Posted in:

Feng Shui no quarto: como atrair boas energias, de acordo com especialistas?

O Feng Shui é um conceito chinês que todo mundo já ouviu falar, mas que, no final das contas, poucas pessoas sabem seu verdadeiro significado e benefícios. E se você quer mudar a energia da sua casa, o Feng Shui no quarto pode ser o primeiro passo para restaurar o bem-estar do seu lar.

Começar pelo quarto, onde você dorme e se recarrega para um novo dia, faz todo o sentido para reorganizar a decoração e a energia de casa. De acordo com o Feng Shui, o quarto é o espaço mais importante da casa, pois é o mais pessoal e, também, onde você passa a maior parte do seu tempo.

A boa notícia é que, para isso, você não precisará de grandes mudanças. É muito simples e fácil fazer as alterações necessárias de acordo com o Feng Shui.

Se você busca mudar a energia da sua casa e de todos os ambientes, não esqueça de conferir o nosso guia completo sobre como melhorar a energia da sua casa. Já que este artigo é focado no quarto a partir, especificamente, dos ensinamentos do Feng Shui.

Antes de compartilharmos com você as dicas da designer e mestre em Feng Shui Dana Claudat, siga a página da LIV Decora no Instagram. Lá, você confere dicas, diariamente, sobre decoração, além das ofertas especiais dos nossos produtos.

Tudo pronto? Boa leitura!

Mas, afinal, o que é Feng Shui e como ele influencia na minha vida?

O Feng Shui é uma filosofia chinesa milenar que tem como objetivo buscar a harmonia e o equilíbrio entre os elementos. Na decoração, portanto, o Feng Shui vai muito além dos aspectos estéticos ou sobre conforto. Trata-se, também, de um cuidado com os fluxos de energia da casa e com a saúde, física e mental, de seus moradores.

“Feng” significa ar e “Shui” significa água. E o que isso tem a ver? São elementos vitais para a existência humana.

Mantenha sua cama longe da porta.

Quando o assunto é Feng Shui no quarto, uma das primeiras orientações é, sem dúvidas, sobre a posição da cama no seu quarto.

Existe uma posição certa para a cama nesse ambiente. O ideal, portanto, é deixa-la longe da porta e sem ter seus pés virados para ela, pois nessa posição você perde energia e vitalidade, além de ter problemas com o sono e o cansaço.

Outro aspecto importante é não encostar a sua cama na parede. Isso porque, dessa forma, a sua energia não poderá circular livremente durante o seu período de sono.

Feng Shui no quarto: Quais cores usar (e não usar) no seu ambiente?

Nós já preparamos um artigo bem legal sobre qual a melhor cor e aroma para cada ambiente. E se você quiser conferir, basta clicar aqui que uma nova aba será aberta.

Entretanto, a partir da perspectiva do Feng Shui no quarto, mais do que acertar na cor, você deve preocupar-se nas cores que você não deve utilizar de forma alguma. Por isso, confira as cores proibidas na parede do seu quarto:

  • Salmão: o salmão é uma mistura de rosa, laranja e vermelho. Essa cor deve ser dispensada do quarto justamente por ser indefinida e, apesar de ter sido moda na década de 90, essa cor pode influenciar em separação, distanciamento, discussões e violência, de acordo com o Feng Shui. Evite em outras paredes da casa também!
  • Azul claro: o azul claro ou pastel pode, sim, ser utilizado no quarto. Entretanto, o ideal é que seja uma cor mais viva, como o turquesa, por exemplo. O azul claro gera uma introspecção. Se você pintou o quarto do seu bebê dessa cor, não se preocupa. Mantenha essa cor até os 2 ou 3 anos de idade e, então, aposte em uma cor mais neutra e uma parede azul mais escuro.
  • Lilás: é a cor do “falta tudo”. Falta energia, falta entusiasmo. É uma cor que não levanta nenhuma energia na casa. Principalmente para casais, essa energia não facilita o romantismo. Ela é uma boa cor para quem tem insônia, mas cuidado para não exagerar nesse ambiente.

Essas cores, por outro lado, podem ser utilizadas em objetos, jogos de cama e itens decorativos.

Cores indicadas

Em vez de utilizar essas cores, que tal apostar em:

  • Azul: em tons mais vivos, geram energia, entusiasmo e, ao mesmo tempo, auxiliam na hora de descansar.
  • Vermelho: recomendado para quartos de casal, mas com muita moderação! Em excesso, essa cor pode gerar cansaço.
  • Verde: Incrível para quem tem muitos sonhos e para crianças. Misturado com cores mais neutras, pode criar o ambiente perfeito para você!
  • Cinza: neutralidade, maturidade e sobriedade. É uma ótima opção, além de moderna, para quartos de solteiro ou casal. Além disso, dialoga muito bem com uma série de paletas de cores.

Fuja da bagunça e não acumule muitas coisas.

Para o Feng Shui no quarto, toda a bagunça e excesso de objetos vai estagnar a energia e deixá-lo mais cansado, desmotivado e muito estressado!

Se o cômodo não estiver organizado e arrumado, a energia e a vida não irão circular nele. E isso, a longo prazo, pode te prejudicar bastante! Por isso, tome cuidado e gaste 10 minutos por dia organizando o seu quarto.

Mantenha o trabalho longe do quarto e cuidado com alguns objetos.

Materiais de trabalho devem ser mantidos longe do quarto, assim como excesso de aparelhos eletrônicos.

Os materiais de trabalho fazem com que o seu corpo e mente pensem o tempo inteiro nas energias profissionais. Por outro lado, os eletrônicos, ainda que desligados, transmitem radiações que fazem mal ao nosso corpo e bem-estar, tanto físico quanto espiritual.

Tenha cabeceira

Muita gente despreza, mas é importante ter uma cabeceira!

Ela irá ajudá-lo a dormir melhor e se reenergizar para um novo dia.

O ideal é, sem dúvidas, ter uma cabeceira de madeira, pois ela protege nosso corpo da parede fria e de outras influências energéticas.

Cuidado, também, com o que você coloca acima da sua cabeceira. Utilize um quadro ou fotografia na parede, mas algo que te remeta ao amor. Lembranças da família, quadros ou algo suave que traga boas energias.

Iluminação.

Outro aspecto muito interessante para o Feng Shui no quarto é, justamente, a iluminação.

É importante que o seu quarto tenha uma boa iluminação natural, para renovar o ambiente durante o dia.

Já a noite, escolha uma iluminação com cores mais quentes e fracas para que você possa descansar com mais facilidade.

A iluminação também possui um lugar mais adequado: nos cantos do cômodo, para criar uma sensação maior de conforto.

Além da iluminação, ter itens que te tragam uma sensação de conforto e deixam o ambiente mais bonito também influenciam energeticamente. Confira as luminárias da LIV Decora, elas, além de lindas, possuem uma qualidade surpreendente! Você irá se apaixonar! Clique aqui.

Escolha com atenção a obra de arte do seu quarto.

Evite obras de arte tristes no seu quarto, ou então aquelas que remetam à tristeza, solidão ou qualquer outra sensação que não seja positiva como amor, alegria, felicidade, afeto, carinho, etc, ok?

Óleos essenciais.

Óleos essenciais fazem toda a diferença na energia do ambiente! Três gotinhas de lavanda no travesseiro, por exemplo, e você dorme feito um anjo, parece até mágica!

Outros aromas também dão um toque especial no seu quarto, deixando o ambiente mais tranquilo e gostoso para descansar e começar um novo dia. Escolha: manjerona, jasmim, camomila e canela.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e para receber em primeira mão, diretamente em seu e-mail, os nossos artigos completos que são preparados a partir de suas sugestões!

Ficou com alguma dúvida ou quer ler algo especial no blog da LIV Decora? Deixe sua sugestão nos comentários e nosso time de especialistas irá, preparar um conteúdo incrível para você.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *