5 dicas para montar um quarto de bebê atemporal
Todos sabem que os pequenos crescem muito rápido, certo? E por isso é importante ter um quarto de bebê atemporal! Logo com uns dois anos de idade, as crianças começam a ter seus gostos por personagens, temas e cores e você provavelmente terá que trocar toda a decoração do quartinho que havia pensado antes do seu filho nascer. Mas você sabe como deixar esse ambiente atemporal?
Antes da gente te explicar sobre este assunto, dá uma passadinha no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas e inspirações diariamente para deixar a sua casa totalmente aconchegante, elegante e super na moda!
O que é decoração atemporal para o quarto de bebê?
De forma simples, um quarto de bebê atemporal é aquele que acompanha todo o crescimento da criança. Isso irá fazer com que você economize uma boa grana, já que, conforme a infância, você terá que remodelar somente alguns detalhes do quarto, como almofadas, quadros e livros.
A principal dica para uma decoração atemporal é pensar muito além dos primeiros anos de vida do seu bebê e fazer escolhas que combinem com a criança quando estiver maior. A neutralidade das cores e móveis mais simples irão transformar o ambiente em atemporal!
Aposte nas cores mais neutras
Deixe as clássicas cores azul ou rosa de lado, já que elas transmitem um ar mais infantil ao quarto. Uma boa opção para substituir essas cores é o tom cinza, que deixa o ambiente com um aspecto mais sério, proporcionando também uma grande variedade de combinações.
É claro que você não vai pintar o quarto todo de cinza escuro para ficar super carregado! Escolha uma tonalidade que seja bem leve e combine-a com outras cores, como o amarelo, por exemplo. Desta forma, o ambiente ficará bonito e aconchegante, além de gerar a sensação de bem iluminado. Outro ponto positivo é que o quarto será unissex.
Para ter um ambiente harmônico, aconchegante e acolhedor, você também pode preferir as tonalidades em bege ou tons pastéis, pois não cansam os olhos e certamente poderão acompanhar a decoração do quarto da criança por bastante tempo.
Se você quer dar um certo destaque na decoração, não se preocupe, pois é possível investir em pontos de cor, deixando essa tonalidade aparecer no enxoval e em acessórios para tornar o quarto mais atrativo. Você pode até misturar as cores, utilizando aquelas mais neutras com um fundo “principal” e complementar com as tonalidades e estampas na decoração.
Tenha móveis versáteis
Aqui, prefira os móveis que também tenham uma pegada mais neutra. Por exemplo, fuja de guarda-roupas, cômodas e outras mobílias que tenham puxadores ou decalques de bichinhos, personagens ou qualquer outra temática muito infantil. Além disso, é importante ter móveis adaptáveis de acordo com a idade, como por exemplo um berço que vira uma mini cama.
Além disso, é possível escolher por prateleiras e nichos em que você pode mudar os objetos decorativos conforme a criança for crescendo. Essa opção é inclusive válida para a adolescência. Então, vale apostar em várias peças de cores e tamanhos variados.
Outra boa dica é ter um puff que pode ser usado como apoio para os pés da mãe enquanto amamenta e depois terá a função de assento para a criança no futuro. Você também pode usar um cabideiro, que funciona como apoio para as roupas e fantasias dos pequenos.
Se você tiver um bom espaço no quarto, opte por móveis mais amplos. Num primeiro momento, pode parecer que foi um exagero ter escolhido uma mobília grande, mas conforme o tempo passar, esse espaço será muito útil e você certamente se arrependerá caso escolha um modelo menor.
Por fim, pense em móveis que terão utilidade em outros cômodos da casa. Por exemplo, você pode ter uma cômoda que irá servir de aparador. Uma poltrona de amamentação que servirá muito bem na sala de TV ou até mesmo um móbile que depois se tornará uma escultura aérea em outro cômodo de sua casa.
Pense na circulação do espaço
Este é um detalhe bastante importante no momento de montar um quarto de bebê atemporal, principalmente se sua casa for pequena. Encher o espaço de móveis não é a melhor solução neste caso. Então, evite ocupar todas as paredes do quarto colocando mais de um guarda-roupa, poltrona, bercinho, etc.
É preciso abrir mão de alguns móveis para que seu filho tenha o máximo de espaço livre para quando começar a engatinhar. Afinal de contas, você não quer muitos “obstáculos” no seu caminho quando for sair correndo atrás dele, não é mesmo?!
Você pode trocar o guarda-roupa por uma cama e colocar as roupas que não couberam em seu próprio móvel. Além disso, pense bem se uma poltrona é realmente necessária, pois é possível amamentar o bebê usando uma almofada de amamentação como suporte para otimizar o espaço. Resumindo: pense em cada detalhe para ganhar o máximo de espaço possível!
O método montessoriano pode ser uma boa pedida
Nesse estilo de quarto, o objetivo é ter um ambiente em que tudo esteja ao alcance das crianças. Móveis, peças educativas e outros objetos devem ficar na altura dos olhos dos pequenos. Dessa forma, você acaba criando um ambiente mais minimalista que pode ser usado por todo o crescimento de seu filho.
Algo que já irá facilitar na atemporalidade do quarto de bebê e que muitas pessoas até torcem o nariz é que, no método montessoriano, não é utilizado berço, diferentemente dos quartos mais convencionais. Mas, isso é um aspecto positivo quando o assunto é a atemporalidade do quarto de bebê.
Com este método, as mudanças no quarto ao longo do desenvolvimento da criança serão poucas. Isso porque será possível trocar um cantinho de atividades em um local para estudo, por exemplo.
Entretanto, se optar pelo quarto montessoriano, é preciso ter alguns cuidados já que seu filho irá ficar mais livre para conhecer o ambiente. Não deixe objetos pequenos e pontiagudos na decoração para que ele não os engula ou se machuque. Além disso, tome cuidado ao colocar algo que chame a atenção da criança acima do nível da cabeça dela, pois ela poderá querer subir em algo e acabar se machucando.
Não tenha um tema tão definido
O gosto da criançada vai mudando muito rápido. Os bichinhos, super-heróis ou princesas muitas vezes são escolhidos como tema para a decoração do quarto, mas é aí que mora o perigo, pois quando seu filho crescer, muito provavelmente ela irá querer escolher a imagem de seu personagem favorito.
Por isso, escolha por acessórios e itens decorativos que sejam de fácil remoção para uma futura troca. Dá só uma olhada neste quarto de princesa bem moderno que leva peças em madeira na parede, com desenhos de castelo, borboletas e carruagem.
Quer usar adesivos e papel de parede? Relaxa, pois não será preciso abrir mão! Mas tenha cuidado e escolha por modelos que sejam mais atemporais, pois a ideia aqui é que não seja preciso arrancar tudo em poucos meses depois de enjoar do modelo escolhido, ok?!
Uma última dica é utilizar elementos de decoração versáteis, como os quadrinhos. Essa é uma opção moderna capaz de mesclar ilustrações e frases diferentes, mesmo que você escolha alterá-las conforme os anos forem passando. Para não enjoar das molduras, prefira um design mais clean e discreto.
Não esqueça de nenhum detalhe!
Agora que você já sabe que um quarto de bebê atemporal é decoração para toda a infância, relembre o passo a passo para não esquecer nenhuma dica:
- Utilize cores mais neutras para que o quarto fique mais aconchegante e moderno, mas sem ficar infantilizado com as clássicas cores azul e rosa;
- Tenha móveis que são adaptáveis e que irão acompanhar todo o crescimento do seu pequeno;
- É importante ter um espaço livre para que o seu filho possa circular com tranquilidade sem esbarrar em nenhum objeto quando estiver aprendendo a andar;
- O método montessoriano é uma ótima pedida para acompanhar todas as fases da criança;
- Não defina um tema com personagens, super-heróis ou princesas para deixar o quarto mais atemporal. Se quiser escolher um tema, prefira poucos elementos.
Gostou das nossas dicas? Então agora é só acessar o site da LIV Decora e escolher qual produto combina mais com a sua casa. Com certeza o seu ambiente irá ficar muito mais bonito, elegante e moderno com os nossos móveis e acessórios de alto padrão!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário