Capa - Decoração Industrial: De Nova York para o Mundo

Decoração Industrial: De Nova York para o Mundo

Se você é do time que adora uma combinação cheia de personalidade e com um toque moderno, separamos algumas dicas para você. A decoração industrial possui tonalidades neutras, materiais rústicos, objetos decorativos inusitados e outros detalhes capazes de transformar qualquer ambiente.

É possível decorar grandes espaços com muito estilo e poucos materiais?

Sim, o segredo está no estilo que há quase um século conquista corações pelo mundo inteiro: a decoração industrial. Não se trata somente de aplicar a arte do minimalismo, onde menos é mais. Aqui, o conceito básico está na harmonia perfeita entre estruturas rústicas, pesadas e objetos modernos e leves, com um toque de “inacabado”, agregando charme, sofisticação e contemporaneidade ao ambiente.

Decoração Industrial

Se você gosta desse estilo mais moderno e cosmopolita, saiba que com pequenas e simples mudanças é possível incorporar a decoração industrial a qualquer ambiente. Confira como surgiu e descubra como usar na sua decoração.

O começo de tudo

A inspiração surgiu entre os anos 50 e 70 na cidade Nova York. Devido ao considerável aumento populacional da época, um número cada vez maior de pessoas procuravam por novas alternativas de moradias. Assim os galpões e estúdios abandonados, que antes haviam abrigado as antigas fábricas foram transformados em casas amplas. Os “lofts nova-iorquinos”, como são conhecidos caracterizam-se principalmente por ambientes integrados, paredes de tijolos à vista, acabamento em cimento queimado ou concreto e com tubulações e vigas à mostra.

Estilo Industrial

Loft industrial: viva com mais espaço e praticidade

Apesar de a decoração industrial ter surgido em Nova York, os lofts já eram conhecidos na França desde 1950. Estes “descontraídos” modelos residenciais eram ocupados em sua maioria por profissionais liberais e artistas franceses, que moravam e trabalhavam nestes ambientes. A perfeita união ideal entre casa e trabalho.

Um típico loft industrial é formado pela combinação de ambientes integrados, pé direito elevado ou duplo, sem limitações de espaços, amplas portas e janelas, cozinha estilo americana e quarto que pode ser situado em um mezanino, a depender das dimensões gerais da residência.

A decoração padrão é constituída por estruturas metálicas e vigas expostas, um acabamento simples e o uso de cores neutras aplicadas em determinados itens do espaço.  O piso é geralmente produzido em madeira ao estilo rústico. Já as paredes podem apresentar tonalidades neutras que variam entre o cinza, preto, grafite, gelo, tons terrosos ou simplesmente o branco.

Estilo Industrial na Decoração

Decoração industrial: Otimize seu espaço!

Se você pretende conciliar seu imóvel, unificando a vida pessoal com a profissional, a dica é utilizar a decoração industrial para otimizar os espaços da sua casa, deixando-os mais amplos, contemporâneos e extremamente funcionais. Crie novos ambientes, integrando a sala de estar e jantar, ou ainda, a cozinha com a sala de estar. Se for necessário incluir alguma divisória ao espaço, utilize o próprio mobiliário como estantes, prateleiras e balcões.

Na decoração industrial “ser imperfeito” é a base do estilo. Fique tranquilo em deixar algumas peças ou partes da casa sem acabamento. A ideia básica é expor fios, tubulações, estruturas e pedaços em madeira. Tudo em concordância com os demais elementos da sua residência.

A ergonomia, além de promover mais praticidade, também faz parte deste estilo. Facilite a locomoção através da distribuição do mobiliário em amplos espaços, intercalando com espaços vazios. Por este motivo, a decoração industrial continua sendo muito requisitada nos dias atuais.

Materiais, cores e texturas que formam a decoração industrial 

A ordem desta tendência é misturar tudo que for possível de peças, as estruturas e materiais variados, e ainda que este estilo pareça um tanto sóbrio e neutro, é possível diversificar e com algumas dicas básicas tornar sua casa muito confortável, mais moderna versátil.

Na decoração industrial, vale a pena fazer uso de um mix de texturas compostas por concreto, madeira, ferro, vidro, couro, cortiça e ainda, abusar dos metais espelhados, oferecendo um toque de classe e requinte ao ambiente. Aposte também em objetos diferenciados, modernos e com detalhes espelhados que irão proporcionar mais luz e claridade ao local. Fuja da conjunção convencional entre o metal envelhecido e o rústico.

Outra dica interessante é usar os objetos em estilo vintage, como relógios, quadros, vasos, cadeiras e acessórios que remetam ao antigo, misturando-os as peças mais sofisticadas e abstratas. Dedique uma parede de sua casa para a introdução de um grafite ou um painel de desenhos e mensagens livres, esta sugestão é válida aos amantes da cultura pop.

Em relação às cores utilizadas na decoração industrial, o importante é mesclar tonalidades opostas, como as monocromáticas com as chamativas ou neutras com vibrantes. Os tons em vermelho, laranja, púrpura, amarelo ou turquesa são bem apreciados nas decorações industriais, produzindo contrastes interessantes ao espaço. Limite à utilização da cor cinza apenas ao concreto na hora de decorar e evite a aplicação um tom único, em todo o ambiente, opte por algumas partes do local, exemplo, a cozinha ou mezanino. Aplique tintas especiais ou texturizadas apenas em uma ou duas paredes da sua casa.

Mais luz para a sua casa ao estilo industrial 

Por ser uma característica básica da decoração industrial, a iluminação tem papel fundamental em qualquer loft. Nestes ambientes as janelas são enormes e geralmente altas, mantidas do mesmo modo quando instaladas nas fábricas e galpões antigos, o que proporcionar naturalmente mais luminosidade ao imóvel, durante as horas do dia.

Por ser uma tendência cada vez mais presente em hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais em todo o mundo, a iluminação em estilo industrial também podem ser aplicadas as demais residências, sem que esta seja basicamente um loft, deixando seu espaço mais descontraído e confortável, sem precisar investir em grandes obras ou alterar toda a estrutura do ambiente.

A dica fica por conta da utilização de diversas luminárias espalhadas por todo o local para aumentar a sensação de amplitude. Estas luzes podem ser fabricadas em metal em design moderno e cosmopolita. Aos que prefiram acessórios decorativos mais intimistas, vale usar as luminárias artesanais, dando um ar mais aconchegante à residência.

Outra sugestão são as lâmpadas pendentes (suspensas) e com fios expostos, excelentes para decorar de forma eficaz, oferecendo pontos fixos de luz ao ambiente. Aplique sem medo errar sobre a bancada da cozinha, mesas, escritórios e até nos quartos. Já para iluminar locais específicos e facilitar a leitura ou momentos de descanso, o ideal é fazer uso de luminárias produzidas em metal, estas trazem um visual mais agradável e podem ser instaladas ao lado de sofás, camas ou sobre escrivaninhas.

As luminárias também podem ser utilizadas na forma de luzes em tubulações, essa dica é ideal para grandes espaços e locais com tetos altos. As luzes são interligadas diretamente aos canos de metal e integram todo o ambiente da cozinha a sala e quarto. Se preferir diversificar a iluminação da sua casa, crie uma atmosfera de estúdio ou cinema, adquirindo lâmpadas em tripés, que projetam suas luzes desenhadas em determinados cenários do ambiente.

Mais uma grande aposta que pode ser aplicada em diversas casas é a utilização de led, neons, luminosos de bar ou letras luminárias portáteis, são fáceis de usar e podem ser introduzidas em qualquer ambiente. Para deixar sua sala ou quarto com um ar despojado, escolha o lugar e instale sua luminária, mas cuidado, evite exagerar na dose e faça uso de apenas um acessório por vez.

Mobiliário industrial: o contraste ideal entre antigo e moderno

A decoração industrial busca o equilíbrio entre acessórios e materiais diversos, que juntos tornam-se perfeitos, mesmo com a imperfeição de suas aplicações. Por isso o mobiliário que contempla este estilo também mistura diversos itens como a madeira, ferro, couro, vidro, entre outros. A combinação ideal esta justamente quando se utiliza o antigo com o novo em um único lugar, por exemplo, utilizar uma mesa de madeira envelhecida acompanhadas de cadeiras de ferro estilizado.

Como já dissemos aqui, o estilo vintage aplica-se muito bem neste segmento, dentre seus objetos estão às máquinas de escrever, de costura, aparelhos de rádios, telefones, geladeiras coloridas, jarras, vasos, eletrodomésticos antigos, podem ser apresentados em conjunto a acessórios modernos como esculturas e quadros abstratos. O novo e o antigo se alternam a todo o momento na decoração industrial. 

A decoração e os moveis industriais surgiram juntos entre o período de 1950 e 1970, unificando casa e trabalho em um mesmo ambiente. A essência deste estilo esta na instalação de poucas opções de acessórios e mobiliários ao local, aproveitando da melhor forma possível cada peça e espaço disponível.

Um item importante do mobiliário é a prateleira ou estante, em várias cores, materiais e estilos, esta peça “coringa” pode ser utilizada como divisória entre a sala de estar, jantar, cozinha e demais espaços, além de ser útil para a organização de seus livros, discos e objetos variados. Outra peça fundamental é mesa de centro ou mesa de café fabricadas em madeira rústica ou metal, elas acrescentam mais estilo e charme a sua sala de estar. E para os sofás ou camas, vale apostar em modelos fabricados em ferro desgastado ao estilo industrial. 

No mobiliário industrial também é possível aplicar a arte do “Faça você mesmo (a)”, reaproveitando materiais e economizando muito. Os caixotes utilizados para transporte de alimentos em feiras e mercados livres podem facilmente serem instalados na sala de estar como mesa de descanso, puffs, guarda-livros, guarda-trecos ou suportes, basta decorá-los em tonalidades a seu gosto ou deixa-los ao natural no ambiente.

Busque o equilíbrio neste estilo de decoração, faça um balanço entre o antigo e o novo com a introdução de plantas no ambiente, alocadas em vasos pequenos ou grandes distribuídos pelo espaço, elas irão proporcionar mais cor e vida a sobriedade característica do aspecto industrial.

Para complementar o cenário, almofadas, cortinas e roupas de cama nos mesmos tons também são bem-vindas! A dica para quem quer deixar tudo mais interessante é brincar com a composição de estampas geométricas nos tecidos. Já para quebrar a seriedade, distribua vasos com flores ou folhagens, lâmpadas sem lustre e até mesmo algumas velas por todo ambiente. E não se esqueça, decore com harmonia e evite que sua casa se pareça apenas com um imóvel abandonado.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a decoração industrial? 

Conforme apresentamos aqui, este estilo atrai aqueles que gostam de misturar tendências, formas e materiais não convencionais. Vimos como é possível decorar com classe, bom gosto, pouco investimento e muita criatividade. Vale abusar das ideias e aproveitar cada espaço da sua casa, otimizando o lugar como todo, e sem deixar de valorizar os pequenos detalhes.

Reaproveite os materiais como tijolos, blocos e azulejos de obras antigas realizadas em seu lar. De modo geral as paredes da decoração industrial podem apresentar um aspecto inacabado muito apropriado neste estilo, o importante é misturar materiais e referências, para uma parede aparentemente rústica, disponha quadros modernos com desenhos abstratos em tamanhos variados. Crie um ambiente de descontração e sofisticação ao mesmo tempo.

Este conceito de decoração surgiu há mais de sessenta anos e continua presente em casas, apartamentos e lofts espalhados por diversos países. Sua evolução é constante, sempre se adaptando as necessidades atuais. A decoração industrial é usabilidade, eficiência, conforto, autonomia, beleza, ergonomia e muita sustentabilidade ao retratar o reaproveitamento de materiais e a customização de objetos antigos.

O importante aqui é abusar dos tons neutros e sóbrios, como preto, cinza e marrom, além de não ter medo de combinar materiais mais rústicos e pesados como madeiras, metais, cimento e pedras. Tudo isso vai deixar o espaço com muita personalidade e com aquele toque “inacabado” que é o ponto principal deste estilo.

Inove sua casa com a decoração industrial!

 

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito