Posted in:

Você sabe quais são os espelhos mais indicados para usar em banheiros?

Ele é um dos queridinhos na hora de decorar a casa, cheio de atitude e super funcional. E na hora de colocar um espelho no banheiro, não podemos deixar que ele se torne apenas um objeto de uso pessoal.

Em banheiros e lavabos, os espelhos são os elementos principais. Além de tudo, valorizam a decoração e ainda contribuem para ampliar a sensação de espaço no ambiente. Bacana, né?

Tá em dúvida sobre como aplicar e que tipo de espelho é o ideal para o seu banheiro? A LIV te ajuda!!

Espelho: mais que um elemento

Como falamos, nos banheiros o espelho tem uma função que vai muito além de dar aquela ajeitada no visual, escovar os dentes, se maquiar, pentear, escovar o cabelo, entre outras. Ele é um item essencial, cheio de atributos.

Além de desempenhar um papel decorativo e funcional, o espelho também atua difundindo a iluminação e ampliando a sensação de espaço.

Para aproveitar ainda mais os espelhos e integrá-los na decoração dos banheiros da sua casa, tem alguns pontos que podem ajudar, como o formato, a posição do espelho, o tamanho e até o local em que será aplicado.

Espelhos pequenos, por exemplo, em banheiros muito amplos podem ser pouco funcionais, ficando completamente desalinhado do tamanho do ambiente.

Já os de tamanho médio são bons para praticamente todas as opções, pois são esteticamente funcionais permitindo que a pessoa consiga ter uma boa imagem do corpo.

Espelhos grandes garantem mais profundidade para o ambiente, mais iluminação e mais sofisticação. Em banheiros pequenos, eles podem tomar toda a parede.

Há ainda a opção dos espelhos flutuantes, que apresentam, principalmente, uma instalação diferente da dos outros. Essa instalação é feita através de um suporte que mantem o espelho alguns centímetros afastado da parede criando a sensação de como se estivesse flutuando.

O bacana nos espelhos flutuantes é que eles possibilitam instalar um sistema de iluminação entre a parede e o espelho, deixando o espaço mais charmoso e funcional, com uma espécie de iluminação embutida.

Escolhendo o formato do espelho

Redondos: espelhos redondos são mais delicados e nos ajudam a “fugir do óbvio”. Ainda dá aquela sensação de descontração e design no ambiente. Eles podem ser aplicados em diâmetros variados, adequando a dimensão do espelho ao tamanho do banheiro.

Quadrados: são espelhos que transmitem uma sensação de organização e ordem. São mais indicados para banheiros médios ou pequenos e também podem ser usados para delimitar espaços. Perfeitos para banheiros e lavabos de empresas e companhias, por transmitirem um ar de estabilidade.

Retangulares: indicados para banheiros de médio a grande porte, eles são os mais comuns. Por sua linha horizontal ser sempre apresentada, transmitem sensação de controle, harmonia e tranquilidade. Esse modelo de espelho se encaixa perfeitamente com a dimensão das pias e bancadas.

Espelhos com molduras: esse estilo de espelho fica ótimo em banheiros e lavabos caracterizados. Molduras amadeiradas combinam com banheiros mais rústicos, enquanto as coloniais combinam com estilo português ou vintage. A moldura ajuda o espelho a complementar a decoração do ambiente.

Formatos irregulares: quanto mais irregular for o espelho mais descontraído será o ambiente. Espelhos com formatos irregulares criam muita personalidade e marcam muito mais banheiros e lavabos. O importante é equilibrar o formato e o tamanho do espelho ao estilo da decoração presente no banheiro.

Os modelos com bisotê, por exemplo, trazem um corte chanfrado no vidro e conseguem, apenas com isso, dar um acabamento mais bonito para a peça.

O espelho certo para o espaço certo

Tudo na decoração se encaixa, mesmo se a ideia for parecer o mais despojado o possível. No caso dos banheiros grandes, uma boa opção é utilizar espelhos que marquem a bancada por completo. Já para banheiros pequenos, inclusive lavabo, os modelos instalados na horizontal são os melhores para ampliar o ambiente.

Então fique bem de olho no seu espaço. Para inserir um espelho em cima da bancada, é necessário saber a medida exata que ele comporta, pois ele deve oferecer uma boa visibilidade.

Outra característica que deve fazer parte do espaço do espelho é a iluminação. Procure inserir pontos de luz, spots, luminárias nas laterais ou até atrás do espelho para dar mais destaque. Assim, além da elegância, o espelho oferta uma boa visão do ambiente e do nosso rosto.

Tem algumas dicas que também podem ser usadas. Por exemplo, em banheiros pequenos é importante direcionar o uso do espelho para melhorar a iluminação e fazer com que o espaço pareça maior.

Se o banheiro é voltado para crianças, é preciso prestar atenção na altura da instalação e se for utilizado por pessoas mais idosas talvez seja conveniente investir mais na iluminação. Aí então, podemos pensar na escolha do tamanho, do formato e a posição do espelho na parede.

Outra dica bacana é aproveitar paredes livres para colocar espelhos, para aprofundar o ambiente e ajudar a difundir a luz.

Ah, e evite colar o espelho na parede, pois a umidade pode acabar danificando a peça.

Sobre a instalação, prefira posicionar o seu espelho sobre a bancada da pia, assim você terá a visibilidade estendida às paredes laterais.

Se for instalado em uma boa altura, você notará que consegue enxergar o corpo e o rosto, de maneira confortável.

Quem não tem muito espaço, pode optar ainda por incluir espelhos com armários na parte traseira. Essa é uma maneira funcional de criar mais espaço para armazenamento no banheiro ou no lavabo.

Há diversas opções de espelhos com armários no mercado, com mecanismos de abertura das mais diversas formas possíveis, como de abrir, de correr, basculantes, que fazem com que a presença do armário por trás do espelho quase passe despercebida.

O que vimos é que o espelho para banheiro é um item de extrema importância e que faz a diferença não somente para efeitos úteis, mas também como elemento decorativo. Ele é capaz, inclusive, de mudar completamente a decoração do banheiro ou lavabo.

O espelho é um objeto que nunca sai de moda e virou peça chave nesse estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *