Capa - TV na parede: Dicas e inspirações para você acertar!
Publicado em abril 29, 2022

TV na parede: Dicas e inspirações para você acertar!

Como colocar a TV na parede? O painel para TV pode ser o grande detalhe da sua sala de estar. Além de decorar seu ambiente ele proporcionará funcionalidade e organização para sua sala. Você sabe como arrasar na decoração da parede de televisão?

Neste artigo vamos te mostrar algumas inspirações, falar de estilo de decoração, iluminação e altura ideal que sua TV deve ficar na parede.

Mas antes, fique ligado no Instagram da LIV Decora! Lá você encontra as melhores dicas e inspirações diariamente para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão! E se você é novo por aqui, aproveite nosso cupom de primeira compra no valor de R$100,00. É só digitar no carrinho de compras PRIMEIRACOMPRA e aproveitar.

Escolha o estilo da decoração do painel para TV na parede

O principal ponto é que a parede que vai receber a TV deve ser o grande destaque da sala. Saiba que existem várias formas de fazer isso, seja colocando um papel de parede, revestimentos 3D, de porcelanato e até mesmo o painel ripado de madeira, que é uma tendência de 2022.

Outra opção que também vem sendo muito utilizada é o gesso, já que tem um ótimo custo benefício e não possui uma aplicação difícil. O legal é que você pode encontrá-lo em vários modelos e tamanhos, dando um toque personalizado à parede. Ah! Inclusive, optar por pintar este material é uma boa ideia para que ele tenha destaque.

Caso você queira algo mais simples, ainda assim é possível deixar a sua parede incrível. Então, pinte apenas a parede da TV com uma cor diferente para destacá-la. Mas, é importante ter em mente qual cor escolher, já que cada tonalidade provocará uma sensação diferente. Lembre-se que a sala precisa de um tom equilibrado, já que é um local em que você provavelmente passará muito tempo.

Cores vibrantes, como amarelo e vermelho, dão um ar descontraído, alegre e cheio de energia. Já as cores mais claras, como azul bebê e rosa pastel trazem tranquilidade ao local. Por fim, aquelas mais fechadas, como por exemplo o marrom e verde oliva, transmitem sobriedade.

Já se você ama a natureza, uma boa ideia é optar pelas plantas para complementar a composição. Aqui você pode até mesmo utilizar as plantas artificiais, mas com certeza as naturais deixarão o local ainda mais incrível. Por isso, prefira as plantas de sombra e, caso esteja com dúvidas, consulte o nosso guia completo de como escolher aquela ideal para a sua casa clicando aqui.

O mais importante é combinar o estilo da decoração com o restante do ambiente e colocar objetos decorativos que remetam ao seu estilo e personalidade, deixando sua sala ainda mais elegante e exclusiva.

Estilo industrial do painel para TV na parede

O estilo industrial é conhecido por utilizar uma decoração que preserva os materiais em sua forma bruta. Por isso, as paredes descascadas, tijolos e cimento queimado são boas opções. Então opte por utilizar esses destaques principalmente na parede onde sua TV será instalada.

Uma excelente opção para combinar com texturas industriais é compor a parede com tubos expostos (os famosos eletrodutos metálicos). Ao invés de optar pelos tradicionais painéis para esconder o televisor, esse elemento pode resolver o problema e ainda dar um toque pra lá de especial na sala. Desta forma, com certeza o ambiente ficará com uma pegada ainda mais descolada e diferenciada.

Essa alternativa de não embutir os fios nas paredes através de conduítes também é uma forma de ajudar a distribuir tomadas e pontos de iluminação em toda a sala.

Estilo rústico do painel para TV na parede

Já a pegada mais rústica é para quem gosta de se sentir em uma casa de campo, com elementos mais naturais. Neste caso, a madeira é a peça chave para uma sala neste estilo, então use e abuse!

Para a sua TV na parede, por exemplo, detalhes em madeira e até mesmo tijolinhos aparentes criarão composições incríveis. Aliás, uma alternativa é usar o revestimento que imita madeira ou tijolos como uma opção mais barata, mas sem perder a essência da rusticidade.

Além disso, deixe o ambiente mais acolhedor utilizando tons de marrom, laranja e vermelho para combinar com os itens em madeira. Por fim, complete a decoração da sala com cestos de palha, madeira, cordas, cadeiras de palhinha, entre outros. 

Estilo minimalista do painel para TV na parede

O minimalismo para muitas pessoas é mais do que um estilo de decoração, mas sim um estilo de vida baseado na ideia de que “menos é mais”. Na decoração, o conceito busca a utilização de cores neutras, poucos objetos, formas mais simples e móveis multifuncionais. A ideia é trabalhar espaços limpos, arejados e amplos sem exageros.

Por isso, caso seja adepto deste conceito, a melhor alternativa para colocar sua TV na parede é escolher embutir os fios através de conduítes para que não seja necessário ter uma painel, deixando o espaço mais clean possível

É claro que você não precisa de uma parede totalmente branca. Ter um revestimento discreto, sem muitos detalhes e, de preferência, com formatos retilíneos é uma alternativa que combina muito bem com o estilo clean.

Escolha o rack ideal para TV na parede

Com o fim das estantes, nos dias de hoje a parede da TV tem ficado cada vez com menos volume. Isso porque os móveis gigantes que ocupavam muito espaço agora dão lugar à outros que têm uma pegada mais clean, mas que ainda assim cumprem muito bem a sua função.

Você pode optar por um rack para colocar os aparelhos e objetos de decoração ou somente um nicho ou prateleira. Além disso, uma alternativa é instalar um painel, que é muito funcional principalmente em casas menores e apartamentos. Isso porque este é um móvel que serve como espécie de suporte para a TV, fica fixo na parede, sem atrapalhar a circulação do ambiente.

Caso opte por deixar uma decoração mais clean, é possível não utilizar os painéis e ainda assim deixar todos os fios escondidos. Mas cuidado, pois é preciso pensar em embutir todos eles por dentro da parede através de canos de PVC antes da reforma. Então, se não quiser quebra quebra é melhor optar por um painel.

O Rack Valentim da LIV Decora é uma boa pedida para usar de apoio para aparelhos eletrônicos ou auxiliar na organização do ambiente, o Rack Valentim transformará o layout da sala de estar. Seus traços combinam com decorações orgânicas, rústicas, contemporâneas, entre diversos outros estilos.

Ele possui compartimentos divididos em três gavetas, uma porta e prateleiras. Com uma das gavetas internas, e os puxadores invisíveis, seu design se torna diferenciado e charmoso. Todo fabricado em madeira nobre de Jequitibá natural, ele é firme e resistente.

Já o Rack Industrial da LIV é fabricado com matéria prima de alto padrão, o Rack Industrial Jack possui acabamento perfeito e complementar à decoração com seu design moderno e arrojado.

Sua estrutura em tubo 20×20 de ferro com pintura eletrostática semi brilho, tornam o  móvel extremamente resistente. Com tela expandida, porta de girar e tom Preto, ele compõe decorações modernas e industriais.

Pense na iluminação do painel para TV na parede

Além disso, atente-se à iluminação. Afinal de contas, quem não gosta de um espaço totalmente aconchegante para assistir TV? Então, pense que as luzes devem estar bem posicionadas e pensadas de forma estratégica.

Veja só nesta inspiração que o rasgos de luz foram muito bem aproveitados para criar um ambiente imponente e diferenciado.

Você ainda pode utilizar focos de luz no teto que fiquem apenas nas sancas ou em pequenos spots no teto. Aqui, o ideal é que eles tenham dimmers para reduzir ou aumentar a claridade sobre a tela da TV. Também é importante prestar atenção em alguns detalhes, como nunca colocar o spot em cima da TV e tentar diminuir os possíveis pontos de reflexo na tela, criando uma luz agradável com opção de controle de nível de iluminação.

Não se esqueça também de incluir uma iluminação complementar no ambiente através de arandelas e luminárias de parede nas laterais para ter uma sala ainda mais intimista.

Qual a altura ideal da TV na parede?

Aqui não existe uma regra, então vai depender da altura dos moradores da casa e do tamanho da TV. Por isso, a melhor alternativa é se sentar no sofá e testar qual o melhor posicionamento para que todos se sintam confortáveis, de modo que você não precise levantar ou abaixar o pescoço, mantendo o centro do aparelho alinhado com os olhos.

Apesar disso, é importante saber que essa altura não será menor que 1,20. Então, é importante não posicionar a sua TV abaixo dessa metragem.

Qual a distância que a TV deve ficar do sofá?

Esse é um detalhe que muitas pessoas têm dúvida e extremamente importante para que você não force muito a sua visão. Isso porque, antes de calcular a distância que o aparelho deve ficar do sofá, é preciso estar atento a alguns fatores.

  1. Tamanho da tela: por que ter uma tela gigante se o espaço é pequeno? Então, pense bem na relação entre espaço e tamanho da tela para que tudo fique proporcional. O brilho pode incomodar os olhos depois de um tempo. No caso inverso, provavelmente você fará muito esforço para enxergar as imagens.;
  2. Ângulo de visão: opte por colocar a TV em um local em que o ângulo esteja favorável às pessoas que estão assistindo. Certifique-se de que não há reflexos no televisor;
  3. Ergonomia: o aparelho precisa ficar em uma posição em que você não precise mexer a cabeça. Ou seja, sempre na altura dos olhos;
  4. Móveis: é preciso ter ideia da quantidade e disposição dos móveis para que isso não interfira no conforto;
  5. Dimensões: tenha em mente todas as medidas do espaço para que não haja nenhum erro na hora da instalação.

Para encontrar o tamanho ideal, é só multiplicar a distância da TV por 12 e, caso ela seja resolução padrão, 18, se for HD ou FullHD por 21. Desta forma, será possível encontrar o tamanho da tela perfeito para a distância em questão.

Se sua TV for 4K, o recomendado é reduzir a distância em até 70cm para manter o campo de visão correto tirando o melhor proveito das imagens, mesmo que você se aproxime da tela.

Confira algumas das distâncias para os tamanhos mais comuns de televisores:

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre como decorar seu cantinho que vai receber a TV na parede, que tal conferir as opções na LIV Decora? Em nosso site você encontra várias opções de alto padrão que estão super na moda. 

Mais inspirações de TV na parede

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito