Decoração contemporânea: como levar esse estilo para sua casa?
Quando pensamos em inspirações para decorar nosso lar diversas opções vêm em mente. Moderna, industrial, rústica, clássica…A maioria delas já conhecemos e sabemos apontar quais móveis se encaixam em cada uma. Mas e a decoração contemporânea? Você sabe como aplica-la? Vem com a gente conhecer mais sobre este estilo incrível de decór!
Decorações contemporâneas tem o seguimento moderno como base, com um toque de elementos ousados, irreverentes e artísticos em sua composição. Ela leva tons neutros, movimentos e texturas nos móveis, peças e até paredes.
Espaços integrados compõem melhor casas com estilo contemporâneo, onde luminárias, tapetes e estantes podem delimitar os ambientes, transformando-os em uma galeria de arte. É maravilhoso!
Entendendo o estilo contemporâneo
Podemos dizer que o estilo contemporâneo é uma linha tênue entre o minimalista e o moderno. Isso porque ele apresenta mais composições que o primeiro, mas com um toque pessoal e cultural que nem sempre estão presentes no moderno.
Por volta do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, vimos a arte contemporânea nascer. Nesse período surgiram as primeiras escolas e movimentos que iriam caracterizar o estilo. Elas ajudaram a romper os vestígios da arte moderna, que explica porque os dois estiveram lado a lado ao longo do tempo.
Com esse movimento, apareceu a necessidade da produção de novas peças, técnicas e linguagem com alta expressão artística. Nele, sempre há espaço para o uso da criatividade e personalização. O contemporâneo nasce na repetida busca pelo novo.
Materiais utilizados no contemporâneo
Diferente de outros estilos, o contemporâneo permite a união e a mistura de variadas formas, cores e objetos na decoração. Ele pode estar estampado em um tapete com formas geométricas. Também pode aparecer em uma parede com textura 3D, em abajures e luminárias em ferro. Também deve aparecer em peças e artefatos personalizados, únicos e que chamem atenção em um espaço.
Por ser um estilo de decoração não definitivo pode ser caracterizado com diversos itens. O importante aqui é sempre manter o ambiente atualizado. O contemporâneo une o que há de novo no mundo com o que já conhecemos.
Os móveis utilizados aqui devem ser simples, mas irreverentes. Podem exibir curvas e sobreposição de linhas, mas acima de tudo precisam ser práticos. A praticidade e a funcionalidade andam sempre de mãos dadas com o contemporâneo, afinal é isso que o ser humano vem buscando cada dia mais. Itens que organizem e facilitem sua vida.
Portanto couro, algodão, malha, mármore, madeira, cromados e acrílico são super bem vindos nesse estilo. Ele mistura linhas retas, sinuosas e curvas sem “carregar” o decór. Mobílias largas, com superfícies lisas, espaçosas, confortáveis e baixas (o mais próximo do chão o possível) incorporam esse estilo de design.
Vidro, cimento, concreto e metal também devem aparecer nesse estilo de decór com frequência.
A personalização do espaço, junto ao equilíbrio dos tons e harmonia das peças usadas, é o foco principal do contemporâneo.
Paleta de Cores
Muitas vezes uma nova pintura nas paredes pode renovar todo o decór de um ambiente e até da casa inteira. No caso da decoração contemporânea a paleta de cores passa, principalmente, por tons neutros.
Se destacam aqui os tons de cinza, bege e marrom. O preto e o branco são importantes também para a composição contemporânea. Eles vem aliados à aplicação de cores mais fortes como o roxo, amarelo, laranja e até o vermelho.
Papéis de parede em 3D e formas geométricas também fazem sucesso na decoração contemporânea, assim como azulejos e outros revestimentos.
Essas cores não precisam estar estampadas apenas nas paredes. Podem se mostrar nos móveis, peças decorativas, pisos e até no teto. Bacana também sempre buscar a cor do momento, a cor tendência, para aplicar no seu decór. Afinal, o contemporâneo sempre traz uma pegada do atual com o vintage.
Essa paleta de cores pode trazer os tons neutros e os marcantes unidos em estampas, linhas e formas geométricas nas paredes, almofadas, luminárias, enfim… uma infinidade de itens e locais da residência.
Tons de verde, azul, amarelo e vermelho podem ser usados em traços arquitetônicos do ambiente, como mesas e sofás, por exemplo.
Implementando à sua decoração
Está querendo levar o decór contemporâneo para sua casa, mas não sabe por onde começar? Sem problemas, a LIV Decora te ajuda!
Primeiramente, deixe que sua personalidade seja a grande influência do seu lar. Esta é a maneira mais prática de chegar ao contemporâneo. Não tenha medo de utilizar móveis antigos, já presentes no ambiente, ou peças vintage com móveis novos, modernos e minimalistas.
Geralmente o contemporâneo garante uma sensação de conforto e acolhimento graças à mistura de estilos em um mesmo espaço.
Tenha a certeza de que há espaço para que o contemporâneo cresça na sua casa. Nesse estilo a questão “espaço” é primordial. Ele deve estar presente entre as peças e entre os ambientes, valorizando a questão visual e aumentando a sensação de circulação no ambiente. Espelhos ajudam muito nesse momento, dando a impressão de profundidade nos cômodos.
Tapetes são itens incríveis na hora de levar o contemporâneo para dentro de casa. Principalmente os que trazem formas geométricas ou os que valorizam a neutralidade que o contemporâneo precisa para se mostrar presente.
A luz natural também é grande protagonista do contemporâneo. Abuse de clara boias, paredes de vidro, cobogós, janelas grandes. Leve o máximo de transparência para o ambiente de forma clara e moderna. Luminárias e pendentes aramados ou em metal ajudam muito a compor esse espaço. Essa iluminação pode ser pontual, destacando uma peça ou móvel importante no ambiente.
Arandelas e abajures também desempenham um papel importante na hora de iluminar o ambiente contemporâneo.
Invista em peças-chaves para criar sua decoração contemporânea. Podem ser sofás, abajures, banquetas e mesas que imprimam o moderno e artístico no espaço. Não esqueça do quesito conforto. O conforto é extremamente valorizado no estilo contemporâneo de decorar.
Os detalhes precisam chamar a atenção, garantindo elegância, linhas e formatos que não podem faltar, como no caso dos móveis saarinen, que são a cara do contemporâneo.
Lembre-se, menos é mais!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário