Como fazer uma decoração vintage incrível e + de 30 inspirações
Pare tudo o que você está fazendo agora! Isso mesmo! Pare tudo porque agora vamos fazer uma viagem. No artigo de hoje vamos falar sobre como fazer uma decoração vintage incrível.
Prepare-se, porque vamos embarcar no túnel do tempo e desembarcar direto nos anos dourados! Aliás, quem não é apaixonado pela época do rockabilly, milk-shake e batatinhas fritas, não é mesmo?
Para além das delícias dos anos 50 e 60, também temos um grande marco que atravessa gerações através de elementos muito estilosos e cheios de charme. Essa época foi tão marcante que, ainda hoje, existem um grupo de pessoas que levam os anos dourados como estilo de vida!
Esse estilo, portanto, se reflete na moda, na maquiagem, cabelo e até mesmo na decoração, veja:
E para não perder nenhuma dica e arrasar na sua decoração vintage, preparamos um guia especial com dicas imperdíveis, vamos lá?
Antes disso, não se esqueça de seguir a LIV Decora no Instagram, pois lá o nosso time de especialistas posta insights diários para você ficar por dentro das maiores tendências de decoração e, claro, deixar a sua casa ainda mais linda!
Diferença entre o estilo vintage e estilo retrô
Muitas pessoas, ao tentar fazer uma decoração vintage, acabam acertando na decoração retrô, ou vice-versa. Por isso, antes de entrarmos no universo vintage, é preciso entender a diferença entre esse estilo e o retrô, principalmente para não errar na hora de decoração. Portanto, preste atenção nessas definições:
Estilo Vintage
O estilo vintage, na verdade, vai muito além dos anos dourados, pois se inspira na atmosfera desde os anos 20, também. Em geral, as peças são – ou podem ser – originais e cheias de valor.
Os móveis dessa época, normalmente, possuem um desenho mais arredondado e tons claros, como azul claro, bege, branco e até aquele rosa mais clarinho.
Para fazer uma decoração vintage, você precisa pensar em um ar romântico, cheio de nostalgia e originalidade.
Uma dica legal é, também, mesclar objetos vintage com alguns elementos contemporâneos. Esse tipo de combinação deixa o ambiente muito original e super criativo, veja:
Estilo retrô
Muita gente acaba se confundindo, mas o estilo retrô está ligado, na realidade, a um “passado mais presente”, no sentido de estar mais próximo dos anos atuais, como os anos 70 e 80, por exemplo.
Assim, os objetos retrô tendem a ser mais funcionais que os vintage e a decoração “brinca” com cores mais vivas, mais alegres.
Nesse estilo, é muito comum a combinação do xadrez com florais, texturas, vinil e outros elementos que remetam à época e uma decoração mais colorida. Veja este exemplo:
Uma característica do estilo retrô e que pode ser uma peça chave para você trabalhar nesse tipo de decoração é a utilização de sofás mais longos e lisos, além, é claro, móveis mais baixos. Confira esse tipo de decoração:
Por falar em sofá, você não pode deixar de conferir os sofás da LIV Decora. Eles são SEN-SA-CIO-NAIS! Quer ver? Clique aqui!
Outra ideia bacana para um estilo retrô é utilizar, justamente, papéis de parede – que estão cada vez mais em alta, não é mesmo? -. Dessa forma, você pode escolher um papel de parede com uma estampa mais old school e combiná-la com móveis ou eletrodomésticos que remetam à época.
Uma decoração vintage pode ter elementos da decoração retrô, mas, por outro lado, uma decoração retrô não será vintage. Agora que os estilos estão mais claros, vamos às dicas!
Aposte em elementos decorativos
Os elementos decorativos são, sem dúvidas, um diferencial na hora de pensar na decoração do seu ambiente. Assim, você pode aproveitar objetos antigos, de família, com muita história, ou elementos mais clássicos, como o vinil. Veja como fica legal:
Você também pode aproveitar os discos de vinil de uma outra forma. Que tal explorar as capas desses discos? Confira que incrível que ficou junto com a poltrona!
Aliás, se você está buscando uma poltrona, confira a linha de poltronas da LIV Decora! Eu, definitivamente, não sei escolher a minha preferida, pois uma é mais bonita que a outra. Confira aqui.
Outra opção de trabalhar com elementos decorativos cheios de história é utilizar aqueles porta-retratos antigos da família? Além de tudo, pode ser uma ideia legal para lembramos sempre de nossas origens. Veja o resultado:
Um clássico que, sem dúvidas, possui todo o seu charme na hora da decoração é o famoso aparelho de som de vinil. Não tem como não se apaixonar por esse tipo de composição: simples, delicada e, ao mesmo tempo, muito sofisticada:
Os móveis são peças importantíssimas
Os móveis são peças que contam muito na hora de uma decoração. Por isso, para uma decoração vintage, ou até mesmo retrô, é interessante optar por sofás mais baixos e lisos, como este:
Outra dica importante é buscar móveis com um acabamento mais arredondado, como estes, por exemplo:
Uma peça que não pode faltar em um quarto vintage, por exemplo, é o criado-mudo. Os criados-mudos retrô têm um charme muito especial, veja:
Se você está pensando, por outro lado, em montar uma cozinha vintage, também pode explorar cores menos chamativas, com uma decoração que tenha madeira em sua composição. Veja que charme essa cozinha:
O azul também é um clássico nesse tipo de decoração. E, é claro, ele fica muito charmoso, confira este projeto:
Lindo, não é mesmo? A combinação entre o branco, o azul e a madeira dão um ar muito nostálgico ao ambiente. E esse projeto, então, que ainda tem um piso vintage?
Aliás, se a sua casa tem esse tipo de piso, por favor, não tire! Eles são muito raros e valiosos, cheios de história! Uma casa vintage “respira” narrativas!
Por outro lado, mesmo que você não utilize a decoração vintage, você pode combinar esses elementos com outros contemporâneos. Essa combinação é poderosíssima! Quer saber como fica? Continue lendo o artigo!
Aproveite as paredes!
Se você não quer utilizar os quadros na sua decoração, mas, mesmo assim, não abre mão da decoração vintage, não se preocupe! Trouxemos outras soluções para você!
Que tal usar e abusar dos papéis de parede? Eles são muito legais e dão um toque todo especial a decoração do ambiente. Veja como ficou delicado e, ao mesmo tempo, muito charmosa essa decoração:
Você também pode explorar diferentes tipos de textura. Nessa composição, por exemplo, a decoração vintage foi resultado da combinação entre esse papel de parede triangular com essa poltrona marrom. Incrível, não?
Você já deve ter percebido que fazer uma decoração vintage não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Você não precisa de muitas coisas, basta criatividade e pensar direitinho na composição. Seguimos!
Iluminação? Fundamental!
Não tem como falar de decoração e não falar em iluminação. As luminárias são um dos elementos decorativos mais importantes na hora de pensar no seu ambiente. Por isso, inclusive, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre como escolher a luminária ideal! Confira aqui.
Você pode apostar, por exemplo, em uma luminária mais chamativa e criativa, como essa:
Ou, então, em algo mais clássico, como neste projeto:
Que tal misturar o vintage e o contemporâneo?
Não é novidade para ninguém que a decoração da sua casa precisa refletir, também, a sua personalidade. Por isso, é importantíssimo que você deixe o seu lar com a sua cara. Para isso, muitas vezes, você pode optar por combinar elementos de épocas diferentes. Veja como essa decoração ficou muito estilosa:
Outra combinação muito legal é você pegar elementos retrô e combinar com peças atemporais ou até mais novas, como nesse projeto:
A combinação entre o pelicano, tão clássico, com esse sofá baixo e liso ficou incrível. Para finalizar com chave de ouro, a mesa de centro ainda ganhou destaque e deixou o ambiente mais funcional.
Gostou das dicas da LIV Decora? Então deixe o seu e-mail e assine a nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de todas as novidades da decoração para deixar a sua casa sempre um arraso! Confira, abaixo, outras inspirações para a sua decoração vintage!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário