Capa - +35 ideias de sofá para sala de estar: dicas e tendências de sofás!

+35 ideias de sofá para sala de estar: dicas e tendências de sofás!

Você finalmente chegou na hora de comprar o seu sofá para sala de estar, mas não consegue definir muito bem qual é a melhor opção para você? Qual cor escolher? Qual é o tamanho ideal?

Ok. Não se preocupe! A boa notícia é que trouxemos esse guia completo com tudo o que você precisa saber na hora de escolher o melhor sofá para sala de estar.

Além disso, também trouxemos as melhores tendências de sofá para que você não se arrependa da sua escolha e que ela não se torne obsoleta em pouco tempo.

É preciso ter uma atenção maior ao sofá na hora de decorar a sua sala. Isso porque, em geral, o sofá é um dos itens mais caros de um ambiente.

E, não tem jeito, um sofá, por mais simples que seja, sempre será uma peça mais dominante, que define, em alguma medida, como será o estilo da sala.

sofa para sala de estar 121

Vamos fazer um exercício: pense na mobília da sua sala. Qual é o móvel mais indispensável desse ambiente?

Bingo! Não é preciso ler mentes para saber que a maior parte das pessoas respondeu “o sofá”.

Esses assentos estofados aconchegantes e úteis têm sido uma característica da casa ocidental desde o século 18, mudando pouco a pouco daquela época georgiana para os sofás e poltronas mais familiares do século XX.

Mas hoje, com a mudança da tecnologia e do estilo de vida, o sofá da sala adquiriu um papel mais central.

Já se foi o tempo em que a sala com três sofás, enfeitada com um belo tapete, era o lugar para entreter os visitantes ou então se sentar diante da televisão nas noites de domingo. Hoje em dia o sofá tem muito mais funcionalidades!

Ideias de sofá para sala de estar: entenda a sua rotina e invista em um bom sofá

sofa sala de estar

As ideias de sofá para sala de estar estão se tornando cada vez mais diversas, uma vez que as rotinas das famílias se confundem a cada dia.

Isso porque, hoje em dia, um sofá não serve apenas para sentar e assistir tv.

Nós comemos nos sofás, usamos nossos notebooks, jogamos e, às vezes, até trabalhamos neles – ainda mais nesse período de home office, não é mesmo?

Simultaneamente à nossa busca por funcionalidade, está o retorno a lugares mais nostálgicos, já que eles despertam em nós uma sensação um pouco mais afetiva.

A gente sabe o quando esse período de isolamento social fez com que buscássemos lugares cada vez mais seguros e aconchegantes em nossas casas.

Isso talvez seja um reflexo do clima econômico e um desejo de transformar nossas casas em casulos de proteção da realidade.

Ou talvez seja apenas um sinal de positivo extravagante a uma década de ideias minimalistas na decoração da casa.

Seja qual for o motivo, não há como negar que nossos sofás desempenham um papel central em nossas casas.

Diante disso tudo, nós temos dois pontos importantes para começar:

  • Entenda a forma como você utiliza o seu sofá: porque isso pode mudar a dinâmica da escolha do seu sofá
  • Invista: um sofá é quase como um casamento. Não tenha medo de investir um pouco mais nele, pois a tendência é que ele te acompanhe durante muitos anos. Além disso, você precisa comprar um móvel com conforto, qualidade e durabilidade, certo?

A LIV Decora tem sofás apaixonantes para todas as dinâmicas familiares, estilos de decoração, tamanhos e cortes! Além disso, no Instagram você fica atualizado em tempo real sobre as novas tendências do mundo décor e promoções imperdíveis!

E você não pode comprar o seu sofá sem olhar as nossas opções, porque você irá se arrepender se não fizer isso!

Confira aqui os melhores sofás para sala de estar da LIV Decora!

1.      Regra de dois terços e a escala perfeita para a sua sala!

1dc207c9bdaed4d818c4be446098ba46

Na hora de escolher e, principalmente, comprar o seu sofá, você precisa ter certeza do tamanho da sua sala e do tamanho do móvel.

Ninguém merece comprar um sofá incrível e ele não caber na sala, não é mesmo?

Então já anote essa dica para não se perder na empolgação!

Mas não é apenas isso que precisa ser levado em consideração na hora de definir o melhor tamanho do seu sofá e o espaço que ele ganhará no seu ambiente.

Veja bem, um sofá da sala que tem todo o comprimento da parede oposta pode ser arrogante em um esquema de decoração.

Mas, ao mesmo tempo, você também não quer um sofá muito pequeno.

Uma abordagem para obter as proporções corretas é ter como objetivo um sofá com cerca de dois terços do comprimento da parede.

É possível escolher um sofá menor, talvez influenciado pelos móveis próximos.

Quando transformamos um sofá em um cômodo, podemos fazer com que o sofá tenha a metade do tamanho da parede em que está instalado.

Isso permitirá que o espaço ao seu redor respire – e também acomodará o espaço para mesas laterais com luminárias em cada um de seus lados.

2.      Pense na funcionalidade e, também, no estilo!

918d29d2a559ccd7beb76ee7cf286b88

Quando o assunto é ideias de sofás para sala de estar, você precisa considerar, como já dissemos anteriormente, o seu estilo de decoração.

Embora as dimensões da sala de estar sejam um fator essencial na escolha do sofá certo, a forma como a sala será usada também influenciará o tamanho do sofá mais adequado para o seu espaço.

Se você precisa de um sofá para sala pequena, essa dica é valiosa!

Quando uma sala é usada, principalmente, para entreter visitantes, então dois sofás frente a frente podem ser mais sociáveis ​​do que uma versão grande que coloca os acompanhantes na fila.

Os sofás deverão, portanto, estar frente a frente com um espaço adequado entre e ao redor deles.

Você pode utilizar uma mesa de centro para enriquecer a decoração do seu ambiente e garantir ainda mais funcionalidade para a sua sala de estar.

918d29d2a559ccd7beb76ee7cf286b88

Caso você queira deixar um pouco de espaço livre no centro da sua sala, por causa das crianças ou outras demandas, você pode optar pelas mesas laterais.

3.      Escolha uma cor marcante!

Você sabia que o esquema de cores da sua sala de estar pode influenciar a forma como o sofá pode aparecer no seu ambiente?

Portanto, pense bem nisso quando escolher uma peça para chamar de sua!

No que diz respeito às cores, cada vez mais procuramos a natureza para dar o tom, tendendo para o azul escuro e o verde musgo, enquanto também há um retorno dos tons terrosos, como bege, ou o marrom.

O sofá para sala pequena, em geral, pode ter uma cor mais neutra. Cores muito fortes podem trazer a ideia de um ambiente com menos espaço.

Quando alguém quer ousar um pouco mais, os tons ainda são quentes e convidativos, cores mais marcantes, como um sofá turquesa, por exemplo:

Sofá Azul Dinamarca - 10x sem juros | LIV Decora

Veja como escolher a melhor cor para a sala de estar.

4.      Considere a forma do sofá!

A forma do sofá também é uma consideração importante.

Se a sala tiver teto baixo, opte por um sofá com parte inferior das costas para manter o design em proporção à altura da sala.

Um design com costas baixas também pode criar a ilusão de espaço extra.

Se você gosta de uma decoração descolada, então o ideal é ousar no formato do sofá. Que tal algo nesse estilo:

04f1b11cec1915c54b50ec50abd4467b

Com curvas suaves ou um pouco mais marcantes, um sofá curvilíneo irá melhorar o layout e suavizar a aparência geral do seu ambiente, adicionando um foco bem claro à decoração da sua sala de estar e deixando o espaço com um ar perfeito para a interação.

Mas atenção, nos casos de sofá para sala pequena, esses formatos não funcionam muito bem.

5.      Como decorar o sofá com manta decorativa?

a79662c11542e3c82112cedc77d0d5a8

As mantas são itens maravilhosos para acrescentar cor e textura na decoração.

Além disso, elas são ideias para aqueles dias mais friozinhos, onde a gente quer transformar o a sala de estar em um ambiente mais aconchegante.

As mantas também são ótimas para cobrir algumas imperfeições naturais que podem surgir no sofá ao longo do tempo.

6.      Ideias de sofá para sala de estar pequena

4d511eda68034ebcbaeb5683c8ed7dbe

Nós sabemos que um sofá para sala pequena pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo?

E como a sala é um dos ambientes mais utilizados da casa, não podemos abrir mão do conforto.

Por isso, separamos algumas dicas especiais na hora de escolher o sofá para sala pequena:

  • Evite sofás com braço! Os braços podem ocupar até 30cm do seu ambiente.
  • Se a sua parede tiver menos de 2,5m, opte por um sofá de dois lugares
  • Caso você não use o sofá como divisória, deixe-o sempre rente à parede
  • Deixe o sofá, pelo menos, com 1,4m de distância da tv. Isso pode fazer mal para a sua visão no médio e longo prazo.
  • Sofás com pés aparente cria uma leveza e a sensação de um espaço maior!

Conclusão: sofá para sala de estar

Agora que você já aprendeu regras super valiosas e as melhores ideias de sofá para sala de estar, é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu!

Não se esqueça da escala perfeita e da regra 2/3, além, é claro, de ter na ponta do papel as medidas da sua sala de estar.

Você também pode escolher uma cor mais adequada ao tamanho e ao estilo do seu ambiente. Cores mais neutras para ambientes menores e cores mais marcantes para quem gosta de ousar. Os tons terrosos estão em alta.

Por fim, basta conferir a melhor seleção de sofás que você poderia encontrar em um mesmo lugar. Mas cuidado, você vai se apaixonar! A LIV Decora possui a possibilidade de personalizar suas peças! Você realmente pode ter um sofá para chamar de seu! Confira aqui.

Mais ideias de sofá para sala de estar:

ideias de sofa para sala de estar 2 565 ideias de sofa para sala de estar 2 84 ideias de sofa para sala de estar 2 564 ideias de sofa para sala de estar 29 89 84 ideias de sofa para sala de estar 2 ideias de sofa para sala de estar 26546 ideias de sofa para sala de estar 2 231 ideias de sofa para sala de estar 2 65465 ideias de sofa para sala de estar 2065 ideias de sofa para sala de estar 2 654 ideias de sofa para sala de estar 26548 ideias de sofa para sala de estar 2546 88ideias de sofa para sala de estar 2 ideias de sofa para sala de estar 244 ideias de sofa para sala de estar 2466 ideias de sofa para sala de estar 289 ideias de sofa para sala de estar 25 ideias de sofa para sala de estar 2333 ideias de sofa para sala de estar 2233 ideias de sofa para sala de estar 222 ideias de sofa para sala de estar 22 ideias de sofa para sala de estar 2 ideias de sofa para sala de estar 1 ideias de sofa para sala 1 sofa para sala de estar ideias de sofa para sala de estar

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito