Posted in:

Menos é mais? Não mais! Conheça o maximalismo na decoração: a tendência que chegou para ficar.

No último artigo, preparamos um guia completo com uma série de dicas e inspirações sobre as maiores tendências do mundo decor em 2020. Entre elas, o minimalismo estava presente. Entretanto, há uma outra tendência, oposta a esse estilo de vida, que vem ganhando espaço: o maximalismo na decoração.

E como esse tema é relativamente novo, decidimos fazer um especial sobre o maximalismo e como ele se construiu como uma contra-tendência fortíssima para aqueles que não curtiram o minimalismo.

Mas, antes disso, não deixe de curtir e seguir a página da LIV Decora no Instagram. Lá, você confere todas as novidades da loja e dicas incríveis para arrasar na decoração da sua casa, tudo isso preparado com muito carinho pelo nosso time de especialistas.

Curtiu? Então vamos lá!

O que é maximalismo?

Não tem segredo! O maximalismo é o oposto do minimalismo. No minimalismo, você foca no funcional e no básico para viver. Os ambientes são criados com menos móveis e objetos, sem preencher totalmente o ambiente.

Muita gente pensa que o minimalismo é um estilo de decoração com pouco conforto. E essas pessoas estão completamente enganadas. Veja como essa decoração é aconchegante:

Caso você queira saber mais sobre esse estilo de decoração que também pode ser aderido ao seu próprio estilo de vida, clique aqui.

Por outro lado, o maximalismo, tema do nosso artigo de hoje, consiste em utilizar mais objetos, móveis, itens e a mistura de uma série de elementos e peças, como texturas, core e outros elementos.

Em um primeiro momento, esse estilo parece mais excêntrico e, talvez, muito chamativo. Mas a verdade é que não precisa ser exatamente assim. Confira esse projeto:

Você pode colocar, no seu ambiente, elementos, peças e itens que você gosta e que contem um pouco da sua história. Um exemplo é utilizar uma parede com quadros e obras de arte:

Esse estilo é maravilhoso para aqueles que são apaixonados pela arte. Isso porque é possível usar e abusar da criatividade e das obras na sua decoração. Veja:

Ser maximalista é ser acumulador?

Não mesmo! Você não precisa se preocupar porque se você aderir ao estilo maximalista não significa, necessariamente, que você será um acumulador.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, confira a diferença entre um acumulador (primeira imagem) e do maximalismo na decoração:

O maximalista tem um cuidado especial na decoração de seu ambiente, independentemente de qual seja ele. As cores, as estampas, os objetos e os móveis, ainda que em abundância, possuem uma coerência e se complementa para deixar a decoração mais autêntica e descolada.

E se você está a fim de criar uma decoração super descolada, não pode deixar de conferir o nosso artigo sobre decoração descolada.

 Elementos do maximalismo

Você pode incluir uma série de elementos quando quer incluir o maximalismo na decoração. Entre eles, você pode acrescentar objetos históricos.

Uma das coisas mais legais de colocar esse tipo de objeto é que a sua casa passará, também, a contar histórias.

O maximalismo não é, necessariamente, encher a casa de coisas! Mas criar uma decoração mais pessoal e multifacetada.

Você pode misturar elementos clássicos com móveis mais autênticos e de cores mais vivas. Ou então combinar diferentes estilos para criar um ambiente único!

Confira alguns dos elementos que você pode utilizar para deixar a decoração maximalista com a sua cara:

  • Livros
  • Estátuas
  • Obras de arte
  • Mistura de cores e mistura de texturas
  • Cores mais vivas
  • Estampas florais ou abstratas
  • Mistura de estilos

Dicas para incluir o estilo maximalista em sua casa!

Para quem está começando a aderir ao maximalismo na decoração de casa, vale a pena começar aos poucos e, de acordo com cada novo elemento, se acostumar antes de dar outro passo, ok?

Não se esqueça que o maximalismo não é, necessariamente, o excesso de acessórios, mas um jogo diferente de informações na decoração do seu ambiente.

Dessa forma, se você está preparado para começar com o estilo maximalista, então inicie com livros, almofadas e plantas. Como nesse projeto, por exemplo:

Adaptou-se bem com esses elementos? Ótimo! Então é hora de dar o próximo passo: que al se arriscar a colocar um objeto que você gosta muito em cima da sua pilha de livros?

O item em cima de uma pilha de livros fica muito charmoso, não é mesmo?

Estampas

Outra ideia é utilizar estampas de animais, como de cobra, tigre, leão, boi. Essas estampas podem servir como uma base neutra para um espaço maximalista. As cores dessas estampas em si não estão exageradas. Portanto, a mistura desses padrões pode criar uma sensação maximalista na sala que não é muito desagradável ou barulhenta. Veja:

O que fazer com a parede branca

Se você não quer manter a sua parede branca, você pode utilizá-la como base para uma obra de arte maravilhosa, como nesse ambiente:

Por outro lado, você não precisa, necessariamente, abrir mão da sua parede branca. Uma decoração maximalista pode ser construída apenas com base nos móveis e itens da sua sala. Veja:

Cortinas, almofadas e tapetes são elementos fundamentais para dar um toque mais autêntico em sua decoração.

O teto pode ser uma grande surpresa

Sim, isso mesmo! O teto também pode ser utilizado para compor a decoração do seu ambiente. Veja que incrível esse ambiente:

É surpreendente como o teto pode mudar toda a decoração de um espaço, não?

Banheiro maximalista?

O maximalismo na decoração pode ser utilizado em toda a casa, inclusive no banheiro! Para isso, basta utilizar uma parede estampada, um papel de parede diferente, um piso mais decorativo e uma combinação incrível de elementos, como nesse projeto:

Cores e texturas!

O maximalismo na decoração pode construir um ambiente mais vibrante e alegre, mas sem deixar de lado todo o conforto que você merece. Você pode apostar em cores vivas e uma infinidade de padrões e texturas interessantes.

Aproveite essa tendência para brincar com suas cores, peças e texturas favoritas. Use a criatividade e combine esses elementos de diferentes estilos. O resultado pode ser surpreendente e, além de ficar de uma jeito que te deixa super confortável, você ainda constrói um ambiente só seu!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e para receber em primeira mão, diretamente em seu e-mail, os nossos artigos completos que são preparados com muito carinho a partir de suas ideias!

Ficou com alguma dúvida ou quer ler algo especial no blog da LIV Decora? Deixe sua sugestão nos comentários e nosso time de especialistas irá, sem dúvidas, preparar um conteúdo incrível para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *