Como escolher o abajur perfeito para o seu ambiente
Com iluminação não se brinca. Ela é responsável pelo conforto e funcionalidade de todos os ambientes da casa. Um dos pontos de iluminação mais conhecidos e usados é o abajur.
O abajur é uma opção versátil, que além de iluminar funciona como objeto decorativo no espaço e cai bem em diversos ambientes da casa, principalmente nos quartos, escritórios, livings e cantinhos de leitura.
A palavra abajur vem do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz”. A ideia é que a pessoa que estiver usando o abajur enxergue a luz diretamente da lâmpada, tornando a iluminação muito intimista.
Ele é um querido na decoração, mas com a quantidade vasta de opções no mercado fica cada vez mais difícil escolher o abajur ideal para o seu ambiente. Pensando nisso, nós separamos dicas e vantagens de se ter um abajur para te ajudar no momento da escolha. Vem ver:
As vantagens do abajur
O abajur é um objeto que traz uma iluminação aconchegante e, por isso, pode ser inserido em diversos ambientes.
Vamos imaginar uma cena: você levanta no meio da noite e precisa ir tateando tudo no quarto até encontrar o interruptor…sem essa!! Essa é uma das funções do abajur.
Além disso, ele é perfeito para apoiar aquela leitura antes de dormir ou uma conversa entre o casal. Bacana né?! O abajur é uma mão na roda nesses momentos, além de ser um objeto decorativo que pode ter a sua cara.
Além de promover uma iluminação intimista e confortável, o abajur é relaxante e garante uma sensação de acolhimento.
Ele é o par ideal de um bom criado mudo, facilitando a visão de objetos próximos à cama, além de não ser uma peça de alto custo, de modo geral. É na mesa lateral, no criado mudo e até no aparador que o abajur se torna uma das peças decorativas do ambiente.
Cada ambiente na casa pode ser decorado com um abajur de estilo diferente, contracenando ou combinando com a decór do espaço. A versatilidade é tão grande, que o abajur pode ficar bom desde o hall de entrada até o lavabo.
Pensando em tomar um vinho com os amigos e conversar em um espaço tranquilo? O abajur cai super bem por sua luminosidade intimista.
Escolhendo o abajur perfeito
No mercado existem diversos modelos de abajures, em torno de modelos, materiais e formatos. Basta fazer uma busca e você encontrará abajures clássicos, modernos, contemporâneos, industriais, estilizados, em vidro, inox, madeira, ferro, temáticos, de plásticos e até feito em material reciclado, ressaltando o conceito sustentável.
Entendemos que fica difícil escolher o modelo ideal com tantas opções, mas vamos ao que você precisa saber antes de selecionar seu abajur:
- Tamanho do abajur em comparação com o tamanho do ambiente;
- Estilo combinando ou contrastando com o espaço;
- Onde o abajur vai ficar;
- Altura da peça em comparação com a altura da base;
- Qual será a finalidade do abajur;
- A lâmpada precisa se adaptar bem ao material do abajur.
Deixando a parte técnica de lado, você precisa decidir primeiro qual será o estilo do seu abajur. Cada casa tem uma história pra contar, inclusive as novas. Os objetos decorativos precisam mostrar esse espírito, assim como o abajur, por isso ele precisa ter a sua cara.
Outra dica importante é que se for coloca-lo em um aparador, por exemplo, precisa ficar atento a largura da cúpula, para que ela não bata na parede.
Em livings e salas de estar, o ideal é que o abajur tenha a cúpula aberta na parte de cima, com largura suficiente para que a luz se espalhe no ambiente.
Quanto ao tamanho, deixe os mais imponentes e altos para ambientes mais amplos, com pé direito alto, onde a iluminação pode se dissipar de uma forma melhor.
Quanto à lâmpada, cuidado na escolha. A iluminação difusa cria sombras interessantes nas paredes e adiciona um ponto focal, seja na sala, no quarto ou no canto de leitura. Durante muito tempo, a função primordial dos abajures era a de completar a iluminação central do ambiente. Hoje em dia, o uso do abajur é tão comum que ele é usado não apenas como uma luminária, mas como objeto de decoração em salas, quartos, corredores, varandas e até em banheiros.
Para ambientes reservados para a leitura, o abajur indicado é aquele que possui a capacidade de dissipar o máximo de luz possível. O ideal é uma cúpula seja mais clara e a lâmpada também tenha uma cor que propicie uma leitura leve, em que não precisamos forçar a vista.
Colocando o abajur no quarto
A iluminação é um dos fatores que garantem o conforto em um quarto. É o espaço da casa que precisa desse estímulo, que deve apresentar esse cenário acalentador e o abajur pode contribuir para isso.
Sendo um dos cômodos mais íntimos da casa, o quarto pede uma iluminação mais reservada, onde o abajur de encaixa perfeitamente. Mas antes, alguns pontos precisam ser levados em conta antes de escolher um abajur para o quarto, como “ele será utilizado para leitura?”, “o ambiente é grande?” e “qual é o estilo da sua decoração?”.
É importante que no quarto o abajur não traga uma iluminação que cause desconforto visual e nem que esquente muito. Por exemplo, lâmpadas amarelas são ótimas para criar um ambiente confortável e acolhedor, mas são péssimas para a leitura. De uma forma geral, a luz do abajur no quarto deve ser suave.
Outra dúvida que surge sempre é se o modelo do abajur deve ser o mesmo nos dois criados mudos. A resposta é NÃO! Decorações contemporâneas e industriais, por exemplo, com um toque mais modernista, permitem várias combinações, inclusive com o abajur.
Como falamos acima, observe a dimensão do quarto antes de escolher seu abajur. Modelos muito grandes, com estampas marcantes, não ficam bons em quartos pequenos. Já em quartos grandes, um abajur pequeno pode não dar conta da iluminação, além de se perder na decoração.
Quanto à altura do abajur, também devemos levar em conta a altura do criado mudo e da mesa lateral. A luz do abajur deve ficar na atura dos nossos ombros. Assim evitamos que ela se dissipe no ambiente.
Enfim, preze sempre pela elegância e pela funcionalidade do abajur. Assim fica fácil escolher o modelo que melhor se encaixa na sua casa ou no seu quarto.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário