Capa - Decoração de Apartamento Pequeno: Um Guia Completo [Todos os Segredos Revelados!]

Decoração de Apartamento Pequeno: Um Guia Completo [Todos os Segredos Revelados!]

Os apartamentos pequenos não devem ser barreira para um ambiente bem organizado e com uma decoração invejável.

É preciso boas ideias e soluções reais de organização para conseguir otimizar os espaços e fazer a integração perfeita dos ambientes.

Neste post vamos te ensinar alguns truques para conseguir colocar tudo o que você precisa dentro de um apartamento de 30 a 70 metros quadrados. Confira!

O que é um apartamento pequeno?

Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, as construtoras andam investindo cada vez mais em lançamentos com metragens reduzidas, o que aumenta a procura pela decoração de um apartamento pequeno.

Geralmente, estes apartamentos possuem no máximo 70 metros quadrados e o grande desafio é como decorar um apartamento pequeno com o máximo de aproveitamento de espaço, mais otimizado e sem deixar o ambiente claustrofóbico.

Engana-se quem pensa que para ter uma vida boa é preciso morar em apartamentos ou casas enormes e ter muitos móveis. Pelo contrário, é possível viver de maneira mais fácil e prática morando em um apartamento pequeno. Tudo depende da forma como ele é decorado.

Como decorar o seu apartamento pequeno? Dicas de decoradores e arquitetos profissionais

A primeira coisa que você deve levar em consideração na decoração de um apartamento pequeno é que é preciso um certo desapego. Não tem como encher a casa de móveis e objetos, senão não haverá espaço nem para se movimentar.

Veja abaixo algumas dicas de como decorar cada espaço do seu apartamento pequeno.

Como decorar a Sala nos apartamentos pequenos

decoracao apartamento ambientes pequenos sofa camby

Sofá Camby da LIV Decora ideal para ambientes pequenos

No caso da sala de um apartamento pequeno, é muito importante que seja feita a escolha de móveis multifuncionais, mantendo na mente as proporções do cômodo.

Dependendo do número de moradores do apartamento pequeno, um futon (que vire cama de casal) ou um sofá-cama são ótimas opções para quando for receber visitas.

Outra ideia é optar por sofás, bancos e pufes que viram baús, pois já ajuda a guardar algumas coisas, além de manter a organização do ambiente.

O rack da sala precisa ter um propósito que é guardar objetos e também, obviamente, expor alguns itens de decoração. Caso a sala permita, você ainda pode investir em uma mesa de centro, de preferência que também dê para guardar suas coisas.

Como decorar a Cozinha nos apartamentos pequenos

decoracao apartamento pequeno banquetas

Cozinha bem planejada e com banquetas Xangai da LIV Decora

Cozinha bem planejada e com banquetas Xangai da LIV Decora

A cozinha é um dos ambientes que merecem mais atenção em apartamentos pequenos. Ela precisa ser bem planejada para otimizar o espaço e conseguir guardar todos os utensílios e eletrodomésticos necessários.

Uma boa ideia para organizar utensílios e deixar espaço livre para outros objetos é instalar prateleiras altas e ganchos nas paredes. Isso também torna o ambiente mais prático, com tudo ao alcance das mãos.

Outra peça curinga são as mesinhas dobráveis, pois quando ninguém estiver utilizando, é só deixar contra a parede para ganhar mais espaço. Outro elemento indispensável é o fogão cooktop, sobrando mais lugar para guardar alimentos e utensílios.

Agora se a sua cozinha for integrada com a sala, o ideal é usar armários discretos e em linha reta, que não interfiram na decoração do ambiente como um todo.

Como decorar o Quarto nos apartamentos pequenos

Um apartamento pequeno também costuma ter um quarto com medidas reduzidas. Mas, com alguns truques você pode superar esse problema fazendo com que o ambiente pareça maior do que é e ainda liberando espaço para guardar todas as roupas e sapatos.

Neste caso, prefira as cores claras, que aumentam a sensação de espaço. Você pode optar pelo branco ou ainda usar cores neutras tanto nas paredes quanto na roupa de cama.

Abuse das prateleiras e nichos, pois eles deixam o cômodo mais organizado, funcional e prático. E lógico, coloque espelhos para refletir o espaço e dar uma sensação de amplitude.

As camas também podem ser ótimo local para poupar espaço, então dê preferência para aquelas que possuem gavetas embaixo. Agora se o quarto acomodar mais de uma pessoa, o ideal é colocar uma beliche ou treliche.

E, para quem não larga mão de assistir um bom filminho deitado na cama, a melhor opção é o home suspenso ao invés do painel na parede. Mesmo porque, se o quarto for de frente para a sala, você pode aproveitar e fazer de um jeito que dê para virar para os dois lados.

decoracao apartamento pequeno tv

Uma TV para dois ambientes

Como decorar o Banheiro nos apartamentos pequenos

Sabe aquela história de lotar a pia do banheiro com objetos pequenos (remédios, perfumes e maquiagens)? Pois bem, esqueça! Esses produtos acabam atrapalhando totalmente a organização do espaço.

Ao invés disso, procure instalar pequenas prateleiras ou nichos nas paredes para ajudar a multiplicar espaço e também manter as coisas mais organizadas.

decoracao apatamento pequeno

Banheiro otimizado com prateleiras

Outra boa dica é usar cestos seja dentro ou fora do armário, para dar um toque especial na decoração do banheiro e ainda ajudar com a organização.

Outras dicas de decoração para apartamentos pequenos

Além dos truques específicos para cada ambiente, ainda é possível abusar de outras dicas para deixar o apartamento pequeno com uma decoração linda e funcional. E é isso que vamos ensinar a seguir.

decoracao apartamento pequeno sofa cama confort

Sofá Cama Confort da LIV Decora

Como aproveitar melhor o espaço?

Existem inúmeras maneiras de aproveitar melhor o espaço do seu apartamento pequeno, podemos citar entre as principais delas:

  • Utilizar eletrodomésticos funcionais e compactos, pois trazem flexibilidade para o cômodo;
  • Usar móveis dois em um, como sofá que se transforma em cama, bancada com gaveta ou cama com baú. Essa multifuncionalidade faz com que o espaço seja muito melhor aproveitado;
  • Abusar das cores claras para dar sensação de amplitude e continuidade nos cômodos;
  • Colocar prateleiras e nichos nas paredes para ajudar a guardar objetos.

Um ponto muito importante nesses casos é desapegar daquilo que não usa para sobrar mais espaço para o que realmente importa.

Integração entre os ambientes

A integração entre os ambientes é uma realidade não apenas dos apartamentos pequenos, mas ela vem sendo usada em vários tipos de imóveis.

Porém, em ambientes estreitos essa parece ser a opção mais inteligente para ampliar o espaço, sem o uso de paredes para separar os cômodos.

É possível unir o quarto com a sala, a cozinha com a lavanderia, a sala com a varanda e a cozinha com a sala. Muitas são as opções que permitem uma circulação mais prática pelo apartamento, além de facilitar a organização.

Espaços integrados e multiuso [casa + trabalho]: Integração funcional e estética

Transformar um ambiente em um cômodo multifuncional não é apenas uma necessidade de quem mora em um apartamento pequeno. Muitas pessoas que trabalham de casa optam por esta alternativa para integrar espaços e também deixar a casa mais funcional.

É muito comum utilizar uma mesa ou escrivaninha num canto da sala para, além de deixar o ambiente mais bonito, com a ajuda de abajures, também servir como um mini “escritório”.

Uma boa opção para quem não quer ser interrompido, é colocar uma porta de correr ou um painel entre os ambientes, para que não haja interferência externa no momento do trabalho.

Cores e estilos: Como escolher?

As cores tem o poder de ampliar um espaço, mas também de reduzi-lo. Por isso é muito importante tomar cuidado na hora de escolher a cor ideal para um apartamento pequeno.

Os tons mais claros são as melhores opções, pois amenizam os recortes e aumentam a sensação de espaço.

Porém, para quem gosta de dar um charme extra na decoração de um apartamento pequeno, a dica é:

  • Misturar tons claros ou pastéis para que não fique tão monótono;
  • Colocar tons mais escuros no chão, desde que a parede seja clara;
  • Usar de cores luminosas para iluminar o ambiente.

Agora na hora de escolher o estilo do apartamento, isso vai depender do gosto de cada um, porém é imprescindível que cada cantinho seja aproveitado da maneira mais funcional possível, sem esquecer, claro, da beleza.

As dimensões dos móveis e o limite de peças decorativas é muito importante para esses ambientes, pois de nada adianta pintar a parede de branco e colocar uma cama enorme no quarto. Tudo precisa estar alinhado para criar um visual mais harmonioso.

Como misturar diferentes estilos?

É muito comum observarmos uma decoração mais moderna com alguns elementos clássicos ou outras misturas de estilos. Isso pode ter um efeito bacana em um apartamento pequeno, desde que seja bem feito.

A dica principal é: não exagerar! Na mistura, no tamanho dos móveis, na quantidade de objetos. Um apartamento pequeno precisa ser o mais clean possível.

É possível brincar com as cores e texturas presentes nas paredes, tapetes e almofadas, para balancear a mistura de estilos e sem deixar o visual pesado.

Tendências para apartamentos pequenos mas estilosos

Algumas tendências são muito específicas para manter os apartamentos pequenos cheios de estilos. Podemos citar algumas delas como:

  • Tons claros e neutros: além de dar a sensação de amplitude, essas cores conferem leveza e simplicidade;
  • Móveis com formas suaves: as curvas estão em alta e já fazem parte dos mais diferentes tipos de mobiliários. Elas acabam levando um pouco de leveza e encanto para o ambiente;
  • Luz natural: a iluminação natural está tomando conta dos projetos de decoração e somada aos tons claros do ambiente maximiza a leveza do cômodo. Ela combina muito bem com uma decoração minimalista;
  • Cor cinza rosado: esse tom é uma das grandes apostas por ser suave e aconchegante. Ele não precisa estar necessariamente na parede do apartamento, mas pode compor uma almofada ou até mesmo um sofá.

Cozinha para apartamentos pequenos

A cozinha de um apartamento pequeno deve ser multifuncional, ou seja, o local não somente onde a família faz as refeições, mas também onde assistem televisão e planejam o seu dia.

A melhor opção para a cozinha de apartamentos pequenos é aproveitar o máximo de espaço possível no planejamento e também na decoração.

Muito em evidência nos últimos anos são as ilhas, que acabam ocupando um espaço que talvez não seria utilizado e nela é possível instalar o cooktop e ainda fazer a bancada para as refeições.

Os armários planejados também são essenciais para embutir eletrodomésticos e aumentar a funcionalidade do ambiente.

Outra ideia, dependendo do número de moradores, é utilizar uma mesa dobrável e abusar das prateleiras para colocar mantimentos e utensílios.

Como decorar apartamentos pequenos sem sacrificar o seu bolso

decoracao apartamento pequeno bolso economizar

Apartamento pequeno decorado com Poltrona Swan pé palito da LIV Decora

São várias as opções para quem quer ter um cantinho bonito e decorado, mas sem ter que gastar muito.

A primeira opção é montar uma parede com vários quadros, de diversos tamanhos e estilos, e fazer uma espécie de galeria. Essa é uma ótima ideia para repaginar o ambiente sem ter que fazer mudanças estruturais.

As prateleiras e os nichos também são ótimos para dar vida a um cantinho especial. Você pode colocar flores, livros ou outros objetos decorativos dentro deles.

Agora se você cansou daquele móvel que está mais velhinho, por que não dar uma demão de tinta nele? Além de repaginar a peça você ainda da uma renovada no ambiente.

As capas de almofadas também fazem parte do investimento baixo e que pode modificar o humor da sala ou do quarto.

Dicas de iluminação

A iluminação de um apartamento pequeno também deve seguir a proposta do mobiliário, neste caso, criando efeitos interessantes e soluções funcionais.

O uso do forro de gesso traz mobilidade para deslocar os pontos de luz existentes para o local exigido pelo mobiliário. Você ainda pode instalar pendentes e spots no forro, levando em consideração a cama, a mesa lateral, a mesa de jantar e outros pontos que vale a pena destacar.

Uma boa dica também é distribuir luminárias e abajures pelos cômodos, porém para que não ocupem muito espaço, você pode dar preferência para aquelas que ficam fixas na parede ou no teto.

Objetos que podem deixar o seu apartamento pequeno muito charmoso

Alguns objetos podem fazer toda a diferença na decoração de um apartamento pequeno. Para poupar espaço sem deixar de levar graça para o cômodo, você pode investir em:

  • Almofadas com tons mais alegres, para quebrar um pouco o gelo;
  • Luminárias ou pendentes, que além de não ocuparem espaço dão um charme a mais na decoração;
  • Prateleiras e nichos para ajudar na funcionalidade e também na decoração do ambiente;
  • Quadros para deixar a parede mais dinâmica;
  • Espelhos para aumentar a sensação de amplitude.

Apesar de batermos na tecla de que um apartamento pequeno precisa ser clean e sem muito enfeite para não ficar pesado, você pode, sim, usar um vaso, um porta retrato ou qualquer outro objeto de decoração que goste. A dica é apenas não exagerar na quantidade.

Espelhos: como usar em apartamentos menores?

O uso de espelhos na decoração é um truque muito conhecido para ampliar espaço. Em apartamentos pequenos então, isso faz toda a diferença.

Quando utilizados em uma parede inteira, na vertical ou na horizontal, eles têm o poder de praticamente dobrar a profundidade de um ambiente. Porém, nunca coloque um espelho onde os seus convidados vão ficar olhando diretamente enquanto comem.

Se você quer brincar um pouco com o uso dos espelhos, é possível montar um conjunto em uma parede, de diversos tamanhos e formatos, pois conferem leveza e suavidade ao espaço.

Já para quem precisa otimizar espaço, nada melhor do que escolher um guarda roupas de correr com um espelho em uma das portas.

13 exemplos de apartamentos pequenos bem decorados

Se você está em dúvida ainda do que fica bom ou não em um apartamento pequeno, vamos te mostrar algumas opções de ambientes bem decorados.

Armário dividindo o quarto da cozinha

decoracao apartamento pequeno armario cozinhaDivisória de madeira entre o quarto e a cozinha

decoracao apartamento pequeno armario madeiraQuarto e sala separados por uma prateleira

decoracao apartamento pequeno prateleiraCama mais alta para ceder espaço para armários

decoracao apartamento pequeno armario camaTelevisão com visibilidade para dois ambientes

decoracao apartamento pequeno armario cozinhaSofás com gaveteiros

decoracao apartamento pequeno gaveteirosTodos os ambientes integrados

decoracao apartamento pequeno integradosMáquina de lavar dentro do banheiro

Máquina de lavar dentro do banheiroDistribuindo bem os espaços e TV giratória

decoracao apartamento pequeno diratoriaBancada multifuncional

decoracao apartamento pequenoHome office integrando as salas

decoracao apartamento pequeno home officeUso de cores claras e espelhos

decoracao apartamento pequenoEletrodomésticos compactos

decoracao apartamento pequeno

O que você NÃO deve fazer na decoração de um apartamento pequeno

É verdade que os apartamentos estão cada vez menores, porém não é tão difícil assim fazer uma decoração prática e funcional, sem deixar de lado o conforto e a beleza.

Depois de tudo o que falamos até aqui, sobre o tamanho dos móveis, a cor da parede, os móveis dois em um, entre tantas outras coisas, nos resta elencar algumas dicas do que não deve ser feito em um apartamento pequeno para que você consiga driblar a falta de espaço.

  1. Usar cores escuras: como já foi dito, as cores mais claras ajudam a dar uma sensação de amplitude e, ao contrário, as cores escuras deixam o ambiente menor. Isso não significa que o apartamento precisa ser monocromático, mas você pode colocar outras cores nos objetos decorativos e até mesmo nos móveis.
  2. Colocar móveis grandes: além de atrapalhar a circulação, o uso de móveis muito grandes acabam deixando o ambiente muito pesado. Para os apartamentos pequenos a dica é apostar em móveis mais simples, dispensando até mesmo os puxadores em alguns casos.
  3. Exagerar nos objetos: fato é que tudo em excesso compromete o espaço. Por isso o ambiente precisa ser muito bem planejado e deixar para usar peças que representem personalidade e estilo.
  4. Usar vários tipos de pisos: além de criar a sensação de que o espaço é menor, o uso de muitos tipos de pisos recortam o ambiente. Ao apostar em um único piso você dá mais amplitude, sem delimitar o espaço.
  5. Esquecer dos móveis funcionais: são eles que garantem a praticidade do ambiente, ocupando menos espaço, porém não deixando o conforto de lado. Aqui podemos citar os sofás que viram cama, as bancadas escondidas dentro de armários, as portas de correr, o painel giratório, entre outras possibilidades.
  6. Não fazer ambientes integrados: com a eliminação das paredes você consegue ter uma amplitude visual, fazendo com que o apartamento pareça maior.
  7. Não utilizar espelhos: eles são ponto chave para conferir aspecto maior aos ambientes, porém é preciso escolher bem a parede onde serão instalados

Conclusão

Viu só! Nem é tão difícil assim pensar na decoração de um apartamento pequeno. Primeiro de tudo é preciso saber escolher os móveis de acordo com o ambiente, para que eles não atravanquem a passagem e deixe o cômodo pesado.

Para dar sensação de amplitude, basta apostar nos espelhos e nos tons claros. Para quem gosta de obra, o ideal mesmo seria, de repente, integrar os ambientes e dividi-los com peças funcionais como uma prateleira ou um armário.

Se você precisa de ajuda para decorar o seu apartamento pequeno, a LIV Decora pode te ajudar com isso.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito