Decoração da casa nova: por onde começar?
Finalmente você conseguiu realizar o sonho da casa nova! Mesmo que ela não seja exatamente do jeitinho que você imaginou ou ainda precise de reparos, ela é sua! E você pode dar a ela a sua cara, investindo em uma decoração de casa nova linda e que vai proporcionar conforto, leveza, alegria e harmonia.
Mas deixar seu lar aconchegante e ainda criar um ambiente agradável para receber a visita dos familiares e amigos, pode não ser uma tarefa fácil. Quando se fala em decoração, são infinitos os caminhos possíveis de se escolher e, muitas vezes, nos vemos confusos com tanta informação.
A primeira coisa que se tem que ter em mente é que decorar pode ser divertido! Você vai se envolver em cada detalhe e tudo terá seu estilo e gosto. Aqui, vamos dividir com você alguns truques e dicas para facilitar o momento da decoração da casa nova.
1. Pesquise e adquira conhecimento
Tudo que você precisa é buscar informações e inspirações. Pesquise em revistas especializadas, sites, blogs e redes sociais como o Instagram e o Pinterest para descobrir qual é o seu estilo. Isso já é meio caminho andado para acertar nas escolhas.
Crie uma lista de referências positivas com as coisas que mais gostou, pese os prós e contras dos tipos de décor que ganharam seu coração e coloque a mão na massa.
2. Planeje como será a decoração da casa nova
Evite dor de cabeça! Criar um planejamento de como será feita a decoração da sua casa ajuda a definir prioridades, estabelecer prazos, otimizar tempo, definir recursos destinados à cada etapa e tornar o processo mais simples e funcional.
Veja também 8 Aplicativos que facilitam a Decoração
Uma boa ideia é elaborar uma planilha de gastos para cada item que compõe o cenário: pintura das paredes, iluminação, móveis novos, peças decorativas, materiais de acabamento. Outro passo importante é determinar quanto será o seu gasto máximo. Defina um valor e se mantenha dentro dele para não estourar seu orçamento!
3. Tenha a sua identidade
Seguir tendências, ficar preso ao que está na moda e se prender demais a revistas do ramo pode inibir um pouco da sua personalidade. Use essas influências apenas como referência do que você considera bonito, elegante e de bom gosto. A casa tem que imprimir a personalidade de quem mora nela!
Sua casa tem que ter as suas cores preferidas, o tipo de arte que você aprecia, os móveis que você sempre sonhou. Não dar a sua personalidade à decoração de casa nova leva a erros de estilo que, muitas vezes, destoam da sua autoimagem.
4. Defina as cores
Uma das primeiras preocupações de quem está decorando um novo lar é a definição das cores dos cômodos. Lembre-se: é sempre possível harmonizar a cor das paredes com os móveis e os itens de decoração. Portanto, não tenha medo de investir nas mais diversas tonalidades.
As cores não precisam estar necessariamente nas paredes! Se quiser que elas tenham tons neutros, dê toques de cor no mobiliário, por exemplo. Ou adquira peças decorativas com cores vivas. Isso ajuda a criar um colorido discreto, mas que irá avivar sua casa e trazer mais alegria ao espaço.
5. Pense na harmonização dos ambientes
Quando falamos em harmonia dos ambientes, não queremos dizer apenas combinar o estilo dos móveis com as cores nas paredes, por exemplo, mas sim fazer com que todos os cômodos estejam harmônicos.
Se sua sala tem tijolos aparentes e seu banheiro mostra tubulações, isso pode ser usado como elemento decorativo. Esses são aspectos particulares da construção e nem sempre precisam ser escondidos. Harmonizar é integrar cada pequeno detalhe, mesmo os que parecem ser equivocados.
6. Invista no verde
Um truque básico e essencial de decoração é investir nas plantas. Você não precisa ter um jardim ou um quintal para ter plantinhas em sua decoração. Existem espécies que se adaptam superbem a espaços fechados e com pouca incidência de sol.
Além de dar um up na decoração de casa nova, as plantinhas deixam os ambientes mais leves e bonitos. Você pode ainda unir o útil ao agradável. Por exemplo, crie uma mini-horta de temperos em sua cozinha e use o pequeno jardim como decoração para sua bancada.
7. Planeje a compra dos móveis
Dica útil: liste todos os móveis que não podem faltar! E também eletrodomésticos. Depois, crie um planejamento de como quer usá-los na casa e como estarão dispostos em cada ambiente. Tenha em mente o espaço que eles vão ocupar, e só então saia para comprar.
Para completar, outra dica útil: investa em móveis planejados de forma estratégica. Mande fazer armários em geral e extravase sua criatividade em peças decorativas diferentes e até mesmo excêntricas.
8. Não se esqueça da luz
A iluminação é uma parte importante da decoração. Primeiro, você deve conhecer os pontos em que se pode aproveitar ao máximo a incidência de luz natural. Quanto mais luz do sol entrar, melhor será para evitar mofos e bolores, além de ajudar muito no equilíbrio entre frio e calor nos ambientes.
Outro ponto essencial é lembrar que a iluminação e os tipos de lâmpadas que você escolher serão indispensáveis para criar o clima que você desejar em cada cômodo, seja ele aconchegante, sedutor ou receptivo.
9. Valorize as paredes
Se tem algo que deixa qualquer casa bonita são as paredes decoradas! E não estamos falando em apenas pintá-las com cores vivas. O que não falta por aí são opções de decoração para parede: papéis de parede, adesivos, tecidos. As possibilidades são infinitas.
Das práticas que estão na moda, destacamos o uso da tinta de quadro negro, que permite que os membros da sua família deixem recadinhos uns para os outros e que os amigos escrevam mensagens afetuosas. Outra ideia que tem sido muito usada é a criação de murais com itens pessoais, como fotos, pôsteres e quadros. Isso dá um toque extremamente pessoal à decoração.
10. Incremente o ambiente com objetos decoração
Um ambiente bem decorado não dispensa belos objetos de decoração. E a lista das peças possíveis é imensa — podem ser vasos, porta-retratos, abajures, molduras para quadros, itens de família. Tudo que te traga boas lembranças ou que inspire alegria pode ser usado.
Há alguns objetos que às vezes passam despercebidos, mas podem dar aquele toque de sofisticação que faltava.
Tenha atenção especial na hora de escolher cortinas, almofadas e tapetes. Eles estarão presentes em quase todos os cômodos de sua casa e estampas bem escolhidas fazem toda a diferença!
Agora que você já sabe que a decoração da casa nova não é tão complicado assim, busque mais informações e solte a criatividade. Para se inspirar, siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário