Saiba como escolher a mesa de jantar certa para sua casa
Ela é a grande protagonista da cozinha e da sala de jantar, muitas vezes sendo reconhecida como a “estrela da casa”. Além do papel estético que a mesa de jantar desempenha, ela é mais que funcional. Afinal de contas é na mesa de jantar que as refeições são realizadas, onde a família se reúne e onde ocasiões especiais são comemoradas.
Quem está mobiliando a casa ou reformando sabe que uma hora ou outra vai se deparar com a necessidade de escolher a mesa de jantar ideal. São tantos modelos: redondas, quadradas, retangulares, ovais…fica difícil saber qual vai se encaixar da melhor forma no seu ambiente. Por isso, separamos dicas incríveis pra te ajudar na hora de escolher a sua mesa de jantar.
Escolhendo o formato da mesa
Parece simples, mas a escolha do formato da sua mesa de jantar influencia na circulação das pessoas, na dimensão do espaço e até na quantidade de cadeiras que serão utilizadas.
De uma maneira geral, as mesas de jantar se dividem nos seguintes estilos e características:
- Retangulares: o tipo mais comum e mais utilizado, perfeito para quando precisamos acomodar 6 pessoas ou mais. Salas grandes, compridas e ambientes integrados recebem bem este estilo de mesa, assim como espaços estreitos;
- Redondas: ideal para ambientes pequenos e se encaixa super bem em espaços integrados também. Mesas redondas garantem mais intimismo, aconchego e proximidade na sala de jantar. É perfeita para receber 6 pessoas ou menos;
- Ovais: tem aspectos similares à mesa de jantar retangular, com a vantagem de ocupar menos espaço por conta dos cantos arredondados. É ótima para acrescentar lugares novos e para receber 6 ou mais convidados;
- Quadradas: tem um visual incrível, além de acomodar um número certo de pessoas. É indicada para espaços maiores.
Mesas redondas com tampos de 1 metro a 1,20 centímetros de diâmetro são a melhor pedida para acomodar de 4 a 6 pessoas. Uma mesa retangular pequena de 80 centímetros por 1,20 centímetros ou por 1,40 centímetros também acomoda 6 pessoas, mas precisa de um espaço maior de circulação ao seu redor.
É importante destacar que as mesas redondas geralmente tem design mais moderno e suave, que permite ousarmos mais nos outros elementos da sala de jantar. Essa modernidade também ajuda na composição de ambientes com um ar mais despojado quando desejamos.
Decidindo do tamanho da mesa
Não tem segredo. Se o espaço é pequeno, a mesa de jantar não pode ser maior que ele!
Em todo projeto de decoração temos que começar aceitando o espaço que temos disponível. Por mais que você ame aquela mesa retangular enorme, se ela não se encaixa no ambiente que você tem disponível, esqueça! Melhor encontrar algo que caiba em seu espaço e que fique elegante, do que optar por móveis que dificultam a circulação e movimentação das pessoas.
Já imaginou fazer suas refeições batendo os cotovelos na pessoa ao lado ou se encolhendo o máximo que pode para não invadir o espaço do outro? Péssimo, não é mesmo?! Por isso escolher uma mesa de jantar que acomode bem seus convidados é imprescindível. Considere que uma pessoa ocupa de 60 a 75 centímetros à mesa.
É importante deixar livre de 70 a 90 centímetros livres entre a mesa de jantar e outros móveis ou paredes à volta. Se a parede for uma passagem da casa, deixe cerca de 1 metro livre entre ela e a mesa. Não se esqueça de medir o espaço com as cadeiras inclusas.
Resumindo, se você tem pouco espaço, mas quer ter uma mesa que atenda bem seus convidados, opte por mesas redondas ou ovais. As mesas retangulares ou quadradas são mais indicadas para espaços maiores com boa área de circulação.
Destacando a mesa de jantar
Alguns itens são tão parceiros das mesas de jantar que deveriam ser vendidos em conjunto. É o caso dos lustres, pendentes, vasos e tapetes.
No caso da iluminação, o mais indicado é que a sala de jantar não tenha uma luz direta e sim a “meia luz” posicionada sobre a mesa de jantar. Pode ser um único lustre ou pendente, ou um conjunto. Assim, elas garantem uma iluminação adequada para as pessoas.
As cadeiras, que muitas vezes são vendidas junto com as mesas, podem ter um design que reforce o seu estilo de decoração, combinando ou contrastando com a mesa de jantar. Hoje, com os diferentes estilos de decór podemos ver cadeiras de cores diferentes na mesma sala de jantar e também de formatos diferentes, garantindo uma decoração mais moderna e contemporânea.
Uma boa peça para acompanhar uma mesa de jantar também, quando se tem espaço, é um aparador ou um buffet.
O material da mesa de jantar também é importante na composição da decoração do ambiente. Mesas em vidro podem ser boas soluções para qualquer estilo de decoração. Combinam com os ambientes clássicos, com os contemporâneos, com os industriais, enfim…podemos dizer que o vidro é o coringa do universo decór.
Mesas de vidro são elegantes, indicadas para ajudar na sensação de amplitude do espaço. Porém, os cuidados com as mesas de vidro são grandes. Não podem receber recipientes quentes sem proteção, correndo o risco de trincar ou rachar.
As com os pés em aço ou ferro são ideias para salas com conceito industrial e rústico. Mesas de jantar em madeira, além de terem maior durabilidade, também combinam com ambientes diversos. Desde o MDF até a reflorestada, a madeira pode ser matéria-prima principal de uma mesa de jantar ou ser combinada a outro material, como o vidro, para criar composições variadas.
Já as mesas com tampos em pedra, como mármore e granito, por exemplo, oferecem muita durabilidade também, além de garantir elegância e charme à decoração do ambiente. Elas também são bem fáceis de limpar.
Enfim, agora que você já separou algumas dicas para escolher a sua mesa de jantar que tal dar uma olhada nas opções que temos aqui na LIV? Você pode escolher conjuntos prontos ou a mesa separada das cadeiras, como preferir.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário