Capa - Espelhos decorativos: crie efeitos fantásticos para todos ambientes da sua casa
Publicado em agosto 7, 2017

Espelhos decorativos: crie efeitos fantásticos para todos ambientes da sua casa

Você quer criar um efeito fantástico na sua casa com apenas uma dica? Invista em espelhos decorativos!

Espelhos decorativos são poderosos objetos de decoração, ajudam a ampliar espaço e luz. Independentemente do estilo do seu décor, do tipo dos móveis, ou do tamanho do cômodo, os espelhos transformam o ambiente. Como então usá-los de modo que atinjam esses objetivos?

espelho veneziano no quarto

Muitas dúvidas aparecem quando se fala em usar espelhos decorativos, assim como objetos de decoração espelhados. Há uma quantidade limite? Quais os formatos e tamanhos mais indicados para espaços grandes, compactos ou com um determinado tipo de ornamentação?

Conheça a partir de agora diversos estilos de espelhos, onde você pode usá-los e o impacto que eles causam no ambiente onde são instalados. Você terá ideias fantásticas para mudar a decoração de sua casa!

Preste atenção na imagem que vai se refletir

O primeiro cuidado na instalação de um espelho decorativo é o local. Colocar em paredes aleatórias pode refletir locais inadequados, como por exemplo o interiores de cômodos.

conjunto de espelhos decorativos

Se sua casa tem algum local que geralmente está bagunçado, o espelho decorativo não deve refletir este cômodo. A impressão de desorganização seria ainda maior, além de “inconscientemente cansar” moradores e visitantes.

Antes de instalar seu espelho decorativo, apenas coloque-o no local onde pretende fixá-lo e peça ajuda de alguém para segurá-lo enquanto você observa o reflexo de todos os ângulos possíveis. Tudo ok? Ótimo, pode furar a parede!

Se a paisagem da sua janela é visualmente agradável e positiva, coloque um espelho que reflita esta beleza!

Confira aqui um post completo sobre tudo que você precisa saber sobre decoração de ambientes!

Diversos tamanhos, formatos e molduras: integrando o espelho decorativo ao resto do ambiente

Não importa onde você precisa colocar um espelho decorativo. Ele vai bem em TODOS os ambientes. Em alguns cômodos é até uma necessidade, como banheiro e no closet, por exemplo.

As opções são muitas e, dessa maneira, é fácil se perder no estilo da decoração. É importante verificar o estilo e as cores usadas no restante da decoração do ambiente. Isto traz harmonia e potencializa o efeito do espelho decorativo, esteja ele onde estiver.

Conheça agora os estilos mais comuns de espelhos. Certamente um deles se encaixará perfeitamente no estilo de seu lar!

Espelhos Vintage

Como o próprio nome diz, ele remete às decorações antigas, a casa da avó. Mesclar itens vintage com outros itens mais contemporâneos garante uma decoração super moderna!

espelho vintage

Mas se você deseja um efeito total vintage, combine o espelho decorativo com uma penteadeira do mesmo estilo. É importante ter cuidado para seu ambiente não ficar muito carregado e parecido com um museu!

penteadeira com espelho antigo

Vários são os estilos dos espelhos decorativos vintage:

Espelho Barroco

O estilo barroco é marcado pela riqueza em detalhes ao mesmo tempo exagerados e minuciosos. É um estilo dramático, poderoso e exuberante.

espelho decorativo barroco clássico

Se seu décor é moderninho, experimente as versões contemporâneas do espelho decorativo barroco. Use um modelo com a moldura pintada com alguma cor fluorescente. O resultado é incrível!

espelho barroco no lavabo

O estilo clássico e atemporal do espelho decorativo barroco sempre dará um ar de sofisticação e charme ao ambiente.

espelho com moldura barroca colorido

Espelho Veneziano

O espelho decorativo veneziano é sofisticado e elegante. Esse modelo tem a moldura ricamente detalhada, confeccionada no próprio vidro do espelho. Ele será o protagonista do seu ambiente, então use outros elementos que harmonizem com a beleza deste item.

espelho veneziano no lavabo

espelho veneziano com cômoda vintage

Espelho Provençal

O estilo une toques rústicos e naturalistas para gerar uma combinação super charmosa. O espelho decorativo provençal tem molduras claras, deixando o ambiente bastante romântico.

espelho provençal

espelho na varanda

Bisotado, Chanfrado ou Facetado

Os três nomes referem-se à mesma técnica. As bordas são trabalhadas e chanfradas em angulação, criando uma delicada moldura no espelho. Estas bordas geralmente tem um ou dois centímetros e garantem leveza e delicadeza.

espelho vintage com bisote e moldura de madeira

espelho com bisote geométrico

Espelhos Lapidados

Quando a peça é lapidada suas bordas ficam lisas, de modo que não sejam cortantes ao tato. O espelho decorativo lapidado é ideal locais onde a boa definição da imagem refletida seja o foco.

Uma solução muito descontraída para usar espelhos que foram lapidados e não tem moldura, é usar fitas coloridas e estampadas como molduras, ao redor de cada peça.

O espelho lapidado pode ou não ter acabamento bisotado. Mas todos os espelhos sem moldura precisam ser lapidados, a fim de garantir a segurança das pessoas.

espelho divide o ambiente do apartamento pequeno

Espelhos decorativos retangulares

Os espelhos decorativos retangulares podem ser usados de diversas formas. Em salas de jantar e estar podem ser posicionados na horizontal, sozinhos ou composição com outros, refletindo a mesa.

composição de espelhos retangulares na sala de jantar

Na vertical ficam excelentes no hall de entrada, em quartos e closets pois proporcionam uma visão de corpo inteiro na hora de compor o look.

espelho veneziano no chão

Espelhos decorativos redondos ou ovais

Os espelhos decorativos redondos ou ovais estou super em alta. Mas cuidado! Preste atenção na proporção. Espelhos redondos ou ovais tendem a parecer maiores do que são.

espelho redondo na sala de estar

Espelhos decorativos com molduras modernas

Espelhos decorativos com molduras modernas facilmente serão o ponto focal da sua decoração. Se você não tem medo de ousar, aposte em modelos chamativos, com moldura dourada, por exemplo.

espelho dourado

Múltiplos espelhos decorativos

Eles podem ser pequenos, médios ou grandes. Ou de diversos tamanhos. E de diversos formatos, ou todos iguais! É possível fazer inúmeras combinações para todos os estilos.

conjunto de espelhos com aparador industrial

Quando mesclados com algum outro material, como a madeira, podem ser usados na parede inteira, sem pesar o ambiente.

Se você procura apenas um toque espelhado, experimente usar modelos pequenos, em formas geométricas idênticas e terá uma impressão incrível de amplitude e luminosidade.

Espelhos múltiplos com moldura de madeira ficam muito charmosos, mas lembre-se que eles terão um efeito mais decorativo do que funcional.

conjunto de espelhos redondos

Espelho bronze ou rose

Os modelos mais comuns de espelhos decorativos são prateados, mas em determinados ambientes eles podem se tornar cansativos. Uma ótima opção são os espelhos bronze ou rose. Eles conferem uma sensação visual mais aconchegante, além de serem super charmosos.

decoraçao com espelhos bronze para a sala

espelho e aparador minimalistas

Espelhos decorativos com madeira de demolição

Espelhos decorativos com madeira de demolição são ótimas opções se seu décor está precisando de “calor”. Uma ideia interessante é usar réguas de espelho intercaladas com réguas de madeira de demolição. O efeito é incrível!

espelho decorativo com madeira de demolição

Ao usar madeira de demolição no ambiente, você só precisa ter cuidado em combinar os tons da madeira com o restante da sua decoração. Nao há necessidade de ser tudo do mesmo tom. Pelo contrário! Mas a harmonia dos elementos precisa ser levada em consideração pois tons contrastantes serão mais difíceis de acertar.

Em que ambientes usar

Agora que você já conheceu os principais modelos de espelhos decorativos, a dúvida que surge é em relação ao local onde eles devem ser colocados. Saiba que não existe uma regra quanto ao lugar onde se deve usar os espelhos decorativos.

Eles podem ser usados em praticamente todos os locais. Quartos, salas (de estar ou jantar), banheiros, closets, escritórios e halls de entrada se tornam ambientes mais agradáveis quando contam com espelhos para compor a decoração.

Espelhos decorativos no hall de entrada

Se você pretende uma entrada triunfal, aposte nos espelhos decorativos na hall da sua casa. Na escolha do tamanho devem ser considerados o efeito que você pretende e o espaço que você tem.

Por ser um ambiente que tem a intenção de dar boas-vindas, ele deve ser organizado e funcional. Então, não tem desculpas para a desorganização neste local! Uma ótima ideia, mesmo para quem não tem um hall formal, é usar um móvel logo na entrada de casa. Ele pode ter diversas funções, como armazenar bolsas, sacolas e sapatos.

Vale lembrar que peças pequenas têm a exclusiva função de decorar o ambiente. Para dar a impressão de amplitude, o ideal são as maiores, inclusive as que ocupam toda uma parede.

Espelhos decorativos na cozinha

Sim, até mesmo as paredes da sua cozinha pode contar com a beleza dos espelhos decorativos! As opções são muitas! Eles podem ser inteiros, em pastilhas espelhadas ou em peças pequenas, que unidas formam um único espelho.

É muito comum vermos espelhos na cozinha instalados parede atrás do fogão e na área molhada. Brinque com os acabamentos e experimente cores diferentes, como o espelho fumê.

Espelhos decorativos na sala de estar

Usado em uma das paredes, cobrindo parcial ou totalmente, é uma maneira de deixar um ambiente importante da casa com a cara dos moradores e imponente para receber visitas.

Você reconhece as formas do espelho abaixo? Ele foi baseado nas obras de Mondrian, que retratou a harmonia do universo através do equilíbrio das formas.

Opções mais minimalistas são perfeitas se você curte o décor escandinavo.

Os espelhos decorativos ficam perfeitos também para compor um home bar. Basta um aparador, uma bandeja, suas garrafas preferidas, alguns copos e pronto!

tijolinhos de espelho bisote

Modelos vintage ficam super charmosos em decorações autorais. Sabe aquele tesouro que está guardado no porão da vovó? Nada como uma uma boa limpeza para dar a ele mais anos de glória!

Os espelhos decorativos vintage também peças chave se você quer sua decoração no estilo boho.

Se você está com dúvidas sobre como decorar sua sala de estar, confira nossas dicas!

Espelhos decorativos na sala de jantar

A forma clássica de usar espelhos decorativos na sala de jantar é em cima do aparador, próximo a mesa. É quase impossível errar com esta fórmula!

Caso você tenha lareira em casa, ela pode fazer as vezes do aparador e servir de base para espelho e outros itens decorativos.

Faixas estreitas espelhadas são um truque para ampliar o espaço e ainda podem ser um local para expor objetos afetivos, como recordações de viagem.

Despretensiosamente apoiados no chão, modelos grandes requerem algum tipo de moldura, para torná-los mais seguros.

Sua mesa de jantar é num canto alemão? Este é com certeza um ótimo local para instalar um espelho decorativo. Ele pode ser usado em duas paredes, ou em apenas uma delas. Até o teto, ou criando uma faixa.

E é claro que as paredes de espelhos decorativos são muito bem-vindas na sala de jantar! Cores claras em ambientes pequenos e que tenham paredes de espelho reforçarão a impressão de amplitude.

Para uma decoração com espelhos muito original, experimente usá-los como se fossem tijolinhos. Fica uma graça!

espelhos em formato de azulejo de metro

Espelhos decorativos no quarto 

O uso de espelhos no quarto pode ser somente decorativo ou também funcional. Tudo vai depender da sua necessidade.

Para criar uma pequena penteadeira no lugar do criado mudo, você precisará de um móvel mais alto, para que um banco ou cadeira possam ser usados. Modelos transparentes ajudam a dar leveza ao ambiente.

Agora, se você nao dispensa tecnologia na sua casa, que tal investir em um espelho que é na verdade uma televisão?

Uma outra alternativa, principalmente para tornar o cômodo visualmente mais amplo, é aplicá-lo em toda parede atrás da cama.

espelho decorativo na cabeceira da cama

Seu quarto tem armários? Experimente revestir as portas com espelhos. Uma opção para quem não quer muito reflexo é usar os modelos coloridos e até fazer composições com tipos foscos e brilhosos.

Espelhos decorativos no banheiro

Espelho e banheiro já estão relacionados naturalmente. Ao sair do óbvio, são criados ambientes muito agradáveis.

Espelhos decorativos retroiluminados ou com iluminação embutida ficam muito interessantes no banheiro. E são muito mais fáceis de fazer do que você imagina! Escolha modelos redondos e somente lapidados para causar impactar com o décor do banheiro.

espelho com luz

Quer fugir do óbvio? Experimente usar espelhos decorativos oxidados. Eles exalam romance e ficam lindos em banheiros com decoração vintage.

Seu lavabo vai ficar muito charmoso com uma decoração art nouveau. Invista em um bonito papel de parede, garimpe um espelho no estilo e o efeito será magnifique!

espelho antigo

As formas orgânicas tem seu coração? Que tal usar alguns espelhos nestes formatos em composição com outro revestimento? Nós adoramos o efeito dos espelhos deste banheiro!

Agora, se seu estilo é minimalista, talvez ao extremo, este pequeno espelho encherá seus olhos! Apesar do tamanho e formato pouco convencional, ele atende perfeitamente a função de refletir.

Na democracia da decoração, tem espaço até para quem não consegue escolher um estilo para seguir. Se este é seu caso, saiba que é possível mesclar tudo, mas será preciso muito cuidado! As chances de fracasso são maiores quando vários estilos são misturados.

Espelho a cima da pia do banheiro é um clássico absoluto. Mas nem por isso precisa ser comum. Invista em formas geométricas para um décor nada convencional!

Espelhos decorativos no closet

Ter um espelho no closet é uma necessidade! Normalmente, eles são instalados nas portas dos armários, sejam elas de correr ou não. Porém, se você tem espaço, ou não fechará os armários do closet com portas, use um modelo apoiado no chão, que reflita o corpo inteiro.

espelho decorativo no closet

O espelho tipo “camarim” é um sonho de consumo para muitas mulheres e é muito fácil de fazer.

Espelhos decorativos nos móveis

Todos os ambientes da sua casa podem ter um móvel espelhado. Eles são lindos e muitas vezes os espelhos deles também são funcionais. O segredo para não carregar o ambiente é evitar ou usar com moderação outros espelhos.

Nos quartos, use criados-mudo ou cômodas espelhadas para uma decoração sofisticada.

criado mudo espelhado

Na sala, você pode usar mesas de centro e laterais, aparadores e armários espelhados.

Os espelhos são ótimas escolhas para revestir móveis em cozinhas americanas. Use espelhos nos armários que são vistos da sala. Além de um visual super elegante, você aumenta a sensação de amplitude.

Pronto para você escolher seu espelho decorativo? 

O espelho decorativo é um coringa em qualquer decoração, não importa o tamanho, estilo e quem são os moradores. Eles são fundamentais quando pensamos em ampliar e iluminar espaços.

Para você ter sucesso no resultado final é importante seguir seu gosto pessoal, tomando cuidado apenas com a quantidade e com a harmonização com os outros elementos do melhor lugar do mundo: a sua casa!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito