Capa - Lustres e Pendentes Para Sala de Jantar

Lustres e Pendentes Para Sala de Jantar

Um lustre ou pendente bem escolhido pode transformar a sua sala de jantar em um ambiente mais aconchegante e luxuoso. E quem não gosta disso, não é mesmo?

Como a sala de jantar é o local em que a família se reúne para contar as situações que passaram durante o dia ou ainda que recebe os convidados, nada melhor do que criar uma atmosfera mais intimista e agradável.

Porém, sabemos que escolher um  lustre ou pendente para a sala de jantar nem sempre é uma tarefa fácil, já que existem muitos modelos disponíveis no mercado, além de ter que levar em consideração algumas regrinhas básicas.

Pensando nisso, a LIV Decora resolveu te ajudar com esse assunto e separou algumas dicas importantes para você escolher o lustre ou pendente ideal para a sua sala de jantar. Confira!

Veja também: Luminaria de teto: como escolher, tendências, fotos e dicas.

O que são os Lustres e Pendentes para Sala de Jantar?

Afinal, você sabe qual a diferença entre lustre, pendentes e luminárias para a sala de jantar? Esse é o primeiro passo para uma escolha bem feita. Então vamos conhecer cada um deles.

Os lustres são compostos por vários braços e podem ser feitos em diversos materiais como metais pesados e cristais. Eles costumam ser muito utilizados como iluminação principal de uma sala da jantar, pois acabam dando uma refinada na decoração.

Os lustres geralmente possuem mais lâmpadas e detalhes em suas ramificações. Sua iluminação é difusa e por isso mais abrangente. Eles dão um toque mais clássico ao ambiente, no entanto, com um pouco de dedicação é possível inserir lustres para sala de jantar modernos, o que deixa seu espaço ainda mais autêntico e cheio de personalidade.

lustres pendentes

Lustre para sala de jantar

lustre para sala de jantar

Já os pendentes, apresentam no geral uma identidade visual mais contemporânea e sua iluminação é direta, focada em um determinado ponto. Além de posicionados acima da mesa de jantar, eles são também muito usados em bancada e aparadores. Se juntam facilmente a outros tipos de luminárias.

lustres pendentes cacho

Pendente Cacho da LIV Decora para sala de jantar

Modelos mais usados atualmente

Falando sobre lustres, os modelos mais usados atualmente são aqueles que misturam o clássico com o moderno, ocupando espaço de destaque como luminária central da mesa de jantar.

Em suas versões menores, ornam também em um bar ou mesa de centro, como a Luminaria Pendente Lustre Castel  e a Luminaria Pendente Montana.

Há também a opção de uso do revestimento em tecido, que pode tornar a luz mais agradável e difusa. Os modelos minimalistas e deslocados também são tendência de decor.

Já os pendentes têm sido usados em grandes quantidades, formando grupos ou linhas horizontais. Eles são também bastante usados em ilhas e ficam super charmosos e convidativos. Encontra-se hoje excelentes opções de pendentes para sala de jantar barato. Ideal para quem gosta de ousar e deixar o ambiente alegre e descontraído.

As luminárias têm a função de distribuir, filtrar ou modificar a luz emitida pelas lâmpada. Elas podem ser divididas em quatro categorias, sendo:

  • Articulada: é o caso do abajur e do pedestal, que são utilizados em uma mesa ou no chão;
  • Arandela: luminárias de parede, geralmente usadas para decorar corredores, halls e ambientes de paisagem;
  • Sobrepor: são aquelas instaladas de forma bem exposta em paredes e tetos. Há aquelas que se direcionam para locais diferenciados (spots), as que ficam suspensas no teto (pendentes) e também as que ficam rentes ao forro (plafons);
  • Embutir: elas ficam mais escondidas, com efeito decorativo e deixando o ambiente mais aconchegante.

lustres pendentes

Quais os principais tipos de Lustres, Pendentes e Luminárias para Sala de Jantar

Existem diversos tipos de lustres que podem ser utilizados na sala de jantar e então contribuir com a iluminação do ambiente, tornando-o mais aconchegante. A escolha perfeita desse objeto também dependerá do estilo do restante dos móveis e do seu gosto pessoal.

Os lustres clássicos mais tradicionais são aqueles que lembram um candelabro, mas são iluminados com lâmpadas e não velas.  É importante ficar atento ao tamanho do lustre em relação ao ambiente onde este será utilizado, mas falaremos sobre isso mais adiante. Em algumas situações, quando o cômodo é muito grande ou o lustre pequeno, você até pode usar mais de um lustre no mesmo ambiente.

É possível optar também pelos lustres mais modernos, com toda a sua beleza e elegância que dá um ar mais jovial para a sala de jantar. Essa é uma ótima opção para quem não quer arriscar na hora de escolher o acessório ideal.

Outra ideia para quem gosta de algo mais discreto e natural são os lustres estilo oriental, com design clean, porém exótico e inovador.

Agora se você é fã de pendentes, que possuem um ar mais contemporâneo e são muito usados para destacar um ponto específico, então você pode abusar desse acessório. Existe uma regrinha muito simples para diferenciar o lustre de um pendente, basta lembrar que “todo lustre é um pendente, mas nem todo pendente é um lustre”.

Com os pendentes, você consegue brincar com a verticalidade do espaço, saindo um pouco do comum e deixando o ambiente muito mais interessante.

Podemos citar entre os principais tipos de pendentes:

  • Escultório: são aqueles que lembram uma escultura;
  • Modernos: cuja proposta é trazer a iluminação de forma inusitada e inovadora, devido ao seu design mais clean;
  • Contemporâneos: são aqueles produzidos em metal (bronze, dourado ou prata) ou ainda em acrílico, muito utilizados na sala de jantar das casas de jovens.

Por último podemos falar das luminárias para sala de jantar. Nesse caso, as mais usadas são os plafons, que produzem efeitos de luz direta ou indireta, ou então os spots de embutir, que neutralizam a iluminação e deixam o ambiente mais charmoso. Estes últimos devem ficar posicionados fora do assento.  

Como escolher um lustre ou pendente para minha sala de jantar?

lustres e pendentes

Sala de jantar rústica com composição de pendentes

Quando o assunto é iluminação da sala de jantar, é importante pensar em alguns pontos para poder escolher o lustre ou pendente ideal. O grande segredo aqui é a luz que deve focar na mesa e não na cabeça de quem estiver sentado.

Não há uma regra  para escolher o lustre ou pendente perfeito, mas eles devem seguir a linha da decoração do ambiente. Em geral, a iluminação da sala de jantar deve ser confortável e aconchegante, o que depende muito também da lâmpada.

Uma boa dica é evitar o uso de lâmpadas que emitem calor, como o caso das halógenas, que são aquelas que chamamos de incandescentes.

Para manter o facho luminoso sobre a mesa e não sobre a cabeça de quem está sentado, é importante calcular o ângulo de abertura da lâmpada em relação à altura do pé direito.

Os lustres e pendentes devem ficar entre 75 cm a 90 cm de distância da mesa, que permite iluminar os convidados e ainda fica um bom espaço para colocar arranjos e velas. Isso sem falar que não atrapalha a visão do amigo da frente.

Além disso, eles devem ser pendurados no centro da mesa e o tamanho ideal corresponde à metade da largura da mesa. Agora caso a mesa seja muito grande, você pode brincar com a composição dos modelos e colocar dois ou três tipos diferentes de pendentes.

Dica extra: considere o tamanho da mesa de jantar e também da sala como um todo ao escolher um pendente. Pois, caso escolha um pendente muito pequeno, ele ira perder seu impacto decorativo e se for muito grande, poderá ser invasivo. Sendo assim, o ideal é que a o objeto seja ⅓ do tamanho do ambiente. É necessário prestar atenção neste quesito principalmente caso deseje adicionar um lustre para sala de jantar pequena.

Depois de todas as informações que passamos até aqui, ficou mais fácil decidir qual a melhor opção para a sua sala de jantar?

Como escolher um lustre para minha sala de estar?

lustres e pendentes

Lustre de cristal em sala de estar

Ao entrarmos em uma sala de estar, uma das primeiras coisas que notamos é a iluminação e a sensação que ela transmite. Os lustres são fundamentais na decoração de uma casa, uma vez que deixam o ambiente mais charmoso e aconchegante.

Para que tudo fique perfeito e passe uma sensação de harmonia, é imprescindível que a iluminação não esteja nem muito forte e nem muito fraca. Além disso, a posição dos lustres também conta, pois a luz precisa estar espalhada por todo o espaço.

A escolha do lustre ideal para a sua sala de estar depende muito do seu gosto pessoal, dos móveis e estilo do ambiente e também da informação que deseja transmitir com o acessório.

Se você prefere ambientes mais claros, então a dica é apostar em lustres brancos, nudes ou de cristais, uma vez que eles ajudam a iluminar ainda mais o cômodo. Agora se você gosta de locais descontraídos, então pode apostar nos lustres com cores, como o azul, laranja e vermelho. Por outro lado, os lustres com cores mais escuras, como o cinza, marrom e preto, levam comodidade e dão um toque mais intimista à decoração.

No caso de salas com o pé direito alto, você pode colocar um lustre mais comprido, em direção à mesa de centro, como a foto acima. Veja como o ambiente ficou mais imponente e elegante.

13 modelos de Lustres e Pendentes para Sala de Jantar que você vai se encantar (e onde comprá-los)

Quer saber onde encontrar os mais diversos modelos de lustres e pendentes para a sua sala de jantar? Nós podemos te ajudar! Não importa o estilo do seu ambiente, a LIV Decora tem o acessório perfeito para deixar o seu cômodo ainda mais charmoso e estiloso.

Separamos 13 modelos de lustres e pendentes que estão mais em alta em nosso site. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos te ajudar a escolher o acessório perfeito para a sua sala de jantar.

1- Luminária Pendente Aramado Forms

lustres pendentes

A Luminária Pendente Aramado Forms possui design linear capaz de deixar sua sala de jantar com estilo contemporâneo, inspirado na decoração industrial. Você pode encontrá-la em diversas cores.

2- Pendente em seda preto

lustres pendentes seda preto

O Pendente em Seda Preto oferece funcionalidade e beleza à decoração, pois ele sabe como valorizar muito bem uma mesa de sala de jantar. Ele acaba sendo um ponto de destaque no ambiente.

3- Pendente Bola

lustres pendentes eames

O Pendente Bola tem uma iluminação mais direta, com foco para baixo, o que acaba deixando o ambiente mais acolhedor. Para quem gosta de ousar um pouco mais, pode escolher esse pendente em outras tonalidades.

4- Luminária de teto pendente triplo

luminaria pendente triplo

A luminária de teto pendente triplo fica linda sobre a mesa de jantar e é um acessório completo, pois oferece funcionalidade e beleza à decoração.

5- Luminária pendente lustre Castel

lustres pendentes para sala

O Lustre Castel combina com decorações contemporâneas, modernas e industriais. Ele, sem dúvida, é versátil e dá um toque especial no cômodo e na iluminação, deixando o ambiente mais agradável e sofisticado.

6- Luminária pendente Gioia

lustres pendentes modernos

O Pendente Gioia é diferenciado. Ele pode ser usado para deixar a iluminação mais harmoniosa, além de contribuir para a decoração do ambiente.

7- Luminária pendente Seed Preto

lustres pendentes

A Luminária Pendente Seed Preto é ideal para a composição de espaços, uma vez que elas valorizam a sala de jantar e quebram a estética comportada do ambiente. Você pode abusar desse tipo de luminária em locais que pedem um algo a mais.

8- Luminária pendente Picasso

 

lustres e pendentes picasso

O Lustre Picasso combina com vários estilos de decoração. Eles são ótimas opções de iluminação principal, sem necessitar de luzes extras.

9- Lustre York

lustres pendentes york

O Lustre York chama a atenção por si só. Ele combina muito bem com decorações industriais, modernas e contemporâneas, dando um charme extra à sala de jantar e deixando o ambiente mais agradável.

10- Luminária pendente de teto Floriano cobre

lustres pendentes floriano

A luminária pendente de teto Floriano cobre é perfeita para compor a sala de jantar com estilo e design. Elas dão um toque final na decoração, levando beleza e transmitindo a sensação de bem estar. Se você faz o estilo minimalista, então essa pode ser a sua opção.

11- Luminária pendente de teto Zen

luminaria pendente teto zen

A luminária pendente de teto Zen virou tendência no décor atual. Ela mistura madeira jequitibá natural com a cúpula em palha e pode ser utilizada em salas de jantar de diversos estilos.

12- Luminária Industrial

lustres pendentes luminaria industrial

A Luminária Industrial é super funcional e possui um design único e inovador. Ela ainda possui acabamento em cobre e proteção anti oxidação.

13- Pendente High 7

lustres pendetes high

O pendente High 7 é o protagonista da decoração. Ele pode ser utilizado em diversos ambientes, mas fica perfeito na sala de jantar.

Sugestão de lustres e pendentes para Mesa Retangular

O lustre ideal para as mesas de jantar retangulares é aquele que tenha formato retilíneo ou curvo. Caso a mesa seja muito grande, você ainda pode apostar em dois pendentes redondos, que garantem a distribuição de luminosidade por toda a parte, pois os cantos também devem receber luz. Em relação ao material do tampo, quando são materiais como vidro ou espelho, é recomendável que utilize lustres e luminárias que emitam luz para cima, pois os focos diretos podem causar ofuscamento.

É preciso lembrar que o estilo do lustre ou pendente precisa estar de acordo com o restante da decoração, o que não te impede de misturar alguns estilos. Porém, não se esqueça de seguir as regrinhas básicas de instalação, para não atrapalhar a conversa durante as refeições.

lustres retangulares pendentes

Lustre retangular para mesa retangular

lustres e pendentes
Veja também:
Saiba como escolher a mesa de jantar certa para sua casa

Sugestão de lustres e pendentes para Mesa Redonda

As mesas redondas conversam melhor com lustres redondos. Nada de colocar um acessório quadrado ou retangular em cima desse tipo de mesa, pois não fica legal.

Vale ressaltar que o tamanho do lustre deve ser diretamente proporcional ao tamanho da mesa e precisa ficar centralizado com ela. Um lustre ou pendente muito grande acaba pesando um pouco a decoração, além de deixar a iluminação exagerada para o local.

lustres pendentes

Lustre redondo para mesa redonda

Sugestão de lustres e pendentes para Mesa Oval

Assim como acontece com a mesa redonda, os lustres e pendentes mais indicados para a mesa oval são os do mesmo formato, ou seja, redondos ou ovais. Porém, esse lustre não precisa ser careta, como você pode notar na imagem abaixo.

O lustre em camadas dá todo o charme ao ambiente e completa a decoração da sala de jantar.

Lustre com formato redondo para mesa oval
lustres pendentes poltrona

Caso sua mesa não fique no centro da sala, você pode utilizar um desviador de fio ou uma luminária de piso.

Sugestão de lustres e pendentes para Mesa Quadrada

As mesas quadradas seguem basicamente a mesma linha das retangulares. O mais apropriado são os lustres e pendentes em formato retilíneo ou curvo.

Uma mesa quadrada vai bem com lustres e pendentes mais modernos, mas também fica ótima com acessórios clássicos. Essa decisão vai de acordo com o gosto pessoal de cada um, levando sempre em conta o restante do mobiliário.

lustres e pendentes
Lustre clássico e em formato arredondado para mesa quadrada

lustres pendentesEspaços maiores:

Quando se tem espaço, o aparador ou buffet são comuns acompanhamentos das mesas de jantar e também demandam uma boa iluminação para valorizar a peça.

Como um bom exemplo, temos esse ambiente a esquerda, que conta com duas unidades do Pendente Triplo.

Dicas de compor Lustres e Pendentes para sala de jantar em apartamento pequeno:

Uma sala de jantar compacta também pode ganhar um pendente proporcional. O importante mesmo é  se lembrar que a luminária deve estar localizada ao centro da mesa e não ao centro do ambiente, uma vez que tendo pouca luz não é possível definir muito bem os aspectos dos alimentos, o que pode afetar na percepção dos pratos degustados nas refeições.

 

lustres pendentes cozinha
Para criar um ambiente diferenciado, utilize mesa em formatos não tão tradicionais e opte pelos lustres mais modernos e artísticos.

Como instalar o seu pendente? Qual a distância ideal?

Escolha modelos com flexibilidade de posicionamento, a exemplo das que contêm regulador para o fio. Assim, você poderá ajustar o pendente ao local com facilidade. A distância entre o topo da cúpula do pendente e o teto deve ser deve ser de no mínimo 20cm.

Como dito anteriormente, na sala de jantar, o diâmetro ideal do pendente ou lustre é de aproximadamente um terço da largura da mesa. Caso queira um modelo menor, indicamos que use mais unidades distribuídas pela mesa.

lustres e pendentes

O portal Universa, indica que duas metragens balizam a altura da cúpula: a distância ideal entre o corpo do pendente e o tampo da mesa de jantar varia de 70cm a 90cm. Assim a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e piso: entre 140 cm e 150 cm.

Existem algumas variações que também devem ser consideradas. São elas:

lustres pendentes

Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de lustres e pendentes para compor seu espaço. Não poupe esforços e criatividade ao buscar um design que realmente case com o restante da decoração, afinal a luminária será provavelmente o ponto focal da sala de jantar. Curtiu as dicas? Que tal inserir essa tendência em sua sala de jantar? Na LIV Decora temos várias opções que deixarão sua casa ainda mais charmosa.

Como escolher a lâmpada ideal para sua sala de jantar:

lustres pendentes

Para escolher A  as lâmpadas para a sala de jantar, é fundamental  que você considere o IRC (índice de reprodução de calor) e a temperatura da cor da lâmpada (K). O IRC é responsável pela capacidade de reprodução fiel das cores. Assim, para que a coloração dos alimentos servidos não sofra distorções, escolha uma lâmpada com IRC igual a 100. E, para deixar o ambiente mais aconchegante, o ideal é o uso de uma lâmpada mais amarelada (com 2700K a 3000K).

pendentes lustres

Como já falamos aqui no blog, em todo projeto de decoração temos que começar aceitando o espaço que temos disponível.

Em casas e apartamentos modernos, é cada vez mais comum a integração de ambientes.

No caso dos lustres para sala de jantar conjugada com sala de estar, o ideal é investir em uma mesma linguagem visual nos espaços, com lâmpadas e cores das mesmas temperaturas.

Uma dica bacana é inserir uma luz neutra na cozinha (4.000k), o que irá diminuir o impacto visual da troca de ambiente.

Enquanto isso, na sala de jantar, opte por luzes amareladas, com temperaturas entre 2.700 a 3.000k, que são bem mais aconchegantes. Desta forma você irá unificar a iluminação dos espaços.

Evite o uso de lâmpadas que emitem calor, como as halógenas.

Para te inspirar mais, selecionamos algumas fotos de lustres e pendentes para sua sala de jantar! Veja:

Pendente de Teto Bolz
pendentes lustres

pendentes lustres bolz

pendentes lustres

Pendente Uniq

pendentes lustres

 

pendentes lustres

pendentes lustres

pendentes lustres

pendentes lustres

Pendente de teto Donna
lustres pendentes decoracao sala

lustres pendentes mesa jantar

lustres pendentes dona

Luminaria Pendente Aramado Forms

lustres pendentes cozinha

lustres pendentes apartamento\ pendentes lustres forms

Luminária de Teto Loft

pendentes lustres loft

Pendente Triplo

luminaria pendente triplo pendentes lustres

Conclusão

Como você pode notar, na decoração de uma sala de jantar a iluminação tem um papel fundamental, pois é ela que deixa o ambiente mais detalhado e elegante, além de proporcionar sensações de aconchego e bem estar.

Existem diversos tipos de lustres e pendentes para a sala de jantar e você deve optar por aquele que deixa o ambiente mais harmônico. Por exemplo, se o cômodo já tiver muito objeto decorativo, papel de parede, quadros, entre outros, dê preferência por um acessório mais simples. Agora, caso o local seja mais neutro e com poucos detalhes, você pode abusar do lustre ou pendente, para que ele dê aquele charme a mais que o ambiente pede.

Além de levar beleza para a sala de jantar, o lustre ou pendente clareia o cômodo de forma aconchegante, tornando a sua reunião familiar ou com os amigos ainda mais agradável.

Fale a verdade. É muito bom poder sentar à mesa e passar horas conversando com quem gostamos, não é mesmo? Melhor ainda se esse ambiente estiver com a iluminação perfeita para o momento.

Com certeza, se você seguir todas as nossas dicas, vai saber escolher o lustre ou pendente perfeito para a sua sala de jantar.

Porém, não se preocupe! Se ainda assim você ficou indeciso na hora de comprar o lustre ou pendente para a sua sala de jantar, então saiba que a LIV Decora pode te ajudar com essa escolha. Entre em contato conosco agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas e adquirir aquele lustre ou pendente dos sonhos!

Depois que você instalar a sua luminária perfeita, vai ver que é impossível viver sem esse tipo de acessório, pois ele leva charme para a decoração e deixa o ambiente mais imponente.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito