Móveis com detalhes em ferro chegam com tudo no decór
Quem já pensou que este fosse um estilo grosseiro de se levar decoração pra dentro de casa, mais uma vez se enganou!
Resistentes, funcionais, versáteis e sofisticados, os móveis de ferro estão em alta, mais do que nunca. Além de trazerem aquele tom industrial que muita gente procura hoje, eles dão um charme totalmente diferente para os ambientes.
Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente!
Metal e ferro, lado a lado
O metal, de uma forma ou de outra, sempre apareceu de maneiras diferentes na decoração, mas sempre imprimindo um ar de sofisticação e personalidade ao ambiente.
Mesmo levando um pouco do rústico, ele ainda está associado à nobreza e à elegância de um espaço, talvez porque ainda está relacionado a um custo alto no orçamento de uma decoração.
Clássicos nunca morrem e o ferro é um dos maiores clássicos do decór. Não importa o estilo de decoração, os móveis de ferro caem super bem.
O ferro é um material facilmente dobrável na hora de moldar e por isso existem peças muito rebuscadas, cheias de curvas e adornos, como também móveis mais minimalistas que fazem uso de linhas retas e poucos detalhes. Verifique o que cabe melhor em seu projeto, as opções são muitas.
Os móveis de ferro podem ser uma ótima opção para quem deseja investir um pouco mais em mobílias mais resistentes, pois trata-se de um material que não estraga facilmente com umidade ou mudanças de lugar.
Além disso, atualmente, a indústria oferece diversas opções para esse tipo de mobília, com acabamentos bem trabalhados e com estilos que atendem a diversas necessidades e tipos de ambientes.
Onde o ferro se destaca?
Um dos principais atrativos do ferro nos móveis é justamente a variedade de locais em que eles podem ser utilizados. Desde base de mesa de jantar e salas de estar, até molduras de espelhos e camas, penteadeiras, cadeiras, mesas de varanda, enfim…uma infinidade de possibilidades.
O ferro pode aparecer em qualquer ambiente e de diversas formas, seja mais discretamente em objetos ou até de maneira mais ostensiva em revestimentos, e eles sempre ganham destaque na decoração pelo design ou brilho, chamando a atenção de quem entra no ambiente.
A forma mais grossa do material permite diversas composições na hora de decorar um cômodo, possibilitando inclusive a mistura de texturas e materiais. Ferro e vidro, por exemplo, formam uma combinação perfeita e de muito bom gosto para ambientes internos.
Agora se você quer ver algo mais moderno ainda, aposte na combinação do ferro com a madeira.
Para áreas externas, como quintais e varandas, as mesas de ferro em conjunto com as cadeiras ficam perfeitas. Aqui, podemos escolher móveis diferentes, de outras cores, texturas, desenho, ou buscar o contraste misturando os estilos.
Já se a sua ideia é dar só um toque vintage com essa tendência, uma boa opção é tentar as mesinhas de apoio, banquetas e aparadores.
Uma tendência marcante do ferro, também, é pintar esses móveis com cores mais alegres, como o azul turquesa, vermelho, amarelo, etc. Aliado com a combinação de almofadas, esses móveis ganham vida e criatividade, dando um ar mais original ao espaço.
Os móveis principais que podem receber os detalhes em ferro são aparadores, mesas de jantar, mesas laterais e mesas de centro.
A maioria deles combina muito com ferro e madeira, conforme mencionamos aqui.
Na cozinha, mesas, cadeiras, bancadas e até pendentes recebem bem o ferro e o metal. Essas opções são ótimas para compor o cômodo de forma diferenciada e inovadora.
Dicas extras!
Quando escolher o ferro para sua decoração cuidado com a manutenção das peças. O ferro exige cuidados, principalmente se for utilizado em ambientes externos, pois aí o alerta é maior.
Nada de deixar as peças com a tinta desgastando ou enferrujando, isso só deteriora a decoração e a peça também.
Uma vez por mês, tente lavar os móveis com detergente líquido e água morna, dessa forma, toda e qualquer impureza (como poeira, por exemplo) irá desgrudar do móvel. Utilize um pano limpo para removê-las e seque bem para que a umidade não enferruje a peça.
Em dias de chuva, cubra os móveis com uma lona ou capa própria para isso, evitando a oxidação.
O ideal é sempre avaliar como estão as peças e verificar se elas precisam de reparos.
Como em toda escolha para uma decoração harmônica, é preciso dosar o uso do metal para não ficar exagerado no ambiente.
Os móveis em ferro preto ficam muito bem em ambientes externos como jardins, varandas e quintais, até espaços gourmet.
Já as opções em ouro velho ou dourado, ficam boas em ferro, mas trazem um toque mais envelhecido à decoração. Combinam muito com detalhes em branco e madeira.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário