Capa - Closet: 11 dicas para organizar o seu!
Publicado em novembro 3, 2021

Closet: 11 dicas para organizar o seu!

Sabe quando você está atrasado para o trabalho ou algum compromisso e não encontra nada que combine em seu closet ou guarda roupa? Pois é! Esse é um problema que muitas pessoas enfrentam e isso é por conta da má organização no seu móvel. Mas não se preocupe, pois neste artigo vamos dar dicas incríveis para você organizar o closet com perfeição!

Ah! Antes de mais nada, não se esqueça de seguir a LIV Decora no Instagram. Lá você encontra dicas e inspirações para a sua casa e ainda fica por dentro das novidades do nosso site.

Antes de tudo, dê uma geral

Aposto que você já queria sair arrumando todas as suas peças de roupas, não é mesmo? Mas calma lá, porque é importante seguir alguns passos antes de tudo!

Primeiramente, esvazie completamente o seu closet. Desta forma, você irá conseguir limpar cada cantinho dele para receber novamente as roupas de forma muito mais organizada.

Ah! Não se esqueça de fazer aquela boa limpa, doando peças que não usa ou que não te servem mais. Além de estar fazendo o bem ao próximo, ficará muito mais simples escolher as roupas.

A limpeza é fundamental!

Na parte interna do seu closet, remova o excesso de pó com um pano ou flanela. Uma boa dica é preparar uma solução com álcool, água e amaciante concentrado em um pulverizador para fazer essa limpeza. Misture bem, borrife nas prateleiras, passe com um pano e depois deixe secar. O resultado é o seu móvel brilhante e com um cheirinho ótimo de roupa lavada.

Usar vinagre branco (somente algumas gotas) em um pano de algodão também é uma excelente forma de retirar o mofo. Já para limpar os cantos, use uma escova pequena e macia também com um pouco de vinagre. Para finalizar, use um pano seco e, no caso de guarda-roupas, deixe-o aberto por 10 minutos para arejar.

Comece categorizando as peças

Depois que seu closet ou guarda roupa está limpinho, é hora de começar a arrumar toda a bagunça. Primeiramente, categorize! Isso mesmo, criar grupos por semelhança, como por exemplo, blusas com blusas, calça com calça e por aí vai.

Além disso, você pode criar subcategorias para facilitar ainda mais, como vestidos compridos, médios e curtos, para festas e mais sociais, por exemplo. Essa subcategoria deve ser feita de acordo com o tipo de roupa e o seu uso.

Separe as roupas por cor

Sabe aquela indecisão no momento de escolher a composição do seu look? Pois é! Separar as peças de seu closet por cor pode ser uma boa pedida para facilitar na hora da escolha.

Está em dúvida de qual cor começar a sua sequência? Comece separando as peças brancas e os tons mais claros e, após isso, vá para os mais fortes e vivos até finalizar no preto. Caso você não tenha muito espaço, coloque mais de uma peça da mesma cor no mesmo cabide para que você lembre mais facilmente onde guardou.

Não se esqueça dos cabides

Quem aí não fica em dúvida no momento de escolher os cabides? Os mais variados modelos existem para cada estilo de roupa.

Por exemplo, os de madeira normalmente são mais largos e capazes de acomodar roupas mais sociais, pois têm um “pescoço” e uma largura suficiente para acomodar bem esse tipo de peça.

closet cabide madeira

Quando falamos em roupas femininas, normalmente pensamos em um closet ou guarda roupa muito mais completo que dos homens, certo? Por isso, os cabides mais finos são perfeitos para que o seu móvel receba uma maior quantidade de peças.

Opte também por aqueles que contam com revestimento aveludado e estrutura antideslizante. Esse tipo de cabide é pensado para conservar suas peças delicadas sempre lindas e acomodadas.

cabide veludo closet

Uma dica interessante é colocar as calças em cabides infantis. Desta forma, as peças não deslizam dentro do cabide, mantendo a organização e fazendo com que as calças fiquem todas na mesma altura e dimensão para facilitar na visualização.

O principal ponto aqui é a padronização. Além de gerar um conforto visual e harmonização no closet, você iguala o caimento das roupas. Isso é muito importante para deixar as roupas todas niveladas na mesma altura,  possibilitando a visualização de todos os cabides e também das roupas. 

Organizando as roupas íntimas e meias

Para essas peças, o ideal é contar com divisórias para gavetas ou uma colméia organizadora. Esses acessórios são capazes de maximizar o espaço nas gavetas e ainda gera uma maior praticidade e organização em seu dia-a-dia.

As divisórias podem ser de madeira ou acrílico e divididas em pequenos retângulos, já as colméias, geralmente são feitas de plástico transparente ou tecido. Ah! Só não vai querer economizar e colocar pedaços de papelão ou de papel para organizar, hein?! Esses materiais atraem baratas e traças em seu móvel.

closet colméia organizadora

Para dobrar as peças íntimas é mais simples do que você imagina: basta colocar a peça aberta sobre uma superfície plana e, segurando pelo cós, dobre uma ponta de cada vez em direção ao centro da roupa. Primeiro um lado, depois o outro. Por fim, dobre a peça ao meio e encaixe a parte de baixo no cós e pronto! Esse passo a passo funciona tanto para cuecas quanto para calcinhas.

Para o sutiã, fechar a peça atrás e colocar as alças para dentro e dobrar ao meio. Um detalhe importante é não dobrar o bojo para dentro, pois corre o risco de estragar a espuma da peça.

Já para as meias, há várias formas de dobrar. Mas aqui vai a nossa dica para fazer esse processo de maneira simples e rápida:

  1. Primeiro de tudo, dobre, junte os pares para que eles fiquem alinhados Então, dobre ao meio;
  2. Aqui, você deve verificar se as meias, quando dobradas ao meio, ficaram certas e alinhadas. Então, separe a primeira borda para irmos ao próximo passo;
  3. Para finalizar, basta puxar a borda que separamos para “embalar” todo o restante da meia. Faça com que ela vire ao contrário e forme uma espécie de “casinha” para a meia. E está pronto!

Tenha caixas em seu closet

Quem nunca teve problemas para guardar acessórios, bonés e maquiagens? Tenha caixas organizadoras para resolver o seu problema! Procure por um espaço vazio em seu closet ou guarda roupa para guardar esses acessórios.

Vale lembrar que, se você usar caixas fechadas ou que não são transparentes, as tags podem te ajudar muito. Aparentemente este é apenas um detalhe, mas colocar plaquinha com o nome do que está dentro de cada uma das caixas vai fazer muita diferença na organização, ajudando a colocar cada coisa no seu devido lugar.

caixas closet

Tirei uma peça de roupa do cabide, e agora?

Aqui vai uma dica super útil para você! Sempre que tirar uma peça de roupa do cabide, deixe-o no mesmo lugar. Dessa forma, você consegue manter a organização do seu closet ou guarda roupa e não corre o risco de colocar essa peça em outro lugar e acabar bagunçando toda aquela disposição que havia demorado horas para arrumar.

Como dobrar camisetas?

Parece difícil, mas não é! Vamos te ensinar uma forma bem simples para dobrar suas camisetas. Apenas não se esqueça de dobrar todas as suas camisetas da mesma maneira e tamanho para ajudar na visualização em seu closet ou guarda roupa. Dessa forma, será mais fácil o que está disponível naquele espaço.

  1. Deixe a camiseta com a gola virada para baixo e, em uma mesa plana, coloque a camiseta virada e use uma revista ou pedaço na parte de trás da peça, logo abaixo da gola.
  2. Dobre as mangas e laterais até o centro da revista ou papelão, de fora para dentro. A dobradura ficará em três partes. Lateral esquerda, centro (revista/papelão), e lateral direita.
  3. Depois de ter a dobradura lateral, dobre o comprimento da camiseta, de baixo para cima, formando um retângulo. Se você não tiver muito espaço, dobre mais uma vez de baixo para cima.
  4. Com muito cuidado, retire a revista pela parte de cima, na gola.Parece que não, mas essa parte é importante, pois caso você tire de qualquer jeito, a sua roupa pode amassar e estragar todo o seu trabalho

Empilhar as roupas ou colocar uma ao lado da outra?

Sabe quando você escolher aquela camiseta que acabou de lavar, passar e dobrar de forma impecável? Uma sensação ótima, né? Mas aí você acaba empilhando essas peças e, de repente, todas elas desabam e já era a sua bela pilha! 

Então para que esse tipo de problema não se repita, disponha suas camisetas na horizontal ao invés de empilhar. Pense na disposição de arquivos: mantenha as peças dobradas adequadamente uma ao lado da outra. Dessa forma, na hora que você for escolher qual usar, nenhuma roupa ao lado será desdobrada ou amassada!

camisetas no closet

Como organizar os sapatos?

Para sandálias, rasteirinhas e chinelos, uma boa dica é colocar os pares sola com sola e utilizar uma colméia para organizá-las. Já para os tênis e sapatos, não coloque o pé direito ao lado do esquerdo! O ideal é que você deixe um pé na frente e outro atrás, pois você otimiza o espaço e ainda facilita na visualização de todos os modelos.

sapatos closet

Hora de começar a organização!

Não há muito segredo para arrumar seu closet! Basta seguir as nossas dicas e repetir esse processo pelo menos há cada troca de estação, para que você veja as roupas que realmente vai usar. Mas, aqui vai as dicas principais para você relembrar:

  1. Faça uma limpa nas roupas que não te servem ou que você não usa mais;
  2. Não se esqueça da limpeza! Uma boa dica é passar um pano ou flanela com uma mistura de álcool, amaciante e água;
  3. Categorize suas peças e separe-as por cor;
  4. Nunca mais empilhe suas roupas! 
  5. Tenha separadores de gavetas ou colméias organizadoras para suas roupas íntimas e meias.

Agora você não tem mais desculpa para ter um closet super bagunçado, hein?! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essa!

Ah! E para móveis e decoração super modernos e de qualidade, acesse o site da LIV Decora. Lá você encontra a mobília certa para todos os ambientes de sua casa.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito