Posted in:

DIY: Faça sua própria parede lousa

Uma tendência que chegou pra ficar foi a parede lousa. Pode ser na cozinha, na sala, escritório até no quarto, as paredes lousa sempre fazem sucesso e se tornam peça principal da casa.

É uma opção de decoração super dinâmica, que pode ser personalizada sempre que você desejar, enchendo o ambiente de criatividade.

Como fazer a parede lousa?

Há duas formas práticas de produzir uma parede lousa na sua casa: com papel contact e com tinta.

Se a opção for por papel contact, você só vai precisar de rolos de contact na cor preta ou verde (dependendo da escolha da sua parede lousa), um pano úmido e um estilete. Essa é a opção mais rápida e prática de se ter uma parede lousa. Basta seguir os passos abaixo:

  • Comece medindo a parede e calculando quanto papel contact será necessário no seu projeto;
  • Escolha a cor da sua parede lousa antes de comprar o papel contact (verde ou preta);
  • Utilize o pano úmido para limpar a parede antes da aplicação do contact;
  • Inicie a aplicação de cima para baixo;
  • Utilize uma régua ou cartão para evitar o aparecimento de bolhas;
  • Corte as sobras com o estilete, assim como os espaços das tomadas – se houver;
  • Pronto! Você já pode utilizar o giz para fazer desenhos e escrever na sua parede lousa. Para limpar o giz você também pode usar um pano úmido.

Se você preferir utilizar tinta para fazer sua parede lousa, vai precisar de um rolo para pintura, tinta (verde ou preta) fosca e um pincel para acabamentos.

Essa é a opção mais definitiva de produzir uma parede lousa, porém as vantagens são maiores: não aparecem bolhas e contornamos as dificuldades de aplicar o contact, que pode ser um tanto difícil no começo.

Aqui o importante é utilizar a tinta fosca, para conseguir o acabamento com o efeito desejado. O ideal é dar de 2 a 3 demãos na parede, para que a cobertura fique uniforme.

A secagem por completo deve acontecer em 72 horas. Após esse período você já pode brincar e soltar a criatividade na sua parede lousa.

Onde e como utilizar a parede lousa?

Por usar um tom de cor escuro, seja através do contact ou da tinta, a sua parede lousa deve ser feita em uma área iluminada da casa, se possível com uma entrada boa de luz natural.

Como falamos acima, a parede lousa é uma opção super dinâmica de decoração. Ela pode ser alterada quando você desejar.

Funciona bem como um mural de recados, importante para famílias grandes e ideal para home offices e escritórios.

Sua parede lousa também pode ser o espaço artístico da casa. Perfeita para quartos de criança e salas despojadas.

Imagina ter um calendário e uma agenda na parede da sua casa? A parede lousa também pode se tornar um objeto de organização pra sua família. É uma forma visual e criativa de criar checklists, sejam eles pessoais ou profissionais.

Alguns cuidados podem ser tomados com relação à sua parede lousa. Por exemplo, o uso do giz: verifique se seu filho não possui alguma alergia. De qualquer forma, é interessante investir em um giz atóxico e hipoalergênico.

Enfim, a parede lousa vai te garantir um ambiente cheio de estilo e criatividade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *