Capa - Cinema em casa: como ter o seu!
Publicado em 10/07/2022 Por Fernanda Correa

Cinema em casa: como ter o seu!

Ter um cinema em casa parece uma tarefa difícil, mas é uma excelente opção para você que quer assistir filmes com a mesma sensação do cinema sem precisar sair do conforto de sua residência. Então, continue no nosso artigo para conferir tudo o que é preciso para ter um ambiente super confortável, aconchegante e com imagem e som de qualidade.

Mas antes, aproveite as inspirações e referências modernas sobre o mundo da decoração no Instagram da LIV Decora. Lá você encontra as melhores dicas diárias para deixar a sua casa muito aconchegante, elegante e na tendência no décor, com móveis de alto padrão! 

Em qual ambiente ficará o cinema?

Não importa se o seu cinema ficará na sala ou em um ambiente montado especificamente para assistir séries e filmes com a família e amigos. O principal é escolher os móveis e aparelhos adequados para aproveitar o momento da melhor maneira.

cinema em casa1

Tenha um sofá super confortável para o cinema em casa

O sofá é o móvel em que você deve ter mais cuidado. Isso porque ele irá te acomodar por longas horas para maratonar séries e assistir filmes com a sua família ou amigos. Então, os mais indicados são aqueles mais macios, ou seja, que possuem espuma com baixa densidade. Além disso, é possível escolher modelos mais largos e compridos.

sofa cinema em casa

Os modelos retráteis e até mesmo os reclináveis são uma ótima pedida para o seu cinema em casa.

Para criar um ambiente convidativo e aconchegante, o Sofá Nina é uma excelente pedida. Ele possui assento retrátil, proporcionando maior conforto e aconchego. Seu tecido é muito confortável para um bom relaxamento ao chegar em casa e ideal para seu cinema em casa. Possui espuma firme e acabamento impecável conferindo durabilidade e resistência ao móvel.

Sofa Retratil Nina cinema em casa

Aqui vai uma dica: para escolher o tamanho do seu sofá, conte como, no mínimo, 60 cm para cada pessoa sentada!

Por fim, caso os lugares do sofá não sejam o suficiente para acomodar todas as pessoas, opte por puffs e poltronas super confortáveis para complementar. Inclusive, você encontra vários modelos na LIV Decora clicando aqui!

Pense na iluminação do cinema em casa

Com certeza a iluminação é um dos principais detalhes para garantir um clima mais intimista de seu cinema em casa. E não é só deixar o local escuro que está tudo resolvido, hein?! Afinal de contas, você precisa de luz em pontos estratégicos para poder enxergar na hora de ir ao banheiro ou comer e beber algo que está ao seu lado, por exemplo.

A luz indireta é essencial para seu cinema em casa. Opte por sancas de gesso, rasgos decorativos e até mesmo fitas de LED no rodapé para simular a iluminação que encontramos nas escadas do cinema. 

cinema em casa iluminacao

As arandelas e pequenos pendentes também são um bom exemplo, já que dão um ar mais intimista e aconchegante à sua sala de cinema. Fixadas na parede, são excelentes como iluminação secundária. Além disso, os spots que ficam em trilhos dão um destaque na decoração e valorizam um ponto específico.

Uma dica interessante é colocar um interruptor dimmer. Com este dispositivo é possível ajustar a luminosidade das lâmpadas para ter intensidades diferentes.

Além da iluminação, tenha em mente que você precisará impedir a passagem de luz natural para que não haja reflexos na tela (seja TV ou projetor). Portanto, uma boa opção é a cortina blackout, que é ótima para criar essa atmosfera de cinema.

Escolhendo os aparelhos adequados para o cinema em casa

Projetor

Uma alternativa para os televisores são os projetores. Muitas vezes, esta é uma opção mais barata e que ainda pode oferecer imagens muito maiores do que as TVs, podendo ultrapassar as 100 polegadas.

projetor cinema em casa

Portanto, caso você escolha por este dispositivo, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é que o ambiente precisará ter pouca iluminação, já que este fator atrapalha na visualização do que está sendo transmitido. Caso o local tenha grande incidência de luz, opte por cobri-lo através de cortinas, por exemplo.

O outro ponto de atenção é que, se estamos falando de cinema, a qualidade de som é importante, porém os projetores normalmente possuem essa limitação. Apesar de grande parte dos modelos possuírem este recurso, o som não é tão bom quanto o de um home theater, por exemplo. Então, lembre-se de contemplar um sistema de som para tornar a sua experiência completa.

Qualidade de imagem do cinema em casa

Um dos critérios na hora de escolher um projetor para seu cinema em casa é analisar a qualidade de imagem que ele oferece. Portanto, fique atento a quantidade de Lúmens. Este termo nada mais é do que a qualidade luminosa do aparelho, permitindo saber qual será a resolução de imagem oferecida.

Basicamente, quanto maior a quantidade de lúmens, melhor será a imagem e menor será a preocupação com a claridade do ambiente. Por exemplo, um projetor de 500 a 1.000 lúmens não é capaz de cumprir o seu papel em ambientes externos, que possuem muita claridade e precisariam de um aparelho com pelo menos 4.000 lúmens a fim de se ter uma boa nitidez.

cinema em casa area

No caso de seu cinema em casa, que será um ambiente com iluminação controlada, um modelo que tenha entre 2.000 e 3.000 lúmens cumprirá muito bem o papel de oferecer uma excelente imagem!

Você pode escolher projetar a imagem diretamente em uma parede, que preferencialmente deve ser branca para ter maior nitidez e não distorcer as cores ou até mesmo adquirir uma tela de projeção.

Inclusive, existem muitos modelos de telas. Você encontra desde aquelas mais simples, em que são fixas em um tripé e é possível enrolar o tecido manualmente, até mesmo modelos mais modernos e elaborados que apresentam um mecanismo de enrolamento por motor eletrônico e são fixados na parede ou teto.

Ainda falando sobre a qualidade de imagem, é importante estar atento à distância. Portanto, coloque o aparelho de dois a cinco metros de distância da tela de projeção ou parede de preferência. A medida ideal varia de acordo com o modelo, então é importante verificar o manual de instruções.

polegadas projetor cinema em casa

Televisão

Já se você optar por uma televisão, a distância que o aparelho deve ficar do sofá é um detalhe que muitas pessoas têm dúvida e é extremamente importante para que você não force muito a sua visão. Isso porque, antes de calcular a distância que o aparelho deve ficar do sofá, é preciso estar atento a alguns fatores.

  1. Tamanho da tela: por que ter uma tela gigante se o espaço é pequeno? Então, pense bem na relação entre espaço e tamanho da tela para que tudo fique proporcional. O brilho pode incomodar os olhos depois de um tempo. No caso inverso, provavelmente você fará muito esforço para enxergar as imagens.;
  2. Ângulo de visão: opte por colocar a TV em um local em que o ângulo esteja favorável às pessoas que estão assistindo. Certifique-se de que não há reflexos no televisor;
  3. Ergonomia: o aparelho precisa ficar em uma posição em que você não precise mexer a cabeça. Ou seja, sempre na altura dos olhos;
  4. Móveis: é preciso ter ideia da quantidade e disposição dos móveis para que isso não interfira no conforto;
  5. Dimensões: tenha em mente todas as medidas do espaço para que não haja nenhum erro na hora da instalação.

Para encontrar o tamanho ideal, é só multiplicar a distância da TV por 12 e, caso ela seja resolução padrão, 18, se for HD ou FullHD por 21. Desta forma, será possível encontrar o tamanho da tela perfeito para a distância em questão.

Se sua TV for 4K, o recomendado é reduzir a distância em até 70cm para manter o campo de visão correto tirando o melhor proveito das imagens, mesmo que você se aproxime da tela.

Confira algumas das distâncias para os tamanhos mais comuns de televisores:

distancia sofa tv

Não se esqueça do sistema de som de seu cinema em casa

Do que adianta ter uma super imagem se o som não é tão bom quanto ao que você está vendo?! Para uma imersão completa digna de Óscar, o seu cinema em casa precisa de vários pontos de luz espalhados pelo ambiente, vindos de um equipamento central.

A melhor opção são os home theaters, que possuem vários canais. Existem modelos 5.1 ou 7.1, que significa a presença de 5 ou 7 caixas de som, além do subwoofer, que emite as frequências baixas (de 20Hz a 200Hz) e é o responsável pelo destaque em cenas de explosão de filmes de ação, por exemplo.

home theater cinema em casa

O tipo mais comum em residências é o 5.1, que deve ter a seguinte distribuição no ambiente

  • 2 caixas frontais (uma em cada lado do ambiente – direita e esquerda)
  • 2 caixas atrás (uma em cada lado do ambiente também – direita e esquerda)
  • 1 canal central

Já os modelos 7.1 possuem valor mais elevado, mas permitem uma experiência mais imersiva e realista. Esta versão consegue destacar cada faixa sonora em uma caixa específica.

Automatização do cinema em casa

Você pode facilitar muito a sua vida no cinema em casa optando por um ambiente inteligente. Para isso, opte por um sistema de comando de voz, como por exemplo Amazon Alexa ou Google Nest para controlar todo o ecossistema de imagem, som e iluminação através de comandos de voz.

Aproveite e confira como tornar a sua casa inteligente em nosso texto.

Outros detalhes

Também é preciso pensar nos móveis e decoração com carinho para o seu cinema em casa. Afinal, eles irão completar a experiência deixando-a mais imersiva. A primeira dica é ter um móvel, como por exemplo uma mesa de centro para deixar os comes e bebes sempre por perto. 

Em relação à decoração, você pode ter prateleiras e nichos para expor itens relacionados ao cinema. Já para as paredes, opte por pintá-las de cores escuras, como preto ou cinza para evitar o reflexo das imagens. Você também pode decorar as paredes com pôsteres e quadros decorativos de seus filmes e séries favoritas, criando um lugar único e que tem a sua identidade.

cinema em casa posteres

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre como montar e decorar um cinema em casa, que tal conferir os móveis e itens decorativos para o restante da casa no site na LIV Decora? Em nosso site você encontra várias opções de alto padrão que estão super na moda.

Deixe um comentário

Ir ao topo

Quer saber de tudo sempre?

Deixe seu e-mail e receba dicas, novidades
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
LIV Decora e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Eu aceito