Capa - Tapetes Para Sala: Como Escolher, Tipos, Decoração e Dicas

Tapetes Para Sala: Como Escolher, Tipos, Decoração e Dicas

Os tapetes são aqueles tipos de peças que abraçam a decoração. Eles não servem apenas como itens de aconchego, mas também causam um certo impacto no décor de sua casa.

Além de delimitar o ambiente, o tapete é ótimo para ajudar no conforto acústico do espaço e no conforto térmico do piso.

Você sabia que os tapetes em tons claros, transmitem amplitude e leveza para o ambiente? Já os de formas geométricas ou listras estimulam um movimento visual, tirando a monotonia da área?

Nesse post vamos tirar muitas das suas dúvidas, além de ajudar na hora de comprar o tapete dos sonhos!  Eles realmente farão a diferença na sua casa, pode acreditar!

Por que os tapetes são peças indispensáveis para a sua casa?

O tapete pode ser considerado uma peça-chave na decoração. Antigamente, ele representava soberania, os materiais utilizados e a sua origem eram muito importantes, assim como a sua beleza.

Hoje em dia, os tapetes continuam em alta, porém com o avanço da tecnologia e surgimento dos mais variados tipos de materiais, eles deixaram de ser vistos apenas como sinônimo de poder aquisitivo e passaram a fornecer diversos benefícios.

Listamos abaixo algumas das principais vantagens de ter um tapete em casa. Confira!

  • Conforto

O tapete é uma ótima opção para quem quer deixar o ambiente mais aconchegante. Dependendo do material, ele pode ser usado até mesmo para dar uma relaxada, como é o caso dos modelos de pelos altos.

tapete string liv decora

Tapete String da LIV Decora

 

  • Controle térmico

Em locais cuja temperatura costuma ser um pouco mais baixa, o tapete de pelo alto ou de pele ajuda a reter o calor. Já em regiões com temperatura mais elevada, o tapete de pelo baixo e em fibras naturais (algodão e seda) mantém o ambiente resfriado.

  • Proteção do piso

O uso de tapetes em determinados locais serve para proteger o piso de deteriorações e riscos causados pelos calçados.

  • Isolamento acústico

Principalmente em ambientes muito grandes, o tapete auxilia na retenção de ruídos, pois ele isola o contato direto com o piso. Ele deve ser usado, preferencialmente, em apartamentos, para não incomodar os vizinhos do andar de baixo.

  • Segurança

Os tapetes com alta aderência ao chão ajudam a evitar escorregões e ainda previnem os tropeços, muito comuns com tapetes que não são fixados à superfície.

  • Delimitação de espaço

O tapete delimita o espaço do ambiente em que foi colocado, por exemplo, ele divide uma sala de jantar da sala de estar. Quando bem escolhido, ele ajuda a valorizar ao máximo a sua casa.

Tendências (Atualizado 2018): O que se está usando?

É possível encontrar tapetes nos mais diversos formatos, tamanhos, materiais e cores. Assim como acontece no mundo da moda, na decoração as tendências também mudam bastante.

Fato é que o momento atual não está propício para os tapetes lisos e discretos, feitos com apenas uma cor ou material. Com a evolução da tecnologia têxtil, os tapetes, atualmente, têm parecido mais com obras de arte, levando todo esse encanto para o ambiente.

tapete escarlete

Tapete Scarlatti da LIV Decora

Algumas tramas unem o visual ao tátil, trazendo uma nova experiência com volumes, texturas e alturas diferentes, que ultrapassam a dimensão 2D.

 

tapetes arquitetura

Tapete com efeito 2D (Cristian Mohaded)

Outra tendência de 2018 é a sobreposição. Quando bem feita, ela pode deixar o ambiente mais sofisticado, além de provocar diferentes sensações nos visitantes e moradores.

Para realizar a sobreposição de tapetes é preciso escolher dois tipos com formatos, texturas e estampas diferentes, que combinem com a área. Geralmente, é usado um tapete maior com cores e um menor liso por cima. 

Agora para as pessoas mais ousadas, as estampas geométricas também são ótimas pedidas de 2018. Porém, se você é mais discreto e ainda assim quer apostar na geometria, então o ideal é conferir a cartela de cores disponíveis e optar pelas menos chamativas.

O tapete com estampa geométrica é perfeito para evitar resultados inesperados, desde que as cores da parede e dos objetos do ambiente também sejam respeitadas.tapetes salaTapete P&B da LIV Decora

Como escolher um tapete para sua casa

Como já falamos, o tapete tem o poder de mudar a proposta de decoração de um ambiente. Porém, para que isso aconteça, é necessário seguir algumas regrinhas, para não se arrepender da escolha.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de como escolher o tapete ideal para a sua casa.

Definir o tamanho do tapete para o ambiente

A regra geral na hora de escolher um tapete, seja para a sala ou para o quarto, é seguir as proporções de espaço. Se eles forem lisos, podem ficar mais “escondidos”, por outro lado, os tapetes com florais ou arabescos, devem ganhar um certo destaque.

Na sala de jantar

O ideal é que a pessoa consiga arrastar a cadeira para fora da mesa sem que ela saia do tapete. Normalmente, essa sobra varia de 70 cm a um metro.

tapetes sala posicao

No living

Neste ambiente o tapete serve para integrar os móveis e pode tanto cobrir a área como um todo ou apenas uma parte dela. O ideal é que ele saia da metade do sofá e cubra metade da estante à frente e metade das poltronas ao lado.

tapetes estar sala

No quarto

O tapete do quarto não precisa pegar a cama toda. O ideal é que ele saia da metade da cama em direção aos pés, para que a pessoa não pise diretamente no piso. Também é necessário deixar uma sobra para os lados e no final da cama.

tapete quarto casal

No lavabo

O tamanho do tapete no lavabo varia de acordo com o espaço. De maneira geral, ele segue a parte frontal da bancada e, de preferência, deve ser uma peça de fácil manutenção.

tapetes banheiro

Conhecer os tipos de materiais

Existem vários tipos de materiais em tapetes, porém os mais utilizados são em fibras naturais (sisal, couro, algodão, bambu, seda, lã, chenille e fibra de coco) ou em fibras sintéticas (nylon, viscose, polipropileno, poliamida e vinil).

Cada um possui as suas características e é fator importante na hora de decidir pelo tapete ideal.

Tapetes de fibras naturais

Podemos dizer que os tapetes de fibras naturais são os mais sustentáveis. Ele pode ser uma ótima opção para valorizar a sua casa e ainda ajudar a preservar o meio ambiente.

Existem vários tipos de materiais que podem ser usados na fabricação de um tapete com fibras naturais. São eles:

  • Fibra natural de algodão: com toque suave e resistente, o tapete de fibra natural de algodão permite uma enorme variedade de cores e desenhos. Além disso ele é fácil de lavar e pode ser considerado ideal para uso constante.
  • Fibra natural de bambu: esse tipo de tapete costuma durar bastante tempo e é bem resistente. Ele também é de fácil lavagem e seca rapidamente.
  • Fibra natural de coco: o tapete deste material é considerado ecológico, uma vez que é produzido a partir das fibras de coco escolhidas para descarte. Ele é, normalmente, usado para área externa, por causa da sua textura.
  • Fibra natural de lã: essa matéria-prima é considerada uma das mais tradicionais da tapeçaria e o tapete produzido com a lã é altamente durável, macio e resistente.
  • Seda: considerado um material nobre, a seda, além de possuir alta qualidade, também se destaca pela exclusividade.

Tapetes de fibras sintéticas

Os tapetes de fibras sintéticas são excelente opção na decoração, pois possuem durabilidade e boa resistência ao atrito e a manchas. Além disso, é possível encontrar esses tipos de tapetes nas mais diversas cores e texturas.

Para as pessoas que sofrem de alergia, os tapetes de fibras sintéticas é a melhor escolha, pois inibem a formação de ácaros e outros agentes.

São vários os tipos de materiais utilizados na fabricação de tapetes de fibras sintéticas, entre eles:

  • Fibra sintética de nylon: por ser mais robusto, maleável e resistente ao atrito, o tapete de nylon é ótimo para locais de tráfego pesado.
  • Fibra sintética de polipropileno: são indicados para áreas externas por não sofrerem descoloração pelo efeito da luz solar. Além disso, os tapetes de polipropileno são resistentes a umidade e ao mofo.
  • Fibra sintética de poliéster: ideal para pessoas com problemas respiratórios, pois possui propriedades antialérgicas. Isso sem falar na resistência à manchas de água e ao desbotamento.

Definir a cor do seu tapete

Escolher o tapete ideal para “fechar” o ambiente pode não ser uma tarefa tão simples.

Na hora de definir a cor do tapete é importante pensar se ele será destaque ou coadjuvante no ambiente. Caso a intenção seja complementar os outros objetos de decoração, vale a pena apostar em um tapete de cores neutras e sem muita textura. Agora se o intuito é chamar a atenção para o tapete em si, então ele pode ter cores forte e que contrastem com as demais cores do cômodo.

A menos que você possua um tapete de “estimação”, o ideal é que esta seja a última peça a ser definida.

Uma boa dica é analisar também o piso da casa. Em pisos neutros e claros o ideal é colocar tapetes mais escuros. Já em pisos mais trabalhados ou escuros, ficam melhor os tapetes lisos e sem muito desenho.

Definir o modelo/estilo do seu tapete

Outro ponto importante ao escolher um tapete é o seu modelo e estilo.

Para quem prefere uma peça mais moderna, pode optar pelos tapetes de formatos diferentes, como os redondos, e mais coloridos, com desenhos geométricos.

Já para aqueles que gostam do estilo clássico, o ideal é apostar em tapetes persas e que remetem a uma impressão de antiguidade.

Outra opção são os tapetes de estilo natural, com cores mais neutras e que podem ser encontrados em diversos tipos de fios e tramas. O couro é uma boa pedida para esses ambientes.

Quanto mais caro é melhor?

Sabemos que pela lógica comum, quanto mais caro um produto, melhor a sua qualidade. Mas nem sempre o tapete mais caro será o melhor, existem diversas variáveis que podem influenciar nesta conclusão.

O tapete de fibra natural, como no caso a lã, pode ter um custo mais elevado, porém é extremamente resistente e durável. Então podemos dizer que vale o custo benefício.

Já os tapetes de seda, apesar de serem mais caros, não são tão resistentes. Por isso deve-se tomar cuidado com o local em que deseja colocá-lo, pois não é recomendado para ambientes com grande fluxo de pessoas.

Por outro lado, os tapetes de fibras sintéticas costumam ter um custo inferior, mas nem por isso deixam de ser resistentes e duráveis. Dependendo do material escolhido, esse tipo de tapete pode durar anos, mesmo em locais com fluxo intenso de pessoas, como é o caso dos tapetes de nylon.

Sendo assim, é possível encontrar um tapete não tão caro e de qualidade. Basta saber escolher o ideal para o seu cômodo.

Mitos e verdades sobre a escolha de tapetes

É comum as pessoas ficarem com um pé atrás na hora de comprar um tapete, mesmo ele sendo fundamental para a decoração de um ambiente, devido a vários mitos que rondam essa peça.

Pensando nisso, resolvemos desvendar alguns deles. Veja abaixo!

  • Dá muito trabalho manter os tapetes limpos?

MITO. Com uma rotina semanal de limpeza, incluindo aspiração e, esporadicamente, uma limpeza mais profunda com ajuda de um profissional, é possível manter os tapetes limpos por muito mais tempo.

  • Os tapetes acumulam muita sujeira e poeira?

VERDADE. Dependendo da localização, os tapetes acumulam bastante sujeira.

  • Os tapetes perdem rapidamente a cor?

MITO. Para que os tapetes permaneçam com cores vivas, é importante manter uma rotina de limpeza. Dessa maneira, eles não perderão os tons.

  • Os tapetes provocam alergias?

MITO. Os tapetes por si só não causam problemas respiratório, porém o acúmulo de poeira pode sim levar a problemas de saúde. Daí a importância de uma rotina de limpeza.

Onde comprar?

Comprar tapetes pela internet pode ser uma ótima opção pela praticidade. Na LIV Decora você encontra as peças ideias para a sua casa, seja em fibras naturais ou em fibras sintéticas.

Através do site você consegue escolher o tapete por cor, material e tamanho, sem ter que passar horas correndo de loja em loja para encontrar a peça perfeita.

Listamos abaixo algumas das nossas opções para diversos ambiente.

Tapete para sala de TV

O tapete Gala possui toque macio e deixa o ambiente muito mais confortável. É possível comprá-lo em diferentes cores e medidas para não errar na decoração da sua sala.

tapete gala

Tapete geométrico para sala de jantar

tapetes detalhe preto e branco

O tapete Trio Black & White é ideal para sala jantar. Ele é feito de fibras sintéticas, não risca o chão e ainda possui proteção antiácaro. A peça ainda possui alta resistência ao desbotamento.

Tapete neutro para sala de estar

O tapete cinza diagonal é ideal para quem gosta de algo mais sofisticado e com toque macio. Ele é capaz de deixar a sala de estar mais estilosa e aconchegante.

tapete arte preto e branco

Tapete para varanda

O tapete New Boucle Listras, feito em fibra sintética, possui um estilo rústico e fica perfeito numa varanda. Ele ainda é super resistente ao desbotamento e tem proteção antiácaro.

tapetes externa

A LIV Decora procura sempre escolher os melhores tapetes do mercado, com qualidade e resistência para deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante. Cada detalhe é importante para refletir o estilo de nossos clientes.

Carpetes

Antigamente, os carpetes eram muito mal vistos, pois acumulavam muita poeira. Com o passar dos anos e o desenvolvimento de pisos de materiais mais agradáveis, a indústria de carpetes sentiu a necessidade de dar uma renovada para conseguir entrar nessa briga.

Foi então que surgiram os carpetes antialérgicos, que não retém ácaros e nem poeiras e são de fácil manutenção. Basta aspirar o carpete e toda a preocupação também vai embora.

O ideal é aspirá-lo com a mesma regularidade que o chão do cômodo seria varrido. Normalmente, os carpetes são mais utilizados em quartos, para deixar o clima mais aconchegante.

Os materiais mais utilizados para a fabricação de carpetes são: nylon, polipropileno, vinil e lã. Os dois primeiros são mais versáteis, de fácil manutenção e alta durabilidade. Atualmente, muitas pessoas estão optando pelos carpetes modulares, pois caso alguma parte estrague, não é preciso fazer a manutenção da peça toda.

Conclusão

A escolha de um tapete ideal não é uma tarefa tão simples. É preciso primeiro entender o que você espera dessa peça para então começar as buscas.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é a cor do piso do ambiente. Outro ponto importante é o seu objetivo em relação àquela peça. Ela será destaque ou apenas coadjuvante na decoração?

Além disso, o tamanho do tapete é importantíssimo na hora da escolha, para que não fique muito pequeno e nem ultrapasse as “barreiras” do cômodo.

De nada adianta pagar caro por um tapete delicado e sofisticado se ele vai ser colocado em um ambiente de grande circulação de pessoas. Com certeza ele não irá durar por muito tempo.

Quando bem escolhido, o tapete é capaz de mudar o visual da casa, trazendo alegria ou até mesmo conforto para o ambiente.

Vale ressaltar que, a menos que você possua um tapete especial, a escolha da peça deve ser deixada por último, para poder fazer as combinações necessárias com os móveis e outros objetos de decoração.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher o tapete ideal chegou a hora de escolher o seu!

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito