Como organizar um Open House?
Realizar um Open House é uma excelente maneira de comemorar a conquista da sua casa própria. Este evento é basicamente o marco inicial de sua nova residência: a tão conhecida inauguração. Mas você sabe como organizar um Open House de respeito e sem esquecer nenhum detalhe? Se a resposta for não, você está no lugar certo!
Muito comum nos Estados Unidos, essa “reunião” também vem se tornando frequente aqui no Brasil. Mas o Open House não é somente para apresentar a casa nova e comemorar essa conquista. Se você realizou uma grande reforma em casa e depois reuniu a galera para conhecer também vale!
Antes de se aventurar organizando este evento para familiares e amigos, já segue o Instagram da LIV Decora para muitas dicas do mundo da decoração e para ficar sempre ligado nas novidades e descontos do nosso site!
Por onde devo começar?
O primeiro passo não poderia ser mais simples e fácil: convidar as pessoas que irão participar do encontro. Mas não se preocupe com convites ou algo do gênero, pois o Open House é algo bem informal e descontraído.
Aqui não tem segredo! Para reunir seus familiares e amigos nesta comemoração agradável e divertida basta definir a lista de convidados e criar um grupo no WhatsApp para definir os detalhes. Além disso, essa é uma forma dos convidados já irem se enturmando e interagindo entre si.
O que servir no Open House?
Sabe quando você é convidado para a casa de alguém e não tem nada para comer? Muito chato, não é mesmo?! Então não seja esse tipo de pessoa e pense na comida que irá servir aos seus convidados.
Se você tem tempo para preparar as comidas e ainda quer economizar dinheiro, prefira fazer algo em casa. Dessa forma, você ainda deixa a sua marca registrada. Caso queira praticidade, opte por comprar pratos prontos ou pedir algum delivery em comum acordo com os convidados.
Opte por finger foods
Uma boa opção são as chamadas finger foods, que nada mais são do que pratos em miniaturas, como petiscos, salgados assados ou até mesmo mini lanches.Resumindo, são pratos que podem ser consumidos sem a necessidade de pratos ou talheres. Neste caso, a comida pode ser servida em pequenos potinhos, colheres, palitos, talheres especiais, entre outros.
Caso escolha esta opção, tenha 5 opções diferentes em sua mesa, como saladas e sanduíches, além de um prato quente. Uma boa dica é ter sempre uma carne, acompanhada de uma massa e uma entrada, além de salada e sobremesa.
Se quiser algo mais sofisticado, os canapés diversificados e carnes com vários tipos de receitas são ótimas opções. Já se você estiver pensando em algo mais simples, aposte em salgadinhos, como coxinhas, bolinhos de queijo, mini esfihas, empadinhas ou qualquer salgado que você preferir.
Aposto que você deve ter se perguntado sobre a quantidade, certo? No caso de mini lanches ou salgadinhos, considere de 12 a 20 unidades por pessoa. Enquanto para os finger foods, serve mais ou menos uma porção de prato quente por convidado.
Para os doces, a premissa é a mesma: pense naquelas opções que podem ser servidas em copinhos, ou mesmo em bandejas para que cada um retire o que quiser. Uma boa pedida são os mousses em copinhos, mini macarons, tortinhas doces, brigadeiros e beijinhos. Para os docinhos, calcule em média, de 10 a 20 unidades por pessoa para que todos possam adoçar o paladar.
Mas é claro, você pode preferir pedir a famosa pizza, a comida mais democrática que existe! Afinal de contas, dificilmente alguém não gosta, seja mulher, homem, criança, adulto, idoso, carnívoro, vegano ou vegetariano. Além disso, é ideal para uma família, pois mata a fome de várias pessoas.
E as opções de bebidas?
Ninguém vai comer os pratos ou petiscos a seco, não é mesmo? Tenha algumas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas para agradar todos os gostos, mas é claro, calculando bem a quantidade que cada um irá consumir para não ter desperdício. Por isso, aqui vão algumas dicas de bebidas e a quantidade média de cada uma delas:
- Refrigerante, suco, chá, água aromatizada e água: 600 ml por pessoa.
- Cerveja: 1 L por pessoa (cerca de 3 latas);
- Whisky: 1 garrafa de 750 ml para cada 10 convidados;
- Vodka: 1 garrafa de 750 ml para cada 3 convidados;
- Drinks com álcool: 1 L para 10 convidados;
- Vinho tinto: 1 garrafa de 750 ml para 3 pessoas;
- Champanhe: 1 garrafa de 750 ml para 2 pessoas em uma Open House que irá servir somente champanhe ou 1 garrafa para 8 pessoas se for só para brindar.
Não se esqueça da decoração!
A decoração tem que ter a sua cara. Por isso, escolha por detalhes que realmente remetem a você e à sua personalidade. Muitas vezes nem é preciso de muita atenção aos detalhes, já que menos é mais e apenas um ambiente limpo e organizado será capaz de acolher bem seus convidados.
Já se você quer algo mais especial, a decoração pode começar já na porta da casa. Flores e plantas criam um ambiente alegre e único, assim como frases de boas vindas impressas podem acalorar ainda mais a recepção de seus familiares e amigos.
Aqui vai uma dica importante! Se você estiver se mudando para uma casa, não pense duas vezes para usar tudo o que ela oferece. Sua varanda gourmet, por exemplo, é uma área totalmente adequada para acomodar todos os convidados com muito conforto e curtir o seu Open House. Tem uma área de piscina? Não hesite em liberá-la, pois com certeza todos irão se divertir muito!
Dê lembrancinhas aos convidados
Se você se empolgar um pouco mais com o seu Open House, as lembrancinhas não podem faltar. Pensando em tornar o momento ainda mais marcante e charmoso, um mimo será muito bem vindo pelos seus convidados. Por isso, escolha por itens que eles realmente possam usar no dia a dia, como por exemplo um vasinho com plantas, velas aromatizadas ou até mesmo docinhos em potes.
E pedir presentes, pode?
Fazer uma lista de presentes para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e funcional também está liberado. Não há regras para montar essa lista, mas pode ser um pouco difícil montá-la, já que há uma grande variedade de produtos disponíveis que você pode pedir.
Na lista do seu Open House, você pode incluir itens para a mesa, como jogos de sobremesas ou travessas ou para a sua cozinha, como jogo de panelas, potes para mantimentos ou outros utensílios.
Aqui não há regras, portanto peça itens para todos os ambientes da sua casa: eletro portáteis, itens para organização, cama mesa e banho, etc. O importante também é ter diversas opções de valores para aqueles convidados que não têm condições de te dar um presente super caro!
Uma boa dica é fazer a lista do seu Open House online para uma maior praticidade à você a aos seus convidados, que terão mais facilidade para encontrar o que tem a sua cara apenas através de alguns cliques.
É hora da festa começar!
Para você não esquecer de nenhum detalhe quando for receber seus familiares e amigos em seu Open House, separamos um passo a passo:
- Faça um grupo no WhatsApp para convidar a galera e organizar os detalhes;
- Finger foods são ótimas opções para servir durante o encontro;
- Calcule a quantidade de bebidas e quais tipos terá;
- A decoração é importante, mas lembre-se de que ela precisa ter a sua cara!
- Você pode até pedir itens para a sua casa;
- Dar lembrancinhas aos convidados pode tornar seu Open House ainda mais marcante.
Seguindo essas dicas, você com certeza irá arrasar no encontro, mas o que importa mesmo é não deixar a sua conquista passar em branco!
Não se esqueça de visitar o site da LIV Decora para conferir todos os nossos produtos. Ah! Temos um desconto especial para sua primeira compra: basta colocar o cupom “primeiracompra” no seu carrinho e aproveitar! Está precisando de móveis e objetos de decoração para áreas residenciais, comerciais e ambientes externos? Então não perca tempo e compre já!
Apaixonada pela transformação que a decoração faz. Para mim, nossa casa é nosso espelho. E esse reflexo está em cada detalhe.
Deixe um comentário