Capa - Poltrona de leitura: como escolher uma ergonômica, confortável e linda?
Publicado em 22/01/2021 Por Fernanda Correa

Poltrona de leitura: como escolher uma ergonômica, confortável e linda?

A gente já sabe que, através dos livros, podemos viajar não só pelo nosso planeta, mas também por outras galáxias. Você já pensou como seria essa viagem em uma poltrona de leitura? Seria uma aventura de primeira classe!

Que a verdade seja dita: uma cadeira da sala de jantar, o sofá da área externa, uma cadeira de escritório… nada disso se compara a uma poltrona de leitura!

Além disso, é essencial que você escolha uma poltrona ergonômica, confortável, convidativa e, ao mesmo tempo, elegante!

poltrona azul com almofada

Isso porque, além de se tornar o seu meio de transporte favorito para o mundo da literatura, você também pode aproveitar esse móvel para relaxar, descansar um pouco depois de um dia agitado ou simplesmente assistir TV.

Uma poltrona de leitura na sala, ou no quarto, é como uma grande banheira em um banheiro. Você não sabe o quanto precisava até ter uma!

O problema é que, com tantas opções e modelos, fica a dúvida na hora de escolher uma boa poltrona para seu momento de leitura.

Mas não se preocupe, pois temos uma boa notícia pra você: preparamos um guia completinho com tudo o que você precisa saber antes adquirir uma!

Antes de conferir esse conteúdo valioso que preparamos para você, que tal seguir a LIV Decora no Instagram? Lá, você confere mais dicas e tendências do mundo décor, além de promoções IM-PER-DÍ-VEIS!

Tudo certo? Então vamos lá!

Como escolher a poltrona de leitura?

poltrona de leitura marrom

Existem muitos fatores que é preciso considerar na hora de escolher uma poltrona de qualidade. Isso não significa, necessariamente, que você deve observar apenas qualidades técnicas, mas um olhar mais afetivo também é importante nessa hora.

Você sabia que muitas pessoas elegeram a poltrona de leitura como a mais especial da casa ou apartamento?

E não é para menos, afinal, é uma poltrona em que você se sente bem ao sentar e ficar por longos períodos de tempo, além de, geralmente, ficar posicionada em um local especial da casa.

Ou seja, ela é praticamente a peça central de uma área projetada para refúgio, além de deixar o espaço muito mais aconchegante e acolhedor!

Para ajudá-lo, separamos algumas características para observar antes de comprar uma. Confira a seguir!

Largura

poltronas de leitura ergonômicas

Uma das coisas comuns à maioria das cadeiras de leitura é que elas são bem mais largas que as cadeiras tradicionais.

E, de fato, se ela for mais larga, poderá proporcionar muito mais conforto, afinal, cadeiras grandes oferecem muitas maneiras de se sentar de uma forma mais confortável.

Quando ficamos na cadeira por horas, seja lendo, assistindo TV ou até mesmo jogando, provavelmente vamos mudar de posição e mover o nosso peso pela cadeira de tempos em tempos.

Algumas pessoas se sentem confortáveis ​​até mesmo jogando-se apenas de lado em uma cadeira, com a cabeça apoiada em um braço e as pernas sob o outro.

Em uma poltrona de leitura confortável, você pode dobrar as pernas, se espalhar ou então se sentar da forma que se sentir melhor, não importa! Cada um com o seu jeito, não é?

Além disso, se você dividir a casa com alguém e, consequentemente, a poltrona, uma cadeira mais larga permite que diferentes pessoas encontrem as melhores posições para aproveitar o assento em seus momentos de relaxamento ou lazer.

Ergonomia

poltrona de leitura ergonômica

É muito comum ouvir a expressão “poltrona de leitura ergonômica”, ainda mais depois da quarentena, onde as pessoas passaram a ficar muito mais tempo em casa!

O que antes era considerado apenas no mundo dos negócios, em nossos escritórios e trabalhos, passou a ser priorizado em nosso lar também.

A verdade é que se você vai passar longos períodos de tempo, você precisa escolher uma poltrona de leitura ergonômica.

A ergonomia adequada significa que a cadeira é confortável mesmo depois de você ter ficado sentado nela durante metade do dia.

Mas não é apenas de conforto que estamos falando. Ela também ajudará a prevenir lesões de longo prazo e isso é muito importante!

Um encosto alto é muito importante para uma cadeira de leitura confortável, pois ele oferece um encosto de cabeça para reduzir a tensão no pescoço.

Outra questão importante quando o assunto é ergonomia é pensar em braços largos da poltrona. E eles devem ser altos o suficiente para que você coloque os braços sob eles com facilidade e sem esforço.

É interessante que eles sejam largos o suficiente para sustentar, facilmente, um livro ou até mesmo uma tigela de lanches. Mas caso não tenha, uma mesinha de apoio cumpre esse papel com facilidade.

Além disso, ter um assento profundo, pois ele vai te proporcionar mais espaço e conforto.

Agora, se você quiser dar um toque especial à sua poltrona de leitura, então considere incluir um puff. Com certeza fará toda a diferença na qualidade da sua leitura.

Além disso, colocar os pés para cima também permite melhorar a circulação para as pernas e, nos casos em que ficamos muito tempo sentados, é ótimo para evitar problemas no futuro!

Uma dica muito valiosa é ter uma almofada em formato de rolinho para apoiar a lombar, pois normalmente as poltronas de leitura não vem com esse apoio em seu encosto, mas uma almofada resolve a questão.

O Tecido e Estofado

poltrona de leitura moderna

A melhor leitura também deve ser coberta por um tecido macio e confortável que seja convidativo, mas durável.

Materiais como veludo, sarja, algodão e linho são ótimas opções para estofamento de cadeiras de leitura. Lembrando que o veludo pode se tornar um pouco quente, não recomendamos para regiões com clima mais quente.

Se a sua poltrona de leitura ficará em um espaço com grande circulação de pessoas, também vale a pena pensar em um tecido que seja mais resistente à respingos e manchas de alimentos ou bebidas, como uma poltrona de couro.

Tipos de Poltronas de Leitura

O que não falta no mercado é variedade de modelos e estruturas de poltronas de leitura. E, com base nos fatores que já apresentamos aqui, selecionamos os tipos mais populares de poltrona de leitura!

Poltrona Reclinável

Poltrona de leitura reclinável Noyon

Poltrona Noyon

É muito difícil superar o conforto de uma poltrona de leitura reclinável.

Se ela for acompanhada de um Puff será capaz de se aconchegar e até deitar durante a leitura, será é um verdadeiro paraíso!

As cadeiras de leitura reclináveis ​​podem vir com vários recursos adicionais, como funções giratórias para permitir que os usuários direcionem a cadeira para qualquer direção que desejem, e até mesmo personalização da altura.

Poltrona Redonda

Poltrona de leitura Yanna

Poltrona Yanna

Os traços arredondos estão em alta no mundo do décor, a Poltrona Yanaa possui assento largo e encosto alto, perfeita para uma boa leitura. Além disso, é uma bela peça para compor uma decoração mais moderna e elegante.

Você pode encontrar uma poltrona redonda de leitura em vários estilos, incluindo rústicas, clássicas e industriais.

Poltrona de Balanço

poltrona de leitura balanco

Poltrona de Balanço Protéa

Quem sabe apostar em um estilo moderno e super elegante como essa poltrona de balanço? Além de deixar seu momento de leitura delicioso ela será uma peça de decoração em seu ambiente.

As poltronas de balanço são atemporais, existem uma série de modelos e estofados que combinam com diferentes tipos de decoração.

Poltrona sem Braço

poltrona de leitura sem braço poltrona costela

Também existem as poltronas sem braço, que muitas vezes são extremamente confortáveis e cheias de beleza. Para a leitura, recomendamos sempre poltronas com braço, mas sabemos que muitas vezes o ambiente é pequeno e ter uma poltrona sem braços deixará o espaço mais leve.

Existem vários modelos que atendem essa alternativa, trouxemos a Poltrona Costela, criada pelo designer Martin Eisler, é uma peça atemporal e muito, mas muito confortável, além de linda.

Poltrona costela caramelo

 

Mais dicas de poltronas de leitura

Você já está quase um expert em poltronas de leitura! Então chegou a hora de você se apaixonar pelos modelos incríveis que você encontra na LIV Decora!

Em primeiro lugar, não tem jeito, a queridinha das poltronas sempre será a Poltrona Charles Eames. Ela é um ícone e fica bem em diferentes espaços!

Poltrona Charles Eames

poltrona charles eames

Poltrona Chatles Eames Caramelo

Poltrona Chatles Eames Caramelo

Poltrona Giratória Baltimore

 

 

Poltrona de leitura Baltimore

Ela é linda, super confortável e atemporal. Além disso, ela é giratória, facilitando muito a vida de seus usuários.

Veja mais detalhes aqui.

Poltrona Hangar com Puff 

Poltrona Hangar 536d99bfa3a9ac2dff7bcc6378570acc.jpeg

A Poltrona Hangar possui design moderno e super atemporal. Apesar de não possuir o encosto para a cabeça, ela é muito confortável e espaçosa.

Poltrona Giratória Hals

Poltrona redonda de leitura Hals

A Poltrona Hals é ideal para quem não abre mão da elegância e do conforto. É uma peça muito confortável, seu formato arredondado está super em alta na tendência do décor!

Poltrona e Puff Madri 

conjunto poltrona e puff madri scaled.jpg

Outra peça que dá um show de conforto é a Poltrona e Puff Madri! Ela possui design moderno que pode, ser inserido em praticamente qualquer tipo de decoração! Na LIV você pode escolher diversos acabamentos entre tecidos e metais que combinem exatamente com sua decoração.

Poltrona Costela

Poltrona Costela Couro Sintetico 386ca74a86b85f29e2bad9166056a56a.jpg

A Poltrona Costela que já comentamos acima. Ela é aquele tipo de assento que quando você experimenta, não quer nunca mais sair! E, convenhamos, é uma peça lindíssima!

Poltrona Zuck

poltrona zuck

Para quem quer um modelo mais tradicional ou clássico, então a Poltrona Zuck não irá decepcionar!

Seu estofado em linho deixa a peça super confortável, é um móvel que agrega muito valor e elegância a qualquer espaço.

Chaises Long para Leitura

Outra dica bem legal é utilizar Chaise para seu cantinho de leitura, abaixo seguem inspirações lindas para seu ambiente. As Chaises tem a proposta de muito conforto, pois elas apoiam o corpo quase inteiro deitado, porem com as costas apoiadas no encosto. Para quem tem espaço no ambiente, ficará perfeito!

Chaise Long Moringa

Chaise Long Moringa Base Metal

 

Chaise Long Francis 

Chaise Long Francis

Chaise Long Doncele

 

Chaise Long Doncele.jpg

Chaise Long Rose

 

Chaise Long Rose

Chaise Long Vita

 

Chaise Long Vita

 

Como montar um cantinho de leitura?

Uma poltrona é, sem dúvidas, capaz de transformar qualquer experiência de leitura.

Mas, convenhamos, o sonho de qualquer amante da literatura é ter um cantinho especial dedicado aos livros!

E não importa quanto espaço você tenha disponível na sua casa, é possível montar um cantinho de leitura incrível para a sua casa! Veja que lindo este:

cantinho de leitura rosa

Ou então este, para quem tem mais espaço:

poltrona de leitura / cantinho de leitura

Se você ficou animado em ter um cantinho de leitura na sua casa, confira o artigo que preparamos com um passo a passo completo e inspirações incríveis para todos os tipos de espaço!

Conclusão: afinal, qual a melhor poltrona de leitura?

A melhor poltrona de leitura é, com certeza, aquela que faz você se sentir confortável, mas nossas dicas é que ela tenha encosto alto para apoiar o pescoço, braços largos, almofada para lombar e de preferência que ela seja acompanhada de um puff.

Fique atento às medidas, não adianta você comprar o maior assento disponível no mercado se ele não couber na sua sala de estar ou atrapalhar a circulação da área em que você deixou a sua poltrona.

Como dissemos no começo do texto, a escolha da melhor poltrona de leitura deve ser técnica, mas também afetiva.

Então escolha algo que você realmente goste, que dialogue com a sua decoração e que vá fazer com que você se sinta acolhido, ok?

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! Vamos adorar ouvir você!

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão? Deixe seu e-mail!

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito