Capa - Cores Para Sala: Como Escolher Melhores Tons (Guia Completo)

Cores Para Sala: Como Escolher Melhores Tons (Guia Completo)

A sala costuma ser o primeiro ambiente de uma casa ou apartamento. É ela que passa a impressão do que podemos esperar da decoração daquele local.

Também é na sala que recebemos as visitas ou então sentamos para relaxar, assistir TV ou conversar com os familiares depois de um dia corrido e cansativo. Ou seja, ela é um dos ambientes mais frequentados da casa.

Sendo assim, a escolha da cor para a sala é fundamental na hora de definir a decór do ambiente. Dependendendo da cor, ela pode transmitir uma sensação de aconchego, calma e tranquilidade.

Para te ajudar a unir uma linda decoração com o bem estar de todos os frequentadores da sua sala, a LIV Decora separou algumas sugestões especiais das principais cores que podem ser utilizadas nesse ambiente. Inspire-se com as nossas dicas e faça bonito na escolha da cor perfeita para a sala da sua casa.

Cores para a sala

Cores para sala: princípios básicos

O princípio básico para a escolha da cor ideal para a sua sala é a sensação que você deseja transmitir, além, é claro, do gosto pessoal de cada um.

É preciso pensar quais as atividades serão desempenhadas na sala, se ela será para receber visita, para as crianças brincarem ou ainda apenas para assistir televisão. Dessa maneira as cores escolhidas podem influenciar na energia do ambiente, ajudando a equilibrar a saúde, o humor e o bem estar de quem estiver por ali.

Existem algumas cores básicas e atemporais, que combinam praticamente com todo estilo de decoração. Já as cores mais fortes não devem ser usadas em cômodos muito grandes, pois pode enjoar. Agora se você gosta de abusar das cores, então a dica é compor com móveis neutros para não sobrecarregar o ambiente.

Quais as cores para sala estão mais em alta?

Quando o assunto é cor da parede para sala, temos algumas novas apostas nunca antes utilizadas. Sabe aquela parede que sempre foi clarinha? Pois bem, agora chegou a hora de usar a criatividade e encher a sua casa de personalidade.

Separamos abaixo algumas tendências cromáticas de 2018 que entraram com tudo nos mais diversos tipos e estilos de salas. Escolha a sua cor favorita e dê um toque especial no seu ambiente.

Laranja damasco

Essa é uma evolução do Millennial Pink, um pouco menos suave e mais energética. O laranja damasco fica ótimo com decoração branca, marrom ou preta.

Cores para a sala - Laranja damasco

Castanho mais fechado

A cor é uma mistura de castanho com vermelho, que acaba deixando o ambiente um pouco mais escuro. Para contrapor, você pode abusar de móveis amadeirados, dando continuidade a essa paleta.

Cores para a sala - Castanho fechado

Foscos e mates

Os tons de branco levemente tonalizados também ganharam força em 2018. É uma paleta que lembra as candy colors, porém um pouco mais suave.

Cores para a sala - Foscos e mates

Verde militar ácido

O verde musgo está em alta não apenas da cor das paredes, mas também na moda em geral. Porém, em 2018 ele apareceu em uma versão um pouco mais ácida, lembrando o pistache.

Cores para a sala - Verde militar ácido

Preto metálico

Pintar uma sala totalmente de preto nunca esteve tão em alta como esse ano. Alguns decoradores arriscam passar a tinta até mesmo no teto. Para criar uma composição mais interessante, você pode mesclar o brilho com outras peças foscas.

Cores para a sala - Preto metálico

Esmeralda profundo

Esse tom de verde, próximo ao esmeralda, na parede da sala permite uma ambientação mais profunda.

Cores para a sala - Esmeralda

Amarelo dourado

Essa é uma das tendências mais fortes para a decoração desse ano. Isso sem falar que ele deixa a sala mais vintage, porém mais energética.

Cores para a sala - Amarelo dourado

Azul saturado

O azul é repleto de vida e leva muita energia à sala. É uma cor que reinou na decor de vários ambientes.

Cores para a sala - Azul saturado

Quais as melhores tons de cores para a sala?

Uma maneira muito fácil de dar uma renovada na sala é pintando as suas paredes. Com isso você ainda consegue dar personalidade e estilo ao ambiente, além de permitir que as pessoas que ali estiverem sintam algumas sensações que podem ser de alegria, aconchego, nobreza, sofisticação, tranquilidade e outras.

As cores ainda têm o poder de criar efeitos visuais. No caso de ambientes escuros, a cor pode ajudar a rebater mais luz natural. Em cômodos pequenos, algumas cores podem ajudar a dar sensação de amplitude. Enfim, as cores para sala possuem várias finalidades, mas devem sempre seguir o seu estilo para que não haja uma mistura de elementos que não combinam entre si.

Para te ajudar na escolha da cor, vamos falar um pouquinho mais algumas delas e como influenciam no “humor” da casa.

  • Branco: é muito comum que o branco predomine nas paredes de uma casa, porém apesar de representar calma e paz, em excesso, pode transmitir a sensação de impessoalidade e vazio.
  • Verde: as várias tonalidades de verde, além de remeterem à natureza também proporcionam uma sensação de equilíbrio e bem estar do corpo e da mente.
  • Azul claro: é uma ótima pedida para a sala, uma vez que transmite calma e tranquilidade. Os tons mais escuros também podem ser utilizados, porém o ideal é que não seja em todas as paredes, pois o cômodo pode ficar escuro e pesado.
  • Lilás: essa é a melhor opção para quem gosta do estilo zen, pois o lilás está relacionado com intuição, purificação e inspiração.
  • Amarelo: uma sala com esse tom transmite sensação de bem estar e torna o ambiente mais sofisticado e alegre.
  • Vinho: apesar de trazer um ar mais anos setenta, o vinho transmite aconchego à sala , além de ficar um charme.
  • Vermelho: traz sensação de autoconfiança e coragem, traduz  uma atitude otimista perante a vida.
  • Laranja: esse tom estimula a mente, além de simbolizar a força do espírito e a busca pelo conhecimento. Uma sala com essa cor favorece o bom humor e o bem estar.
  • Rosa: essa cor convida ao relaxamento e influencia todos os sentimentos mais amáveis e profundos. Sendo assim, ela simboliza romance, feminilidade e proteção.
  • Preto: apesar de o preto favorecer o isolamento e travar a mudança, ele pode significar independência e estabilidade.
  • Cinza: pintar a parede da sala de cinza pode aguçar a generosidade, porém também é capaz de trazer o afastamento de qualquer compromisso.

Estilos de cores de acordo com o seu perfil

Cada pessoa tem a sua preferência de tons e ela deve ser levada em conta na hora de pensar na decoração da sala. Porém, mais do que isso, o perfil de cada um também precisa ser pensado, para que a cor escolhida consiga ajudar a equilibrar as emoções.

Vamos descobrir qual a cor ideal de acordo com o perfil de cada um!

As pessoas mais sociáveis e com imaginação fértil, que adoram receber os amigos podem apostar nos tons de laranja, roxo e azul, principalmente o turquesa.

Aqueles que são mais sensíveis e sonhadores podem pintar a sala com tom de azul mais claro, que é uma cor fria e que traz calma e tranquilidade ao cômodo.

Agora se você adora diversão, então pode abusar do vermelho, amarelo ou rosa. O vermelho é uma cor ousada, que atrai a atenção além de traduzir coragem e autoconfiança. Já os que preferem o conforto e equilíbrio devem pintar a parede da sala de verde, que cria uma sensação de paz e equilibra o espírito. O verde favorece muito a atividade da mente, ajudando a memorizar e a discernir.

Uma boa cor para pintar a parede daqueles que são comunicativos e amigáveis é o amarelo. Porém, essas pessoas também podem optar entre o cinza, o branco brilhante e o verde esmeralda.

As pessoas mais sensíveis e leais podem usar o branco, pois ele permite nutrir o espírito criativo, além de clarificar as emoções e dar paz. Porém, é preciso harmonizar com outra cor para que a sala não fique com aquela sensação de frieza e isolamento.

Para aqueles que preferem ambientes imponentes e luxuosos, a dica é o roxo, que é a cor da realeza. E para os que adoram a limpeza e a ordem, os tons mais indicados são os pastéis ou ainda o bege e o marrom.

Se você está sempre em busca do equilíbrio e da simplicidade, além de preferir ambientes despojados, então pode pintar a parede da sala de rosa ou verde. Por outro lado, se você adora um ambiente tradicional e clássico, a boa pedida é o cinza, o preto e o marrom.

Como combinar cores para a sala?

Quando bem utilizadas e combinadas, as cores podem deixar a decoração da sala mais bonita e atraente, realçando sensações e também trazendo emoções que influenciam na interação com o ambiente.

Sendo assim, é preciso ter moderação e equilíbrio na hora de escolher o tom ideal, para não deixar o ambiente desconfortável e muito carregado.

O tamanho do espaço disponível também influencia na cor perfeita para as paredes da sala. Por isso, vamos dar algumas dicas de como utilizar paredes coloridas na decoração de salas pequenas e grandes, para deixá-las com aparência mais atraente.

Cores para Salas Pequenas

Cores para a sala - Sala pequena

Sala pequena com parede cinza

Não é só porque a sala é pequena que você não pode utilizar cores bacanas nela. E isso não está relacionado apenas aos móveis, mas também à cor das paredes.

Em uma sala pequena você pode usar vários tons, entre eles os mais cobiçados são:

  • Branco: amplia os ambientes, propaga a luz natural e ainda agrega harmonia e elegância. O branco combina com todas as cores.
  • Cinza: ele expressa sobriedade e seriedade e  fica muito bem em salas pequenas.
  • Marrom: combina com qualquer estilo e, quando combinado com o branco, dá um toque refinado ao cômodo.
  • Azul celeste: é uma cor muito bem-vinda na sala de estar,  pois transmite calma e deixa o ambiente mais relaxante.
  • Azul marinho: agrega personalidade à sala e, quando combinado com o branco, agrega elegância e sofisticação.
  • Turquesa: esse tom transmite sensação de leveza e frescor, além de combinar com tons de cinza, prata, preto e branco.
  • Vermelho: quando usada em uma parede de sala pequena, a cor pode ser combinada com tons mais sóbrios, como o preto ou o marrom.
  • Laranja: pintar uma parede da sala com esse tom desperta a vitalidade e a criatividade. Ela combina com a madeira e tons neutros.
  • Preto: por ser uma cor coringa, ele combina com qualquer estilo e ambiente. Porém, evite pintar todas as paredes de preto, pois pode despertar insegurança e desconforto.
  • Gelo: as cores claras transmitem elegância, harmonia e propagam a luz natural. Isso deixa a sala pequena mais clara e cria a impressão de maior amplitude.

Cores para Salas Grandes

Cores para a sala - Sala grande

Uma sala grande também possibilita o uso de cores para dar destaque e charme ao  décor. Não necessariamente você precisa pintar o cômodo inteiro, pois por ele já ser maior, pode aflorar ainda mais as sensações ou ainda deixar o ambiente pesado ou frio.

A nossa dica aqui é apostar nos tons mais alegres e forte, como o caso do amarelo, laranja e vermelho. Você pode ainda apostar em uma cor na parede e outras nos móveis e objetos, para criar uma combinação despojada.

Cores para sala: 7 erros típicos e como evitá-los

Apesar da grande variedade de cores que podem ser utilizadas nas salas, é preciso tomar alguns cuidados para que o tom não crie efeito contrário do que deseja. Pensando nisso, listamos alguns erros comuns e que podem ser evitados. São eles:

  1. Pintar toda a sala de branco. Apesar de essa cor transmitir paz e calma, quando em excesso deixa o ambiente frio.
  2. Abusar do preto nas paredes. A cor é linda e dá personalidade à sala, porém pode deixar o ambiente desconfortável e transmitir a sensação de insegurança.
  3. Tons muito escuros em salas pequenas. As cores escuras, seja ela verde, marrom ou azul, deixam o ambiente mais sofisticado, porém em ambientes pequenos pode dar uma sensação de cansaço, pois fica muito pesado.
  4. Usar tons claros em salas grandes. Não há tanto problema se você quiser pintar toda a sala com uma cor muito clara, porém por ser um cômodo maior, acaba deixando o local muito impessoal e sem personalidade.
  5. Não pensar na cor dos móveis e objetos de decoração na hora de definir o tom da parede.  
  6. Misturar móveis escuros com paredes escuras. O ideal é balancear para que o ambiente não fique pesado.
  7. Comprar a tinta sem fazer um teste antes. É normal que o tom mude ao ser colocado na parede, por isso o ideal é experimentar primeiro.

Inspirações diversas para você decorar o seu ambiente

Veja algumas inspirações de ambientes muito bem decorados e com as mais diversas cores de paredes.

1- Parede gelo contraponto com Sofá Azul Dinamarca da LIV Decora

Cores para a sala - Parede gelo

2- Parede cinza mais escuro fazendo uma linda combinação com o Sofá Dreams e a Poltrona Flor da LIV Decora

Cores para a sala - Parede verde

3- Parede verde pistache criando um ambiente alegre e elegante com o Banco Cristal da LIV Decora

Cores para a sala - Verde pistache

4- Linda sala de jantar em tom de cinza escuro casando perfeitamente com as Cadeiras Eames Eiffel Madeira e a Luminária Pendente de Teto Six da LIV Decora

Cores para a sala - Tons de cinza

Cores para Sala de TV

É muito importante escolher bem a cor da sala de TV  para que não fique desconfortável e cansativa para quem passar por lá.

Como o cômodo é destinado ao descanso, o ideal é investir em tons mais neutros e que combinem com a sua personalidade. A combinação correta de cores dá sensação de aconchego à sala.

E lembre-se: antes de você decidir quais são as melhores cores para sua sala de TV, avalie como é o seu espaço, a finalidade do ambiente e os móveis disponíveis na sua casa.

Cores para Sala de Jantar

Uma sala de jantar no tom perfeito  é capaz de deixar o ambiente extremamente aconchegante. Por isso é importante equilibrar o charme e a elegância, sem deixar de lado a sua personalidade.

Nas paredes da sala de jantar você pode usar o vermelho ou amarelo que trazem alegria ao ambiente e ainda despertam o apetite.

Agora se o seu intuito é não exagerar na comida, então a cor ideal é o azul, uma vez que ela não está associada à cor de nenhuma alimentação natural, então o cérebro não liga a cor com a fome.

Cores para Sala de Estar

Antes de mudar a cor da sala de estar é preciso pensar nas cores presentes nos móveis e nos objetos de decoração como quadros, abajur e vasos.

Em salas menores, aposte nos tons claros para refletir a luz e dar sensação de amplitude. Agora se deseja destacar uma parede, dando mais profundidade ao cômodo, então pode pintar com um tom mais escuro.

Conclusão

A questão da cor da sala é muito pessoal e tem a ver com o gosto e estilo de cada um. É difícil alguém pensar na cor associando-a à sensação que ela pode transmitir.

Neste texto, mostramos como as cores podem alterar o humor e provocar novas emoções quando utilizadas nas paredes da sala de estar, sala de jantar ou sala de TV.

Se você já possui toda a decoração da casa, como móveis e adornos, então é fundamental que leve a cor desses objetos em consideração na hora de escolher o tom ideal para a sua sala.

A LIV Decora tem o maior prazer em te ajudar com a escolha perfeita, fazendo uma linda combinação entre a cor da parede e o tom dos móveis. Temos os mais diversos mobiliários, para todos os estilos e perfis, que se adequam totalmente à sua sala.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito