Capa - Tendência da arquitetura: ambientes Integrados
Publicado em 07/02/2019 Por Fernanda Correa

Tendência da arquitetura: ambientes Integrados

Os fãs de programas de construção e reforma já estão familiarizados com o queridinho “conceito aberto”. Sua fama dá-se pois os ambientes integrados são uma excelente maneira de organizar os espaços de convivência, proporcionando várias vantagens práticas, como:

  • Melhor aproveitamento do espaço;
  • Melhores condições de ventilação;
  • Iluminação natural e maior praticidade.

Essas vantagens podem ser aproveitadas tanto em cômodos de convívio quanto em cômodos íntimos, ganhando assim mais qualidade na disposição geral do espaço. E uma coisa é certa, não tem quem não queira funcionalidade e otimização da casa.

Então vem com a gente e segue leitura, pois separamos para você muitas informações, dicas e inspirações sobre esta tendência dos ambientes integrados.

 

De onde surgiu:

A valorização dos ambientes integrados começou com os lofts, na década de 70. Eram espaços com utilização industrial e posteriormente transformados em residências.

Leia também: Decoração Industrial

Ambientes Integrados Cadeira Emaes

Cadeira Eames Eiffel Madeira – LIV Decora

O bairro responsável por dar mais visibilidade a estes espaços, foi o bairro do Soho, famoso por ser frequentado por pessoas ligadas à arte, à música e à arquitetura. Esses artistas foram os primeiros a adquirirem tais residências, e acabaram atribuindo a ideia de que este era um espaço moderno e descolado para se viver.

Como não havia paredes divisórias para cada cômodo, faziam-se biombos e outras divisões móveis para quarto, mas as áreas de estar ficavam todas integradas, criando uma sensação de amplitude.

Com o tempo os espaços integrados, dentro e fora dos lofts acabaram virando um novo estilo de arquitetura de interiores, escolhido por quem tem um estilo de vida mais despojado, moderno e livre.

 

Onde a integração é bem vinda:

Em apartamentos pequenos, integrar sala de estar com a de jantar, sala de estar com a  sacada gourmet ou ainda estar, jantar, tv e cozinha, já é uma opção muito utilizada, pois amplia bastante o espaço.

Mas mesmo nas casas e apartamentos grandes a integração é vista com bons olhos, permitindo ao arquiteto ou decorador (ou você, seguindo todas as nossas dicas) criar um verdadeiro cenário harmônico, valorizando elementos e transformando em um delicioso espaço para reunir amigos e se sentir verdadeiramente em casa.

Tudo vai depender das possibilidades que a planta do projeto oferecer. Por isso, converse com seu arquiteto ou trabalhe para sua criatividade fluir.

Derrubar paredes é uma solução infalível para ganhar a sensação de amplitude em casa.

Com os apartamentos cada vez menores, aposte em combinações como home office na sala, cozinha aberta para a o living (foto acima) e até banheiro com closet.

​Quais elementos utilizar em casas com ambientes integrados?

Nem sempre os ambientes integrados vão ser completamente abertos. Há casos em que faz-se uma meia parede, deixando uma divisão, mas permitindo uma melhor passagem de luz e mais espaço para circulação. Então, apenas reduzir uma parede é uma sugestão.

Se o seu ambiente já for aberto e quiser uma opção de divisória simbólica, que seja também decorativa, só para delimitar o espaço entre os ambientes, também é possível.

Pode fazer isso usando um cobogó, que é um tipo de biombo móvel, mas também pode ser fixo, erguendo uma parede de tijolos vazados. Ele vai cumprir com esse papel e melhorar a passagem de iluminação entre os ambientes integrados.

Você também pode usar estantes com prateleiras para fazer uma divisão bem leve e discreta entre os ambientes.

Essa estante vai servir tanto como divisória, quanto como elemento decorativo, onde pode colocar livros, plantas, esculturas e afins.

Mas se quiser deixar o espaço realmente aberto, esqueça as paredes, biombos e estantes.

Utilize os próprios sofás, poltronas e tapetes para montar os ambientes, e eles mesmos irão delimitar onde fica área de estar, jantar, cozinha e varanda gourmet, por exemplo.

Outros elementos que contribuem com essa demarcação são as luminárias de chão, esculturas de chão, pinturas diferentes nas paredes de cada ambiente e afins.

E não necessariamente todos os ambientes precisam estar combinando, mas é interessante que estejam em harmonia. Vai depender se o estilo da decoração permitir.

 

Ambiente integrado contemporâneo

Ambientes Integrados - Banco IronBanco Iron – LIV Decora

Sala de estar, de jantar e cozinha estão integradas nesta residência pequena. Veja como as cores e quantidades dos elementos são pontuais, permitindo delimitar cada espaço sem a necessidade de uma parede divisória. Embora haja intensidade de cores, a leveza dos elementos deixou o visual agradável e organizado.

 

Cozinha aberta

Ambientes integrados não são exclusividade de apartamentos pequenos. Esse ambiente é um belo exemplo!

Se você gosta de uma cozinha grande, com área aberta, essa alternativa vai promover a sensação de conforto e liberdade que deseja. A mesa de refeições fica próxima à área de cozinhar, dando a impressão de estar em uma área mais interativa e de fato, dinâmica.

Ambientes Integrados - Sala de TV

Veja como funciona muito bem integrar a sala de TV com um ambiente de jantar, dando uma identidade harmônica mas singular para cada espaço.

Integração total entre ambientes de estar

Para aqueles anfitriões que prezam por ambientes para receber convidados, a integração da cozinha, sala de jantar e de estar é essencial e gera mais espaço de interação entre as pessoas.

Você pode também optar por divisões alternativas que irão propiciar o espaço para diferentes adaptações. Dado privacidade quando necessário.

 

Sala e Varanda

Se a área externa for muito pequena, o ganho é pouco, mas muito bem vindo. Uma alternativa nesses casos é usar vidro ou cortinas para integrar as áreas visualmente.

Ambientes Integrados - Varanda

No caso da varanda gourmet ainda há um grande benefício: você pode investir em uma mesa de jantar interna menor, melhorando a circulação entre ambientes, e investir em uma mesa de refeições no espaço gourmet, criando um ambiente que com certeza será muito desfrutado por toda família e amigos.

 

Separação de sala e cozinha com estante e muitos espelhos

Nesse modelo de ambientes integrados pequenos, a utilização de uma parede divisória entre sala e cozinha manteve o espaço amplo por conta da utilização de muitos espelhos.

Assim, mesmo a cozinha estreita não fica apertada e as salas ganham um ambiente exclusivo separado, com elementos claros e leves, fazendo tudo parecer maior.

 

Home office integrado

Como dissemos no início do post, graças aos avanços tecnológicos, a prática do home office tem se tornado algo cada vez mais comum, no entanto, na maioria dos casos, não existem um cômodo específico para esse ambiente nos imóveis, e aí, a solução é integrar!  

O ambiente influencia diretamente na qualidade e produtividade do trabalho.

Você pode incluir o home office tanto no quarto como na sala ou até na varanda, tudo vai depender do espaço que você tem disponível, e dos móveis que você precisa para o seu escritório.

O segredo é harmonizar os móveis dos ambientes integrados e usar as mesmas cores para decorar o espaço, na foto acima podemos ver um pequeno e funcional espaço dedicado ao home office.

 

ambientes integrados image37

Mesa Redonda Aruba – LIV Decora | Cadeira Eames Eiffel Madeira – LIV Decora

Nesta imagem podemos entender que o home office possui um pouco mais de sossego e privacidade, devido a divisória transparente que separa a sala do espaço, diminuindo a interação.

Portanto, a escolha de como será o cômodo deve ser pensada considerando em quantas pessoas vivem na casa e qual o tempo será dedicado ao trabalho em seu lar. Afinal, você deve ter um cantinho em que possa estar focado a resolver mais rapidamente suas pendências para enfim poder curtir a casa, certo?

 

Tapetes

Uma maneira bastante simples de separar o ambiente é utilizar tapetes.

Eles são uma opção incrível, principalmente para as salas de estar. O ideal é buscar peças grandes, que ocupem todo o ambiente que você deseja separar.

A área da sala de estar e TV é muito comumente agraciada pela peça, e confere mais conforto e receptividade ao espaço.

Veja todas as opções de tapetes da nossa loja: loja.livdecora.com.br/tapetes

Além disso, se atente à forma de colocar seu tapete. A montagem abaixo vai te ajudar com relação à disposição dos móveis.

Ambientes Integrados - Layout para tapetes

fonte: Pinterest

Na sala de jantar, para usar o tapete, é bom se atentar ao material de fabricação da peça. Afinal, o tapete deve ser fácil de lavar, para prevenir possíveis acidentes com as comidas e unir beleza com praticidade.

 

Biombos

Os biombos são aqueles objetos usados para proteger, separar ou esconder um espaço. Ele pode ser deslocável ou não. Os estilos de biombo são diversos: lisos, com desenhos e com vários formatos, basta escolher o que mais lhe agrada e harmoniza com sua casa.

Essa peça leva uma textura a mais ao cômodo e pode servir como uma maravilhosa peça de design para embelezar ainda mais o espaço.

Curtiu nossas dicas? No site da LIV você pode transformar seu ambiente integrado em um lar super receptivo e ao mesmo tempo privativo.

Conte com a gente para levar ainda mais personalidade ao seu espaço com essa tendência que chegou pra ficar.

Ah, separamos mais algumas referências para você se inspirar!

Ambientes Integrados - Cadeira Ghost

Cadeira Ghost – LIV Decora

Cadeira Ghost – LIV Decora

Ambientes Integrados - Espelho Wood

Espelho Redondo Wood – LIV Decora

Espelho Redondo Wood – LIV Decora

Ambientes Integrados - Cadeiras e Poltrona

Poltrona Swan – LIV Decora | Cadeira Iron – LIV Decora | Cadeira Eames Eiffel Madeira – LIV Decora

Poltrona Swan – LIV Decora | Cadeira Iron – LIV Decora | Cadeira Eames Eiffel Madeira – LIV Decora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito