Organização: siga esses passos para ter uma estante de livros de tirar o fôlego
Se você ama livros tanto quanto nós, sabe que manter uma estante de livros arrumada é uma tarefa mais que complicada. E não falamos só do fato de enquadrar os livros por nome, cor ou estilo de capa. O maior problema com espaços que precisam estar sempre organizados é a manutenção.
Então vem com a gente ver algumas dicas de como montar seu espaço dedicado à esses objetos que nos levam para os mais diferentes lugares, para o passado, para o futuro, tudo sem tirar a gente de casa!
Onde organizar os livros
O móvel que você irá utilizar na organização dos livros vai depender muito da quantidade de livros que você possui.
Nós sabemos que os livros merecem muito cuidado para não se amassarem e não se perderem na poeira. Então contar com um espacinho dedicado a eles é mais que necessário.
Seja em um ambiente grande ou pequeno, uma estante para livros pode te ajudar. O primeiro passo é definir dentre todos os cômodos da casa, onde você deseja colocar a estante para livros. Vale lembrar que cada cômodo pode suprir suas necessidades de maneiras diferentes. Como por exemplo, colocando a estante na sua sala de estar, todos os seus convidados terão acesso a todos os seus exemplares. Mas caso queira ter seus livros apenas para si, você pode montar uma estante no quarto ou em um dos corredores da casa.
Assim como outros móveis de uma residência, a prateleira para livros está disponível em uma grande variedade de cores, tamanhos, modelos, formatos e estilos decorativos, o que garante que você encontre o melhor modelo de prateleiras para livro, de acordo com suas necessidades, gostos e estilos, fazendo com que seja possível personalizar um ambiente com seu uso sem que seja necessário muito esforço.
Na hora de escolher a estante ideal, separe aquelas que se encaixam melhor no seu ambiente. Dentre as possibilidades de escolha do modelo ideal, você deve antes de tudo analisar a quantidade de exemplares que serão guardados na estante, para então definir a quantidade de prateleiras.
O ideal é que você escolha uma estante com pelo menos duas ou três prateleiras a mais que a quantidade de livros atual. Afinal, deve ser cogitada a possibilidade de aumentar a sua coleção.
Estrutura de organização dos livros
Quando vamos a uma livraria ou biblioteca, percebemos que os livros estão organizados e ordenados por seções, como literatura, psicologia, religião, biografias, entre outros. A prova de que esse estilo de organização dá certo é que há anos esses estabelecimentos a utilizam e você sempre consegue encontrar o que procura.
O problema é que a nossa casa não é uma loja. Temos personalidades diferentes, horários diferentes e estilos diferentes. Então nem sempre esse formato organizacional vai funcionar pra gente.
Os formatos de organizações mais fáceis de manter são os seguintes:
- Agrupar por ordem alfabética;
- Agrupar por assunto;
- Separar por cores das capas;
- Separar por utilização.
Muitas vezes quem ganha livros sabe que tem uma centena deles que ainda não foram lidos e, inclusive, os que nem foram abertos. Acabamos por colecionar um número enorme de exemplares e nem sabemos se poderemos ler todos.
Com a separação por utilização você sempre vai encontrar com maior facilidade os livros e estilo que mais busca.
Apesar disso, tem muita gente que vê o livro como um objeto de decoração – e tem cada capa linda -, nesse caso o critério de organização com certeza não será muito funcional.
Iniciando a organização
Como toda organização, comece pelo desapego. Separe os exemplares que não deseja mais ler e que não serão mais usados e doe, troque ou venda. Mas não acumule.
Visualmente pode parecer que quanto mais livros você tem mais culto você é, o que sabemos que não é verdade. A regra de qualquer arrumação é sempre manter apenas o que será usado no ambiente.
O próximo passo é a limpeza. Quando se trata de livros, a limpeza “por cima” não adianta! Retire os exemplares e limpe prateleira por prateleira. Utilize apenas um pano úmido para retirar o pó dos livros.
Você também pode separar as obras que já leu das que não leu ainda. Assim, consegue montar uma espécie de lista para a leitura.
Se tiver crianças em casa, pode optar por colocar os livros que julgar “mais valiosos” no alto da sua estante, para que fiquem mais seguros.
Está estudando ou desenvolvendo alguma tese? Sempre tem aqueles livros que são verdadeiros dicionários, não é mesmo? São consultados o tempo todo. Esses podem ficar ao alcance das mãos, devem ser os mais fáceis de achar.
Livros de culinária também podem ficar nesse espaço, na altura dos olhos.
Em relação à decoração, é claro que por si só os livros já são belos artigos para decorar, mas não fique apenas nisso. Você pode investir em outras peças para intercalar entre livros e alguns objetos ao colocar na estante para livros. Uma ideia legal é que você pode escolher alguns objetos que remetam à história do seu livro favorito.
- Sempre observe se os nichos têm entre 35cm e 45cm de profundidade. A altura para livros em pé deve ficar por volta de 50cm;
- Quando as estantes são com nichos assimétricos (diferentes entre si nas medidas), valorize os verticais usando objetos esguios, como vasos;
- Uma boa dica para dar movimento é mesclar livros em pé com outros deitados;
- Em caso de estantes com prateleiras longas (mais de 1metro) é preciso que as chapas de madeira sejam mais espessas. Também é importante prever alguns reforços: quem gosta do estilo industrial pode tirar partido de mãos-francesas metálicas.
As possibilidades são inúmeras. Usar uma prateleira para livros não somente permite organizar os livros que você possui, mas também faz com que seja possível desenvolver um método bonito, elegante e prático de exibir e também deixar acessíveis os livros que você mais gosta, fazendo com que você desenvolva ainda mais o hábito da leitura e também garantindo que você tenha espaços bonitos e elegantes nos mais diversos ambientes de sua residência.
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário