Capa - Como decorar um apartamento pequeno?
Publicado em novembro 19, 2021

Como decorar um apartamento pequeno?

Decorar um apartamento pequeno parece ser uma tarefa muito difícil. Mas, se você pensar em cada detalhe e otimizar os espaços, é possível ter um local muito mais aconchegante, confortável e funcional.

Se você tem a sensação de que não vai conseguir encaixar seus móveis ou objetos decorativos em nenhum espaço de sua casa compacta, não se preocupe, pois aqui neste artigo te daremos todas as dicas para decorá-lo!

Mas, antes de conferir esse artigo, dê uma passadinha no Instagram da LIV Decora para  encontrar as melhores dicas e inspirações diariamente para deixar a sua casa totalmente aconchegante, elegante e super na moda!

Dicas para decorar seu apartamento pequeno

Pensar no planejamento é essencial, já que sair colocando qualquer móvel ou decoração não será a melhor solução, principalmente em apartamentos pequenos.

Por isso, utilizar móveis planejados é uma boa solução para encaixá-los perfeitamente no espaço que deseja e ainda garantir que eles tenham a sua cara, com cores e acabamentos que você escolher.

sala de estar

Fotógrafo: Cristiano Bauce / Arquiteta: Cássia Kroeff

Outra dica é investir em ambientes de cor clara, pois essa tonalidade dá a impressão de maior espaço e amplitude. Utilize piso e revestimentos de parede, assim como móveis, tapetes e cortinas com essas tonalidades.

Lembrando que você não está proibido de usar cores mais escuras e extravagantes. Inclusive, é até uma boa alternativa utilizar peças mais coloridas para os detalhes decorativos, como almofadas, enfeites, quadros, puffs e poltronas. Desta forma, seu ambiente não ficará carregado, mas terá objetos em destaque que fazem toda a diferença.

puffs em apartamento pequeno

Fotógrafo: Cristiano Bauce / Arquiteta: Cássia Kroeff

Também não deixe de usar espelhos em sua residência. Além de serem uma opção prática, bonita e sofisticada, eles trazem mais profundidade no ambiente, dando a sensação de que o local é mais amplo.

O mais importante de tudo é não comprometer a circulação das pessoas, seja em qual cômodo da casa for. A circulação deve ser o mais livre possível, então prefira usar móveis como racks e buffets suspensos para deixar a decoração mais leve e evite usar mesas de centro, por exemplo. Neste caso, prefira as mesas laterais, que são ótimas opções para não ocupar muito espaço.

Como decorar uma sala pequena?

Para decorar a sua sala pequena, é essencial escolher móveis com pouca profundidade. Para os racks, utilize aqueles que são suspensos e tenha uma TV embutida em nicho para otimizar ainda mais o espaço ou ainda colocá-la em um suporte de teto, caso seu espaço seja realmente reduzido.

apartamento pequeno com tv

Fotógrafo: Cristiano Bauce / Arquiteta: Cássia Kroeff

Também é importante escolher o sofá na medida certa, já que ele não pode ser muito grande. Faltou lugares para os convidados sentarem? Opte por poltronas para ocupar menos espaço ou até mesmo puffs ou bancos que podem ficar embaixo de aparadores, caso seu ambiente seja realmente pequeno.

Outra dica é utilizar prateleiras e nichos: eles são ótimas pedidas para aproveitar melhor o espaço. Neles, você pode usar e abusar da decoração e colocar itens que não couberam em seu rack. A opção de nichos iluminados dão ainda mais profundidade e beleza à sala pequena.

Ah, não se esqueça de integrar os ambientes! A combinação entre cozinha + sala de estar é perfeita para espaços menores. Essa integração traz a sensação de que as pessoas estão todas juntas no mesmo ambiente e torna o local mais dinâmico e melhor distribuído.

Por fim, lembre-se dos tapetes. Eles têm o objetivo de unir móveis e devem ser maiores do que a largura do sofá, ficando entre 15 e 20 cm abaixo do pé deste móvel (saiba mais sobre medidas de tapetes clicando aqui). Os modelos de tapete com listras são um indicador da direção que você quer alongar. Já que o assunto aqui é decoração de apartamento pequeno, prefira estampas menores pois chamam menos a atenção. 

Como decorar uma cozinha pequena?

Para as cores da cozinha, não há uma regra, mas como as dicas gerais, o recomendado são as mais claras. Para ajudar na organização, tenha itens para aproveitar cada cantinho, como as prateleiras, organizadores, nichos e caixinhas para colocar mantimentos e acessórios.

Já quanto ao projeto de iluminação, deve favorecer a claridade, fazendo com que a própria luz dê a sensação de amplitude no espaço. Também tenha vários pontos de luz, preferencialmente com lâmpadas de led para não esquentar o espaço, ainda mais em ambientes pequenos.

cozinha pequena e clean

Fotógrafo: Cristiano Bauce / Arquiteta: Cássia Kroeff

Já para os móveis, é importante ter os planejados para aproveitar bem o espaço. Empresas deste ramo com certeza irão te ajudar a inserir acessórios que sejam específicos para espaços menores.

Desta forma, será possível ter um bom aproveitamento da cozinha, a partir de vários elementos que facilitarão nas tarefas diárias, mas sem ocupar muito espaço.

Para os revestimentos, também não existe uma regra, mas uma dica interessante é dar destaque na parede da bancada onde está a sua pia. Aqui, você pode optar por um modelo mais diferente e autêntico.

Já para o restante da cozinha, você pode escolher apenas pintar ou revestir com algo mais liso e sem muitos detalhes para não deixar o local pesado.

Uma dica interessante é pensar em uma cozinha no estilo americana, já que você terá muito mais espaço quando estamos falando de apartamentos pequenos. Opte também por um balcão com armários e banquetas altas para fazer refeições rápidas e ter mais espaço para cozinhar no dia a dia. 

Como decorar um quarto pequeno?

Ainda seguindo a recomendação de cores claras, para os quartos pequenos, o ideal também é buscar dar destaque aos objetos, dando mais vida ao espaço e deixando a sua decoração mais marcante.

Mas na hora de escolher os objetos decorativos, lembre-se de que menos é mais. Portanto, não coloque muitos itens no quarto para não deixá-lo muito carregado e ter a sensação de que ele é ainda mais apertado e nada confortável.

Nossa dica é que você coloque apenas o necessário: uma cabeceira na cama, pequenos quadros, um abajur ou algo mais que tenha haver com você. Assim seu quarto ficará cheio de personalidade!

Quando falamos em quartos pequenos, é importante olhar os espaços que normalmente não seriam utilizados. Pense em cada cantinho: nas paredes, coloque nichos e prateleiras, tenha objetos multiuso, como por exemplo puffs e camas que podem ser usados como baús para guardar seus pertences.

decoração quarto pequeno

Você é do tipo de pessoa que gosta de ter uma televisão para assistir a filmes e séries ou até mesmo jogar videogame no quarto? Então não se esqueça de colocar a TV na parede para não precisar de um móvel para apoiá-la e ajudar na circulação. Também lembre-se de optar por um painel para que os fios fiquem escondidos, dando uma sensação de ainda mais organização.

Para finalizar a decoração de seu quarto, coloque uma iluminação para dar um visual leve e clarear o ambiente. Por isso, abajures e luminárias na parede são ótimas opções para quartos de tamanho reduzido, já que otimizam o espaço.

Como decorar um banheiro pequeno?

Para o seu banheiro pequeno, tenha a pia, balcão e vaso posicionados do mesmo lado para aumentar o espaço do lado oposto. No caso de banheiros mais quadrados, posicione os elementos em L para liberar espaço no centro. De forma resumida: evite colocar os elementos um de frente para o outro!

para o box, escolha um com formato adequado para o espaço que você tem e transparente para deixar o local mais leve e aumentar a sensação de amplitude. Para otimizar o espaço, uma boa pedida é um box com duas laterais e portas de correr que abrem em sentidos opostos.

O box arredondado é outra opção, mas tem um custo mais elevado. Caso queira uma opção mais diferenciada em um valor mais em conta, escolha por um box com porta tipo camarão.

Também nos banheiros, a cor que deve predominar são aquelas mais claras, e utilizando cores mais chamativas e características somente na decoração e detalhes, como pastilhas da área de banho, toalhas e saboneteiras.

decoração de banheiro pequeno

Fotógrafo: Cristiano Bauce / Arquiteta: Cássia Kroeff

Além disso, os nichos são importantes para aproveitar todo o espaço, seja na área de banho, embutido na parede para colocar sabonete, shampoos, condicionadores, ou até mesmo na parte de fora do box, para guardar outros utensílios decorativos.

Como decorar a área gourmet?

Existem alguns itens essenciais para esta área, como por exemplo armários para organizar os principais itens. Neste caso, prefira os aéreos para otimizar ainda mais a sua área. Já a bancada, deve ser bem ampla para que você execute todas as tarefas com tranquilidade, enquanto a pia pode ser pequena, como por exemplo as de inox, com mais ou menos 3cm. 

área gourmet pequena

Basicamente, para a área gourmet pequena, as dicas são as mesmas dos ambientes que apresentamos anteriormente. Considere usar móveis planejados para não desperdiçar metragem, use cores claras para aumentar a sensação de amplitude e tenha uma boa iluminação.

Fotos e Inspirações

Gostou dos ambientes que mostramos a você? Então dá só uma olhada em mais algumas inspirações da arquiteta Cássia Kroeff:

Apartamento pequeno

Pronto para decorar o seu apartamento pequeno?

Para você não se perder com as escolhas no momento de decorar seu apartamento pequeno, nós vamos reunir as principais dicas que servem para todos os ambientes da casa:

  1. Os móveis planejados são sempre ótimas opções;
  2. Nunca se esqueça da iluminação do ambiente;
  3. Tenha móveis com mais de uma função em que você pode guardar objetos, por exemplo;
  4. Cores claras são sempre bem-vindas, pois dão mais amplitude ao local;
  5. Menos é mais! Não encha seu espaço com muitos objetos ou decoração desnecessária.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre este assunto, que tal comprar seus móveis na LIV Decora? Seja para área interna ou externa, em nosso site você encontra tudo para deixar sua casa moderna e bem decorada, com móveis de alto padrão!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito