Capa - Saiba como escolher o melhor tampo para a mesa jantar!
Publicado em abril 19, 2019

Saiba como escolher o melhor tampo para a mesa jantar!

A sala de jantar sempre foi e certamente sempre será um cômodo importante dentro de casa, independente do tamanho ou estilo, afinal, é um dos espaços preferidos para se reunir a família e amigos.  

Dentro deste ambiente, a mesa de jantar é sem dúvida a protagonista e é importante que se saiba escolher o tampo ideal para que todo o móvel seja valorizado e destacado da forma correta no espaço.

Trouxemos dicas e inspirações, que aliadas ao seu bom gosto podem levar muita personalidade e beleza para sua sala de jantar e, claro, fazer sucesso a cada menu apreciado sobre o móvel.

São várias opções: madeira, mármore, vidro e outros. Vem com a gente descobrir mais sobre o item que pode transformar seu espaço!

Para começar, considere como um todo:

  1. Estilo da decoração que deseja seguir;
  2. Resistência e durabilidade do tampo para a mesa de jantar;           
  3. Espaço da casa que ela irá ocupar, se é ambiente interno ou externo.
  4. Proporção relacionada à base;

Mesa de Jantar com Tampo em Madeira

O tampo de madeira há tempos é utilizado na sala de jantar. Principalmente ornando com uma base também de madeira. Combina muito bem com todos os estilos, tudo vai depender do acabamento e design impressos no tampo.

Talvez a madeira seja o material mais democrático na decoração, pois é super versátil, tendo em vista a gama de estilos que ela abrange.

Cuidados e precauções do tampo em madeira:

  • Madeira Maciça: a madeira maciça é muito solicitada pela sua alta durabilidade e textura mais natural, porém é muito importante ficar atento ao acabamento da peça. Por se tratar de um material com alta porosidade, o tampo deve sempre ser muito bem selado para evitar manchas de líquidos derramados ou comidas. Existem diversas maneiras de selamento, todas muito eficientes, o importante é salientar que esteja com essa proteção.
  • MDF: Por possuir um custo benefício mais vantajoso, o MDF é o mais utilizado em tampos para mesa de jantar. Normalmente vem com lâmina de madeira ou laca para fornecer um acabamento mais duradouro e mais bonito.
  • Laca: Seu acabamento liso e sua enorme variedade de cores, proporcionam fácil adequação no estilo do décor. A escolha também pode ser na versão de alto brilho ou fosco. Normalmente é aplicada acima do MDF. A laca demanda um cuidado um pouco mais especial devido ao seu delicado processo de pintura, tornando o móvel mais suscetível a riscos e manchas. Por isso, recomenda-se sempre colocar um vidro sobreposto em cima da laca.

Mesa de Jantar com Tampo em Vidro

Mesas com tampo de vidro são muito versáteis, combinam com vários tipos de decoração e dão mais visibilidade para sua base.

Com uma combinação diferenciada, é possível transformar seu espaço em uma verdadeira obra de arte.  

Para os amantes da decoração clássica, o vidro ideal para o tampo da mesa é o temperado, pois é caracterizado por ser um vidro mais seguro. Protegem os usuários de ferimentos em em caso de quebra. Portanto, papais de plantão, fiquem tranquilos. O material pode ser usado também em casas com crianças.O vidro temperado passa por um tratamento térmico que modifica suas características através de uma mudança de temperatura brusca, que gera uma compressão das faces externas e expansão da face interna, tornando o material muito mais resistente. Em caso de quebra, o vidro forma cacos arredondados, não em fragmentos afiados e cortantes, prezando a segurança e evitando acidentes.

Podemos destacar nos tampos em vidro: facilidade de limpeza e a facilidade de manutenção, pois não mancha e não risca.

Para levar mais modernidade ao seu espaço, você pode optar pelo tampo de mesa em vidro esmaltado. Onde o vidro recebe uma camada de tinta cerâmica. As cores mais comuns são básicas, como o branco, bege, preto ou marrom.

Quanto à durabilidade, não se preocupe, depois da aplicação da tinta o material é levado ao forno de têmpera, assim a tinta se funde ao vidro e nunca se solta.

Você pode combinar a cor do esmaltado com o resto da decoração e deixar seu ambiente incrível.

 

Cuidados e precauções do tampo em vidro:

  • Tampo de vidro comum: Todo tampo de vidro comum deve possuir, ao menos 8mm de espessura. Se ele tiver uma espessura menor, para manter a segurança, ele deve estar completamente apoiado em uma superfície.
  • Tampo de vidro temperado: Já quando o tampo de vidro for temperado, ele pode ser produzido em qualquer medida. Eis aí uma vantagem!

Mesa de Jantar com Tampo em Alumínio

Na sala de jantar as mesas com tampo de alumínio ainda são pouco vistas, mas à medida que vão surgindo novos estilos e intervenções artísticas no décor, é sem dúvida, um material a se considerar, principalmente se seu ambiente trata-se do estilo industrial, o alumínio levará irreverência para o espaço.

O bacana a ser destacado sobre o material é que ele pode também ser aplicado na varanda gourmet e áreas externas, pois seu material é super resistente e não mancha com o calor ou umidade.

 

Mesa de Jantar com Tampo em Mármore e Granito

Por último mas não menos importante, temos os elegantíssimos tampos em mármore, que possuem beleza indiscutível!

O mármore é considerado artigo de luxo no mundo da decoração. E o melhor, são atemporais e sua resistência é imbatível. Será uma peça que você poderá ter por toda a sua vida.  

Porém, por ser uma pedra porosa e delicada, ela fica suscetível a manchas, riscos e perda de brilho. Deve-se ficar muito atento na escolha da pedra para tampos de mesa de jantar.

Para que você tenha a peça por muito tempo, ela deve ser devidamente impermeabilizada, caso não seja, o risco será alto de manchas com líquidos cítricos, gorduras, vinhos e até mesmo o calor das panelas podem danificar a peça.  

O mesmo vale para a limpeza, não deve-se utilizar produtos químicos, um simples pano úmido com sabão neutro resolve. Sempre retire todo o sabão colocado na pedra com um pano molhado e finalize deixando a pedra bem seca.

É importante também para a conservação, que seja feita uma limpeza por profissionais de tempos em tempos.

Já o granito, por ser uma pedra tratada menos porosa, possui fácil conservação e também é perfeita para compor a mesa de jantar. Seu custo é mais acessível tanto na peça quanto na manutenção.

Para brincar com os estilos, sair do clássico e tornar sua sala de jantar mais divertida pode-se inserir cadeiras de modelos diferenciados, cores ou formatos diferentes.

 

Qual o melhor formato para a mesa de jantar?

Já sabemos que é essencial escolher um móvel que atenda tanto as nossas necessidades práticas quanto ao estilo do local.

Por isso, a escolha da mesa de jantar pode fazer toda a diferença na decoração de uma sala pequena.

Os tampos de mesas ovais ocupam menos espaço do que as retangulares e acomodam o mesmo número de pessoas, dando espaço à circulação ou outros móveis de sua preferência. Que tal um aparador que combine com o espaço?

Veja: Como deixar sua casa ainda mais charmosa utilizando o aparador

Os tampos redondos são super charmosos e saem do comum, sendo um excelente ponto de atenção no espaço. A vantagem da mesa redonda é a facilidade de acomodação dos lugares à mesa, sempre cabe mais um banquinho para um novo lugar. A vantagem da mesa redonda é que ela favorece a comunicação entre as pessoas, pois todas estão, praticamente, uma de frente para a outra.

Já os tampos quadrados, quando são mesas para 8 lugares ou mais, pedem um pouco mais de espaço no cômodo. É um formato não muito versátil, pois é necessário que o espaço do ambiente favoreça o tampo quadrado. A vantagem da mesa quadrada é a mesma que a redonda, favorece a comunicação entre as pessoas.

Os tampos retangulares são os mais utilizados nas salas de jantar. Pois, normalmente eles otimizam o espaço e deixam o ambiente mais amplo. Além disso, existe maior variedade de escolha nesse formato. Uma das vantagens da mesa retangular é a escolha da iluminação, pois tanto um pendente redondo, quadrado, quanto um pendente retangular, ficarão lindos em cima dela.

 

Dicas de como deixar a mesa de jantar com uma boa iluminação

A arquiteta Nicole Finkel, na 30ª edição da revista IT HOME ressalta que a distância entre o corpo da luminária e o tampo da mesa pode variar de 70cm a 90cm. A arquiteta indica que também é possível combinar mais de um lustre. Dando um visual moderno e diferenciado na decoração.

No entanto, evite a iluminação direta, capaz de atrapalhar ou ofuscar quem está sentado à mesa. O ideal é utilizar uma luz indireta, que traz conforto e deixa o ambiente intimista.

Lembre-se que a luz deve focar na mesa e não na cabeça de quem estiver sentado. Para manter o facho de luz na mesa, é importante calcular o ângulo em relação a altura do pé direito. Como falamos acima, eles devem ficar entre 70cm a 90cm acima da mesa. Esta distância permite iluminar os convidados e ainda fica um bom espaço para colocar arranjos e velas. Isso sem falar que não vai atrapalhar a comunicação com a pessoa que estiver à sua frente.  

Evite o uso de lâmpadas que emitem calor, as LED’s sempre são uma ótima opção.

Outra dica importante é que o pendente deve ser pendurado no centro da mesa e o tamanho corresponde à metade da largura da mesa. Caso sua mesa seja muito grande, a sugestão é fazer uma composição de pendentes.

Veja também: Lustre e Pendentes para sala de jantar | Aprenda a escolher a sala de jantar ideal para você | Como escolher a mesa de jantar certa |

Como todas essas dicas, basta escolher seu estilo preferido e conferir a seleção de mesas de jantar que separamos para você!

Temos certeza que a LIV Decora tem o móvel ideal para transformar seu espaço e tornar sua refeição em casa ainda mais prazerosa.

Você pode acessar todas as nossas mesas de jantar disponíveis AQUI.

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito