Conheça qual é o tipo de iluminação ideal para o seu quarto
O quarto é um dos lugares favoritos na hora de decorar a casa. A gente pensa, pesquisa, monta projetos na nossa cabeça…é uma delícia! Nesse momento começamos a imaginar o armário, a cama, a cores predominantes, mas um item superimportante que acaba ficando de lado é a iluminação.
Além de fazer toda a diferença em um ponto importante, que é a luz do ambiente, a iluminação do quarto deve proporcionar aconchego e acolhimento no espaço. Como o quarto é o ambiente mais íntimo da casa, não existe regra na hora de aplicar a iluminação, mas algumas dicas ajudam a não cometer grandes erros nessa hora. Tudo depende de qual lugar do quarto está sendo iluminado, qual o tamanho do quarto e qual é a necessidade dessa iluminação. Vamos conhecer algumas delas:
O estilo ideal de iluminação do quarto
Esse é o ambiente da casa em que buscamos descansar, relaxar, sermos nós mesmos. Por isso, de uma maneira geral, uma iluminação indireta é mais indicada para o quarto. Como conseguimos esse tipo de iluminação? Através de lustres, pendentes, luminárias, abajures, spots e até arandelas.
Essas peças permitem que a iluminação se direcione para um móvel, para uma peça ou para um espaço exclusivo do quarto. Isso não quer dizer que não podemos contar com uma iluminação geral no ambiente, mas é importante que a luz se ajuste ao uso que faremos dela.
O ideal é respeitar o tamanho do quarto. Por exemplo: lustres e luminárias, antes de serem escolhidos, precisam ter dimensões que se encaixem bem no ambiente. Um pendente pequeno, que precise iluminar um espaço grande do quarto, não trará um bom resultado.
Uma luminária ou pendente maior centralizado, por exemplo, oferece uma boa distribuição de luz, principalmente acima da cama. Modelos com tecidos, vidros trabalhados, materiais que contenham a luz dentro deles e que sejam mais difusos são os mais indicados.
Já o abajur é uma ótima opção para quem busca aquela leitura antes de dormir ou procura uma iluminação mais prática para se ter ao lado, para qualquer necessidade. Pode-se dizer que os abajures são os pontos de luz mais procurados por quem está decorando quartos.
Tipo de luz indicada para os quartos
Pode ser quarto de criança, do bebê, do casal…não importa. Nos quartos, devemos sempre apostar em uma luz mais quente. Hoje, é fácil encontrar lâmpadas nesse estilo que contam com uma temperatura bacana, o que é importante para não haver aquele superaquecimento no ambiente, que pode causar desconforto durante o uso.
Essa iluminação precisa ser agradável e funcional. Abaixo, podemos notar os diferentes estilos de luz e como eles podem atuar no ambiente:
Como já havíamos comentado, a luz quente ou luz amarela – como conhecemos – é a ideal para trazer mais conforto e aconchego para o ambiente, tornando-a perfeita para os quartos e também para salas de estar, quando queremos levar esse estilo para o restante da casa.
Se pudéssemos montar um mapa de iluminação para o quarto, seguiríamos o seguinte formato:
- Luminárias articuladas e flexíveis para pequenas mesas e home offices;
- Criados-mudos podem receber desde abajures a pendentes direcionais;
- Arandelas também podem ficar ao lado da cama;
- Lustres podem ficar no centro do quarto, não necessariamente acima da cama;
- Pendentes maiores podem garantir uma iluminação mais geral;
- Closets, diferente do restante do quarto, precisam de uma iluminação mais clara e mais direta;
- Spots podem dar conta da iluminação geral, assim como de uma iluminação mais direcionada.
Aumentando o potencial de iluminação do quarto
Mesmo com toda a aplicação de lâmpadas, luminárias e pendentes no quarto, existem algumas opções que ajudam a potencializar o poder de iluminação do quarto. Espelhos, por exemplo, podem ser usados para expandir, não só a impressão da profundidade do espaço, como também a imersão da luz do ambiente.
Um abajur ou uma luminária de frente para um espelho garantem maior difusão de luz no espaço.
Você mora em um lugar mais quente? Então cuidado na hora de escolher a lâmpada. Como falamos acima, se for utilizar as luzes amarelas, que são visualmente mais confortáveis, opte por lâmpadas que emitem o mínimo possível de calor.
Fique de olho na luz natural. Ela é pedida certa nas casas mais modernas e não é pra menos! A iluminação natural, além de ajudar na economia de energia e nos projetos sustentáveis, deixa o ambiente mais amplo, com uma aparência mais saudável.
Janelas grandes, portas de correr e venezianas ajudam muito nessa questão. Para aumentar o potencial de luz natural, escolha cortinas que favoreçam essa entrada de luz.
Outra opção bacana é aderir ao dimmer. O dimmer é um aparelho que gerencia a saída de luz no interruptor, permitindo modificar a intensidade da luz, como se fosse um botão de volume. Essa alternativa garante que você sempre tenha a luz que desejar no seu quarto, sendo ela mais forte e aberta ou mais fechada.
Cuidado também com a escolha das cores utilizadas no quarto. Seja a tinta ou o papel de parede, quanto mais claro melhor. Você pode apontar uma parede para aplicar uma cor mais forte, um trabalho em 3D, um adesivo diferente, entre outras opções, mas certifique-se de que quanto mais claro for o ambiente, mais fácil será a amplitude da iluminação.
Um bom projeto de iluminação pode mudar um ambiente por completo, criar diversos cenários e valorizar o aconchego e a praticidade. E não é só isso: além do seu papel principal, a luz também exerce função decorativa, destacando o desenho das peças, dos elementos arquitetônicos e fazendo dos lustres e abajures componentes estéticos importantes.
Parece fácil, mas se atentar à iluminação do quarto contribui tanto para a funcionalidade do ambiente quanto para o conforto visual do espaço.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário