Capa - Tampo para mesa de jantar: como escolher o material e melhores opções!

Tampo para mesa de jantar: como escolher o material e melhores opções!

Quantas vezes você usa a sua mesa de jantar? Ela é, sem dúvidas, um dos móveis mais importantes da casa. Isso porque, além de servir para reunir a família e amigos, ou fazer as refeições, também estudamos, trabalhamos e criamos mil e uma utilidades para elas. 

Quer saber qual é o melhor tampo para a mesa de jantar e as melhores opções para a sua casa? Então vem com a gente!

Escolher o tampo ideal para a sua mesa de jantar é um passo importantíssimo para que o móvel seja valorizado e destacado na decoração da sua sala de jantar.

Ironia do destino, ou não, escrevo este artigo da minha mesa de jantar, com madeira maciça e tampo de vidro. Mas a sua não precisa ser assim, afinal, existem diferentes tipos de tampo de mesa de jantar:

  • Laqueado
  • De vidro
  • De madeira maciça
  • Em MDF
  • De mármore ou granito
  • Em alumínio

São muitos, não é mesmo? Sem considerar, é claro, os formatos. Mas, não se preocupe, pois vamos ajudá-lo a encontrar o melhor material para mesa de jantar e o tampo de mesa mais adequado tanto para a sua decoração quanto para a sua rotina!

E já que você está tão interessado no assunto, não deixe de seguir a LIV Decora no Instagram. Lá, compartilhamos novidades, dicas de decoração e promoções imperdíveis.

Como escolher tampo para mesa de jantar: primeiros passos

Trouxemos, hoje, algumas dicas e inspirações que, aliadas ao seu bom gosto, podem levar muita personalidade e beleza para sua sala de jantar.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de escolher uma mesa de jantar, ou um tampo para a mesa, é pensar nos seguintes aspectos:

  1. Estilo da decoração que deseja seguir;
  2. Resistência e durabilidade do tampo para a mesa de jantar;           
  3. Espaço da casa que ela irá ocupar, se é ambiente interno ou externo.
  4. Proporção relacionada à base;

Mesa de Jantar com Tampo em Madeira

O tampo de madeira é, sem dúvidas, um dos mais utilizados na mesa de jantar. Principalmente quando ele dialoga com uma base também construída em madeira.

A vantagem da mesa de jantar em madeira é que ela pode dialogar com diferentes estilos, desde o boho, passando pelo minimalista ou até mesmo em uma decoração mais industrial.

Para definir exatamente qual é o melhor estilo para o tampo de madeira, avalie a base, o acabamento e o espaço onde a sua mesa de jantar estará. 

Cuidados e precauções do tampo em madeira:

  • Madeira Maciça: a madeira maciça é muito solicitada pela sua alta durabilidade e textura mais natural, porém é muito importante ficar atento ao acabamento da peça. Por se tratar de um material com alta porosidade, o tampo deve sempre ser muito bem selado para evitar manchas de líquidos derramados ou de comidas. Por isso, não deixe de selar o seu tampo de madeira, ok?
  • MDF: Por possuir um valor menor, o MDF é o mais utilizado em tampos para mesa de jantar. Normalmente vem com lâmina de madeira ou laca para fornecer um acabamento mais duradouro e mais bonito.
  • Laca: Seu acabamento liso e sua enorme variedade de cores, proporcionam fácil adequação no estilo de decoração. A escolha também pode ser na versão de alto brilho ou fosco. Normalmente, ela é aplicada acima do MDF, mas atenção, pois a laca demanda um cuidado um pouco mais especial devido ao seu delicado processo de pintura, tornando o móvel mais suscetível a riscos e manchas. Por isso, recomenda-se sempre colocar um vidro sobreposto em cima da laca. Além de protegê-la, o vidro agrega todo um charme especial à mesa.

Mesa de Jantar com Tampo em Vidro

Mesas com tampo de vidro são muito versáteis, combinam com vários tipos de decoração e dão mais visibilidade para sua base. Então, se você tem uma base linda, com um design diferenciado, apostar em um tampo para mesa de vidro pode ser a sua melhor decisão!

Com uma combinação ousada, é possível transformar seu espaço em uma verdadeira obra de arte.  

Para os amantes da decoração clássica, o vidro ideal para o tampo da mesa é o temperado, pois ele é caracterizado por ser um vidro mais seguro.

Esse tipo de vidro costuma proteger os usuários de ferimentos em caso de quebra. Portanto, papais e mamães de plantão, fiquem tranquilos.

giphy

Quer saber por que isso acontece? A LIV Decora te explica: o vidro temperado passa por um tratamento térmico que modifica suas características através de uma mudança de temperatura brusca, que gera uma compressão das faces externas e expansão da face interna. Assim, o material se torna muito mais resistente.

Mas o que acontece se o vidro quebrar?

Então, caso o vidro quebre, ele irá formar cacos arredondados, não em fragmentos afiados e cortantes, prezando a segurança e evitando acidentes maiores.

Ou seja, o vidro temperado é uma ótima opção. Podemos destacar outras vantagens do tampo de vidro:

  • Fácil limpeza
  • Manutenção simples
  • Não mancha
  • Não risca

Se você quer mais modernidade ao seu espaço, você também pode optar pelo tampo de mesa em vidro esmaltado. Nesse tipo de tampo de mesa, o vidro recebe uma camada de tinta cerâmica. As cores mais comuns são aquelas mais neutras como o branco, bege, preto ou marrom.

E qual é a durabilidade do tampo da mesa após a aplicação da tinta cerâmica?

Ao contrário do que muita gente pensa, depois da aplicação da tinta, o material é levado ao forno de têmpera. Assim, a tinta se funde ao vidro e nunca se solta.

Você pode combinar a cor do esmaltado com a decoração do ambiente e deixar a sua sala de jantar incrível.

Cuidados e precauções do tampo em vidro:

  • Tampo de vidro comum: Todo tampo de vidro comum deve possuir, ao menos 8mm de espessura. Se ele tiver uma espessura menor, para manter a segurança, ele deve estar completamente apoiado em uma superfície.
  • Tampo de vidro temperado: Já quando o tampo de vidro for temperado, ele pode ser produzido em qualquer medida. Eis aí uma vantagem!

Mesa de Jantar com Tampo em Alumínio

As mesas de jantar com tampo de alumínio, em geral, são utilizadas na área externa e na decoração industrial.

No contexto geral, essas mesas ainda são pouco vistas, mas à medida em que vão surgindo novos estilos e intervenções artísticas o alumínio ganha espaço e entrega irreverência ao ambiente. 

Além disso, esse tipo de material tem uma ótima resistência, por isso são os queridinhos da área externa, e são peças bem simples de limpar.

Sem dúvidas, as mesas com tampo de alumínio também podem estar presentes em decks, varandas gourmets e outros ambientes externos. A boa notícia é que eles não mancham com o calor ou umidade. Gostou desse estilo? Que tal essa mesa:

Mesa Marrocos Diva Mestre Artesão | Divina Haus

Mesa Marrocos Diva Mestra Artesão

Mesa de Jantar com Tampo em Mármore e Granito

Por último, mas não menos importante, temos os elegantíssimos tampos de mesa em mármore, que possuem beleza IN-DIS-CU-TÍ-VEL!

O mármore é considerado, definitivamente, um artigo de luxo no mundo da decoração. E não é pra menos, afinal, eles são atemporais e possuem uma resistência imbatível!

Será uma peça, um investimento, que você poderá ter por toda a sua vida.  

Por outro lado, por ser uma pedra porosa e delicada, ela fica suscetível a manchas, riscos e perda de brilho. Por isso, é preciso ficar muito atento na hora de escolher a pedra para o tampo da mesa de jantar, ok?

Para que você tenha a peça por muito tempo, ela deve ser devidamente impermeabilizada, caso não seja, ela poderá ter manchas com líquidos cítricos, gorduras, vinhos ou até mesmo o calor das panelas. 

E como eu limpo a mesa de mármore?

Atenção: não se deve, de forma alguma, utilizar produtos químicos nas mesas de mármore. Um simples pano úmido com sabão neutro já está mais do que suficiente.

Lembre-se também de retirar todo o sabão colocado na pedra com um pano molhado e, então, finalize deixando a pedra bem seca.

Já o granito, por ser uma pedra tratada menos porosa, possui fácil conservação e também é perfeita para compor a mesa de jantar. Seu custo é mais acessível tanto na peça quanto na manutenção.

Qual o melhor formato para a mesa de jantar?

Já sabemos que é essencial escolher um móvel que atenda tanto as nossas necessidades práticas quanto o estilo do local.

Por isso, a escolha da mesa de jantar pode fazer toda a diferença na decoração de uma sala pequena.

Os tampos de mesas ovais ocupam menos espaço do que as retangulares e acomodam o mesmo número de pessoas, dando espaço à circulação ou outros móveis de sua preferência.

Quais são os formatos mais comuns?

Os tampos redondos são super charmosos e saem do comum, sendo um excelente ponto de atenção no espaço.

A vantagem da mesa redonda é a facilidade de acomodação dos lugares à mesa, pois sempre cabe mais um banquinho para um novo lugar.

Além disso, uma mesa redonda também favorece a comunicação entre as pessoas, pois todas estão, praticamente, uma de frente para a outra.

Já as mesas com tampos quadrados, por sua vez, são ótimas para famílias maiores, com 8 lugares ou mais, já que pedem um pouco mais de espaço no cômodo.

É um formato não muito versátil, pois é necessário que o espaço do ambiente favoreça o tampo quadrado. A vantagem da mesa quadrada é a mesma que a redonda, favorece a comunicação entre as pessoas.

Os tampos retangulares são, sem dúvidas, os mais utilizados nas salas de jantar.

Isso porque, normalmente, eles otimizam o espaço e deixam o ambiente mais amplo.

Além disso, existe maior variedade de escolha nesse formato. Uma das vantagens da mesa retangular é a escolha da iluminação, pois tanto um pendente redondo, quadrado, quanto um pendente retangular, ficarão lindos em cima dela. Aproveite para conhecer as luminárias da LIV Decora!

Pode ser que você ainda esteja um pouco confuso em relação a escolha da mesa de jantar, né? Não se preocupe! Clique aqui e confira o guia completo com tudo o que você precisa saber antes de escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa!

Como deixar a mesa de jantar com uma boa iluminação?

A arquiteta Nicole Finkel, na 30ª edição da revista IT HOME ressalta que a distância entre o corpo da luminária e o tampo da mesa pode variar de 70cm a 90cm. A arquiteta indica que também é possível combinar mais de um tipo de lustre, dando, assim, um visual moderno e diferenciado na decoração.

Anote as melhores dicas sobre iluminação da mesa de jantar:

Primeiramente, evite a iluminação direta, capaz de atrapalhar ou ofuscar quem está sentado à mesa. O ideal é utilizar uma luz indireta, que traz conforto e deixa o ambiente intimista.

Lembre-se, também, que a luz deve focar na mesa e não na cabeça de quem estiver sentado. Para manter o facho de luz na mesa, portanto, é importante calcular o ângulo em relação a altura do pé direito.

Anteriormente, falamos sobre a importância da luminária ficar entre 70cm a 90cm acima da mesa. Dessa forma, é possível iluminar os convidados e ter um bom espaço para colocar arranjos e velas. Além disso, os convidados não ficarão incomodados com a luz direta.

Ainda que você tenha optado pela luz indireta, evite o uso de lâmpadas que emitem calor. Nesse sentido, as LED’s sempre são uma ótima opção.

Outra dica importante é que o pendente deve ser pendurado no centro da mesa e o tamanho corresponde à metade da largura da mesa. Caso sua mesa seja muito grande, a sugestão é fazer uma composição de pendentes.

Veja também: Lustre e Pendentes para sala de jantar | Como saber a medida da mesa de jantar | Como escolher a mesa de jantar certa |

Como todas essas dicas, basta escolher seu estilo preferido e conferir a seleção de mesas de jantar que separamos para você!

Nós sabemos, com certeza, que a LIV Decora tem o móvel ideal para transformar seu espaço e tornar sua refeição em casa ainda mais prazerosa. Então acesse todas as mesas de jantar aqui!

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito