Decoração monocromática: saiba tudo sobre essa tendência!
É cada vez mais comum encontrar ambientes ou pessoas falando sobre a decoração monocromática.
Em um primeiro momento, pode até parecer estranho ou enjoativo, mas a verdade é que uma decoração monocromática carrega consigo muito estilo.
Por isso, no artigo de hoje, decidimos explicar tudo sobre a decoração monocromática: o que é, como aderir a esse estilo e as regras para quem quer se arriscar nessa tendência.
Mas, antes de partimos para este artigo, não deixe de seguir a LIV Decora no Instagram. Lá, você confere e acompanha as principais tendências do mundo decor e também aproveita as novidades e promoções da nossa loja.
O que é uma decoração monocromática?
Um esquema de cores monocromático é uma das paletas de decoração mais fáceis de executar, mas também pode ser uma das mais difíceis de corrigir.
Feita com habilidade, uma sala monocromática usa tonalidades e tons variados de uma única cor para obter um grande efeito, enquanto mistura várias texturas para manter as coisas interessantes.
Feita da forma errada, a decoração monocromática pode ser monótona – é uma decoração chata, sem variedade ou interesse. E ninguém merece uma decoração assim, não é mesmo?
Portanto, é fundamental que você leia este artigo com muita atenção para não errar ou se decepcionar com o seu ambiente.
Dois equívocos comuns sobre decoração em uma paleta monocromática:
- Podemos usar apenas a cor bege.
- Só é permitido usar uma tonalidade no ambiente, sem variação.
Na verdade, qualquer cor pode ser usada: rosa, laranja, azul ou qualquer outra que você quiser, definitivamente.
E, ainda que o monocromático signifique apenas UMA COR, isso não significa que você só possa utilizar uma variação dessa cor.
Por exemplo, uma sala pode ser decorada com azul marinho, azul claro, azul turquesa e tantas outras opções, mas ainda é monocromático porque todas são variações de azul.
Monocromático também não significa que todas as superfícies de uma sala devem ter a mesma cor – você pode usar branco ou outros tons neutros para fazer manter um equilíbrio do seu tom principal. E essa é a chave para fazer a sua decoração monocromática dar certo!
Por que investir em uma decoração monocromática?
Embora muitas pessoas sejam críticas da combinação de vários tons da mesma cor, é possível encontrar uma simplicidade, elegância e suavidade na decoração monocromática.
Além disso, também é um estilo que combina muito com a decoração minimalista. É impressionante!
Outra razão pela qual você pode investir em uma decoração monocromática está especialmente ligada à espaços pequenos, já que essa combinação faz com que eles pareçam maiores.
Com as nossas dicas e passos, fazer uma decoração monocromática será muito mais fácil do que você imagina. Então confira a dica dos nossos especialistas!
Dicas para aplicar uma decoração monocromática no seu ambiente
1. Mantenha-se fiel ao seu estilo de design.
Você não precisa mudar o seu estilo de decoração ou o estilo dos seus móveis. Você apenas precisa confiar na cor que você escolher.
Acredite, qualquer ambiente fica bom com uma decoração monocromática. O mais importante é como você irá criar essa composição.
2. Procure contrastar.
Tenha objetos com personalidade para criar um interesse visual maior à sua decoração. Aposte em outras texturas e tons para criar um contraste e trazer mais informação ao seu ambiente.
3. Comece com o tapete.
O tapete é uma ótima opção de pontapé inicial para uma decoração monocromática. Desconstrua as cores do tapete ao redor do seu ambiente.
Assim, você terá um diálogo muito interessante entre os elementos da sua casa.
4. Considere o humor.
Depois de selecionar a cor da sua decoração, você pode criar uma paleta sobre isso.
Cores complementares mais suaves e neutras podem sim, definitivamente, ser adicionadas à sua combinação.
Combine um roxo mais profundo e ousado, por exemplo, com um tom de lavanda, que obtém um efeito mais calmante e tranquilo. Essa combinação é poderosa e cria um ambiente incrível!
5. Colocação é a chave.
Você pode usar tonalidades mais suaves em superfícies maiores, como paredes e teto, e deixar os tons mais brilhantes e fortes para peças menores ou mais extravagantes que você deseja destacar.
6. Coloque seus espelhos para trabalhar.
Quando você joga peças espelhadas, todas as cores e suas tonalidades se misturam de uma maneira realmente glamourosa, deixando o ambiente com um efeito muito especial.
Decoração monocromática e opções de cores
A seguir, separamos um exemplo de decoração monocromática em algumas cores para que você possa se inspirar.
Azul
Se você gosta de manter as coisas simples, uma paleta monocromática azul é natural.
Veja como tem um efeito aconchegante esse quarto azul e minimalista.
O azul mais brilhante da cadeira e a samambaia verde adicionam contraste suficiente para deixar os tons suaves de azul no resto do espaço.
Branco
Puro, tranquilo e elegante, o branco define o ritmo de um quarto sofisticado, mas com um ar minimalista.
As camas com seus adornos, o piso de madeira, as luzes pendentes de corda retorcida e o espelho ornamentado são toda a textura e contraste que este lindo quarto precisa.
Se você se apaixonou por essa luminária, adquira a sua agora mesmo!
Roxo
Enquanto o roxo mais claro é ótimo no quarto de uma criança e os tons pastéis ficam lindos em qualquer ambiente, os tons profundos de ameixa usados nesse ambiente são elegantemente adequados para um quarto de casal, por exemplo.
As paredes escuras, apesar dos equívocos comuns, podem fazer com que um quarto pequeno pareça maior e são uma escolha surpreendentemente boa para um ambiente que não recebe muita luz.
Quando as paredes são tão fortes quanto as mostradas aqui, um teto branco ajuda a evitar uma sensação de caverna.
Se você quer saber qual é a melhor cor para cada ambiente, confira nosso artigo sobre o assunto.
Verde
Limpo, fresco e sereno, o verde é uma cor adorável para o quarto.
Quando você mistura vários tons, como no quarto apresentado, ele fica cheio de vida e muito interessante.
Veja toda a textura aqui: banco estofado em veludo, cabeceira adornada, tapete cortado, mesa lateral de metal, roupa de cama impressa e cortinas.
Uma grande variedade de texturas é o segredo que impede a monotonia em um ambiente monocromático.
Cinza
Silencioso, sofisticado e contemporâneo, o cinza se tornou muito popular quando o assunto é decoração de interiores.
Dê uma olhada neste incrível quarto cinza:
Agora é fácil de entender o porquê, não é mesmo?
Enquanto um quarto totalmente cinza feito de maneira errada parece estéril ou frio, este quarto nos surpreende. Não há absolutamente nada sem vida nesse quarto.
Isso porque há muitas texturas que geram interesse e os tons de cinza do quarto acabam se inclinando para o lado mais quente. Absolutamente lindo!
Rosa
Quem disse que o rosa é apenas para o quarto das meninas? Neste quarto, a cama xadrez rosa rouba o show (e merece até aplausos!), mas o restante dos móveis é bastante tradicional, mantendo a aparência geral bem sofisticada.
Cortinas cor-de-rosa sólidas se misturam com as paredes e o tapete, deixando a arte emoldurada sob a cama proporcionar o toque único de padrão do quarto e suas variações de cores.
Preto
Acha que um quarto preto é apenas para um vampiro ou um fã de gótico?
Embora certamente não seja para todos, o preto pode ser surpreendentemente fascinante, calmo e elegante, como mostrado neste quarto:
O papel de parede preto estampado, os bancos com estampa de zebra, o lustre charmoso com as lâmpadas e a cadeira de cabeceira ornamentadas impedem que o espaço pareça sombrio.
Mas é justamente o teto branco, a cama, as estruturas das cadeiras e os rodapés que impediram que o quarto parecesse sombrio.
Por isso as cores neutras são essenciais para manter uma decoração bem equilibrada.
Gostou dessa decoração em preto? Então confira nosso artigo sobre preto na decoração.
Por fim, veja outras opções de decoração monocromática para se inspirar e arrasar!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário