Capa - Feng Shui: melhore a energia da sua casa!
Publicado em 07/05/2022 Por Fernanda Correa

Feng Shui: melhore a energia da sua casa!

Sabe quando você não se sente bem em um ambiente? O Feng Shui é uma excelente forma de controlar a energia negativa que o local carrega, melhorando até mesmo o bem estar de todos os moradores da casa.

Então, continue em nosso artigo, pois vamos te dar várias dicas de como organizar os cômodos de forma simples e com muita criatividade

Mas antes, aqui vai uma dica para você que gosta de dicas desse tipo: siga o perfil da LIV Decora no Instagram para receber dicas para a sua casa e ficar por dentro das tendências do mundo da decoração. Além disso, você fica por dentro das novidades de nossa loja.

O que é Feng Shui?!

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que busca a harmonia e o equilíbrio entre os elementos a partir da arte, técnica e sabedoria.

Por isso, o Feng Shui vai muito além de um ambiente bem decorado e confortável, já que estamos falando de fluxos de energia da casa para que isso ajude na saúde física e mental dos moradores.

A ideia deste conceito é agir equilibrando a energia vital do ambiente da mesma forma que um tratamento terapêutico. Sua base é a energia vital, conhecida como “chi”, que está presente e circula nos imóveis e ambientes. 

Para se ter uma ideia, o termo significa vento-água em sua tradução literal. Então, por isso o Feng Shui tem aproximação com a natureza e alguns elementos como pedras naturais, cristais, plantas e fontes de água são muito recomendadas para esse estilo, tanto em ambientes internos, quanto em externos.

Usando o Baguá no Feng Shui

O Baguá nada mais é do que um mapa usado na planta baixa da casa para identificar a harmonização em cada cômodo. Isso porque cada uma dessas divisões, chamadas guá, simboliza uma área da vida, entre elas amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família e espiritualidade.

Vale salientar que cada Guá possui uma cor, elemento e forma. Por exemplo, o da sabedoria e espiritualidade é representado pela cor azul, forma quadrada e tem o elemento Terra.

o Guá da família tem como representação a cor verde, a forma retangular e a madeira como elemento. Por isso é importante decorar a casa com objetos relacionados com as cores, formatos e elementos Feng Shui.

bagua

Primeiramente, para aplicar o Baguá, você deve ter a planta de casa em mãos ou até mesmo desenhá-la. É importante manter os cômodos da forma mais proporcional possível.

Depois disso, imprima e recorte o mapa do Baguá para posicionar sobre a planta para encaixar de forma a centralizá-la. Desta forma, você saberá qual energia influencia cada uma das partes da sua residência.

20180125 planta bagua

Dicas gerais para o Feng Shui

Apesar das dicas gerais que citamos acima, existem alguns detalhes específicos para cada cômodo da sua casa que com certeza farão a diferença! Lembrando que, para qualquer ambiente, é fundamental que ele esteja sempre organizado para não bloquear a espiritualidade do local e também a sua energia.

Cômodos bem organizados e limpos permitem a livre circulação de boas vibrações. 

feng shui casa organizada

As plantas são um dos principais elementos do Feng Shui, ajudando a nutrir e curar suas energias pessoais.

Não existem espécies corretas para esta prática, porém algumas são mais recomendadas, enquanto outras são mais difíceis de trazerem boas energias.

plantas feng shui

  • Lírio da Paz: além de ajudar na purificação do ar, é uma planta capaz de renovar as energias, mudando as negativas em positivas. Além disso, transmite serenidade;
  • Espada de São Jorge: apesar de seu formato pontiagudo, possui uma qualidade de energia protetora;
  • Lavanda: purifica o ambiente, tem um perfume agradável e intensifica o amor do local;
  • Zamioculcas: carregam uma energia de resistência, de vida longa e prosperidade já que são plantas resistentes e que seguem vivas mesmo quando ficam algum tempo sem adubo ou água;
  • Bambu da sorte: além de simbolizarem a união dos elementos, atraem a boa sorte e prosperidade.

Feng Shui na sala

Primeiramente, tenha em mente que você deve aplicar a cromaterapia. Ou seja: todas as cores são importantes na composição do local e têm um poder diferente na decoração da sala. 

Enquanto as cores claras transmitem paz, aquelas mais escuras e fortes ficam do lado mais social, estimulando a criatividade e o diálogo. Portanto, mantenha o equilíbrio!

sala rosa feng shui

Já em relação aos móveis, a dica principal fica para o sofá. A ideia é que o móvel fique encostado na parede e nunca de costas para a entrada da casa com o objetivo de transmitir a sensação de segurança e proteção.

Se não conseguir, experimente colocar algum móvel na parte de trás para ajudar na circulação da energia.

Caso seja possível, uma boa pedida é utilizar o sofá em formato de “L” ou “U” para dar a impressão de que as pessoas estão sendo abraçadas, mantendo a circulação do espaço.

sofa l feng shui

Sabe aquele canto vazio na sala? Não se esqueça dele, pois deixá-lo sem nada pode ser uma fonte para a estagnação das energias. Então, sempre coloque um vaso com planta, uma escultura ou mesinha para preenchê-lo.

Lembrando que é importante pensar na história que este item tem e que ele transmita boas sensações.

Já para a decoração que irá na parede, opte por quadros alegres e coloridos (mesmo que abstratos) para transmitirem a ideia de alto astral.

Uma boa dica é colocar aqueles que tenham figuras de boas lembranças, como momentos em família ou viagens para que você tenha foco e perseverança em seus sonhos. 

quadro colorido feng shui

Outro item interessante para decorar a parede são os espelhos Feng Shui. Este elemento traz a ideia de proteção e é ideal para ficar acima da porta de entrada de casa.

Considerado um objeto de cura, este espelho pode ter moldura na cor dourada, prateada ou de cobre, que auxiliam na energia de prosperidade.

bagua quadro feng shui

Feng Shui no quarto

O principal elemento para aplicar o Feng Shui no seu quarto é a posição da cama. É preciso colocá-la em um local em que ela fique longe da porta para que seus pés não fiquem virados para ela, já que desta forma você perde energia e vitalidade, além de ter problemas com o sono e o cansaço.

Além disso, não encoste a cama na parede para permitir que a energia circule livremente durante a sua noite de sono. 

Complementando a cama, a dica da vez é optar por uma cabeceira. Este item te ajudará a dormir melhor e reenergizar um novo dia. Inclusive, as opções em madeira protegem o  nosso corpo da parede fria e de outras influências energéticas. 

feng shui quarto cabeceira

Além disso, cuidado com os objetos decorativos que ficarão sob a sua cabeça. Eles devem ser suaves e ter desenhos/formas que remetam à coisas boas, como viagens e momentos em família para transmitirem energias positivas.

Outra dica é manter os elementos do trabalho e aparelhos eletrônicos bem longe do quarto. Isso porque seu corpo e mente precisam se desligar das energias profissionais.

Enquanto isso, os aparelhos eletrônicos (mesmo que desligados), emitem radiações danosas ao nosso corpo e bem-estar físico e espiritual.

Por fim, lembre-se da iluminação do quarto. A começar pela natural, que precisa receber uma atenção para renovar o ambiente durante o dia. Já para as luzes artificiais, prefira aquelas de cor mais quente e fraca para que você possa descansar com mais facilidade.

quarto cores luzes feng shui

Quer conferir tudo sobre Feng Shui no quarto? Então clique aqui e confira o nosso texto com todas as dicas que você precisa para este ambiente.

Feng Shui no banheiro

Primeiramente, mantenha a porta do banheiro sempre fechada e a tampa do vaso abaixada. Outra dica mandatória para este ambiente é deixar o local sempre limpo e em ordem, dispondo os objetos, como escovas e todos os acessórios em cestos e caixas organizadoras.

Ah! E não exagere na quantidade dos objetos, pois eles podem roubar a energia do ambiente.

Outra dica é não deixar a porta do banheiro de frente para as de outros cômodos para que eles não detenham as energias desses ambientes! 

Também é importante estar atento a vazamentos ou torneiras abertas de forma acidental, já que a água corrente leva as boas energias embora, deixando perdas financeiras e desequilíbrios emocionais na sua vida pessoal e profissional.

feng shui no banheiro scaled

Feng Shui na Cozinha

Assim como a sala tem o sofá como principal elemento, na cozinha o mais importante é o fogão. A pessoa que está cozinhando precisa ter a visão da porta e nunca cozinhar de costas para ela, evitando se sentir vulnerável.

Além disso, o fogão não deve ficar na mesma direção da porta.

Caso não possa mexer no posicionamento dos elementos, um cristal multifacetado entre a porta e o fogão é a solução para corrigir o desequilíbrio de energias.

Por conta das chamas expelidas pelos queimadores do fogão, este item é considerado uma energia renovadora.

cozinha moderna feng shui

Além de manter a organização e limpeza, assim como nos outros ambientes, é importante reaproveitar restos de alimentos para produzir adubo, reciclar garrafas pets e não acumular nenhuma sujeira no ambiente. Para o Feng Shui, os restos de lixo na cozinha são tão ruins quanto o lixo do banheiro, atrapalhando as energias positivas.

Como o lixo rouba as boas energias do local, uma boa alternativa é optar por uma lixeira com tampa com cor intensa e alegre para amenizar os efeitos negativos deste item.

Por fim, para armazenar a comida, lembre-se de não armazenar pouca quantidade em grandes potes. Isso dá a ideia de escassez de recursos, propagando a energia de perda e carência pela casa.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre como melhorar as energias da sua casa através do Feng Shui, que tal renovar seus móveis na LIV Decora? Em nosso site você encontra vários estilos e ainda consegue personalizar seu móvel. Entre em contato através do nosso WhatsApp que vamos adorar atender você! 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito