Capa - Casa inteligente: como montar a sua? 
Publicado em 27/05/2022 Por Fernanda Correa

Casa inteligente: como montar a sua? 

O termo casa inteligente está cada vez mais em alta, mas você sabe o que ele realmente significa? Traduzido do termo em inglês Smart Home, é um conjunto de tecnologias que você pode ter em casa para facilitar o seu dia a dia, trazendo mais praticidade, economia e segurança a todos os moradores. Então continue em nosso artigo para saber quais itens você precisa para montar uma casa inteligente e como eles funcionam.

Mas antes, aproveite as inspirações e referências modernas sobre o mundo da decoração no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas diárias para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão! 

Por onde começar minha casa inteligente?

Antes de iniciar o projeto de sua casa inteligente, tenha em mente que o principal detalhe é pensar em qual ecossistema os aparelhos estarão conectados. Então, saiba que todas as conexões serão a partir desses sistemas:

  • Google Nest: a plataforma é aconselhada para usuários do Android, já que seu assistente é do Google. Pode ser usado pelo aplicativo Google Home e é capaz de executar tarefas simples e até as mais complexas;
  • Amazon Alexa: seu assistente de voz é bem conhecido, a chamada Alexa. Além de uma vasta lista de aparelhos para compra que são compatíveis com o sistema, a plataforma tem um aplicativo para gerenciar os itens conectados;
  • Apple HomeKit: a marca não possui muitos dispositivos compatíveis no Brasil, mas você contará com a famosa assistente virtual Siri para as tarefas do dia a dia.

Quais itens não podem faltar em uma casa inteligente?

Smart Speaker para casa inteligente 

Também conhecidas como caixas de som inteligentes, esses aparelhos são capazes de ativar diversas funções de outros aparelhos que estão ao seu redor através do comando de voz. Através dela, você pode ligar as luzes, abrir a porta ou janelas ou até mesmo ajustar a temperatura do ambiente através do ar condicionado apenas dizendo isso ao smart speaker.

alexa

Além de controlar outros aparelhos, você pode executar tarefas mais simples que te ajudarão no dia a dia, como trocar de playlist, consultar a previsão do tempo, programar o despertador, entre outras funções. Essas caixas ainda podem te ajudar nas tarefas domésticas, por exemplo para perguntar por uma receita ou programar algum lembrete importante.

Existem muitos modelos no mercado, mas segundo o site “A Melhor Escolha”, essas são as opções que se encaixam perfeitamente em cada um dos quesitos:

Controle infravermelho em casa inteligente 

Outro item indispensável para quem quer fazer a automação da casa é o controle infravermelho. Ele tem a função de se conectar com os eletrodomésticos que não têm suporte direto para os assistentes virtuais, possibilitando a conexão com os smart speakers.

Apesar de não possuírem inteligência artificial, este item é essencial para os equipamentos que não possuem a tecnologia. Funciona desta forma: após a ativação de seu assistente virtual, ele codifica a ação para o controle universal e, por fim, envia para os eletrônicos da casa com o infravermelho.

controle infravermelho

Lâmpada Inteligente

Essa é uma forma de otimizar totalmente a iluminação da sua casa, facilitando no dia a dia e ainda economizando energia através de um funcionamento mais aprimorado. Também chamadas de lâmpadas Bluetooth, este item tem o controle através de aplicativos para smartphone e são colocadas no mesmo encaixe da lâmpada comum.

Conectadas à uma rede WI-FI, alguns modelos são capazes até mesmo de identificar quando alguém está no ambiente ou não. Todas as funcionalidades são através do comando de voz ou smartphone. 

As lâmpadas inteligentes são muito úteis para aquele momento em que você sai de casa e se lembra que esqueceu a luz acesa, já que elas ficam sobre o seu controle mesmo que esteja longe de sua residência.

lampada inteligente

Além disso, você encontra diversos modelos que se encaixam em várias ocasiões. Vai dar uma festa e precisa de luzes de várias cores? Opte pela opção colorida. Quer clarear o ambiente para ler um livro ou fazer reuniões em seu home office? Existem muitas lâmpadas com luz clara e forte. Gosta de ler um bom livro? Escolha os modelos de tom amarelado que não possuem tanta intensidade para criar um local mais aconchegante e intimista.

Então, este é um item que te trará economia, praticidade através da integração em um único controle e que ainda irá se adaptar deixando o ambiente com a cara que você precisa!

Fechadura eletrônica para casa inteligente

A automação de sua casa inteligente pode literalmente começar pela porta de entrada. Isso porque é possível optar pela utilização de fechaduras eletrônicas, que dispensam o uso de chaves, proporcionando conforto, segurança e praticidade.

Existem muitos modelos e eles permitem abrir e fechar a porta através de aplicativo de celular, impressão digital, senha e cartão de proximidade. Além disso, você pode interligar este item com as funcionalidades de um smart speaker, como por exemplo a Alexa, onde é possível trancar e destrancar a porta apenas com um comando de voz.

fechadura eletronica

Câmera para casa inteligente 

As câmeras funcionam praticamente da mesma forma que as lâmpadas, através de uma rede WI-FI. Você pode controlá-las através de aplicativos de celular mesmo à distância para monitorar a sua casa. Inclusive, algumas câmeras são capazes até mesmo de identificar presenças suspeitas no ambiente.

É possível encontrar modelos que contam com rotação em 360°, visão noturna, que captam áudio ou que são acopladas ao porteiro eletrônico.

camera inteligente

Detector de gás para casa inteligente 

Também conectado ao WI-FI, o detector de gás é uma excelente opção para monitorar sua cozinha mesmo à distância. Isso porque, assim como o sensor de movimento, esse recurso notifica o usuário pelo celular sobre uma possível presença de gás no ambiente.

O interessante é que esses detectores de gás também podem ficar no banheiro, ajudando na identificação de vazamentos de gás natural (encanado) e GLP (de botijão).

detector de gas inteligente

Interruptor inteligente

Ao invés de trocar todas as lâmpadas de sua casa por aquelas inteligentes, você pode optar por interruptores inteligentes, que são capazes de controlar várias lâmpadas comuns ao mesmo tempo através do WI-FI. Vale lembrar que, a maioria dos modelos, permitem integração com comando de voz.

interruptor inteligente

O interruptor inteligente irá substituir a versão tradicional que você possui, mas ainda assim controlando as lâmpadas comuns, sem a necessidade de trocar pela versão inteligente. Um ponto positivo desses interruptores é a possibilidade de ajustar a luminosidade das lâmpadas e determinar configurações específicas para alguns momentos, como por exemplo ajuste da luz na hora de assistir a um filmes

Entretanto, o único cuidado que você precisa ter é em relação a instalação, já que é necessário ter um terceiro fio na hora ao invés de dois. Portanto, siga a recomendação do fabricante e, se preciso, opte por contratar um eletricista profissional).

Sensor de movimento e de abertura

Para tornar uma casa inteligente, cada detalhe importa, por menor que seja. O sensor de movimento nada mais é do que um dispositivo em que você pode programar para receber avisos no aplicativo quando detectar movimentos, tanto em áreas internas quanto externas.

Já o sensor de abertura serve para quando uma porta ou janela foi possivelmente violada ou caso você tenha esquecido aberta.

sensor de movimento

Tomada inteligente

A tomada inteligente nada mais é do que um adaptador WI-FI, que basicamente libera e corta a energia a partir de um aplicativo de celular ou através de seu smart speaker. Você pode colocá-la para utilizar cafeteiras, torradeiras, ventiladores, entre outros. Mas cuidado para não inserir em aparelhos eletrônicos, como televisão e vídeo games, pois o adaptador pode acabar danificando-os, já que a ação dele não desliga seus eletrônicos da forma correta através do botão.

Em um exemplo prático, é possível colocar este plug inteligente em sua cafeteira e programar a tomada para ativá-la assim que você acordar. Desta forma, seu café já estará fresquinho assim que levantar da cama. 

tomada inteligente

Eletrodomésticos para casa inteligente

Geladeira inteligente

Com certeza ter uma geladeira inteligente te ajudará muito no dia a dia. Isso porque ela permite alterar a refrigeração e acionar funções especiais direto pelo celular. Além disso, é possível receber notificações sobre aumento de temperatura, porta aberta ou quando for necessário fazer manutenção. Alguns modelos te possibilitam até mesmo visualizar receitas com os ingredientes que estão guardados na geladeira e monitorar a validade de alimentos de forma remota.

geladeira inteligente

Fogão inteligente

Com este item você consegue programar seu forno para que a comida esteja pronta assim que chegar em casa. Com o seu celular ainda é possível programar o tempo e modo de cocção, checar o andamento de sua receita e ainda verificar se o alimento está pronto para ser consumido.

fogao inteligente

Aspirador robô 

Esse pode ser o seu melhor amigo quando o assunto é em limpeza em sua casa inteligente. O robô aspirador elimina praticamente toda a sujeira do chão, dispensando qualquer tipo de esforço humano. 

Existem modelos que circulam pela casa de maneira uniforme e ainda identifica as áreas mais sujas para limpar com mais intensidade. Com alto poder de sucção, esses aspiradores têm a opção de programação através de aplicativos e limpam até mesmo os cantos mais difíceis de acessar.

Além disso, você pode encontrar modelos que são capazes de limpar superfícies lisas e tapetes e até mesmo outros que possuem lâmpada UV que elimina germes, ácaros, fungos e outras bactérias.

aspirador robo

Máquina de lavar inteligente

A máquina de lavar inteligente é muito mais do que a possibilidade de ter suas funções controladas através do smartphone, já que elas também significam economia de água e energia. Isso porque elas contam com um sensor que detecta o peso das roupas e calcula a quantidade de água que é preciso para aquela lavagem. Outro ponto positivo é que elas ainda identificam o tipo de tecido para sugerir qual a lavagem ideal para aquela peça.

maquina de lavar inteligente

E aí, gostou de nossas recomendações high techs para automatizar toda a sua casa? Então agora está na hora de acompanhar essas dicas e ter móveis a altura e de alto padrão em sua casa. Por isso, confira todas as opções incríveis e de alto padrão que você encontra no site da LIV Decora.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito