Capa - Home office perfeito: dicas e inspirações!
Publicado em 03/06/2022 Por Fernanda Correa

Home office perfeito: dicas e inspirações!

Em tempos de pandemia, o Home Office tem se tornado cada vez mais comum. Seja no seu quarto ou em um local de trabalho específico, é preciso criar um ambiente confortável e inspirador para ajudar em sua concentração. Então, continue em nosso artigo para descobrir como montar um cantinho para trabalhar em casa, além de inspirações incríveis e super na moda!

Mas antes, aproveite as inspirações e referências modernas sobre o mundo da decoração no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas diárias para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão! 

Tenha móveis adequados para o home office

Independente se você irá montar seu cantinho de home office na sala, no quarto, escritório ou varanda, o importante é ter móveis adequados que vão te acomodar de forma confortável e funcional por boa parte de seu dia.

Por exemplo, na inspiração abaixo, a varanda gourmet do apartamento virou um cantinho de home office super aconchegante. O local conta com boa iluminação e móveis adequados para passar horas em frente ao computador. Alpem disso, o espaço também recebeu uma uma linda decoração!

home office varanda

Um dos itens mais importantes é a escrivaninha ou mesa. É preciso escolher um modelo em que você possa colocar todos os itens de trabalho sob ela e que eles sejam acessados facilmente, seja o computador, cadernos de anotações, livros ou qualquer outra coisa.

Mas, caso você tenha muitos acessórios e não queira deixar toda a bagunça em cima do móvel, existem muitos modelos que possuem gavetas, nichos ou outros compartimentos para guardar tudo.

Na imagem abaixo, a mesa não possui nenhum compartimento para guardar esses itens, mas a estante cumpre muito bem esse papel, ainda mais quando colocadas caixas organizadoras para ajudar na arrumação.

home office estante clean

Além disso, fique atento para que a mesa seja larga o suficiente para que o monitor ou notebook fique no mínimo com um braço de distância de você. Além disso. Também verifique se o mouse e o teclado estão na mesma altura e se a mesa não está muito alta e nem muito baixa. Este último detalhe é fundamental para que o monitor fique na linha horizontal de sua visão, te dando maior conforto.

Uma opção incrível é a Escrivaninha San Carlo, que é reclinável, ajustando uma postura correta para ler ou escrever. Além disso, conta com entrada USB e compartimentos internos para guardar livros e objetos pessoais, tornando- se tornando ainda mais funcional do que escrivaninhas comuns.

Escrivaninha San Carlo

Cadeiras ergonômicas para home office

A cadeira é um dos principais itens que você deve se preocupar para ter um cantinho de home office perfeito. Isso porque você certamente ficará muito tempo sentado em frente ao computador, então é preciso escolher um modelo ergonômico e confortável para evitar a má postura.

Escolha por modelos que tenham o encosto e a altura ajustáveis para permanecer por um longo período. Também pense em adquirir um modelo que tenha apoios para o braço ajustáveis a fim de que os punhos fiquem na posição neutra, de forma relaxada. O apoio também é importante para pessoas mais altas ou com maior massa corporal, pois possibilita a aproximação do corpo no momento de apoiar os braços na mesa.

cadeira ergonomica home office

Design

Por último, mas não menos importante, pense no design da cadeira, que deve combinar com a decoração do restante do ambiente. Na LIV Decora você encontra vários modelos bonitos e modernos para fazer parte de seu local de trabalho.

Como é o caso da Cadeira de Escritório Gala Office. Ela une o conforto com a beleza de uma peça com estrutura de alta qualidade. Sua estrutura interna é feita em madeira multilaminada, seus assentos e encostos são estofados e seu tecido é feito em linho na cor bege claro. Além disso, possui uma base giratória reforçada, feita em aço cromado e com regulagem de altura.

Cadeira de Escritorio Gala Office

Cadeira fixa ou giratória?

Uma das grandes dúvidas quando o assunto é cadeira para home office é se devo escolher o modelo fixo ou giratório, mas depende. Isso porque varia de acordo com as suas necessidades de trabalho.

Se você trabalha em uma única posição, exclusivamente de frente para o computador ou mesa, em que que só precisa olhar para frente, a cadeira fixa resolverá o seu problema. Mas, caso você desempenhe outras tarefas nas laterais ou diagonais, como por exemplo a utilização de duas telas de computador, prefira o modelo giratório.

Cadeira gamer para o home office

Além das tradicionais cadeiras de escritório, os modelos gamers são opções super ergonômicas e modernas não só para jogatinas, mas também para trabalhar ou estudar. 

Com várias cores, modelos e marcas, a cadeira gamer é ergonômica e totalmente ajustável. Os modelos permitem ajuste de altura, encosto e dos braços. 

Além disso, o grande diferencial é que elas possuem um design moderno, ideal para quem gosta de uma pegada mais high tech. Elas também possuem almofadas especiais para a região lombar e até mesmo para o pescoço. 

cadeira gamer escritorio

Pense na iluminação do home office

Muitas pessoas acabam deixando esse detalhe de lado, mas ele é muito importante para que você tenha um bom desempenho no trabalho. Como dicas gerais, tente nunca colocar a mesa contra a luz ou janela para evitar sombras que dificultam a visualização da tela do computador.

Antes de tudo, é importante se planejar elaborando um projeto de iluminação. Então, levante alguns questionamentos como: posso aproveitar alguma iluminação que já tenho em casa? quais itens terei que comprar? tem iluminação natural por perto? de qual forma vou dispor a iluminação? Todos esses detalhes vão te ajudar na composição e evitar gastos desnecessários!

nichis iluminacao home office

Luminárias de mesa

Essa é a opção ideal para você que não pretende mexer na iluminação da casa, pois é simples de ser instalada. As luminárias de mesa irão deixar o ambiente com um toque especial decorando a sua mesa e sendo muito útil para iluminar seu espaço.

iluminacao de mesa home office

Como existem vários modelos, é preciso se preocupar com uma que não agrida a sua visão, por isso o ideal é pesquisar bastante. Então, aqui já vai uma dica para você: a Luminária de Mesa Leffou.

Luminaria de Mesa Leffou

Ideal para quem procura uma peça para complementar sua decoração, esse modelo da LIV Decora possui iluminação de qualidade e grande potencial. Sua base em madeira conta com o tom castanho, que faz toda diferença na hora de decorar, pela elegância que transmite ao ambiente.

Com a cúpula em formato cilíndrico e vidro de alta performance, ela carrega a durabilidade e ainda possui a funcionalidade de uma peça bivolt, que se adapta a lâmpadas E27.

Pendentes

Já que estamos falando de um ambiente para home office, o foco deve estar 100% na mesa/escrivaninha de trabalho. Por isso, opte por posicionar exatamente sob este móvel, deixando o foco de luz e a iluminação muito mais funcionais. Para isso, os pendentes são as melhores opções!

pendentes home office

Já em relação a altura desse pendente, o ideal é deixá-lo em uma distância entre 70 e 90cm para que a luz não se disperse e sua mesa de trabalho fique mais confortável.

Temperatura das lâmpadas

A tonalidade das lâmpadas é um fator que pode afetar diretamente em sua produtividade no trabalho home office. Isso porque se ela for muito branca (luz fria), certamente você ficará com a vista cansada muito rapidamente. Por outro lado, se a tonalidade for muito amarelada (luz quente), isso te deixará muito relaxado, prejudicando no seu desempenho.

temperatura lampadas home office

Então, o ideal é optar por lâmpadas mais neutras e até mesmo intercalar entre um tipo mais quente e outro mais frio, mantendo o equilíbrio. Você pode, por exemplo, ter a luz principal do quarto fria e colocar uma luminária de mesa mais amarelada para que tudo fique agradável ou vice versa.

Preocupe-se com as cores do home office

Através da pintura você consegue transformar o ambiente e dar outro significado a ele sem gastar muito. No caso do cantinho de home office, a pintura deve diferenciar esse espaço do restante da casa, aguçando um determinado sentido de acordo com a cor escolhida.

  • Azul: a cor é responsável por transmitir serenidade, bondade e paciência. Quando o assunto é home office, é uma ótima pedida, já que alivia a tensão e ainda mantém as emoções sob controle;
  • Verde: se você é uma pessoa muito ansiosa e costuma ter picos de estresse, essa é a tonalidade ideal, pois ela equilibra as emoções e torna a sua produtividade contínua;
  • Amarelo: quente e brilhante, essa cor pode ser uma grande aposta se o seu objetivo for ajudar na sua criatividade. Então, se os seus trabalhos estão totalmente atrelados a processos criativos, essa é uma boa pedida. Mas cuidado, pois essa cor em excesso pode se tornar cansativa visualmente!
  • Branco: a tonalidade é ideal principalmente para ambientes pequenos, já que ela causa a sensação de amplitude. Para ter um destaque, opte por opções coloridas nos detalhes decorativos. Além disso, incluir um espelho no projeto deixará a combinação ainda melhor;
  • Vermelho: quer ter a sensação de que o tempo está passando rápido no trabalho? Então essa é a pedida certa! Mas assim como o amarelo, cuidado para não utilizá-la em excesso!

Além dessas cores citadas, você pode escolher por adotar um estilo mais monocromático e que siga a tendência minimalista, inspirada no branco e em paletas claras.

home office minimalista

Não se esqueça das plantas

Todo mundo já sabe que as plantas trazem muitos benefícios à saúde e, para o home office, não seria diferente. Elas auxiliam na respiração, fazendo com que você tenha mais concentração e, consequentemente, garanta maior rendimento no trabalho.

Inclusive, um estudo da universidade de Londres Royal College of Agriculture concluiu que os alunos que estudaram em ambientes com a presença de plantas tiveram um aumento de 70% na atenção para realizar as atividades.

Além disso, as plantas são antídotos para melhorar nosso humor e a sensação de bem-estar. Por fim, além dessas vantagens para o corpo, elas são elementos que darão muito mais vida e personalidade ao ambiente.

escrivaninha home office

Uma boa planta para o seu home office são os bambus, já que eles são são mais resistentes aos espaços fechados e com pouca luz. Aliás, essa planta é muito utilizada na técnica chinesa Feng Shui.

A Espada de São Jorge é outra boa espécie para colocar em seu ambiente de trabalho. Ela sobrevive bem ao ar seco e às temperaturas mais baixas do ar condicionado. Por fim, outra opção são as suculentas, que possuem tamanho pequeno, podem ser plantadas em pequenos vasos decorativos e ainda se adaptam bem em qualquer ambiente.

Clique aqui e confira nosso guia completo para escolher as melhores plantas na decoração!

Inspirações de decoração para o seu home office

9232a87c2afad1ad7712fb619615d4d1

7d96652002143e8fd48000d5ae3cb492

87fb239f3618a5068cb2efe46d9fd8cb

escrivaninha trilho mel e preto foto ambientada cliente

4c21e40a27eb4c3ad81b46acd4455a59

d6c3e258761e855116d5fbe059cf28f7

E aí, gostou de nossas recomendações para construir um local de home office perfeito? Então agora está na hora de garantir móveis de alto padrão para a sua casa e especialmente para o seu cantinho de trabalho. Por isso, confira todas as opções incríveis e de alto padrão que você encontra no site da LIV Decora.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito