Decoração geométrica: como criar, usar e + 30 inspirações
Um dos estilos em alta atualmente é, sem dúvidas, é a decoração geométrica.
Por outro lado, muita gente ainda tem medo de se arriscar nesse estilo de decoração, justamente, porque tem medo de deixar o ambiente sem graça ou muito padronizado.
Mas, se você está pensando assim, você está muito, muito, muito enganado mesmo!
Eu sei, quando a gente fala sobre decoração geométrica, você pode lembrar daquela régua de transferência da escola ou daquelas aulas de matemática. E, sim, elas podem influenciar a sua decoração.
Ok, calma! Se você não é adepto à matemática, não se preocupe, porque este artigo será muito mais legal do que aquelas aulas!
Ficou mais tranquilo? Ótimo! Agora respire um minutinho e aproveite para seguir a página da LIV Decora no Instagram. Lá, você confere nossas promoções exclusivas as novidades de marca e fica por dentro das tendências do mundo decor!
Tudo pronto? Então vamos ao artigo!
O que são as formas e os padrões geométricos?
Pontos, linhas, superfícies, forma, forma, ângulos, etc.
Todas essas palavras são e estão associadas à geometria, seja na sala de aula ou no mundo do design.
Fundamentalmente, as formas geométricas sempre retornam a uma coisa – a forma.
Mas, por outro lado, saber como incorporá-los a decoração do seu ambiente significa, anteriormente, conseguir encontrar a resposta para o que exatamente é uma forma geométrica?
Na verdade, formas e padrões geométricos (formados por uma série de formas geométricas) estão por toda parte. Eles podem ser bidimensionais ou até mesmo tridimensionais.
Essas formas ou padrões podem ser angulares ou tão suaves quanto um arco.
Ao contrário do que muita gente pensa, círculos, ovais e crescentes, são tão geométricos quanto triângulos, quadrados e hexágonos, embora seja um equívoco comum que as formas geométricas no design de interiores sempre consistam em linhas fortes e cortantes.
Sem deixar o artigo muito denso com conceitos ou com álgebra, o básico do desenho geométrico é focar no que chamamos de formas criadas pelo homem.
Portanto, as formas regulares e irregulares que você aprendeu na escola (de paralelogramos a cubos), em vez de formas provenientes de objetos naturais (de espécies vegetais e animais) e assim por diante.
Tipos de formas geométricas e padrões em design de interiores
A maioria das pessoas já possui um certo grau de decoração geométrica para a casa.
Mas, para começar, você pode apostar em alguns padrões geométricos mais simples que apresentam qualquer um desses candidatos clássicos:
Quadrados
Quando você olha para imagens de desenhos geométricos, é muito fácil entender as impressões têxteis e não, necessariamente, as formas das principais das peças de mobiliário e outros acessórios da sala.
As mesas de apoio, tapetes, espelho, almofadas e até mesmo alguns lenços de papel são aqueles, normalmente, representados como um quadrado ou cubo são ótimas opções.
Você também pode repetir essa estratégia pela sala e, então, criará um padrão geométrico mais sutil.
Triângulos
Um dos ícones do desenho geométrico, os padrões com triângulos, são confiantes e dinâmicos.
Além disso, esse tipo de decoração geométrica também faz com que o seu quarto seja energizado.
Tente não misturar muitos tipos diferentes de triângulo no mesmo espaço, já que isso pode, de alguma forma, sobrecarregar o seu ambiente muito rápido.
É muito mais eficaz ficar com um ou dois triângulos e, então, usá-los com moderação.
Círculos:
Assim como nos quadrados, é surpreendentemente fácil criar e encontrar padrões geométricos circulares no design de interiores.
As mesas de café, por exemplo, podem ser circulares.
Os círculos alongados em forma de losango também são a grande tendência no momento e se adequam a peças centrais de móveis, como apoios para os pés.
Além disso, espelhos e tapetes vêm em uma enorme variedade de tamanhos circulares.
É uma boa aposta, nesse sentido, contrastar formas geométricas de linhas fortes com o tipo circular mais suave para criar equilíbrio e harmonia. A decoração geométrica nesse contraste fica incrível!
E se você quer encontrar peças que deixam o seu ambiente cheio de charme e estilo, então não perca tempo e confira as linhas de produtos da LIV Decora. Além de beleza, a qualidade e durabilidade das nossas peças irão te surpreender!
Hexágonos:
Enquanto os gregos antigos ficaram extremamente conhecidos justamente por adotarem o desenho geométrico em seus interiores e como traziam serenidade, certas formas sempre parecerão um pouco mais ousadas.
Uma dessas formas é, sem dúvidas, o hexágono.
Uma mesa lateral contemporânea, por exemplo, pode apresentar essa forma hexagonal.
Mas o mais comum mesmo, certamente, são as arandelas de suporte e luminárias. Elas, inclusive, se tornaram queridinhas de quem está apostando em uma decoração geométrica.
A decoração geométrica também pode dialogar muito com a decoração industrial. Por isso, aproveite que você está se aventurando pelo mundo decor e leia o artigo que preparamos sobre como criar uma decoração industrial.
Como estilizar móveis geométricos e decoração de casa
Quase todos os tipos de padrão geométrico, quando usados em massa, são tipicamente vinculados a três estilos de estética – Decoração de Arte, Tradicional ou Contemporâneo.
Aqui, você pode se dar ao luxo de estilizar uma sala com vários tipos de formas e padrões, mas ainda é importante, nesse caso, não deixar nenhuma das formas ficar em destaque.
Muitas referências de desenho geométrico significam que uma delas é diluída e, assim, fica com pouquíssima coesão.
Para resolver esse problema, o ideal é escolher uma categoria de forma e repita-a em toda a sala – esta é uma maneira simples e prática de fazer um padrão geométrico de uma maneira incrível.
Você pode, por exemplo, focar em linhas, onde papel de parede, mantas e travesseiros compartilham mais ou menos o mesmo ponto de vista.
Seja qual for o estilo do seu interior, sempre leve em consideração o efeito das formas arquitetônicas já presentes no seu ambiente.
As tábuas do assoalho oferecem retângulos, as janelas podem fornecer quadrados, retângulos ou então círculos. As escadas, por outro lado, podem proporcionar uma forma de trapézio na sala. As portas trazem retângulos e até mesmo os tetos desempenham um papel produtivo para a decoração.
Então olhe para cima, olhe para baixo e olhe em volta. Observe a influência de cada um dos elementos do seu ambiente e faça as contas para ver como todas elas se encaixam no seu esquema.
Confira, a seguir, mais algumas inspirações de decoração geométrica para a sua casa!
Mas, antes disso, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão cada uma das novidades da nossa marca e as dicas especiais que preparamos para você.
Não se preocupe, pois não mandamos spam! Agora sim, divirta-se com esses modelos!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário