Posted in:

DIY Decoração com Pallets: + de 25 inspirações para a sua casa!

A decoração com pallets, ou paletes – em Português –, está cada vez mais em alta e deixa o ambiente com um ar super leve.

Esse tipo de decoração é, portanto, uma ótima alternativa para quem quer uma casa bem decorada, com um revestimento bonito e, o melhor, sem gastar muito!

Se você gosta de um estilo mais rústico, a decoração com pallets certamente será uma opção bem econômica e eficaz para renovar o seu ambiente.

Além disso, você não precisa encontrar um profissional para criar diferentes itens com o pallet, você pode fazer sozinho. Por isso o artigo de hoje é DIY, ou seja, do it yourself.

Antes de apresentarmos mais de 25 inspirações para você se divertir com a decoração da sua casa, não se deixe de seguir a LIV Decora no Instagram. Lá, você confere as melhores dicas preparadas especialmente pelo nosso time!

Seguiu lá? Então vamos para o artigo!

O que são pallets e o que dá para fazer com eles?

Nessa levada sustentável que o mundo está vivendo, a arquitetura decidiu absorver essa tendência e transformá-la em soluções incríveis para a sua casa.

Pallets, ou paletes, como também são conhecidos em português, são, portanto, estrados de madeira que servem para auxiliar no transporte ou armazenagem de cargas.

A maioria deles é fabricada de eucalipto e de pinus. Com os pallets, é possível criar:

  • Base para a cama;
  • Painel;
  • Sofás;
  • Mesa de centro;
  • Armário;
  • Estante;
  • Suporte para livros;
  • Casinha de cachorro;
  • Poltrona;

E não se restringe a isso. Você ainda pode criar outras coisas incríveis. Por outro lado, é necessário usar e abusar da imaginação!

Como fazer decoração com pallets

Como dissemos anteriormente, há uma série de itens para fazer com os pallets. Então veja algumas opções mais conhecidas:

  • Painel com pallets: como fazer

Essa, talvez, seja uma das coisas mais fáceis de fazer com os pallets: o painel.

Para fazer um painel com pallets, você precisa ter um pouco de cuidado na hora de conferir certinho as medidas e dimensões que você precisa para saber exatamente a quantidade de pallets que você precisará comprar.

Nesse momento, é possível o painel com pallets de duas maneiras:

  • De forma rústica, com um acabamento crú e mais natural. Como esse projeto, por exemplo:

  • Com um acabamento mais rústico: você pode passar verniz, pintar ou até mesmo revestir de uma maneira diferente. Veja esse painel que lindo!

Como fazer um sofá com pallets

O sofá com pallets é, com certeza, uma das peças queridinhas para quem gosta desse tipo de decoração. Fazer essa peça, entretanto, requer um pouco mais de habilidade, paciência e tempo.

Apesar de ser uma peça simples, o sofá com pallets é um móvel muito versátil e que combina com diferentes estilos de decoração. Veja como esse sofá ficou lindo:

O sofá com pallets também fica incrível para compor uma decoração mais clean, como essa:

Se você tem uma casa na praia também, o sofá com pallets ajuda a criar uma decoração mais leve.

Inclusive, preparamos um artigo maravilhoso com dicas incríveis para decorar a sua casa de praia!

Materiais para o sofá

  • Pallets
  • Lixa (grossa)
  • Pregos e alguns parafusos
  • Furadeira
  • Martelo
  • Veniz
  • Almofadas, futtons ou colchonetes nas cores e estilos que você preferir

O primeiro passo é lavar e, depois, lixar cada um dos pallets. Nesse momento, se você preferir, pode deixar as bordas mais arredondadas.

Essa é uma ótima opção para quem tem criança em casa ou deseja evitar algum tipo de acidente. Não tem dor pior no mundo do que aquela do dedinho no móvel, né?

Em seguida, tire algumas placas do pallet que servirá como base, mas não as jogue fora, porque você irá utilizar como apoio para a almofada ou colchonete, ok?

Essa é uma forma de impedir que as almofadas escorreguem do sofá. Vaja como o sofá fica charmoso:

Com outras peças de pallet, você pode fazer o encosto. Depois é só encaixar certinho e acrescentar o estofado!

Cuidados e dicas para móveis com pallets

Para garantir uma qualidade e durabilidade melhor, é necessário que você tenha alguns cuidados. Para ajudá-lo nesse momento, separamos uma lista com os principais conselhos. Confira:

  • Escolha pallets de qualidade: procure saber qual é a procedência do material, pois mesmo aqueles que têm uma boa procedência, podem não servir para a fabricação de móveis. Evite aqueles rachados, quebradiços, com manchas, marcas de cupim, ocos ou com mofo.
  • Cuidados antes de trabalhar com o pallet: antes de começar a montar o seu sofá, tire os pregos e limpe a peça com sabão e água sanitária. Depois disso, enxágue e deixe secar. Utilize produtos que impermeabilizam e protegem a madeira contra cupins, fungos ou outras bactérias.
  • Tampe os furos da madeira: caso a madeira tenha alguns furos, utilize um pouquinho de massa corrida para preencher esses vazios dos pregos e outras imperfeições. Depois de finalizado, basta passar verniz e tinta.
  • Manutenção: depois de invernizada e bem cuidada, a madeira só precisará de uma limpeza a seco de tempos em tempos para tirar a poeira.

Vantagens dos móveis com pallets

Os móveis com pallets podem ser muito vantajosos!

Utilizá-los mostra um cuidado com o meio ambiente, já que você estará reutilizando um material.

Além disso, os móveis em pallets são muito versáteis e combinam com diferentes tipos e estilos de decoração. Você também pode fazer uma série de objetos que podem ser utilizados em todos os cômodos da sua casa.

Por incrível que pareça, os móveis feitos em pallets, principalmente na área interna da casa, duram muitos e muitos anos.

Se você utilizar na área externa, não esqueça de invernizar bem os pallets e tomar muito cuidado com a umidade. Nesse caso, também é preciso impermeabilizar, como dissemos anteriormente.

Se você tem um orçamento reduzido, mas não abre mão do custo X benefício, aposte, sem dívodas, nos móveis em pallets.

Dica: algumas pessoas acabam descartando estrados ou pallets em um ótimo estado de conservação por aí, então você pode aproveitá-los. Há alguns estabelecimentos, também, que oferecem esses materiais reciclados.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas melhores dicas de decoração!

Confira agora mesmo a seleção incrível com várias ideias de móveis e ambientes em pallets que selecionamos para você! Por fim, deixe nos comentários qual foi o seu preferido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *