Capa - Como decorar uma área de piscina?
Publicado em 12/11/2021 Por Fernanda Correa

Como decorar uma área de piscina?

Ter uma área de piscina não é para qualquer um, não é mesmo? Então é por isso que você deve valorizar muito esse espaço e explorá-lo ao máximo. Mas você sabe como deixá-lo mais bonito, agradável, aconchegante e rodeado por um belíssimo jardim? Então se liga só nas dicas que separamos para você!

Mas, antes dá uma passadinha no Instagram da LIV Decora para ficar por dentro das tendências e ainda se inspirar com ideias de decoração incríveis para deixar a sua casa ainda mais bonita e moderna.

Use e abuse de plantas

Chega de ter uma área de piscina totalmente sem graça. Aposte na jardinagem para ter um ambiente muito mais harmonioso, ampliando o seu contato com a natureza. Além da beleza e maior qualidade de vida que as plantas trazem a você, seu imóvel tem um aumento de até 10% se você tiver uma área externa e jardins de forma bem distribuída e projetada.

piscina na área de jardim

Apesar de você poder se aventurar em busca do jardim perfeito, o ideal é procurar por um paisagista. Esse profissional saberá exatamente conectar a natureza ao arquitetônico e adequar a vegetação de acordo com o clima e especificações de sua região.

Antes das nossas dicas de espécies para plantar neste ambiente, vale lembrar que é preciso escolher uma vegetação que se adapte bem à água com cloro para que elas não sofram neste tipo de ambiente, pois é muito comum que a água da piscina respingue.

Quais plantas devo usar na área de piscina?

Aqui, a dica é utilizar plantas repelentes, que são ótimas para afastar os insetos. Principalmente à noite, essas áreas externas costumam ter muitos mosquitos, então, as plantas como citronela, alecrim, alfazema e manjericão cumprem bem essa função e ainda podem ser cultivadas em vasos.

Você pode utilizar plantas tropicais, como as palmeiras e os coqueiros que remetem ao verão e a praia. Mas, existem outras espécies que são muito recomendadas para dar um toque natural à sua área de piscina.

  • Helicônia: com flores de tonalidade alaranjada escura, possui uma folhagem viçosa e pode chegar até 6 metros de altura. Com suas cores vibrantes, essa planta tem uma vibe bem tropical e ainda exala um perfume marcante;

helicônia na área de piscina

  • Pata-de-elefante: é uma planta tropical e imponente, podendo atingir até 5 metros de altura. Suas folhas não caem com facilidade e a espécie é capaz de ficar no sol e se adaptar a climas secos. Ela leva esse nome, por conta de sua aparência. Tem um tronco largo na base e mais fino no topo, enquanto a casca é rugosa e cheia de estrias, com a cor e textura muito parecidas com a de um elefante; 

pata-de-elefante

  • Hibisco: para você que quer deixar o seu jardim mais colorido e alegre, essa espécie floresce praticamente o ano inteiro e ainda é bem resistente à agentes externos, como calor e vento, adaptando-se muito bem à essas condições;

flor de hibisco

  • Jasmim-manga: outra opção para deixar o ambiente colorido e perfumado. Suas folhas são grandes e largas, o que facilita a limpeza da piscina nos períodos de queda, que acontece no outono e inverno. Você pode encontrá-las nas cores, branca, amarela, rosa e salmão;

jasmin-manga em área de piscina

  • Grama amendoim: se você estiver pensando na forração do seu jardim, essa é uma ótima opção. Ela irá formar um grande colchão verde com flores amareladas que dá um aspecto muito elegante. É importante dizer que, mesmo sendo um tipo de grama, não se pode pisar. Então, plante-a em um lugar que não tenha circulação.

grama amendoim com flores

E quais tipos evitar?

Agora que você já sabe quais espécies plantar, veja aquelas para você passar bem longe. Começando por aquelas que têm raízes profundas ou que penetrem de maneira agressiva no solo. Elas podem gerar rachaduras na alvenaria de sua piscina ou no piso ao redor. Então, melhor evitar, não é mesmo?

Também esqueça as árvores frutíferas ou que perdem muitas folhas e flores. Isso porque a queda de flores, folhas e frutos dessas plantas podem atingir diretamente a piscina. Afinal de contas, você não quer ficar limpando-a com frequência!

Ah! Evite espécies com espinhos, como cactos ou rosas, já que essa é uma área de lazer e descontração e pode ter a presença de crianças. Por isso, é melhor garantir que a vegetação não machuque!

Não se esqueça dos outros elementos 

Deck de madeira

Caso queira incrementar ainda mais a sua área de piscina, invista em um deck de madeira. Além de deixar o ambiente muito mais bonito e charmoso, é uma excelente opção para criar um local antiderrapante. Desta forma, as pessoas podem circular com tranquilidade, se bronzear ou só curtir um momento ao ar livre.

área de piscina com deck de madeira

Aproveite essa área para colocar espreguiçadeiras e móveis bem confortáveis para relaxar. Existem os mais variados tamanhos e modelos de decks, então você precisa analisar qual te agrada mais e melhor combina com o seu ambiente.

É possível usá-lo de forma suspensa na piscina para dar a sensação que está flutuando ou até mesmo montar um pergolado sobre a estrutura para deixar a área ainda mais acolhedora. O estilo da piscina não importa: seja com linhas curvas ou retas, um espaço grande ou pequeno, esse elemento ainda cria belíssimas combinações com diferentes revestimentos.

Cascata 

A presença deste elemento irá agregar muito em seu espaço de convivência e não é só pelo som relaxante da queda d’água não, hein?! Além de deixar a sua piscina mais bonita, ela garante uma melhor homogeneização do tratamento de água e a sua oxigenação. Além disso, as cascatas têm um efeito massageador que vai proporcionar muito relaxamento à você, sua família e amigos. 

área de piscina com cascata

Ah! Um fato interessante que você talvez não saiba é que a cascata ainda potencializa a umidificação do ambiente e do ar. Em períodos de baixa umidade, a instalação de uma cascata deixa o ambiente muito mais agradável para os frequentadores. E não são só os humanos que sentem a diferença: as plantas do entorno de sua área de lazer também serão beneficiadas!

Quais os tipos de cascata?

Já em relação à qual modelo escolher, isso depende muito de qual tem mais a sua cara. Existem cascatas que podem ser fixadas no chão ou na parede e que são compostas por diferentes materiais:

  • Cascata de alvenaria: permite que seja exatamente do tamanho que você está planejando. Pode ser feita de tijolos, concreto e revestida com pastilhas, azulejos ou até mesmo placas de concreto 3D;

cascata de alvenaria

  • Cascata de inox: é uma alternativa mais barata que os demais modelos, mas ainda assim moderno. Mas, atente-se com a qualidade do material, que se for ruim, pode acabar oxidando ou se deteriorando a partir do contato com o cloro da piscina;

cascata de inox

  • Cascata de pedras naturais: uma opção sob medida e ótima para integrar ainda mais a sua área de piscina com a natureza;

cascata com pedras naturais

  • Cascata no deck: são embutidas e a saída da água acontece diretamente do teto ou piso do deck.

cascata em deck de madeira

O importante é escolher a sua cascata com base no tamanho da piscina. Se ela for grande, por exemplo, é aconselhável optar por uma cascata de alvenaria ou de pedra para que ela seja construída sob medida e sem deixar os elementos desproporcionais. 

Ducha ou chuveiro

As duchas são indispensáveis antes de utilizar a piscina, já que retiram as impurezas e deixam o corpo em uma temperatura agradável para o banho, além de tirarem os produtos químicos da piscina após o uso.

Também é importante lembrar de pequenos detalhes que fazem a diferença na área de ducha. Tenha um piso antiderrapante ou deck de madeira e pense em um revestimento que tenha boa durabilidade para que possa suportar a ação da água e da chuva. Além disso, tenha uma iluminação para tomar uma ducha durante a noite.

ducha para área de piscina

O material mais comum para o chuveiro é o inox, pois além de elegante e moderno, é a opção que terá maior durabilidade. Prefira aqueles modelos que são revestidos inteiramente de inox e não sejam de plástico coberto por essa cor, porque com certeza irá descascar com o tempo.

Também integre a sua ducha com a natureza para ter um banho ainda mais relaxante e a posicione em um local mais reservado para que todos tenham mais privacidade.

A iluminação também é muito importante

Toda a área precisa estar bem iluminada para que você tenha um aspecto mais elegante e ainda possa utilizar a piscina até mesmo a noite. Use e abuse dos LEDs (coloridos ou não) seja dentro da piscina, direcionados ao jardim, cascatas ou caminhos de sua área externa.

É possível utilizar arandelas nas paredes, refletores de LED para iluminar plantas e objetos de decoração, postes que deixam o ambiente mais charmoso ou até mesmo modelos que são embutidos no solo para destacar ainda mais o paisagismo!

iluminação na área de piscina

Garanta a diversão da galera

Não é todo mundo que consegue e gosta de ficar mergulhando na piscina por muito tempo, então busque agradar todos os gostos. Tenha um local para quem estiver comendo e bebendo na área gourmet, um espaço para aqueles que querem jogar algum jogo, ler ou bater papo longe do sol e, é claro, um local para quem quer pegar aquele bronze.

Já aos que preferem a piscina e, principalmente às crianças, tenha alguns brinquedos para garantir a diversão. Escorregadores, espaguetes, boias, suportes flutuantes para copo, cesta de basquete, rede de vôlei ou traves para colocar dentro d’água são excelentes pedidas!

boias na piscina

Coloque bons móveis 

Seja para relaxar, beber um drink ou tomar sol, escolher os móveis adequados para área externa é um ponto fundamental, já que eles estarão expostos ao tempo. Você pode posicionar espreguiçadeiras, cadeiras, bancos e outros móveis em pontos estratégicos de sua área da piscina.

Mas atenção, pois é importante escolher o material correto! O alumínio, por exemplo, é uma boa pedida, já que são leves. Quer algo em madeira? Prefira aquelas maciças, porque elas podem resistir à ação de agentes externos.

espreguiçadeira para área de piscina

Uma boa pedida é a Espreguiçadeira Savana. O acabamento acolchoado do móvel é o diferencial. Seu design clean facilita na composição em diversos estilos de decoração, se adequando desde ao rústico ao contemporâneo. Graças a sua estrutura em fibra sintética na cor caramelo e revestimento em tecido poliéster especial para área externa, essa é uma peça que terá longa durabilidade. 

Se estiver procurando algo mais básico, mas sem perder o estilo e personalidade de seu ambiente, a Espreguiçadeira para Piscina Young é uma ótima pedida. Com traços retos e atemporais, esse móvel compõe vários estilos de decoração com conforto e funcionalidade. Sua estrutura é em alumínio na cor preto e revestimento em fibra sintética na cor caramelo, mas você pode personalizar os acabamentos da cor que você quiser na LIV Decora

Pense também na segurança

Não adianta nada ter um espaço super bonito e moderno se ele oferece riscos às pessoas que o frequentam, não é mesmo? Por isso, sempre pense na segurança de todos, mas sem perder a estética.

Prefira móveis com quinas arredondadas para ninguém se machucar, principalmente por conta de que essa é uma área que estará sempre molhada. Você também deve manter os eletrodomésticos e eletrônicos bem longe da água e, se possível, colocar antiderrapantes em degraus.

Pronto para um banho de piscina?

Vamos recapitular um passo a passo de detalhes que fazem toda a diferença quando o assunto é a decoração da área de piscina:

  1. O paisagismo é um dos elementos principais: invista em plantas que são adequadas para esse tipo de ambiente;
  2. Utilize decks de madeira e cascatas para complementar o seu espaço e aposte também em uma área de ducha super moderna;
  3. Assim como para todos os ambientes da casa, a iluminação é fundamental. Pense em direcioná-la às plantas, decoração e outros elementos;
  4. Tenha brinquedos para a piscina, principalmente se tiver crianças;
  5. Não deixe a segurança de lado: escolha um piso que não escorregue, prefira objetos de quina arredondada e ainda deixe eletrônicos e eletrodomésticos longe da água.

Agora que você já sabe tudo para decorar a sua área de lazer, confira os nossos produtos especiais para área externa no site da LIV Decora. Ah! Temos um desconto especial para sua primeira compra: basta colocar o cupom “primeiracompra” no carrinho e aproveitar! 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito