Posted in:

Guia completo para escolher as melhores plantas na decoração!

Se você é um leitor do nosso blog, você já deve saber que as plantas fazem muita diferença no ambiente, tanto em termos de estilo, quanto em bem-estar. Mas, na hora de escolher e deixar o ambiente mais leve, podemos ficar com algumas dúvidas. Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre plantas na decoração.

Na hora de escolher uma planta para casa, é preciso levar em consideração: onde comprá-la, qual é o tipo de planta ideal, onde é o melhor lugar na sua casa e como cuidar. Para a sua sorte, todas as dúvidas serão esclarecidas!

Importante: as plantas ficam ainda mais charmosas com uma seleção cuidadosa de móveis. Para acertar essa combinação e ficar por dentro das ofertas e maiores tendências de decor, siga a nossa página no Instagram!

Já seguiu? Então vamos lá!

Qual é o segredo para escolher as plantas de casa?

Plantas com uma folhagem mais exuberante, como samambaia, pequenas palmeiras ou orquídeas, são as preferidas quando o assunto é planta doméstica.

Durante todo o ano, as plantas nos agraciam com diferentes tons de verde, uma variedade imensa de texturas e formas! Elas combinam com diversos ambientes, de uma janela a um cantinho especial no banheiro!

Portanto, não existe um segredo para escolher as melhores plantas na decoração. A decisão é sua e varia, sobretudo, de acordo com seu gosto!

Por que você deve investir em plantas na decoração?

As plantas não deixam apenas o ambiente mais leve, mas tem outros motivos pelos quais incluir algumas plantas no seu ambiente pode ser uma ótima escolha:

  1. Eles ajudam a relaxar: flores como as violetas, por exemplo, ajudam a criar um ambiente mais relaxante. A cor é bastante tranquilizante e estudos comprovam que ajuda a diminuir a adrenalina do corpo, fazendo, assim, com que você consiga relaxar. Incrível, não é mesmo?
  2. Umedecem o ar: em vez de pagar caro com aqueles umidificadores mecânicos, você pode espalhar, por exemplo, algumas samambaias pela casa. Elas hidratam o ar e deixam ele menos seco!
  3. Você se torna mais criativo: o bloqueio criativo é algo que acontece com todo mundo! Se isso acontecer com você, é só ir para um ambiente verde. Algumas plantas, como a cróton, por exemplo, ajudarão a mantê-lo inspirado!
  4. Minimizam alergias: pouca gente sabe disso, mas as plantas ajudam a minimizar as alergias. Isso acontece porque as clorofitas absorvem partículas alergênicas, como a poeira, e depois de um tempo “limpam” boa parte do ambiente.
  5. Ajudam na concentração: Um estudo da Royal College of Agriculture, universidade de Londres, após uma pesquisa, indicou que os alunos tiveram um aumento em 70% na atenção. Se você precisa de mais concentração, coloque um bambu no seu escritório.

Onde comprar plantas para decoração da casa?

A melhor dica sobre o local para comprar as plantas na decoração: escolha um lugar que tenha uma boa reputação e que seja confiável.

O ideal, nesse caso, é ir até o estabelecimento e checar como está a saúde das plantas. Se elas não estão machucadas, se recebem os devidos cuidados e em um ambiente adequado.

Se a resposta for sim, você poderá comprar com mais confiança de que elas serão saudáveis e irão durar por um tempo maior!

As plantas que são mais incomuns, entretanto, podem não estar disponíveis na loja, apenas através do catálogo. Mas se você viu que a qualidade das outras plantas está boa, você pode ter mais tranquilidade na hora de adquirir uma mais incomum.

Outra dica é buscar estabelecimentos que tenham garantira. Sim! Algumas lojas oferecem garantia ou até mesmo o seu dinheiro de volta.

Como escolher as plantas para a sua casa?

Vamos ao que mais importa! Para escolher as plantas na decoração da sua casa, siga esse passo a passo:

Em primeiro lugar, veja as plantas cuidadosamente e examine suas condições. As folhagens precisam estar cheias, com um tom vivo. As hastes, por outro lado, necessitam estar firmes e aproximadamente iguais. Veja, ainda, se as plantas apresentam sinais de crescimento.

Importante: verifique, com muita atenção, se as plantas estão sem verniz ou cera em sua folhagem, pois algumas lojas utilizam essa técnica para que as plantas pareçam mais saudáveis.

Se a planta tiver flores, apesar de serem muito atrativas, escolha aquelas que não estão com flores abertas. Isso porque elas têm uma duração menor. Opte por plantas que tenham mais botões.

Outra coisa é checar se elas não estão doentes ou com insetos. Cuidado com as pragas, porque elas se multiplicam pelas outras plantas rapidamente.

O solo das plantas também precisa ser checado. Portanto, sinta a terra com os dedos, ele não deve estar nem muito solto, nem compactado.

Veja, a seguir, como as plantas ficam bem nos ambientes da casa e algumas ideias para se inspirar.

Plantas na sala

Se você tem um espaço maior na sua sala, pode optar por plantas de médio porte, como essa:

Outra opção é aproveitar os vãos e espaço embaixo da escada para colocar plantas. Veja como fica incrível:

Os vãos e outros cantos da casa podem ser ótimos espaços para decorar. Confira esse artigo sobre como aproveitar os vãos e espaços da casa.

Se a sua sala é pequena, por outro lado, aproveite a parede e coloque pequenas plantas em nichos, como nesse projeto:

Suculentas também ficam lindas na decoração da sala. Veja:

Plantas na cozinha

Na cozinha, você pode montar uma pequena horta de temperos, como essa:

Aproveitar as prateleiras da cozinha para colocar algumas plantas na decoração do seu ambiente. Que tal um projeto como esse:

Se você gostou da ideia da horta e tem um balcão na sua cozinha, que tal aproveitar esse espaço dessa maneira:

A combinação entre plantas e iluminação pode ter um resultado incrível. Veja:

Confira as luminárias da LIV Decora! Mas cuidado, pois você irá se apaixonar por várias opções e querer levar todas elas!

Plantas na decoração: posso colocar alguma no quarto?

Claro que sim! Como dissemos, as plantas possuem efeitos relaxantes e podem ajudar, principalmente, pessoas que têm insônia.

Não precisa colocar muitas plantas no quarto para ter esse efeito. Você pode pendurar apenas uma na parede e a energia do seu quarto mudará completamente. Confira que lindo esse quarto:

Você também pode escolher uma única planta, maior, com folhagem vertical como essa:

Plantas no banheiro

E quem é que disse que não podemos ter planta no banheiro. Veja como fica aconchegante o ambiente com as plantas:

Você pode investir, inclusive, em uma decoração mais sofisticada para o banheiro das visitas, por exemplo. Veja esse projeto, que incrível:

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão, diretamente no seu email, os artigos que preparamos com tanto cuidado para você.

Tem alguma sugestão de tema, dúvida ou opinião? Deixe um comentário no artigo! Agradecemos por ter lido até aqui. Nos vemos no próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *