Ambientes integrados dominam as construções e permitem decorações incríveis
Eles dão uma sensação de mais espaço, de visão aberta e amplitude do design da casa. Contar com os ambientes integrados pode ser uma solução incrível tanto para casas pequenas quanto grandes.
Estes espaços são bastante típicos da arquitetura moderna e, cada vez mais, as plantas contemporâneas vêm incorporando cômodos completamente abertos. Decorar esse estilo de ambiente pode ser um desafio, pois precisam de muito equilíbrio para manter o estilo limpo que os espaços integrados oferecem.
Como funciona a integração de ambientes
É possível ter resultados surpreendentes com a integração de ambientes em poucos metros quadrados, mas também nas casas maiores, o tamanho não impede que esse tipo de mudança estrutural seja feita.
O mais comum é que a sala e a cozinha sejam integradas, formando um ambiente único. Mas existem alguns projetos mais modernos em que até o quarto entra na dança.
Para quem ama receber visitas em casa, integrar os ambientes garante que várias atividades possam ser feitas sem precisar que as visitas fiquem se deslocando dentro da casa.
Como já dissemos, sala e cozinha são dois cômodos que formam uma das melhores combinações de ambientes integrados. Uma das maneiras de ser feita é demolindo a parede que os segrega, criando uma grande área única.
O uso de uma ilha entre os dois ambientes, que pode servir para apoio à cozinha ou para o cooktop e também como bancada é uma ótima opção, principalmente para quem gosta de receber os amigos enquanto prepara o jantar.
Outra maneira de integrá-los é removendo apenas meia parede, criando um balcão que pode servir também como mesa, se for acompanhado de banquetas.
Também existe a possibilidade de integrar a sala com a área externa é uma boa pedida para quem gosta do contato com a natureza.
Ao optar por grandes portas e janelas na parede que separa a sala do jardim, por exemplo, temos a possibilidade de uma abertura completa ou parcial, dependendo do uso e da ocasião, o que dá uma maior flexibilidade ao ambiente.
O uso de portas de vidro por essa extensão é uma boa dica, uma vez que integra os ambientes visualmente.
Móveis ideais para ambientes integrados
Quando pensamos em ambientes integrados não podemos deixar de imaginar que o piso dos cômodos precisa ser o mesmo para não quebrar a ideia da “integração”. Mas, além disso, existem diversos móveis que ajudam a decorar esse estilo de espaço sem quebrar a unificação deles.
Os tapetes, por exemplo, ajudam muito a delimitar espaços nos ambientes integrados. Além de garantir aconchego e conforto na casa, os tapetes conseguem separar as peças de uma sala de estar para uma sala de jantar ou da sala de estar para a cozinha.
Uma dica boa é utilizar tapetes claros em pisos escuros ou vice e versa, assim há maior destaque do ambiente.
O mesmo acontece com as estantes e espelhos. As estantes ajudam tanto a separar de uma forma “imaginária” um ambiente do outro quanto na organização. Já os espelhos aumentam ainda mais a profundidade do ambiente, além de ser um complemento decorativo incrível.
Combinações são imprescindíveis para o equilíbrio no decór
Ambientes integrados e móveis funcionais sempre devem andar de mãos dadas. Essa combinação é fundamental tanto para tornar os espaços mais práticos quanto para criar uma conexão visual entre as diferentes atividades realizadas no conjunto integrado.
Em casas menores e apartamentos, modificar estruturas para comportar todos os móveis é uma ideia super válida. Armários que se transformam em uma estante para TV, balcões que viram aparadores ou mesas, bancos que são também baús, enfim…a variedade é imensa.
No caso, se sua sacada for integrada, uma boa dica é criar áreas verdes dentro do apartamento ou da casa. Que tal uma planta alta ao lado do sofá ou poltrona? Hoje os arranjos podem receber diversos acabamentos no vaso com laca, madeira, inox, e conferem muito estilo ao local.
Quanto mais neutra a decoração e os itens dela, mais amplitude teremos no ambiente.
Então não exagere nas informações: esse é o segredo! Ambientes integrados já possuem muitos objetos, mobiliários, etc.
Menos é mais!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário