem de altura, entre outros, devem ser analisados. Os bancos simples, por exemplo, podem ser muito charmosos, mas lembre-se que banquetas com encosto oferecem muito mais conforto.

O custo-benefício também deve influenciar sua decisão. Lembre-se que banquetas podem ser facilmente levadas para outros ambientes da casa e acompanhar você em mudanças de endereço.

Com certeza há um tipo ideal para o seu estilo! Existem banquetas com pés palito, redondas, metálicas, transparentes, rústicas, vintage, altas, baixas, coloridas…

Se você gosta que seus móveis tenham a sua cara, a LIV DECORA oferece uma linha de produtos customizáveis e pintados com exclusividade por nossos artistas. Suas banquetas serão verdadeiras obras de arte. Clique aqui para conhecer a LIV + Arts.

Você é adepto do “Faça você Mesmo”? Escolha um modelo que ofereça possibilidades de personalização!

Duas banquetas de madeira, pintadas de pink, com pés e assentos dourados.

Banquetas somente não são recomendadas para idosos. Cadeiras firmes, de preferência com braços, que auxiliam na hora de sentar e levantar, são mais indicadas.

Para escolher a melhor opção dentre inúmeras possibilidades, contratar um arquiteto ou decorador poderá ser muito útil. Estes profissionais consideram diversos fatores como estilo do imóvel e dos moradores para sugerir os melhores produtos para cada caso.

Entretanto, se você pretende se aventurar sozinho nesta escolha, a LIV DECORA preparou um roteiro com inspirações, dicas super bacanas e informações indispensáveis para que você sinta-se confiante para levar a banqueta ideal para seu ambiente.

O que considerar ao escolher banquetas para seu ambiente

Como existem muitas possibilidades, a primeira coisa que você deve fazer é analisar o ambiente como um todo. O roteiro abaixo guiará você pela escolha perfeita.

Conforto

Para determinar quanto conforto sua banqueta deve oferecer, você precisa saber quanto tempo as pessoas passarão sentadas nela e com que finalidade. Lembre-se que uma refeição dura em média 30 minutos, conversas no balcão podem não ter hora para acabar e durante estes períodos o usuário deve sentir-se confortável e seguro, sem risco de escorregar facilmente da banqueta.

Distância entre as banquetas e altura

A distância entre uma banqueta e outra é fator fundamental para seu conforto. É bastante incômodo ficar batendo os braços na pessoa ao lado, por isso, evite colocar banquetas em número desproporcional ao tamanho da sua bancada.

A regra aqui é simples: você deve calcular o tamanho da bancada dividido por 60cm ou 70cm, que são medidas padrão que cada pessoa ocupa. Assim, se a bancada tem 140cm, você poderá colocar 2 banquetas lado-a-lado.

Se você está em dúvida com relação a este padrão, sente-se no sofá e com uma fita métrica meça o espaço que seu quadril ocupa e quanto mais é necessário para você se movimentar com certo conforto.

A altura das banquetas também está relacionada à sua bancada. Basicamente, temos bancadas baixas, com o tampo a 75cm do piso e bancadas altas, acima desta altura. Para determinar a altura ideal das banquetas, meça a altura da bancada e diminua 25cm. Com esta medida seus braços conseguem ficar apoiados confortavelmente na bancada, seja ela de refeições, estudo ou lazer.

Cozinha gourmet,e completamente integrada à sala. Ambiente com tijolos de demolição e grandes janelas de vidro. Armários e balcão em azul petróleo, com bancada de granito preto absoluto. Banquetas pretas com as distâncias adequadas entre elas e entre a bancada.

Mas se você pretende aproveitar toda a versatilidade que as banquetas são capazes de oferecer, opte por modelos com altura regulável. Além de multifuncional, se adaptando à mesa de jantar e até mesmo como cadeira de aproximação na sala de estar, ainda é certeza de que se ajustará perfeitamente à sua bancada.

Material das banquetas

O material dependerá do ambiente e do uso das banquetas. Na cozinha, por questões higiênicas, dê preferência para modelos em aço, ferro cromado, policarbonato, polipropileno ou revestidas com material de fácil limpeza, como o couro ecológico.

Cozinha estilo corredor, estreita e comprida. Paredes em tijolos aparentes, sem rejunte. Balcão para refeições com duas banquetas de ferro, em estilo industrial vintage. Armários aéreos em laca azul turquesa.

Para salas de estar, o ideal é que o acabamento e a cor das banquetas complementem a decoração já existente no ambiente, seja por contraste – quando a ênfase é justamente a diferença -, seja por proximidade, – quando um vínculo entre os móveis e objetos já  existentes no ambiente e as banquetas é criado.

Nas áreas de lazer, como pátios e churrasqueiras e especialmente no litoral, evite modelos que contenham metal. Isso se aplica tanto ao acabamento externo, como à sua estrutura interna. Opte por materiais resistentes às intempéries, como policarbonato, polipropileno e madeira tratada. Caso queira um modelo com metal, prefira aço inoxidável e alumínio.

Área externa com churrasqueira. Aproveitando-se da natureza exuberante ao redor, o ambiente não tem paredes. O piso, a churrasqueira e o balcão da pia são de cimento queimado. A bancada, em linhas retas, é de madeira, assim como o teto. Banquetas de madeira tratada complementam a decoração.

Características das banquetas

Com relação às características, antes de pensar na estética do móvel, você deve ficar atento a funcionalidade.

Banquetas com encosto e apoio para braços são normalmente associados a ambientes mais formais, mas isto não é regra. Nada impede que ambientes despojados tenham banquetas bem estruturadas, basta para tanto, fazer um contraponto com acabamentos mais informais e descontraídos.

Há, porém, o inconveniente de que modelos com encosto e apoio para os braços tendem a ocupar mais espaço. Você pode resolver a equação espaço X conforto com banquetas com encosto pequeno para o quadril. Certamente modelos com a Cypris trarão conforto sem roubar espaço.

Cozinha com ilha em tons de areia. Acabamentos em madeira e granito itaúna. Banquetas Ciprys com pequeno encosto para o quadril, que garantem conforto sem ocupar espaço.

Banquetas sem encosto transmitem a sensação de que a bancada é geralmente usada por curtos espaços de tempo, como o café da manhã do dia-a-dia. Em geral, modelos sem encosto são menores, mais leves e ocupam menos espaço no ambiente e podem ser encaixadas sob a bancada quando não estiverem sendo usadas, otimizando o espaço livre.

Ambiente com pé direito duplo, paredes e armários brancos e uma grande ilha, com tampo de cimento queimado. Banquetas Iron, de aço com pintura epóxi.

O apóio para pés é fator fundamental para sentir-se seguro sentado na baqueta alta, ou em modelos utilizados por pessoas mais baixas, que não alcancem o chão com os pés quando sentadas.

Já o sistema giratório permitirá que você sente e saia da banqueta com mais facilidade, sem ter que arrastar a peça.

Como escolher o estilo

Para decidir o estilo que suas banquetas terão, imagine a sensação que você pretende transmitir. Se o objetivo é deixar a sala mais bonita, o foco deve ser no design e materiais nobres.

Se o seu estilo é contemporâneo e o que você pretende é uma decoração moderna, até mesmo com uma pegada industrial, materiais com brilho, são ótimas escolhas. Banquetas em policarbonato e polipropileno, por exemplo, que deixarão seu ambiente mais atrativo e interessante.

Cozinha minimalista, com predominância do branco, que aparece no chão, na bancada de silestone e em parte dos armários. As banqueta Iglo, de policarbonato transparente, contribuem para que o ambiente seja fluido e moderno.

Se o ambiente pede uma decoração rústica, a combinação da madeira e do rattan natural pode ser a escolha perfeita, desde que as banquetas fiquem protegidas da chuva.

banqueta-madeira-rattan

De qualquer forma, você pode simplesmente não obedecer regra alguma! Siga seu instinto e use banquetas de madeira em cozinhas modernas, ou banquetas transparentes em ambientes rústicos, para criar um interessante contrataste.

Combinação de cores

Se sua decoração é monocromática, evite criar um grande contraste pois as banquetas poderão tirar o charme do restante da decoração.

Explosão monocromática! Esta cozinha em tons de azul esbanja charme com os acabamentos em madeira e eletrodomésticos de aço inox. As banquetas de madeira receberam almofadas com listras azuis e brancas.

Ambientes em tons de preto, branco e escala de cinzas, podem receber modelos nestas cores. A chance de combinar é de 100%!

Banquetas com com tecidos florais normalmente remetem a decoração romântica, mas podem funcionar muito bem em ambientes rústicos ou clássicos.

Agora, se você não tem medo de arriscar e gosta do estilo pop, utilizar peças de cores e até mesmo estilos diferentes pode ser uma boa ideia.

Nesta cozinha americana o balcão pintado com triângulos coloridos dá o tom alegre ao ambiente, que tem duas banquetas do mesmo modelo, porém em cores diferentes.

Melhores escolhas para cada ambiente

Independente de onde você pretende colocar suas banquetas, estes verdadeiros coringas da decoração esbanjam versatilidade e variedade!

Banquetas para a cozinha

Na cozinha, banquetas são peças chave. Com elas, aproximar seus familiares e amigos durante o preparo das refeições fica muito mais fácil.

Nas cozinhas tipo americana elas podem ficar na área da cozinha, ou do outro lado da bancada, já na área social. Mais uma vez, a escolha deverá ser feita com base no espaço disponível. Se a cozinha é espaçosa, as baquetas podem ficar por ali. Caso contrário, a sala pode ser o melhor lugar para acomodar esses móveis.

Em muitos apartamentos pequenos a bancada faz as vezes de mesa de jantar, então o design destas peças deve ser valorizado pois contribuirá muito para o resultado final da decoração.

Nesta cozinha aberta, o balcão amarelo, único ponto de cor do ambiente, faz as vezes de mesa. Duas banquetas brancas se encaixam perfeitamente no móvel.

Para as ilhas, opções sem encosto são fundamentais, garantindo uma área de refeição extra na cozinha.

Cozinha monocromática fendi, com ilha central em granito, com quatro banquetas de madeira e assento fendi.

Mas não é só nas cozinhas tipo americanas que a banqueta pode aparecer. Atualmente é muito comum encontrarmos cozinhas estreitas, chamadas de “cozinha corredor”. Bem planejado, este espaço pode contar com uma mesa ou uma mini bancada para lanches rápidos. Esses locais ficam perfeitos com modelos sem encosto e estreitos porque ocupam menos espaço.

Banquetas para a sala

Seu objetivo é deixar a sala mais bonita? Aposte no design das banquetas e na harmonia delas com o restante da decoração.

Neste ambiente as banquetas de design em couro preto são o ponto focal da decoração, que tem ainda um balcão em "L" espelhado com tampo em granito preto absoluto.

Uma dica: escolha modelos que conversem com os outros móveis da sala. Busque alguma referência, ainda que sutil para a composição.

Banquetas para áreas externas e varandas gourmet

Áreas externas e varandas gourmet requerem modelos resistentes ao calor e umidade. Invista em banquetas com acabamento em fibra sintética, policarbonato, polipropileno, ou madeira que tenha sido tratada para este fim.

Varanda gourmet em paleta bege, com balcão em madeira e quatro banquetas Quadradas.

No quarto

Você sonha com uma bancada de make no quarto, mas não tem muito espaço? Invista em modelos estreitos, com pequeno encosto para compor o ambiente.

No home office

Especialmente se você trabalha levantando toda hora, uma ótima opção para seu home office é usar uma banqueta. Nesse caso, opte por modelos que oferecem ao mesmo tempo conforto e ergonomia, com encosto e apoio para braços.

Home office organizado, com estante preta que ocupa toda a parede à esquerda e bancada de trabalho branca em forma de ilha, com banqueta de madeira.

Agora que você já sabe como escolher a melhor banqueta para seu ambiente, pesquise! Existem muitos modelos disponíveis. Inspire-se 😉

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito