Capa - Cadeiras para sala de jantar: qual o modelo ideal?
Publicado em 01/04/2022 Por Fernanda Correa

Cadeiras para sala de jantar: qual o modelo ideal?

Escolher cadeiras para sala de jantar não é uma tarefa muito fácil. Isso porque é preciso combiná-la com a mesa e, diante de tantas opções, sempre fica aquela dúvida. Além disso, os ambientes integrados estão em alta, então é preciso se atentar a todo o ambiente para que tudo esteja bem harmônico. Mas não se preocupe, pois se você quer saber tudo sobre como escolher a cadeira de jantar perfeita, esse é o artigo ideal!

Falando em um ambiente ideal, confira o perfil da LIV Decora no Instagram. Lá você encontra as melhores dicas e inspirações diariamente para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão! E se você é novo por aqui, aproveite nosso cupom de primeira compra no valor de R$100,00. É só digitar no carrinho de compras PRIMEIRACOMPRA e aproveitar. 

Dicas gerais de cadeiras para sala de jantar

De maneira geral, o principal aspecto a ser considerado antes de escolher uma cadeira é o conforto. Você deve se preocupar como este item apoia as costas das pessoas e se ele fica adequado em relação à altura da mesa. Inclusive, saiba como escolher a sua mesa de jantar ideal acessando o nosso artigo aqui.

Um ponto interessante é que modelos de mesa de jantar com visual clássico normalmente combinam com cadeiras para sala de jantar de encosto alto, enquanto aquelas com uma pegada mais moderna tendem a ficar melhores com modelos de encosto baixo.

Além disso, decorações mais contemporâneas e despojadas permitem que você tenha essa peça em diferentes alturas. Inclusive, em projetos mais sofisticados, não fica nada mal ter uma cadeira em cada ponta da mesa com estampas e formatos diferentes. 

cadeiras de jantar diferentes

Aqui vale soltar a sua criatividade e combinar diferentes tipos de braço, acabamentos ou tecidos. Mas é claro, com muito cuidado para não exagerar e estragar todo o ambiente, ok?!

cadeira de jantar com tipos diferentes

Já se o seu problema é ter um espaço maior, mas com uma mesa não tão grande, a alternativa pode ser a utilização de cadeiras para as laterais e bancos nas pontas. Desta maneira você evita que o conjunto fique com o aspecto muito pequeno. Ah! Essa também é uma opção para otimizar pequenos espaços.

sala jantar pequena com banco

Por fim, pense em ter um modelo giratório para combinar com as cadeiras fixas, como é o caso da Cadeira Giratória Nagel, por exemplo.

A cadeira para sala de jantar Nagel é perfeita para quem procura uma peça que seja o charme na decoração. Seus traços arredondados e sua cor clássica quebram o visual de ambientes clichês, transformando totalmente o ambiente. Fabricada com espuma D30 e a base giratória, ela é um produto de qualidade indiscutível.

Cadeira Giratoria Nagel 315x400 1

Ambientes integrados

Para ambientes integrados, é sempre importante que suas cadeiras para sala de jantar conversem com o restante do ambiente. No caso de uma sala de jantar que possui um tecido hexagonal nas cadeiras, por exemplo, você pode utilizá-lo também nas banquetas da cozinha para manter o mesmo padrão e dar a impressão de continuidade. 

Esse detalhe é válido para qualquer elemento de decoração, então pense em reproduzir a mesma característica de suas cadeiras, seja cor, forma ou padrão geométrico em outros objetos decorativos, eletrodomésticos ou móveis.

Quer saber tudo sobre ambientes integrados? Confira o nosso artigo clicando aqui.

Ambiente cadeira greg preta scaled

Quantas cadeiras colocar em minha sala de jantar?

É preciso saber que existem várias dimensões que devem ser levadas em consideração no momento de escolher a cadeira para a sua sala de jantar. 

Primeiramente, considere o número de cadeiras, já que cada pessoa da mesa deverá ter um espaço médio entre 60 cm e 70 cm de largura. Já quanto à altura da sua mesa de jantar, ela precisa ter, mais ou menos, entre 70cm e 75cm. Enquanto isso, as cadeiras devem ter 45m e 50cm de altura. Além disso, esteja atento ao espaço mínimo entre elas, que deve ser de 20cm. 

Cadeira Dot 02 1 scaled

Também é importante ter dois ou mais assentos disponíveis, além do número de integrantes da família. Afinal de contas, ninguém quer receber uma visita e não ter um lugar para que ela sente, certo? Mas é claro, se você costuma receber um número grande de convidados, ter mais cadeiras será ainda mais importante!

Falando em assentos, vale lembrar que um tamanho ideal para eles oferecerem conforto à quem está sentado é entre 45 e 60cm.

Confira aqui o nosso guia completo de como escolher a mesa de jantar perfeita para a sua sala.

Composições e modelos de cadeiras para sala de jantar

Um dos modelos bastante usados são aqueles com braços. Inclusive, são a opção mais confortável, fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo conversando em torno da mesa de jantar, por exemplo. 

Entretanto, procure deixar modelos com braço apenas nas extremidades da mesa para que elas não atrapalhem a mobilidade das pessoas. Além disso, fique atento na altura do braço, que dependendo da espessura do tampo, pode acabar não entrando embaixo da mesa.

Uma boa dica é mesclar cadeiras com e sem braço, como mostra a imagem das Cadeiras Bhaus, que você encontra nessas duas versões. O modelo tem base em aço carbono e estrutura interna em madeira. Tanto o assento quanto o encosto são revestidos com espuma de alta qualidade. O acabamento do tecido em toque macio é o que suaviza as curvas do móvel. Confira também o modelo da Cadeira Bhaus com braço clicando aqui.

BHAUS CENA 03 scaled

Esta composição de cadeira com e sem braço pode ficar ainda mais completa se combinada com a Mesa de Jantar Retangular Cubo. Com a estrutura em aço carbono em pintura automotiva branca é uma peça segura e de grande estabilidade. Seu charme está no tampo em MDF com vidro pintado simulando o acabamento do mármore, o que torna a peça muito elegante e sofisticada.

Mesa de Jantar Retangular Cubo 1 e1623409167365

Já se você tiver criança em casa, prefira aqueles modelos com tecidos impermeáveis e, principalmente, que tenham linhas arredondadas para evitar que elas batam a cabeça.

Sala de jantar mesa saarinen oval scaled

Quanto a composição com a mesa, prefira a sobreposição de cores, como por exemplo uma mesa de madeira escura com cadeiras de cor mais clara ou até mesmo cadeiras em madeira clara com uma mesa de tampo em laca, por exemplo.

cadeira de jantar laca com madeira clara

Você também pode explorar uma palheta de cores bem colorida, mas é claro, se atentando para que tudo não vire um carnaval!

cadeiras de jantar coloridas

Tipos de tecido

É preciso escolher a cadeira para a sua sala de jantar com muito cuidado, prezando pela durabilidade, facilidade de limpeza e também conforto, já que você irá receber visitas neste ambiente. Por isso, leve todos esses critérios em consideração e escolha a que melhor combinar com o design do local.

Optar por um tecido de fácil limpeza é importante, pois além de correr o risco de cair alimentos e bebidas, o movimento de empurrar e puxar as cadeiras no dia a dia pode acabar marcando o encosto da peça.

Cadeira para sala de jantar em Couro

Quando o assunto é facilidade na limpeza, o couro é o grande vencedor. É muito bom poder somente passar um paninho na cadeira para que ela esteja toda limpinha, não é mesmo? Além disso, essa é uma opção resistente a odores e absorve pouca sujeira.

Uma das opções feitas neste material é Cadeira Joe Couro Ecológico. Obtido da pele dos animais, esse é um tipo de couro legítimo que possui tanta durabilidade quanto o tradicional. A diferença é que o seu processo de fabricação é pensado para minimizar os impactos no meio ambiente. 

Essa cadeira da LIV é imponente, resistente e confortável. Ela possui estrutura em metal que garante postura correta e equilibrada, contribuindo para sua saúde postural.

Cadeira Joe Couro Ecologico 7beb0417db8df834e467dbf95750295d

Cadeira para sala de jantar em Suede

Facilmente encontrado para revestir as cadeiras, é um tecido fabricado a partir de poliéster, com um toque de maciez. Tem bastante resistência e além de tudo não costuma puxar fios, portanto se mostra uma ótima pedida para você que possui gatos. 

Cadeira para sala de jantar Impermeáveis

Essa é a opção para você que está pensando no quesito durabilidade e ainda tem crianças em casa, mas não quer correr o risco de que manchem as cadeiras com líquidos. Apesar de resistentes, hoje em dia você encontra facilmente vários tecidos de toque super macio que são impermeáveis. 

Saiba mais sobre os nossos modelos deste tipo entrando em contato através do nosso WhatsApp.

Cadeira para sala de jantar Pet Friendly 

Para você que tem um pet em casa, essa é uma excelente opção. Afinal, seu animalzinho não gosta de ficar deitado em qualquer cantinho, não é mesmo? Por isso, ele também merece o mesmo conforto que você. Então, sempre esteja preparado, optando por tecidos impermeáveis e mais resistentes, como o couro e as lonas. Você também pode escolher o suede e a sarja, que são opções resistentes às patas e unhas de cães e gatos. 

No entanto, já é possível encontrar sofás e tecidos específicos para casas com pets. Eles possuem revestimentos tecnológicos fáceis de limpar, que não retêm odores, contam com proteção antibacteriana e são mais resistentes a rasgos.

Cadeira para sala de jantar em Veludo 

O veludo é um tecido de qualidade que antigamente era feito em algodão, mas nos dias de hoje pode ser feito de poliéster, com modelos mais em conta. Com este material, suas cadeiras terão um toque de glamour, deixando o ambiente mais sofisticado. Apesar disso, esse é um tecido mais quente e não muito fácil de cuidar. Além disso, pode ser encontrado tanto em uma versão mais brilhante, quanto em outra mais tradicional e neutra.

Cadeira para sala de jantar em Linho

Este é um modelo muito nobre quando está em sua versão pura. Cadeiras com estofados deste tipo podem trazer um ar de elegância e sofisticação. Além disso, é uma material super confortável que pode ser liso ou receber estampas.

Na LIV você encontra várias cadeiras com o estofado em linho. Como é o caso da Cadeira Sophia. Ela possui base em aço carbono pintada com pintura automotiva de alta qualidade na cor dourado ouro. Seu assento e encosto são elaborados com espuma densidade 28, o que tornam a peça firme e com alta durabilidade. Por fim, seu acabamento em tecido linho de toque macio na cor cru deixa a cadeira ainda mais especial.

Ah! Esse é um produto totalmente personalizado, em que você pode trocar a cor da base, fabricá-la em aço inox e personalizá-la com outros tecidos. Para isso, basta entrar em contato com o WhatsApp da LIV!

CAD SOPHIA AZUL scaled

Aproveite para compor a sua Cadeira Sophia com a Mesa de Jantar Retangular Sophia. Com um design moderno e atemporal, sua base com delicado detalhe trabalhado em madeira torna o móvel uma peça autêntica.

mesa de jantar retangular sophia2 scaled 1

Por fim, um detalhe importante para todos os tipos de tecidos é mantê-los sempre limpos para que a peça tenha uma maior durabilidade. Inclusive, existem várias empresas especializadas que fazem a higienização de estofados de cadeiras para que ele fique 100 % higienizado contra ácaros, fungos e bactérias.

E quais os acabamentos?

Hoje em dia existem vários tipos de acabamento de cadeiras e é preciso se atentar para que ele combine com o estofado e tecido. Entre as estruturas mais comuns estão a de madeira, alumínio, que aliás é perfeito para área externa e a de metal, que é a grande tendência do momento e você encontra em vários modelos na LIV Decora!

Pode ter um modelo mais rústico utilizando a cadeira inteiramente de madeira, como é o caso da Cadeira Laminada Dinis que é totalmente fabricada em multilaminado de madeira tingida na cor castanho. Com um acabamento de alto padrão e de fácil limpeza, essa é a opção perfeita para quem não quer se preocupar com tecidos. 

cadeira de jantar rustica

 Além disso, você também pode ter uma pegada industrial, optando por peças em ferro, como é o caso da Cadeira Smart, que é feita toda à mão em aço carbono na cor preta. Seu assento em couro natural na cor caramelo compõe um conjunto belíssimo principalmente para um estilo mais urbano.

Cadeira Smart a3b49d515d59390326ada235050850b7

E aí, pegou todas as dicas? Agora é só colocar todas elas em prática, começando pela compra de suas cadeiras e mesa de jantar no site da LIV Decora. Lá você encontra móveis de alto padrão para todos os ambientes de sua casa, incluindo todos para deixar sua sala de jantar completa e inteiramente na moda!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito