Capa - Luminária de Teto: Como Escolher, Tendências, Fotos e Dicas

Luminária de Teto: Como Escolher, Tendências, Fotos e Dicas

A iluminação é parte fundamental em qualquer casa. Ela é capaz de trazer aquela sensação de bem-estar ou ainda de impactar os convidados por deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Porém, para conquistar um bom resultado é preciso estar atento a alguns detalhes, como o layout do cômodo e também os tipos de lâmpadas que devem ser utilizados. Pensando nisso, resolvemos escrever esse post para te ajudar na hora de escolher a luminária de teto ideal para a sua casa. Boa leitura!

O que são as luminárias de teto?

As luminárias de teto, como o próprio nome diz, são aquelas instaladas no teto de um ambiente e que servem não apenas para iluminar o cômodo, mas também para proporcionar um certo charme à decoração.

Existem vários tipos de luminárias de teto. Vamos conhecer algumas delas.

Luminárias de teto Pendentes

É possível encontrar diversos tipos e estilos de luminárias pendentes (moderno, industrial, retrô, rústico, entre outros). A maior funcionalidade dos pendentes é que eles podem ser utilizados para garantir um foco de luz sobre um determinado móvel ou objeto. Geralmente elas são penduradas por fios ou cabos elétricos.

Luminária moderna

Luminária Industrial

luminaria de teto moderno

Luminária Pendente Aramado Forms da LIV Decora

Lustres

Se você deseja destacar um ambiente e garantir imponência a ele, então você precisa de um lustre. Ele pode ter diversos formatos e estilos, desde os mais clássicos até os mais modernos, e costuma ser utilizado em ambientes amplos como hall de entrada e sala de jantar.

Spots

Os spots são utilizados, na maioria das vezes, para destacar um ponto específico ou então uma peça. Portanto, é necessário tomar cuidado com o tipo de lâmpada que será colocada. Para quadros, o ideal são as lâmpadas dicróicas e para esculturas, você pode apostar nas lâmpadas da família AR.

Luminárias de teto de Embutir

As luminárias de teto de embutir são encontradas em diversos formatos: retangulares, quadrados e redondos. Se você fizer a escolha certa, vai conseguir ressaltar algumas partes da decoração ou então apenas deixar a iluminação do ambiente como sempre quis.

As luminárias de embutir direcionáveis são ótimas para destacar objetos decorativos. Elas permitem levar o foco de luz para todos os lados, alterando a iluminação de acordo com o que desejar.

Já as luminárias de embutir fixas são mais utilizadas em locais que necessitam de uma atenção especial e também quando o ambiente pede lâmpadas claras, como o caso de banheiros e escritórios.

Plafon

O paflon proporciona iluminação indireta. Quando confeccionadas em vidro, essas luminárias irradiam luz em direção ao teto, que é refletida indiretamente para o ambiente. Assim, faz menos sombra e acaba sendo mais agradável aos olhos.

Qual a importância das luminárias de teto? (Por que comprar uma?)

 

A luminária de teto, em qualquer lugar que seja utilizada, serve para clarear, compor e levar foco de luz aos ambientes.

Na decoração de uma casa, a iluminação é uma das partes mais importantes e também a que mais demanda tempo e atenção. Existem dois erros muito comuns encontrados nos projetos de iluminação: ambientes pouco iluminados ou ambientes muito iluminados.

Para que as luminárias de teto exerçam o seu papel adequadamente, elas precisam ser bem distribuídas pelo ambiente, levando em consideração a posição do mobiliário. Além disso, o projeto de iluminação precisa estar também aliado a estética com a praticidade.

De nada adianta montar uma casa nova, com móveis lindos e decoração impecável, se você não pensar na iluminação de cada ambiente. São as luminárias de teto que dão todo o charme e ajudam a evidenciar a beleza do local. Por isso as luminárias de teto são tão importantes.

Como escolher uma luminária de teto? (Dicas de Especialistas)

 

Agora que você já sabe o que é uma luminária de teto, deve estar na dúvida de qual a melhor opção para aquele seu cantinho. Nós vamos te ajudar a escolher a luminária ideal para cada cômodo da sua casa. Confira!

Luminária de teto para cozinha

As luminárias de teto para cozinhas agregam charme e sofisticação, além de serem muito importantes para reforçar a iluminação do ambiente.

É preciso tomar cuidado ao colocar uma luminária sobre a bancada. Existem diversos tipos de pendentes que proporcionam a luminosidade direcionada, porém você deve se atentar para a escolha da lâmpada correta. Para evitar o cansaço da visão e para que não haja distorção de cores, o mais aconselhável é o uso de lâmpadas IRC, que atinjam um índice mínimo de 84%.

luminaria de teto cozinha

Luminária Pendente Gioia da LIV Decora com luminosidade direcionada

Uma outra dica para a cozinha é usar o Plafon. O grande desafio aqui é conseguir distribuir a luz por todo o ambiente à partir de um único ponto de luz. Por isso, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon, para comportar uma boa quantidade de lâmpadas.

Existem dois tipos de plafon. Os que emitem luz difusa, ou seja, quando um tecido, acrílico ou vidro é utilizado para suavizar e espalhar a luz e os que emitem luz indireta, que é quando o plafon utiliza um anteparo para rebater a luz.

luminaria de teto spot led

Plafon de luz difusa

luminaria de teto standard

Plafon de luz indireta

Você ainda pode optar pelas luminárias de embutir na cozinha. Elas são modernas e discretas, além de ter boa durabilidade e resistência. É preciso sempre priorizar, nesse ambiente, uma iluminação uniforme para evitar o cansaço da visão.

Luminária de teto para a sala de jantar

As luminárias de teto para sala de jantar são capazes de proporcionar conforto e aconchego, porém mais do que isso, elas dão um toque especial na decoração e ainda deixam o ambiente mais luxuoso.

Você pode abusar dos tipos e estilos de luminárias para a sala de jantar, sendo pendentes, lustres e spots para dar um efeito bem interessante ao cômodo.

Os pendentes estão super em alta e estão ganhando cada vez mais espaço na decoração das casas. Isso sem falar que eles garantem um estilo mais moderno ao ambiente. Porém, uma dica, eles devem estar entre 70 centímetros a um metro de distância da mesa.

Os lustres são mais imponentes e dão um ar de elegância e sofisticação à sala de jantar. Só é preciso tomar cuidado para que o ambiente não fique pesado, deixando o destaque para o lustre e mantendo um mobiliário mais neutro.

Os spots ajudam na hora de criar efeitos especiais, dando ênfase a um móvel específico ou objeto.

A escolha das lâmpadas é fundamental para a eficácia das luminárias da sala de jantar. É importante saber que as lâmpadas brancas são indicadas para escritórios e espaços de leitura, enquanto as lâmpadas amarelas dão um ar mais calmo e aconchegante ao ambiente.

Outro ponto importante é a escolha da luminária levando em consideração o tamanho da mesa, para que o lustre não pareça muito grande perto da mesa ou vice-versa. Um pendente na medida ideal deve ter cerca de metade do comprimento da mesa (no seu sentido maior). Agora se for utilizar duas ou três luminárias iguais, elas podem pegar toda a extensão da mesa.

Lembrando que o lustre sobre a mesa não deve atrapalhar a vista das pessoas que estiverem sentadas, para que consigam olhar para o amigo da frente. Sendo assim, o interessante é deixar o pendente de 70 centímetros a um metro de distância da mesa.

Luminária de teto para quarto

Se você quer deixar o seu quarto ainda mais charmoso então precisa investir em uma luminária de teto. Você pode colocá-la em cima da cama ou então em cima do criado mudo. Tudo depende do seu gosto e estilo.

Na hora de escolher o pendente, é preciso pensar no comprimento do fio e então planejar o local em que ele será instalado, para que não atrapalhe a circulação de pessoas. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o material (metal, plástico, vidro, entre outros), pois cada um deles possuem especificidades na hora da instalação.

Os metais com acabamentos brilhantes ajudam a refletir a luz. Já os pendentes de vidro difundem a luz de forma mais eficaz, espalhando-a por todas as direções. O plástico, por sua vez, possui preço mais acessível e é um dos mais procurados para o quarto.

Os pendentes quando muito grandes são utilizados como única fonte de iluminação no quarto, geralmente colocados em cima da cama. Os lustres são os mais usados nesses casos, porém é preciso tomar cuidado para que ao invés de deixar o ambiente mais clássico e delicado, ele não fique muito pesado.

Já os pendentes menores podem ser utilizados em cima do criado mudo, dando um charme a mais no decór. Uma boa distância entre a cabeceira e a ponta do lustre é entre 30 cm a 50 cm.

Você ainda pode colocar uma luminária no closet. A mais indicada é aquela que gera luz difusa, ou seja, capaz de iluminar todo o ambiente. Sendo assim, as mais indicadas são os pendentes, lustres e plafons de lâmpadas amarelas ou brancas que mais se aproximam da luz natural e não interferem nas cores.

Agora se o seu objetivo é destacar um quadro ou uma sapateira, por exemplo, você pode apostar nos spots com lâmpadas dicróicas, LED ou fluorescentes.

O cantinho da maquiagem também pede uma iluminação especial, no caso pontual, sobre as cômodas e penteadeiras. Aqui você pode escolher entre spots, arandelas ou pendentes menores.

No quarto das crianças, a iluminação é fundamental para que eles se sintam mais confortáveis para dormir ou ainda para a hora dos estudos. Para isso, você pode colocar um lustre que dê um toque mais alegre ao ambiente.

Existem ainda outros tipos de luminárias para o quarto dos pequenos, como os pendentes e plafon decorados. Hoje em dia é possível encontrar essas peças em várias temáticas, o que dá um ar mais moderno e ainda deixa o cantinho mais gracioso.

 

luminaria de teto quarto

Luminária Nuvem para quarto de criança

Luminária para banheiro

 

No banheiro, as luminárias têm função de iluminar e manter a qualidade do ambiente mais íntimo de uma casa. O ideal é que a luz seja uniforme e suave, sem produzir sombras.

Neste cômodo você pode usar o plafon, que irradia a luz para o teto e a reflete em todo o ambiente. Ele fica melhor ainda em banheiros com pé direito baixo. Os spots não são muito indicados, a não ser que sejam para criar um ponto de luz para que as mulheres possam se maquiar ou os homens fazer a barba.

No caso de banheiros com pé direito alto, você pode colocar um lustre ou pendente. Mas tome cuidado para não exagerar no tamanho dessas peças.

Um bom lugar para abusar dos pendentes é o lavabo. Como ele não é utilizado com tanta frequência e, na maioria das vezes, quem entra nele são os hóspedes, você pode aproveitar para deixá-lo bem charmoso.

luminaria de teto sala banheiro

Pendentes para lavabo

Tendências do que está em alta com fotos lindas

 

Não há como negar que uma boa iluminação é o ponto alto para o embelezamento e conforto de uma casa. Você nem precisa investir muito para deixar o local bem iluminado e com aquele charme extra, às vezes, uma única luminária já basta!

A dúvida então nessa hora é qual luminária de teto escolher para que não fuja do estilo da sua casa ou ambiente. Pensando nisso, separamos três fortes tendências que podem se adequar a qualquer cômodo. Confira!  

Para ambientes retrôs ou com uma pegada industrial a dica é investir nos canos de cobre, pois eles resgatam essa atmosfera sem deixar de lado a delicadeza. Essas luminárias são formadas por linhas finas que compõem estruturas geométricas como losangos, cubos e cilindros. As lâmpadas acabam ficando à mostra na estrutura, dando um toque mais despojado para a luminária.

luminaria de teto cadeiras cool

Pendente Diamante da LIV Decora

Agora se você é fã do estilo menos é mais, então pode investir em uma luminária de teto minimalista, ou seja, nada de lustres grandes e pesados. A idéia aqui é apostar em uma linha mais discreta e clean, porém sem deixar de lado a sofisticação.

luminaria de teto sala

Outra forte tendência é o estilo rústico. Essa aposta em itens de madeira e fibras naturais veio para ficar. Isso sem falar que ela traz personalidade e vida à decoração. Para esse ano, a dica é usar a madeira com materiais mais frios, como ferros e espelhos.

luminaria de teto

Luminárias de teto da LIV Decora que você precisa conhecer 

 

A LIV Decora possui uma enorme variedade de luminárias, que satisfazem a todos os gostos e estilos. Você pode usá-las tanto na cozinha, sala de jantar, sala de estar, quarto, lavabo e banheiro.

Separamos algumas lindas opções para que você se inspire na hora de planejar a decoração de sua casa.

Não se esqueça que nós também podemos te ajudar com isso! Se precisar tirar alguma dúvida, teremos o prazer em atendê-lo através do nosso site.

Luminária Pendente de Teto Floriano Cobre

 

Essa luminária, além de linda, leva destaque e elegância para o seu ambiente. A cor dela é perfeita para compor sua sala de jantar com estilo e design. A Luminária Floriano foi elaborada pelo designer Maneco Quinderé e é uma peça única que fará toda a diferença em sua casa.

Luminária de Teto Zen

 

Essa luminária, que mistura a madeira natural jequitibá com a cúpula de palha já virou tendência.

Luminária Industrial

 

luminaria de teto cadeiras cozinha

Luminária Industrial da LIV Decora

Com design único e inovador, a luminária industrial possui acabamento em cobre e proteção anti oxidação.

Principais dúvidas sobre as luminárias de teto

Na hora de escolher a luminária de teto ideal muitas são as dúvidas que surgem. Por isso, resolvemos esclarecer as principais delas para você.

1- Quais os tipos de luminárias de teto são possíveis para iluminar um ambiente?

Como já falamos no início do texto, você pode apostar em spots, pendentes, lustres, plafon ou então em luminárias de embutir. Cada um deles tem a sua função e podem ser utilizados na sala de jantar, sala de estar, lavabo, banheiro ou quarto. Em alguns casos, você ainda pode usar as luminárias de teto para destacar um móvel ou objeto.

2- Quais os principais erros na hora de colocar luminárias de teto?

Existe um erro muito comum que é quando há o exagero de spots no teto, o que deixa a superfície cheia de furinhos. Outro erro é iluminar demais o ambiente, resultando em muita sombra e pouco conforto visual.

3- Quando a iluminação de teto é considerada adequada?

Uma iluminação bem feita une três elementos: eficiência (com visibilidade suficiente), praticidade funcional (que não esquenta o local) e prazer sensorial (que une o conforto visual com a estética).

4- O que colocar em ambientes com pé direito alto?

Nesse caso, principalmente se for um hall de entrada, a dica é investir em um lustre grande e imponente. Isso vai mudar completamente o ambiente, deixando-o mais aconchegante e elegante.

Conclusão

Viu só como uma boa iluminação é fundamental para a decoração de um ambiente? Seja ela de embutir ou sobreposta, a ideia é levar charme e beleza para aquele cantinho tão especial.

Agora que você já conhece a infinidade de tipos e estilos de luminárias de teto, já pode escolher aquela que mais tem a ver com a sua casa.

E o melhor, a LIV Decora pode te ajudar com essa escolha. Basta entrar em contato conosco pelo site e tirar todas as suas dúvidas. Nós ficaremos muito felizes em facilitar a compra da sua luminária preferida!

Não se esqueça que a luminária de teto é um dos itens indispensáveis em uma casa, pois alia funcionalidade e beleza. Isso sem falar que ela pode ser combinada com qualquer tipo de decór. Escolha a sua agora mesmo.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito